• Nenhum resultado encontrado

5 METODOLOGIA

5.4 Categorias analíticas, organização e análise dos dados

5.4.2 Organização e análise dos dados

Entende-se que o objetivo da análise de dados é descrever, interpretar e explicar os dados coletados de maneira que venham responder às questões formuladas no estudo, sendo a decisão sobre os métodos e técnicas de análise utilizadas dependente da natureza dos dados obtidos e do tipo de informações e relações desejadas.

Os dados secundários são apresentados e analisados no capítulo 6 e têm como objetivo encontrar similaridades e discrepâncias entre os municípios que compõem, segundo Abreu (2002), os aglomerados de empreendimentos de base artesanal da microrregião do Campo das Vertentes. Portanto, os dados secundários coletados foram agrupados e organizados em tabelas com as relações entre os municípios e os seguintes aspectos: população e PIB per capita; atividades econômicas; quantidade de empresas, pessoal ocupado, pessoal ocupado assalariado e salário médio mensal; frota de veículos; finanças públicas; incidência da pobreza e índice de Gini; IDHM; e IMRS.

Os dados primários estão apresentados e analisados nos capítulos 7 e 8 e têm como objetivo caracterizar o mercado da tecelagem a partir do perfil da produção, do trabalho e de sua organização, bem como analisar a estrutura social da tecelagem do município de Resende Costa (MG). Os dados primários coletados foram conferidos, organizados e tabulados.

A conferência dos questionários ocorreu em dois momentos, no recebimento semanal dos questionários durante o período de coleta, em que os questionários eram conferidos em conjunto com os entrevistadores. E, após a conclusão do período de coleta de dados, todos os questionários respondidos foram conferidos pelo coordenador da pesquisa.

A organização dos questionários foi uma etapa preparatória para a tabulação, em que duas atividades foram desenvolvidas. Inicialmente, os questionários, coletados por setores geográficos, foram numerados sequencialmente em ordem crescente, como pode ser observado na TAB.1.

Tabela 1 – Setores geográficos, por sequência numérica dos questionários Setores Sequência Numérica

Sudeste 1 a 75 Sudoeste 76 a 218 Centro e Oeste 219 a 323 Leste 324 a 470 Norte 471 a 598 Noroeste 599 a 668

Fonte: Elaborado pelo autor.

A outra atividade de organização foi a elaboração do espelho do questionário domiciliar (APÊNDICE F), comercial (APÊNDICE G) e montagem da planilha de tabulação. Pelo fato de os questionários possuírem questões abertas, devido ao desconhecimento de todas as possibilidades de respostas, a elaboração do espelho, além de considerar as opções de respostas já existentes com os respectivos códigos numéricos escritos no instrumento de coleta, demandou a transcrição das categorias de respostas de questões abertas com a respectiva definição de seus códigos numéricos. A planilha de tabulação consistiu na transcrição para o software Microsoft

Excel® versão Office-2003 das variáveis contidas no questionário e que foram transpostas para as colunas de uma planilha.

Para a tabulação dos dados foi necessário contar com o apoio de estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV).25 O recrutamento dos alunos ocorreu por meio de endereço eletrônico e por visitas do coordenador da pesquisa em sala de aula dos cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis.26 Foi realizado um treinamento para 28 alunos interessados em participar da etapa de tabulação de dados, que consistiu basicamente de uma simulação da tabulação de um questionário. Desses alunos que participaram do treinamento, 12 manifestaram interesse e participaram da etapa de tabulação da pesquisa para qual foram remunerados. A tabulação ocorreu entre os meses de setembro e novembro de 2009 e foi acompanhada por uma estudante e pelo coordenador da pesquisa27. Os 12 estudantes foram divididos em seis duplas28, que tiveram acompanhamento e conferência diária de suas atividades de digitação, o que consistia do esclarecimento de possíveis dúvidas quanto ao que estava escrito no questionário, inclusão de categorias de respostas de variáveis no espelho de tabulação (APÊNDICES F e G), conferência da tabulação e fusão das planilhas por ordem de sequenciamento do número dos questionários.

