• Nenhum resultado encontrado

Organização e funcionamento da redação

PARTE 2 – ESTUDO EMPÍRICO

6.2. Organização e funcionamento da redação

Para que possamos compreender o funcionamento da redação de informação da TVI é necessário, antes de tudo, conhecer a forma como esta está estruturada e organizada. O estúdio de Queluz de Baixo é aquele que desperta mais curiosidade ao cidadão-comum, uma vez que é a sua redação informativa que é possível ser vista no ecrã dos principais programas noticiosos, nomeadamente, no Jornal das 8. Assim sendo, embora o nosso estágio tenha decorrido nas

instalações do Porto, vamos começar por explicar a organização da redação de Lisboa86. É

importante realçar, desde já, que apesar de as duas redações estarem fisicamente separadas por largos quilómetros, todos os profissionais se encontram ligados em rede, através do programa iNEWS.

Os conteúdos informativos da TVI e da TVI24 são produzidos a partir da mesma redação, que se encontra localizada no edifício principal do canal e que está dividida em dois andares, ambos estruturados numa lógica open space87, sendo o primeiro andar o principal (ver figura 6, a seguir, e anexo 5, foto 1, p. 164).

Neste piso estão duas das três editorias centrais do canal - “geringonça” (que inclui as editorias de economia, política e internacional) (ver anexo 5, foto 2, p. 164) e “sociedade” (ver anexo

5, foto 3, p. 165), os editores da TVI24, o Desk e o Online88 (ver anexo 5, foto 4, p. 165), a

Produção de Informação89 e Edição de Imagem (ver anexo 5, foto 5, p. 166), o Videolab90 (ver

anexo 5, foto 6, p. 166), o Departamento de Agenda (ver anexo 5, foto 7, p. 167) e uma secção destinada aos chefes e elementos diretivos da informação do canal (ver anexo 5, foto 8, p. 167). Ainda neste local, encontra-se o estúdio principal (ver anexo 5, foto 9, p. 168), de onde são emitidos o Jornal da Uma e o Jornal das 8, sendo este, também, o estúdio de grande parte dos blocos noticiosos da TVI24 e a principal régie informativa da estação (ver anexo 5, foto 10, p. 168).

Por sua vez, no segundo andar apenas estão presentes duas secções que possuem uma relação direta com a informação da TVI: a editoria de desporto (ver anexo 5, foto 11, p. 169) e uma

86 Esta explicação só é possível dada a oportunidade que a investigadora teve de passar um dia na redação

principal do canal, situada em Lisboa.

87 Espaço aberto. Ou seja, é um local isento de divisões. 88 Produz conteúdos para o site da TVI24.

89 Responsável por receber as peças jornalísticas enviadas por outras delegações da TVI e por assegurar os

diretos para os telejornais. Além disso, tratam, também, das saídas das equipas de reportagem.

90

zona destinada a jornalistas que estejam a trabalhar em grandes reportagens. Todo o restante espaço destina-se a secções de produção de conteúdos não informativos, como os casos da magazine digital “Selfie” e de uma equipa do digital, dividida em reality shows e novelas.

Figura 6 - Visão geral do primeiro andar da redação91

Os editores da TVI24, o Desk e o Online partilham a mesma ilha, uma vez que, desta forma, se torna mais fácil e eficaz assegurarem uma informação coerente para todas as secções. Grande parte das vezes o site consegue obter notícias em primeira mão e por isso convém que as passe, de imediato, para a televisão, sendo a secção do Desk a responsável por desempenhar esta tarefa, e daí ser fundamental que estejam próximos.

Todas estas secções têm que funcionar em perfeita sintonia para que seja possível, todos os dias, e a cada instante, esta estação de televisão levar até ao cidadão-comum todas as informações da atualidade. Para isso, os profissionais começam a trabalhar desde bem cedo numa reunião (ver anexo 5, foto 12, p. 169) que acontece por volta das 9 horas da manhã e que reúne o diretor de informação da TVI, o editor e pivot do Jornal da Uma, os editores da manhã da TVI24, o coordenador da TVI24 online, os editores das várias editorias, o editor da redação do Porto (através de videoconferência), um coordenador do grafismo, um elemento do Departamento de Agenda e outro da Produção. Por volta das 15 horas há uma nova reunião, destinada a alinhar o Jornal das 8, e por isso é circunscrita ao editor e pivot desse mesmo

91

telejornal, aos editores das diferentes editorias, a um membro da direção de informação, a um responsável do grafismo e ao realizador do Jornal das 8.

A redação do Porto é a única exterior à sede principal do canal que, diariamente, participa nas reuniões de alinhamento, sendo, inclusive, permanente o contacto entre as duas redações. Embora seja de pequena dimensão, a redação do Porto detém um papel preponderante na mensagem informativa da TVI pois é ela quem está responsável por fazer a cobertura de todos os eventos a norte do país, o que implica cobrir uma notícia quer de economia, política, desporto, entre outras. Aqui, os jornalistas não estão divididos por editorias e, por isso mesmo, acabam por ter que produzir conteúdo noticioso para praticamente todas as editorias do canal. A lógica de um compartimento open space mantém-se nesta redação informativa (ver figura 7, a seguir, e anexo 5, foto 13, p. 170) que contígua a si tem, ainda, três ilhas de edição de imagem (ver anexo 5, foto 14, p. 170) e a sala dos repórteres de imagem – aspeto distintivo da estrutura organizacional de Lisboa, uma vez que, lá, os repórteres de imagem estão instalados numa sala exterior à redação principal. No Porto, existe também um pequeno estúdio utilizado sempre que é necessário algum convidado entrar em direto, seja para o Jornal da Uma ou das 8 seja para outro tipo de programas da TVI e TVI24, como o “SOS 24” ou programas ligados ao desporto.

Figura 792 - Redação do Porto

A redação tem 10 jornalistas que trabalham em conjunto com dois coordenadores, António Rosa, coordenador-chefe, e Ana Peixoto, coordenadora-chefe adjunta, que, sempre que necessário, fazem, também, trabalhos de reportagem. Os dois responsáveis são apoiados, essencialmente, por uma secretária de redação, que acaba, no fundo, por exercer funções

92

ligadas ao Departamento de Agenda como, por exemplo, confirmar eventos, conseguir contactos, garantir entrevistados, entre muitas outras. Há, ainda, um elemento da Produção de Informação, responsável por assegurar a eficácia dos trabalhos no terreno e tratar de todas as viagens e estadias necessárias para as equipas de reportagem, e ainda um profissional do Departamento de Agenda, que, apesar de estar inserido no Porto, trabalha com, e para, a redação de Lisboa.

Todos estes profissionais estão em permanente contacto com os 11 repórteres de imagem e os quatro editores. A inter-relação que existe entre todas as secções acaba por favorecer o bom ambiente vivido no local de trabalho. Assim era na redação do Porto. Embora exista bastante azáfama na redação, característica do trabalho jornalístico, o ambiente entre todos os profissionais é de extrema cordialidade, boa disposição e fácil integração para com os recém- chegados, como tivemos a oportunidade de testemunhar.