• Nenhum resultado encontrado

Aplicações do Ciclo de Ações em Projetos e Pesquisas

O C URSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE E DUCAÇÃO E SPECIAL (PROINESP)

O Projeto de Informática na Educação Especial (PROINESP) da Secretaria de Educação Especial (SEESP) do Ministério da Educação foi desenvolvido em conjunto com a Federação Nacional das APAES (FENAPAES). Seus objetivos eram basicamente a implantação de um laboratório de informática com acesso a internet em cada uma das

Capítulo 6 –Aplicações em Projetos e Pesquisas

José Armando Valente 109

instituições e a formação de quatro de seus professores (Curso de Formação Proinesp) no uso pedagógico das TIC, auxiliando esses professores na implantação das tecnologias integradas nas atividades curriculares que desenvolviam com seus alunos.

O Curso de Formação Proinesp foi realizado duas vezes, sendo o Proinesp I em 2000 e o Proinesp II12 em 2001. Ambos consistiram de 210 horas de atividades, sendo 90 horas presenciais e 120 horas a distância, divididas em seis disciplinas. Os cursos a distância foram realizados via internet, em serviço. A parte a distância foi precedida por uma ação presencial que os professores realizaram com o objetivo de se familiarizarem com as TIC, de modo que pudessem usá-las na realização de atividades a distância, via internet. Na parte a distância do Proinesp I e do Proinesp II foram abordados praticamente os mesmos conteúdos. Os professores em formação foram divididos em turmas de aproximadamente 23 participantes e para cada turma foi criada uma instância do TelEduc, que contou com um docente e dois monitores que acompanharam a realização das atividades em todas as seis disciplinas. Além desses profissionais, o curso contou com monitores para apoio à rede, que trabalharam como webmastes, e o coordenador, responsável pelo trabalho da equipe e por manter o contato com a Secretaria de Educação Especial (SEESP) e com a Federação Nacional das APAES (FENAPAES). Os professores em formação usaram os recursos disponíveis nos laboratórios das suas respectivas instituições. Via TelEduc, realizaram projetos individuais usando as TIC, leituras de textos para discussões coletivas e atividades práticas de uso das TIC com alunos. Também disponibilizaram nos respectivos portfólios os resultados dos projetos individuais e com seus alunos. Desta maneira, ele tinha a oportunidade de vivenciar situações que permitiram a construção de seu conhecimento contextualizado na realidade da sua sala de aula e/ou de sua instituição.

A avaliação dos professores em formação se deu por meio do acompanhamento contínuo das atividades e por intermédio de uma atividade escrita, realizada na instituiçãode origem com a presença do diretor dessa instituição e, em seguida enviada, via correio,

12 Embora PROINESP signifique Projeto de Informática na Educação Especial, os Cursos de Formação

para o docente do curso13. A avaliação final do professor em formação foi composta de 70% da avaliação contínua e 30% da presencial. Foi considerado aprovado quem realizou 85% das atividades solicitadas e obteve média final igual ou maior do que 7 (sete).

O Proinesp I foi desenvolvido por docentes e pesquisadores do Nied da Unicamp, e realizado no período de maio a outubro de 2000. Atendeu quarenta (40) instituições, sendo vinte e oito (28) APAEs, dez (10) Pestalozzis, o Instituto Nacional de Estudos da Surdez (INES) e o Instituto Brasileiro dos Cegos (IBC). Foram matriculados no curso 156 professores destas instituições, divididos em sete turmas, sendo que cada uma tinha aproximadamente 23 participantes. Os resultados mostram que, do total de professores que iniciaram o curso, 132 foram aprovados, 12 foram reprovados e 12 professores, de três instituições, não conseguiram acompanhar o curso por danos na rede local da escola ou no acesso à internet. Considerando o número de professores que acompanharam o curso (144), 91,6% foram aprovados e 8,4% reprovados.

