• Nenhum resultado encontrado

Aplicações do Ciclo de Ações em Projetos e Pesquisas

F ORMAÇÃO DE SERVIDORES , VIA INTERNET , REALIZADA PELA F UNDAP

A capacitação dos servidores do Estado de São Paulo tem sido realizada na Escola de Governo e Administração Pública (Egap), da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), por intermédio de cursos presenciais e a distância. Os cursos a distância, via internet, têm sido realizados pelo Programa de Educação a Distância da

Capítulo 6 –Aplicações em Projetos e Pesquisas

José Armando Valente 115

Egap (EaD-Egap), criado em 2000. A preparação da equipe e o assessoramento dos cursos de formação de servidores via internet foram realizados por pesquisadores do Nied, graças a um convênio entre a Unicamp e a Fundap.

O EaD-Egap visa o desenvolvimento de ações de aperfeiçoamento das habilidades e dos conhecimentos relacionados com a área de atuação do servidor, procurando atender a sua necessidade. Assim, a escolha da abordagem de EaD tem sido feita com base nas especificidades dos diferentes objetivos da capacitação e previsto resultados de aprendizagem que são condizentes com as atividades realizadas. Neste sentido, em algumas situações foram utilizadas as abordagens do estar junto virtual e em outras a abordagem broadcast.

O estar junto virtual tem sido utilizado em ações de formação que visam dar condições aos servidores, aprofundar alguns conceitos para tomada de decisões sobre questões mais complexas. Neste sentido, a ênfase dos cursos tem sido o relacionamento entre teoria e prática, permitindo que o servidor compreenda a realidade em que atua, saiba aplicar a ela os novos conceitos e possa criticá-la objetivamente, além de aumentar o seu nível de conhecimento teórico. Isso tem sido conseguido por intermédio de cursos via internet, usando a abordagem do estar junto virtual e o ambiente TelEduc.

No período 2000-2003 foram realizados sete cursos usando esta abordagem, envolvendo 143 participantes. Geralmente foram cursos que variaram entre 30 e 45 horas, com cinco horas de atividades por semana que o servidor realizou no seu local de trabalho (ou seja, uma hora por dia útil de trabalho). O objetivo destes cursos foi o de propiciar uma capacitação a partir de desafios propostos, contextualizados na experiência do aprendiz, de modo que ele pudesse, na interação com o facilitador e demais colegas, construir novos conhecimentos. A avaliação da performance de cada participante foi feita semanalmente, com base na qualidade dos trabalhos realizados e na participação nas diversas atividades. Estas avaliações semanais, juntamente com uma auto-avaliação feita no final do curso, constituíram a avaliação final. Teve direito ao certificado o servidor que obteve aproveitamento igual ou superior a 80%.

O resultado em termos de aproveitamento nestes cursos foi praticamente 100%, sendo que em nenhum dos cursos realizados houve desistências ou mesmo reprovação. O que

aconteceu foi que cerca de 50% dos participantes participaram ativamente do curso e cumpriram todas as exigências do curso, enquanto os 50% restantes, acostumados ao paradigma da transmissão, cumpriram o mínimo das exigências estabelecidas no curso. Para atingir este grau de aproveitamento foi necessário recorrer a recursos externos ao ambiente TelEduc, tais como telefonemas e mensagens enviadas via correio eletrônico particular. O retorno dessa iniciativa foi positivo e os servidores, muitas vezes, após esse contato, passaram a ter uma participação que superou as expectativas dos especialistas. Até dezembro de 2001, a Fundap trabalhou somente com a abordagem do estar junto virtual, utilizando o TelEduc. Em 2002, com o aumento da demanda por capacitação, a Fundap reformulou a proposta técnica didático-pedagógica das atividades a distância. Além da abordagem do estar junto virtual, ela passou a utilizar também a abordagem broadcast.

O curso “Licitação e gestão de contratos de prestação de serviços terceirizados” usa a abordagem broadcast, sendo o conteúdo dividido em 17 módulos, tipo tutorial. Como parte do curso, foram criadas facilidades computacionais para implantar uma Comunidade Virtual de Aprendizagem, baseada na idéia do estar junto virtual, em que os participantes podem trocar idéias com servidores mais experientes, auxiliados por um especialista da Fundap que acompanha as discussões. O diferencial desta experiência tem sido a combinação da abordagem broadcast com comunidade virtual, permitindo que as ações de formação não se limitem a transmissão de informação, mas também haja troca de idéias e reflexões entre os participantes.

No ano de 2004 foi desenvolvido o curso sobre governo eletrônico, nos moldes do curso de licitação. Com esse curso, o servidor não só vai poder aprender o que significa ações de governo eletrônico, como também poderá implementar, no seu local de trabalho, uma ação de governo eletrônico, participando da Comunidade de Prática que está sendo implantado como parte do curso. A Comunidade tem por objetivo dar suporte ao processo de implantação de uma ação prática que o servidor deverá desenvolver.

Agora que a internet e outros meios de comunicação estão ficando amplamente distribuídos, especialmente em alguns setores da sociedade como o da administração pública, esses recursos podem também ser utilizados para a formação desses servidores.

Capítulo 6 –Aplicações em Projetos e Pesquisas

José Armando Valente 117

Porém, as soluções devem ser adequadas às necessidades e nível de aprofundamento desejado. Em um caso é fundamental o uso da abordagem do estar junto virtual em outro, a broadcast. Além de poder entender essa flexibilidade das soluções pedagógicas esse curso permitiu também perceber como incrementar a abordagem broadcast por meio da criação das comunidades de aprendizagem e de prática, suprindo algumas deficiência inerentes à falta de interação que existe entre o aprendiz e o professor. As ações desenvolvidas pela EaD-Egap no período de 2000a 2003 estão detalhadas em no artigo (Valente & Tavares-Silva, 2003) e em uma dissertação de mestrado (Tavares-Silva, 2003). As ações de educação a distância da Fundap podem ser acessadas via página do EAD-EGAP, http://ead.fundap.sp.gov.br/ead.htm (EAD-Egap, 2005).