Algumas variáveis da planilha do software Microsoft Excel® versão Office-2003 foram reorganizadas em outras planilhas do mesmo software para a realização de estimativas para mostrar a grandeza monetária, produção de peças e comercialização dos produtos locais da tecelagem tradicional. Para essas estimativas foram selecionadas as seguintes variáveis do questionário domiciliar:

25

Foram recrutados, selecionados e treinados alunos desta instituição de ensino superior pelo fato de o autor ser servidor público dessa organização. Além de contar com a ajuda do corpo discente da UFV, foi fundamental o apoio da Chefia do Departamento de Administração e Contabilidade (DAD), que permitiu que o “Laboratório de Informática” do Departamento fosse utilizado para a realização dos trabalhos de tabulação, que foram agendados a partir da disponibilidade dos tabuladores e do referido laboratório, que é utilizado para as atividades normais de ensino, pesquisa e extensão do DAD.

26

A lista de endereços foi cedida pelos coordenadores dos respectivos cursos de graduação.

27

A estudante que compartilhou com o coordenador o acompanhamento das atividades de tabulação foi escolhida para essa função pelo fato de ter participado como voluntária de várias atividades da pesquisa durante o ano de 2009.

28 A definição da organização da equipe de tabulação em duplas teve como objetivo reduzir a possibilidade de

erros na tabulação. A dinâmica consistiu em um aluno ser o responsável pela identificação da opção de resposta e o outro pela digitação na planilha.

número do questionário domiciliar (Nº Q29), principais materiais utilizados (CMP2),

quantidade de material utilizado (CMP3), existência de sobras (CMP8), destino das sobras (CMP8), quantidade das sobras (CMP10), peças produzidas ou serviços oferecidos (CPA2), produção (CPA5) e preço de venda do produto ou de remuneração do serviço (CPA6). Também foram selecionadas as seguintes variáveis do questionário comercial: número do questionário comercial (NºQ30), quantidade de produtos artesanais comercializados de outros municípios (CCA1), quantidades de produtos comercializados produzidos no município (CCA2), principais materiais utilizados (CMP3), quantidade de material utilizado (CMP4), destino de sobras (CMP8), quantidade de sobras (CMP9), principais produtos comercializados (CC8a), origem dos produtos (CC8b), quantidade comercializada (CC8c) e preço de venda dos produtos (CC8d). Foram excluídos das estimativas domiciliares e comerciais os questionários que não tiveram uma dessas variáveis respondidas.

Os dados tabulados na planilha do software Microsoft Excel® versão Office-2003 foram importados do software SPSS 15.0 for Windows®. Foram também organizados por meio de estatística descritiva, que oferece, conforme Witte e Witte (2005), uma série de ferramentas como tabelas, gráficos e médias, no sentido de organizar e resumir informações com relação a um conjunto de observações. A organização dos dados no software SPSS 15.0 for Windows® demandou ajustes, que são normais, como inclusão de categorias de resposta no banco de dados e outros mais específicos desta pesquisa, como a inclusão de uma nova variável. A necessidade da inclusão dessa nova variável no banco de dados referente aos entrevistados da produção domiciliar se deveu à existência de grande variação nas frequências das famílias de origem (CC931) dos entrevistados o que não permitiu a utilização dessa variável como controle para análise dos impactos sobre outras

29

A indicação em parênteses após a denominação das variáveis corresponde ao código da pergunta do questionário domiciliar (APÊNDICE A).

30

A indicação em parênteses após a denominação das variáveis corresponde ao código da pergunta do questionário comercial (APÊNDICE B).

31

A indicação em parênteses após a denominação da variável corresponde ao código da pergunta do questionário domiciliar (APÊNDICE A).

variáveis32. Essa é uma variável importante para este trabalho, já que pode

confirmar a existência de redes que se estruturam socialmente no mercado a partir de vínculos familiares. Diante dessa possibilidade, foi incluída a variável categórica “grupos de frequência de famílias de origem”, que possui três opções de resposta: alta frequência – famílias de origem com mais de 100 entrevistados; média frequência – famílias de origem com no mínimo 10 e no máximo 99 entrevistados; e baixa frequência – famílias de origem com no mínimo 1 e no máximo 9 entrevistados. As opções de respostas foram definidas a partir da frequência encontrada, subdividia nessas três categorias.