O Proinesp II foi desenvolvido por docentes e pesquisadores do Nied da Unicamp e do Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) da UFRGS. Este curso teve duração de 12 semanas, de setembro a novembro de 2001, e atendeu noventa e cinco (95) instituições, sendo setenta e cinco (75) APAEs, nove (9) Pestalozzis, três (3) Associações, três (3) Centros de Educação Especial e cinco (5) Institutos. Foram matriculados no curso 389 professores destas instituições, divididos em 17 turmas, sendo que cada uma tinha aproximadamente 23 participantes. O curso foi desenvolvido por duas equipes, uma no Nied e outra no NIEE, que atuaram simultaneamente. Os resultados mostram que, do total de professores que iniciaram o curso, 344 foram aprovados, 34 foram reprovados e 11 professores, de quatro instituições, não conseguiram acompanhar o curso por danos na rede local da escola ou no acesso à internet. Considerando o número de professores que acompanharam o curso (378), 91,0% foram aprovados e 9,0% reprovados.

Tanto no Proinesp I quanto no Proinesp II, após o término do curso a distância, foi realizado o Seminário sobre informática na educação especial Proinesp, envolvendo representantes da SEESP, da FENAPAES, docentes do curso e professores em

13 Esta avaliação presencial foi realizada somente com os participantes do Proinesp II, seguindo as normas

Capítulo 6 –Aplicações em Projetos e Pesquisas

José Armando Valente 111

formação. A condição para que os professores pudessem participar do Seminário era a elaboração de uma apresentação sobre o que estava sendo realizado em termos de informática na educação, tanto com alunos quanto em termos de ações de formação de professores na instituição.

Os resultados destes Seminários foram marcantes pela qualidade dos trabalhos apresentados e pelo fato de terem sido realizados como parte do processo de formação. Os Seminários aconteceram logo em seguida ao término do curso e, portanto, houve pouco tempo para que os professores pudessem implantar a informática nas suas atividades de sala de aula. Mesmo assim, na apresentação dos trabalhos foi possível observar a qualidade do que havia sido realizado, em muitos casos surpreendendo as expectativas. Isto foi atingido graças à abordagem do estar junto virtual utilizada, em que os professores, interagindo com o docente do curso, tiveram condições de aprender e de receber orientações sobre como colocar em prática seus conhecimentos no trabalho com seus alunos ou com seus colegas. Essa experiência foi muito diferente do que aconteceu, por exemplo, nos cursos FORMAR. Durante estes cursos a realidade da informática na educação era outra, mas ao terminar o curso, os professores voltaram para seus respectivos locais de trabalho, que não tinham computadores para serem usados. Literalmente tiveram que iniciar da estaca zero, sem ter o suporte de nenhum colega ou professor do curso.

Os cursos Proinesp ofereceram um outro dado importante, que foi entender melhor o ciclo que acontece na abordagem do estar junto virtual. Pode-se supor que o ciclo esteja acorrendo quando o aprendiz usa o computador para fazer atividades como um texto ou um programa em Logo, porém não há contato presencial e, portanto, não é possível garantir sua existência. Também pode-se supor um outro ciclo que se estabelece na interação com o docente ou com os colegas do curso. Portanto, a abordagem do estar junto incorpora as idéias do ciclo, mas centrados na interação entre os participantes do curso e não só na interação aprendiz-computador.

Além desses resultados, os cursos serviram para a criação de uma metodologia sobre como usar a abordagem do estar junto virtual, com base no TelEduc, com um grande número de participantes. Mostraram também a limitação das interfaces existentes para o trabalho com algumas populações de indivíduos com necessidades especiais. Por

exemplo, os ambientes computacionais usados nesse curso não estavam adequados à população de cegos que participavam do curso. Eles tiveram que ser desligados e esse fato gerou uma série de modificações nos ambientes computacionais para dar conta de incluí-los nos cursos via internet.

Os principais resultados e uma visão geral do Proinesp II pode ser encontrado no site

www.nied.unicamp.br/~proinesp (Proinesp, 2002).

C

URSO EM DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS COM USO DAS

TIC