• Nenhum resultado encontrado

2 CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS

3.3 Instrumentos, participação dos sujeitos e procedimentos de coletas de dados

3.3.1 Oficina de produção textual

Esta tarefa foi elaborada com o objetivo de estimular a escrita de palavras com acento gráfico, de modo que se pudesse coletar dados de uma escrita estimulada, porém não controlada. Este recurso metodológico contribuiu para a verificação da grafia do acento em vocábulos inseridos em um contexto mais amplo, no qual o escritor tende a controlar diversos aspectos do texto escrito (estrutura da narrativa, enredo, personagens, coesão, coerência, pontuação, entre outros), diferentemente da grafia de palavras isoladas, em cuja situação se supõe que o foco de atenção e monitoramento da criança incidam mais fortemente sobre as formas ortográficas.

A oficina de produção textual foi elaborada pela pesquisadora, a qual inicialmente selecionou uma temática que pudesse contemplar diversas palavras-alvo acentuadas graficamente. Foi construída, então, uma pequena narrativa sobre um passeio ao zoológico para ser contada às crianças na oficina, juntamente com a apresentação de uma imagem que fosse capaz de estimular a escrita das crianças (APÊNDICE A). A história elaborada, com as respectivas palavras-alvo pode ser visualizada na Figura 02:

Passeio ao zoológico

A criançada estava muito animada para a grande ida ao zoológico com a turma da escola. Tudo começou quando a professora passou um vídeo que mostrava diferentes espécies de animais e seus hábitos. As crianças ficaram interessadas em visitar o zoológico mais próximo da cidade para conhecer os animais de perto.

No dia do passeio, um lindo ônibus amarelo já as esperava para levá-las ao destino, todas muito empolgadas e ansiosas. A professora verificou se elas levavam água, protetor solar, óculos, chapéu ou boné, pois o sol estava bem forte. Ela também recomendou que utilizassem uma roupa confortável e tênis, para aproveitarem ao máximo o passeio. A viagem ao zoológico foi um tanto longa, mas as crianças fizeram muitas brincadeiras para passar o tempo. Logo na chegada, dava para ver um grande arco com esculturas de animais em madeira, o que só aumentou a empolgação da garotada. Começaram a visita pela ala das aves, onde se encontravam vários pássaros. Todos ficaram encantados com um filhote de sabiá, que ainda era alimentado por sua mãe. Numa enorme gaiola, havia um urubu recém-chegado ao zoológico. A professora também mostrou a águia, uma ave exuberante e um pouco amedrontadora por ser um animal carnívoro.

A ala mais esperada foi, sem dúvida, a dos mamíferos, com a maior variedade de espécies. No gramado verdinho, com muitas árvores, as crianças puderam ver o chimpanzé e sua fêmea. Mais adiante, conheceram de perto o quati, o gambá, o tamanduá e uma família de lobos-guarás de pelo vermelho. Escondido na sua toca, enxergaram um tatu, um animal diferente e engraçado, típico da América do Sul. A professora explicou que o tatu é um animal herbívoro, pois se alimenta de plantas e raízes. Refrescando-se na água, estava o hipopótamo, que se escondia debaixo d’água e só aparecia para respirar.

Figura 02– Narrativa utilizada na oficina de produção textual Passeio ao zoológico Fonte: Elaboração própria

3.3.1.1 Protocolo de Aplicação

Aplicação: em grupo Local: sala de aula

Materiais utilizados: banner com imagens que representam a cena da narrativa, suporte para banner, lápis e borracha, folhas de papel pautadas em branco Duração aproximada: 1h15min

Procedimento:

(i) Apresentação do aplicador da oficina e anúncio-convite para a atividade: “Hoje vamos ouvir e depois escrever uma história!?”

(ii) Exposição do banner em local visível na sala

(iii) Exploração prévia das imagens que compõem a cena representada no banner (iv) Leitura da narrativa “Passeio ao zoológico” para as crianças. A leitura pode ser dialogada; interrompida; pode ser enriquecida com comentários das crianças,

sempre com o intuito de estimular a pronúncia de palavras que na escrita são acentuadas graficamente.

(v) Orientação para a produção do texto: “Agora cada um vai escrever a história que recém ouvimos. Pode modificar, pode acrescentar com o nome de outros animais, mas tem que ser sobre um passeio ao zoológico, as coisas que têm no zoológico, etc.” As crianças devem ser orientadas a escrever como sabem, sem nenhuma intervenção do aplicador.

(vi) Recolha do material produzido.

3.3.1.2 Descrição da aplicação

A oficina de produção textual Passeio ao Zoológico foi realizada com as duas turmas na mesma data, em 09/08/2017. A turma do quinto ano fez a atividade antes do recreio e a turma do terceiro, depois do recreio. Em ambas as turmas, as crianças foram participativas e demonstraram interesse e entusiasmo na realização da tarefa. No total foram produzidos 32 textos, 17 no terceiro ano e 15 no quinto ano, pois algumas crianças haviam faltado à aula naquela data.

3.3.1.3 Tratamento dos dados coletados

Após a realização da oficina, os textos foram recolhidos, organizados por turma e escaneados. Posteriormente, foram analisados e extraídos todos os contextos de grafia do acento observados:

i) Casos em que a grafia do acento é prevista pela ortografia e que o acento foi utilizado corretamente, sendo classificados como acertos; ii) Casos em que que a grafia do acento é prevista pela ortografia e que o

acento foi omitido, sendo classificados como omissões;

iii) Casos em que a grafia do acento é prevista pela ortografia e que o acento foi empregado de forma inadequada, contemplando tanto a substituição do tipo de acento quanto a alteração da sílaba acentuada, sendo classificados como trocas;

iv) Casos em que a grafia do acento não é prevista, porém o acento foi grafado, sendo considerados como grafias indevidas;

v) Casos em que a grafia do acento é prevista pela ortografia, no entanto, foram grafados dois acentos, com um deles na sílaba adequada, sendo classificados como híbridos.

Depois de classificados, os dados foram analisados quali-quantitativamente à luz dos objetivos propostos e das teorias que embasam o estudo.