Com o objetivo de preservar a identificação dos entrevistados nos domicílios e dos estabelecimentos comerciais pesquisados, suas denominações foram substituídas por códigos. As famílias de origem tiveram a substituição do sobrenome da família por um código composto pelas letras FO (Família de Origem) e por um numeral representando o sequenciamento numérico do registro do nome das famílias. Os estabelecimentos de comercialização de insumos tiveram a substituição de sua denominação por um código composto pela letra F (Fornecedor) e por um numeral, que representava o sequenciamento numérico do registro do nome dos estabelecimentos. Os compradores da produção dos domicílios tiveram a substituição de sua denominação por um código composto pela letra C (Comprador) e por um numeral representando o sequenciamento numérico do registro do nome dos compradores. Além desses códigos de fornecedores (Fn) e de compradores (Cn), existe o código para um único indivíduo, ou organização, que fornece insumos e compra produtos e serviços dos domicílios. Esse código foi representado pela justaposição do seu código de fornecedor com o seu código de comprador, ou seja, FnCn.

Algumas variáveis da planilha do software Microsoft Excel® versão Office-2003 foram reorganizadas para posteriormente serem importadas do software Ucinet®

32

A variável categórica família de origem teve como opção de resposta registrada nas planilhas o último sobrenome do pai dos entrevistados. A escolha do último sobrenome dos pais dos entrevistados, como sinônimo da família de origem, se deveu ao fato de ser comum no município a mulher mudar seu último sobrenome a partir do casamento.

6.272 for Windows (BORGATTI et al., 2002). Esse software possibilita a representação gráfica e análise sociométrica da densidade da rede e da centralidade dos atores. Vale ressaltar que as redes sociais são uma categoria analítica estrutural fundamental da sociologia econômica e, quando as frequências das variáveis fornecedor (CMP533) e comprador (CM3) foram controladas pela variável grupos de frequência de famílias de origem, houve variação na composição dos grupos de fornecedores e compradores que indicou a possibilidade da existência de relacionamentos sociais entre família, fornecedor e comprador, nos momentos de troca para aquisição de insumos e venda de peças ou serviços. Portanto, foi necessário utilizar um método que permitisse melhor compreensão de como o ator família participava das estruturas desse mercado nos momentos que agia economicamente.

Conforme Scott (2000), a análise de redes sociais pode ser realizada a partir da representação gráfica dos vínculos e de medidas sociométricas. Estas medidas, a serem utilizadas, são apropriadas para as características da relação a ser abordada neste trabalho, que é uma relação de dois níveis, ou seja, o ator-família da produção domiciliar que possui vínculos em momentos de fornecimento ou de venda, que pode ser –de acordo com Hanneman e Riddle (2005), Borgatti e Everett (1997) e Breiger (1974) – expressa por meio de uma matriz binária retangular de afiliação, denominada 2-mode. Essa característica constitutiva da matriz, associada ao tamanho da rede, impossibilita a utilização de todas as medidas e análises disponíveis no software Ucinet® 6.272 for Windows (BORGATTI et al., 2002), no entanto permite a representação gráfica e a medição da densidade da rede e da centralidade dos atores (HANNEMAN; RIDDLE, 2005; IZQUIERDO; HANNEMAN, 200634).

33 A indicação em parênteses após a denominação das variáveis corresponde ao código da pergunta do

questionário domiciliar (APÊNDICE A).

34

IZQUIERDO, L. R.; HANNEMAN, R. A. Introduction to the formal analysis of social networks using

A elaboração de matrizes possibilitou, por meio do software Ucinet® 6.272 for Windows (BORGATTI et al., 2002), a representação gráfica, a demonstração da densidade da rede e centralidade dos atores. A representação gráfica foi possível com a utilização da funcionalidade NetDraw do Ucinet 6.272 for Windows, que representa simbolicamente, por meio da teoria dos grafos35, a matriz binária da relações sociais totais e dos grupos de alta e média frequências de família de origem. Em todas as representações gráficas, os quadrados preenchidos da cor azul referem-se aos fornecedores nas redes de fornecimento e compradores das redes de comercialização e em ambas as redes os círculos vermelhos referem-se aos códigos das famílias de origem. Para a análise da densidade da rede e da centralidade dos atores, foram elaboradas dois tipos de matriz 2-mode. Um tipo de matriz para as relações totais e outro para os grupos de alta e média frequências das famílias de origem, o que permitiu as análises comparativas das demonstrações de densidade da rede e do grau de centralidade (degree), proximidade (closeness) e intermediação (betweenness) dos atores (HANNEMAN; RIDDLE, 2005).

