• Nenhum resultado encontrado

INTENSIDADE DAS RELAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO Laços fracos Laços fortes

23 ORDEM MÉDIA DAS EVOCAÇÕES – OMEi FME=4,

F REQ ÜÊNC IA

Evocações de maior força: F > 4,74 e OMEi < 2,40 o Estabilidade financeira (23;2,3) o Satisfação Pessoal (10;1,3) o Inovação – Empreendedorismo (5; 2) o Respeito (5; 2,2) Evocações Intermediárias: F > 4,74 e OMEi >= 2,40 o Reconhecimento – Empresa reconhecida (7; 3,0)

o Satisfação dos colaboradores (5; 3,2) Evocações Intermediárias: F <= 4,74 e OMEi < 2,40 o Sucesso na sucessão (4; 1,75) o Realização Profissional (4; 1,5) o Qualidade de vida (4; 1,5) o Ética (3; 2,0) o Gestão profissionalizada (1; 2,0) o Trabalhar em harmonia (1; 1,0) Evocações Periféricas: F <= 4,74 e OMEi >= 2,40 o Satisfação de clientes (4; 3,0) o Capacitação humana (3; 2,67) o Planejamento (3; 2,67) o Experiência (3; 3,33) o Autonomia Profissional (2;3,5) o Geração de emprego (2; 2,5) o Sentimento de um dever cumprido (1; 4,0)

Zero 1º lugar... OME =2,40 4º lugar

Gráfico 3: Técnica de quatro quadros para carreira de sucesso Fonte: FISCHER et al. (2003)

Vale destacar que não é fácil para nenhum pesquisador explicar as percepções sociais dos indivíduos. As percepções são baseadas tanto sobre fatores implícitos quanto explícitos e os pesquisadores podem ter pouco insight com relação aos processos implícitos afetando as cognições sociais. O benefício do capital social aqui estudado é o apoio de pessoas que desempenham diversos papéis sociais e podem influenciar no desenvolvimento da carreira dos empresários sucessores. A idéia ou visão que os empresários têm com relação a uma carreira de sucesso foi avaliada positivamente entre os respondentes e está associada à possibilidade de sucesso da empresa e também ao sucesso pessoal.

O mapa cognitivo que mostra os significados compartilhados pelos empresários sucessores sobre uma carreira de sucesso será apresentado adiante. O mapa caracteriza toda a amostra dos respondentes, fornecendo um panorama geral

dos conteúdos evocados através de categorias, trazendo informações importantes sobre esta dimensão do capital social (Figura 5).

Mapas cognitivos são ferramentas para representar dados verbais (informações orais ou escritas que expressam afirmações, predições, explanações, argumentos, regras) através das quais é possível o acesso a representações internas e a elementos cognitivos (imagens, conceitos, crenças causais, teorias, heurísticas, regras, scripts etc.) (LAUKKANEN, 1992). Neste sentido, Bastos (2002) esclarece que os mapas cognitivos podem dar acesso a pressupostos do respondente, mesmo quando estes não são visíveis para o próprio participante.

o

– Evocações de Maior Força

o

– Evocações Intermediárias

o

– Evocações Periféricas

O mapa da carreira de sucesso (Figura 5) mostrou apenas quatro evocações de maior força, representadas por círculo tracejado na cor vermelha. Com relação à “estabilidade financeira” e “satisfação pessoal”, pode ocorrer que os sucessores consideram que fatores econômicos e pessoais juntos se complementam, ou seja, fazer o que gosta e ser bem remunerado. O sucessor avalia positivamente a oportunidade de trabalhar na empresa da família, visto que conseguem enxergar a concretização de seus sonhos pessoais e materiais. Estas seriam fortes características para uma carreira de sucesso, na visão dos sucessores.

A evocação “respeito”, também de força maior, envolve o respeito mútuo de familiares, clientes e colaboradores. Possivelmente, nesta categoria, está o desafio de obter o respeito profissional de alguém que sempre o viu como uma criança ou um dependente. Além disso, algumas pessoas vêem o sucessor como a pessoa que ele é, ao passo que outros o vêem como um felizardo ganhador da loteria que nunca estará à altura da tarefa que tem nas mãos. Em recente trabalho, Souza e Bastos (2006) mostram a diferença entre fundador e sucessor quanto ao sentimento de respeito e admiração de antigos funcionários. Antigos funcionários, principais porta- vozes dos fundadores, revelam admiração, respeito e consideração pelos patriarcas da empresa, com os quais conviveram por anos. Ao passo que não transparecem a mesma admiração pelos herdeiros que é demonstrada pelo líder-fundador. O sentimento pelos atuais dirigentes (sucessores) revela-se respeitoso e de admiração pela competência que demonstram na gestão da empresa, de acordo com os resultados obtidos à frente da organização. Da mesma forma, Cohn (1991) destaca a importância do desenvolvimento da competência profissional por parte dos sucessores como forma de conquistarem o respeito dos parentes, funcionários, clientes e fornecedores.

