• Nenhum resultado encontrado

O Programa PHARE e o Desenvolvimento do Turismo na Lituânia

Capítulo 3 O Desenvolvimento das Euroregiões

5.2 A Política Regional da União Européia na Lituânia: o Programa PHARE,

5.2.1 O Programa PHARE e o Desenvolvimento do Turismo na Lituânia

Os anos de 2006 e 2007 foram caracterizados por grandes projetos turísticos na Lituânia. O Terceiro Programa Nacional de Desenvolvimento Turístico para o período de 2003 a 2006 foi concluído, uma legislação especifica para SPAs foi elaborada e os projetos especiais de rota turística automotiva e um circuito turístico das águas foram iniciados (Statistics Lithuania, 2006.).

Em 2006, foi dada muita atenção para o estabelecimento de projetos de grande porte. A implementação do programa PHARE da União Européia com o projeto “O Anel Ciclístico no Oeste da Lituânia”70 e o projeto “Desenvolvimento e Melhorias das Capacidades Turísticas dos Recursos Humanos nas Administrações Municipais e Regionais”71 foi completada. O projeto “Desenvolvimento Piloto da Infra-estrutura da Rota Turística de Nemunas”72 vem sendo implementado com sucesso (Eurostat, 2006.).

Com os “resorts” da Lituânia ganhando cada vez mais popularidade na Europa e suas cidades almejando o status de região de “resorts”, a criação de um instrumento legal regulando o desenvolvimento destas regiões fez-se necessária e acabou sendo criada. Especificamente, tornou legal a criação de regiões de “resorts”.

Entretanto, a maior atenção foi dada para a expansão em melhorias da infra- estrutura turística do país, como a preparação de um plano especial para as rotas turísticas em rodovias nacionais e a criação de um circuito turístico das águas, que foram rapidamente iniciados. Os planos devem ser completados até o segundo semestre de 2007. Fornecem as prioridades de desenvolvimento das rotas turísticas com destaque para aquelas que envolvem obras de valor cultural, como cidades históricas, castelos, sítios arqueológicos e outros patrimônios históricos e culturais que possam ser turisticamente explorados.

70

“The Bicycle Ring in Western Lithuania”.

71

“The Development and Improvement of Tourism Capabilities of Human Resources in County and Municipality Administrations”.

72

No ano de 2006, o projeto “O Anel Ciclístico no Oeste da Lituânia” do programa PHARE foi implementado com sucesso. Durante a implementação deste projeto, a Rota Ciclística Litorânea73 cobriu todo o litoral da Lituânia e mais 200 km foi construído. Ainda foram reconstruídos 24,33 km de rotas ciclísticas e colocados 533 sinais de trânsito ao longo da rota ciclística. A Rota Ciclística Litorânea passa pela região que o governo da Lituânia considerou como a mais pitoresco do país e se integra à Rota Ciclística de Neringa. No futuro farão parte da Rota Ciclística Turística Européia chamada de EuroVelo, que está sendo construída na Europa por meio da cooperação de associações de ciclistas, governos e Euroregiões. Calcula-se que o valor total deste projeto é de aproximadamente 3.042.374,00 de euros (Eurostat, 2006.).

O projeto Desenvolvimento e Melhorias das Capacidades Turísticas dos Recursos Humanos nas Administrações Municipais e Regionais envolveu um elevado orçamento para a sua execução, incluindo 120.763,00 de euros oriundos da União Européia e 40.254,00 euros vindos do orçamento nacional lituano (Eurostat, 2006.).

Conforme os dados oficiais 150 lituanos especialistas em administração turística foram treinados dentro deste projeto. Três novos módulos de treinamento voltados para especialistas em planejamento turístico local e regional e a publicação do livro “Methodological Recommendations. Planning of Tourism”, elaborado para auxiliar na preparação de documentação e planejamento de atividades turísticas, foram financiados pelo projeto (Statistics Lithuania, 2006.).

O projeto Desenvolvimento Piloto da Infra-estrutura da Rota Turística do Rio Nemunas do programa PHARE tem sua conclusão prevista para o final do primeiro semestre de 2007. O valor total deste projeto é de 2.665.699 de euros. De acordo com o projeto, durante 2006, seis atracadouros fixos foram concluídos ou estavam em construção e doze cais móveis foram introduzidos (Eurostat, 2006.).

Outro projeto, considerado muito importante (a que o governo da Lituânia vem dando ênfase em 2007) é o “Desenvolvimento da Marca Registrada de Negócios e

73

Turismo na Lituânia”74. O governo da Lituânia acredita que o resultado deste projeto beneficiará a todo o país.

Junto a estes projetos, medidas especificas foram utilizadas para o combate ao impacto negativo da baixa estação da Lituânia, assim uma programação de eventos culturais foi implementada. De acordo com os dados do governo central da Lituânia foram investidos 173.849,00 de euros para a organização de eventos culturais na baixa estação de 2007, próximos aos “resorts”. O governo lituano acredita que o financiamento de eventos culturais é uma medida importante na redução do impacto negativo da baixa estação, de maneira que, neste período, os turistas possam encontrar atividades interessantes na região em que escolheram ir (Statistics Lithuania, 2006.).

Ultimamente, a Lituânia vem adotando uma política de observação de localidades com potencial turístico, com o objetivo de fazer com que estes lugares se tornem mais populares e entrem para o mapa das rotas turísticas. Um exemplo disto é a estrada em que o Papa João Paulo II peregrinou durante sua visita a Lituânia e que vem- se transformando em rota tanto turística como de peregrinarão.

Conforme os dados da OMC, a entrada de turistas estrangeiros na Lituânia é de 2 milhões, sendo 11% mais que 2004 e 1,4% a mais que a Europa do leste e central. A entrada de turistas estrangeiros na Lituânia em 2005 representou 2% do mercado na sub-região e a média anual de crescimento aumentou 13% no período de 2000 a 2005, sendo que, na sub-região, representou 4,6%. No período de janeiro a setembro de 2006, o número de turistas aumentou 9,6%, na sub-região 1%, sendo que os ganhos financeiros aumentaram 12% (Organização Mundial de Comércio, 2006).

De acordo com a OMC, os ganhos financeiros na Lituânia oriundos de turistas estrangeiros representam a quantia de 740 milhões de euros, o que é 3% da divisão de mercado da sub-região. O ganho para cada entrada individual de turista fica em torno de 345 euros (Organização Mundial de Comércio, 2006).

74