A densidade da rede é uma proporção de vínculos em relação ao total de vínculos possíveis (HANNEMAN; RIDDLE, 2005). As medidas de centralidade dos atores relacionam-se com as posições ocupadas pelos atores na rede, que podem ser analisadas pelos graus de centralidade, proximidade e intermediação. Para demonstração da centralidade dos atores, tanto da relação econômica de fornecimento de insumos quanto da compra da produção domiciliar, não foram considerados os graus de proximidade (closeness) e intermediação (betweenness) dos nós (atores) pendentes da representação gráfica, ou seja, graficamente os que não estão ligados aos demais, pelo fato de serem relações pendentes com referência aos demais nós conectados da rede. Os nós que não tiveram suas medidas de proximidade e intermediação consideradas foram FO32 e F25C147O da rede família-fornecedor e FO20, FO37, FO62, FO67, FO69, FO70, FO72, C23, C36, F11C52, C105, C136 e C149 da rede família-comprador.

35

Estuda as propriedades dos grafos, também chamados de propriedades gráficas. Um grafo é um conjunto no vazio de objetos chamados de vértices e uma seleção de pares de vértices chamada de arestas, que podem ser orientadas ou não. Um grafo se representa mediante uma séria de pontos, vértices ou nós, conectados por arestas ou linhas. Para melhor compreensão da Teoria dos Grafos, ver BOAVENTURA NETTO, P. O. Grafos: teoria, modelos, algoritmos. 4. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2006; SZWARCFITER, J. L. Grafos e algoritmos

O conceito de centralidade é, conforme Freeman et al. (1980), Freeman (2002); Hanneman e Riddle (2005) e Nadel (2002), o mais expressivo indicador a ser extraído de uma rede por mostrar posições desempenhadas pelo ator na estrutura social. O grau de centralidade ou degree de um ator varia do valor “0” a “1” e representa as ligações diretas que são definidas pelo número de conexões de um nó (ator) com os demais nós (atores) da rede; quanto maior o grau, maior a centralidade do ator. O degree, ou centralidade, de um ponto é simplesmente uma contagem que representa a proporção de vínculos em relação ao total de vínculos possíveis do ator com outros atores. O grau de proximidade, ou closeness, de um ator varia do valor “0” a “1” e representa quão perto o ator está de todos os outros atores da rede, incluindo os vínculos diretos e indiretos. Esse grau é definido a partir do somatório dos menores caminhos entre um nó (ator) e no mínimo mais dois nós (atores) da rede; quanto maior o grau, maior a proximidade do ator com os demais. Portanto, é a distância geodésica média (menor caminho entre dois nós) entre um nó (ator) com relação aos demais, pela posição que este ocupa na curva de menor comprimento, que une dois pontos adjacentes. O grau de intermediação, ou betweenness, de um ator varia do valor “0” a “1” e representa o número de geodésicos usando o nó (ator) como passagem para outros nós (atores), ou seja, a intermediação significa a posição do ator no caminho mais curto entre pares de atores, portanto numa posição de intermediador da rede social; quanto maior o grau, maior a intermediação do ator com os demais pela posição que ele ocupa na curva de menor comprimento, que une dois pontos adjacentes (FREEMAN et al., 1980; FREEMAN, 2002; HANNEMAN; RIDDLE, 2005; NADEL, 2002).

Para a representação gráfica e demonstração sociométrica proposta, inicialmente foi necessário selecionar as seguintes variáveis do questionário domiciliar na planilha do software Microsoft Excel® versão Office-2003: número do questionário (NºQ36), família de origem paterna (CC9), fornecedor (CMP5) e comprador (CM3). Essas variáveis foram agrupadas em duas matrizes binárias: família-fornecedor (CC9-

36

A indicação em parênteses após a denominação das variáveis corresponde ao código da pergunta do questionário domiciliar (APÊNDICE A).