A evocação “inovação-empreendedorismo” também aparece como núcleo central ou de força maior, e se refere ao negócio. As empresas foram formadas com um espírito empreendedor e os fundadores são, tradicionalmente, grandes descobridores de pessoas, processos e, principalmente, oportunidades. Casson (1982) sustenta que o empreendedor está no centro do processo de geração de lucro por ele ser alguém especializado em tomar decisões de julgamento sobre a coordenação de recursos escassos. Portanto, sugere-se que, na visão dos

sucessores, continuar empreendendo e inovando, são ações necessárias para o negócio, ou melhor, para sobrevivência da empresa no mercado. Contudo, pode-se dizer que a categoria “inovação-empreendedorismo” tem ligação com a “estabilidade financeira”, sendo as duas de força maior.

Na figura 5, mostrada acima (Pág. 50), o círculo tracejado na cor verde destaca as evocações intermediárias. Observa-se a preocupação do sucessor com a empresa da família, através de citações como “empresa reconhecida”, “sucesso na sucessão”, “trabalhar em harmonia”, “satisfação dos colaboradores”, “gestão profissionalizada”, “realização profissional” e “ética”. Como as empresas estudadas são do tipo familiar e o foco da pesquisa está no sucessor, considera-se que a categoria “sucesso na sucessão” engloba as outras categorias citadas. Lansberg (1999) cita que as empresas familiares bem sucedidas investem muito tempo e esforço estimulando o espírito de cooperação e preservando a harmonia entre os seus membros. Por outro lado, Lodi (1994) defende a idéia de que, a cada dia, maior número de empresas procurará a profissionalização total, de modo que nenhum membro da família estará na empresa até o nível da presidência.

Esta situação observada por Lodi (1994) exemplifica a categoria “gestão profissionalizada”. Ricca (1993) observa que, para uma empresa familiar se tornar profissional, o primeiro passo não é contratar administradores que não pertençam à família; o fundamental é a atitude que a empresa assume diante da profissionalização. Os laços familiares são pré-requisitos que influenciam o direito à sucessão nos cargos de direção, porém as condições que o mercado determina devem ser consideradas como variáveis ambientais de relevância para o alcance de resultados por parte da empresa. Dessa forma, o primeiro passo no processo de profissionalização seria avaliar se a família conta com um talento familiar competente e se os sucessores querem enfrentar pessoalmente o desafio de se profissionalizar. Caso contrário, a solução seria contratar um profissional não familiar para a direção da empresa, visando a sobrevivência da mesma no mercado.

A seguir são mostrados os resultados com relação ao papel da network para o desenvolvimento da carreira.

4.3.1.2 Significados compartilhados sobre o papel da network

Assim como na seção anterior, o Quadro 2 traz as evocações sobre o papel da rede de relações para o desenvolvimento da carreira, de acordo com a freqüência e ordem média de evocação (OME) na fala dos sucessores. Para as evocações sobre papel da rede tem-se freqüência média (4,06) e ordem média (2,03).

Quadro 2: Evocações sobre o papel da network com suas Freqüências e OME

Evocações sobre o papel da network Para o desenvolvimento da carreira

Freq. Ordem

média

Troca de experiências 10 1,6

Ajuda Financeira 10 2,4

Contato com as pessoas 8 2,88

Convivência e união familiar 7 1,29

Compartilhamento de informações 6 2,33

Incentivo – Estímulo 6 1,67

Indicações 5 2,8

Aconselhamento 4 2

Visitas a outras empresas 2 2,5

Estágio em todos os setores da empresa 2 1,5

Divisão de tarefas 2 1,5 Formação moral 2 1 Apoio emocional 1 4 Satisfação de clientes 1 3 Transferência de conhecimento 1 2 Reconhecimento 1 1

Apoio nas tarefas diárias 1 1

O Gráfico 4 revela as categorias usadas pelos empresários no compartilhamento dos significados. As evocações destacadas em negrito são as de

maior força. Para tanto, foi utilizada a técnica de quatro quadros, através da qual são mostradas as evocações com os dados de Ordem Média de Evocação e Freqüência, respectivamente (RÉGIS; BASTOS; DIAS, 2008).

Documentos relacionados