• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 – A Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Funchal

3.1 A tomada de posse e a primeira reunião da Comissão Administrativa

3.1.8 O saneamento básico e abastecimento de água

A existência de saneamento básico e abastecimento de água adequado são dois indicadores de grande relevo na caracterização das regiões com condições de habitabilidade. No caso específico do concelho do Funchal, durante muitos anos, os problemas diagnosticados a este nível foram sendo adiados. A dependência dos “favores” dos organismos do estado central aliada à limitação da CMF durante o “Estado Novo”, contribuiu para o agravamento do problema complexo relativo ao saneamento básico que afetava o Funchal. A cidade há muito que necessitava de infraestruturas nesta área. Desde 1972, a CMF, efetuou obras de saneamento dando seguimento ao projeto de remodelação nesta área e de expansão da rede de esgotos da cidade. Embora a população não se apercebesse da gravidade da situação, esta questão preocupava a autarquia. Na tentativa de minimizar os efeitos nefastos, devido à quase

99 Diário de Notícias, Funchal, 29 de maio de 1975, p. 3. 100 Diário de Notícias, Funchal, 25 de outubro de 1975, últ. p. 101 CMF, L.º de Atas, n.º 101, f. 15.

ausência de saneamento básico, a CMF, concluiu da conveniência de proceder à ampliação e remodelação da rede de esgotos, numa extensão de 100 quilómetros, cujo valor global se estimou em “100 mil contos”.

A falta de verbas e a inexistência de empreiteiros, associados ao “atraso em deliberações a tomar em Lisboa”, dificultaram o início das obras que, somente se iniciaram no final do 1.º trimestre do ano de 1975. Estes trabalhos constituíam apenas “uma pequena parcela de saneamento da cidade”, pretendendo-se nessa primeira fase, dar prioridade “à zona turística”, onde, por exemplo, na Estrada Monumental, “não havia esgoto salvo uma pequena saída (condenável) junto à piscina do Lido”.

Tendo em consideração todas as consequências da inexistência de saneamento básico, a rede de esgotos constituiu uma obra primordial para a cidade do Funchal, por causa do aumento da capacidade hoteleira e do seu desenvolvimento. Os atrasos verificados no início destas obras deveram-se, em grande parte, à escassez de meios financeiros por parte da Câmara, e à comparticipação em 50% pelo Estado referente ao projeto “em apreciação na Direcção- Geral dos Serviços Hidráulicos, para onde foi enviado em Agosto de 1972”.

Das várias alternativas possíveis para o escoamento do esgoto, foi sugerido “cortar o concelho em interceptores” e “cortar a rede e drená-la” até a cota da Igreja do Socorro, sendo depois encaminhado para a zona entre o Ribeiro do Lazareto e o Garajau. Através de cabo submarino, seria lançado em profundidade para o mar. As obras realizadas na Avenida do Mar terminaram no Campo D. Carlos, onde foi montada uma estação elevatória102.

Para além do saneamento básico, outro problema sentido pela população, prendeu-se com o acesso à água potável. A obtenção deste preciosíssimo líquido era muito difícil. A Câmara não usufruía dos meios suficientes para satisfazer esta necessidade básica dos seus munícipes. A maioria das pessoas bebiam água das levadas, principalmente nas zonas altas do Funchal, porque ”acima da cota média de 150m, não havia praticamente distribuição de água potável. Alguns sítios eram abastecidos por águas particulares e, essencialmente por fontenários onde corriam essas águas” (Pereira, 2007: 14).

Com o fim de aferir como se processava o abastecimento de água ao concelho do Funchal, no dia 4 de maio, o DN fez uma reportagem acerca do assunto. Contactou e obteve a colaboração de Manuel de Sousa, do Serviço de Águas e Saneamento da CMF. Este procurou desmistificar o” imbróglio” do abastecimento de água ao Funchal, porque “o habitante da cidade, pouco pensa na água que diariamente consome”, lembrando-se apenas quando a torneira somente “deixa sair arreliadamente, pingo a pingo”.

Os funchalenses não faziam a mínima ideia de “quantas voltas” a água dava até chegar à sua casa e dos problemas inerentes ao seu abastecimento. No concelho do Funchal, nesta altura, estimavam-se existir 15 000 consumidores domiciliários, que pagavam à Câmara cerca de 12 000 000$00 anuais.

Desde 1931, a CMF, passou a integrar na sua orgânica a “secção de águas e saneamento”. A partir desse ano, iniciaram-se as obras necessárias ao abastecimento de água à cidade. Depois de 1957, é elaborado o “projecto de ampliação e remodelação da rede existente”, sendo as obras iniciadas apenas em 1966, numa “extensão de 50 quilómetros”, o que foi considerado “exíguo”, dada a carência de “200 quilómetros de rede, necessários ao integral abastecimento do concelho”.

Como sempre, às dificuldades financeiras e ao “fraco apoio do Estado”, juntou- se a falta de empreiteiros interessados na execução das obras, não tendo o arquipélago, capacidade de resposta por parte das empresas de construção civil locais. Estas não conseguiam corresponder à enorme procura de obras, contribuindo para o atraso sistemático na solução dos problemas mais urgentes. Era indispensável melhorar as estruturas técnicas para diminuir as dificuldades no abastecimento de água ao concelho. O abastecimento de água na cidade tinha a sua principal origem no “Túnel dos Tornos”, de onde emerge um caudal de aproximadamente 460 litros de água por segundo, dos quais 200 litros segundo, são para consumo da população. Os serviços já desfrutavam de um plano geral de abastecimento de água ao concelho. Atendendo às previsões demográficas, estimavam-se ser necessários até o ano 2010, 400 litros segundo para abastecer os funchalenses. Das obras efetuadas desde 1960 até agora, a Câmara já despendeu 40 000 000$00, estimando-se em 90 000 000$00 as obras ainda a efetuar103.

Os protestos da população pela falta de água nas suas casas adensavam-se. A Câmara, na reunião efetuada em 29 de janeiro de 1976, em que se discutiu as

”dificuldades cada vez maiores, em abastecer com água potável determinadas zonas do concelho, sente-se na obrigação de publicamente esclarecer a origem de tal anomalia”. As zonas onde se sentiam as maiores dificuldades no abastecimento de água à população eram, a oriente da Ribeira de João Gomes e a zona alta do concelho, desde a Rua da Levada de Santa Luzia até a freguesia do Monte. Como forma de poder resolver o abastecimento de água a estas zonas, a edilidade informou que iria “lançar uma nova adutora que transportasse água desde a sua origem no Túnel dos Tornos até o Alto da Pena (…), espera-se que a obra esteja concluída improrrogavelmente até Março próximo”104.

Conforme a Câmara procedeu à cobertura e extensão das infraestruturas de saneamento básico e da rede de distribuição de água ao domicílio, aumentaram os pedidos dos munícipes para usufruir destes bens. Na reunião da edilidade, de 6 de fevereiro de 1976, deu-se a conhecer um abaixo-assinado dos moradores do sítio do Tanque, Pinheiro das Voltas, Alecrins Santo António, Quebradas de Cima, Pico do Funcho de Cima e Lombada de Cima, solicitando o prolongamento da rede de água potável aos respetivos sítios. Face ao exposto, a edilidade informou os munícipes destas localidades para o facto de terem de aguardar, dado estar a ser elaborado o projeto de alargamento da respetiva rede. Na mesma reunião, foi analisado um ofício do abrigo de Nossa Senhora de Fátima, no Funchal, solicitando à CMF que procedesse à extensão da rede de esgotos até a zona da sua instituição, tendo a Câmara “deferido” e respetiva petição105.