CMP5) e família-comprador (CC9-CM3). Inicialmente, para a elaboração das matrizes foram excluídos os questionários que não responderam a uma das variáveis e os que tinham como resposta da variável da CM3 vários compradores, posteriormente, as famílias de origem foram agrupadas por igualdade de denominação e identificados os relacionamentos de cada família com cada fornecedor e cada comprador, ressaltando-se que, quando existia a relação da família com um fornecedor ou um comprador, era lançado na planilha o valor “1”; e quando não existia a relação, era lançado o valor “0”. Por exemplo, vamos supor que a família de origem FOx não venda para o comprador Cy e venda para o comprador Cn e que a família de origem FOn venda para o comprador Cy e não venda para o comprador Cn, portanto temos a seguinte matriz:

Foram elaboradas matrizes para analisar as relações familiares com fornecedores e compradores que ocorrem por meio de vínculos de troca no fornecimento de insumos para os domicílios e da venda da produção domiciliar. As duas primeiras matrizes binárias registram a relação entre família-fornecedor e família-comprador. As características dessas matrizes, ou seja, a quantidade de linhas e colunas possibilitaram a representação gráfica e a medida de densidade dessas redes e da centralidade dos atores. Entretanto, foi necessário fracionar as redes pelos grupos de frequência das família de origem, pelo fato de estes indicarem influência nas relações de troca, tanto no momento de recebimento de insumos quanto na comercialização da produção domiciliar. Foram elaboradas matrizes binárias das relações família-fornecedor e família-comprador para o grupo de alta e média frequências de famílias de origem que representa 71,4% de todos os entrevistados e

para o grupo de alta frequência que representa 33,9% de todos os entrevistados que responderam sobre a variável família de origem (CC937).

Portanto, após a descrição metodológica vamos nos debruçar sobre os resultados e respectiva análise. O capítulo 6 aborda o contexto regional dos municípios que herdaram processos produtivos que atualmente fazem parte de sua economia. O capítulo 7 contém os dados do mercado da tecelagem tradicional de Resende Costa e sua análise econômica e organizacional. E o capítulo 8 traz as representações gráficas das redes entre famílias e trocas mercantis com a respectiva posição dos atores que representam a densidade e disciplina moral desse mercado.

37

A indicação em parênteses após a denominação das variáveis corresponde ao código da pergunta do questionário domiciliar (APÊNDICE A)

6 MUNICÍPIOS E CONTEXTO DA AGLOMERAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS DE BASE ARTESANAL: SINGULARIDADE, POPULAÇÃO E ECONOMIA LOCAL

Para compreender o mercado de produção da tecelagem tradicional do município de Resende Costa (MG) e como este está estruturado a partir das interações entre interesses econômicos e relações sociais, torna-se necessária uma análise que permita compreender relativamente quais são as características socioeconômicas desse município e, também, em comparação com outros municípios com alguma similaridade. A partir de dados populacionais, econômicos e sociais foi realizada a comparação entre os municípios da microrregião de São João Del Rei (MG), que podem ser, conforme Abreu (2002), considerados como aglomerados de empreendedores de base artesanal: Dores de Campos, Prados, Resende Costa e São Tiago. Para Abreu (2002), os municípios de Dores de Campos e Prados formam um aglomerado da atividade produtiva coureira, o município de Resende Costa um aglomerado da tecelagem artesanal e São Tiago um aglomerado da produção de biscoitos (ABREU, 2002).

Para tanto, torna-se necessária uma introdução aos empreendimentos de base artesanal dos municípios que não fizeram parte do estudo de caso deste trabalho, como Dores de Campos, Prados e São Tiago, mas que possuíam similaridades em seus mercados produtivos, com o caso de Resende Costa. A atividade coureira em Dores de Campos e Prados está associada ao fato, conforme Abreu (2002, p. 123), de que este território foi no século XIX “[...] passagem de tropas e boiadas vindas principalmente do Rio de Janeiro em direção à capital de Minas Gerais, Ouro Preto”, o que criou oportunidades econômicas que estimularam a fundação, em 1835, de uma indústria de selas no lugar chamado de Povoado do Patusca, atual município de Dores de Campos. O mercado da produção da atividade coureira atual nesses municípios é composto, conforme Abreu (2002, p. 87), por: selarias – 37 em Dores