• Nenhum resultado encontrado

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

6.4 ANÁLISE DOS EPISÓDIOS SELECIONADOS

6.4.1 Os argentinos

6.4.1.1 Dados de identificação

Título: Os argentinos: 13.000km de diversidad y conflicto Direção: Luís Esnal

Ano: 2006

Emissora em que foi veiculado: TV Escola, Canal Futura e TV Câmara Duração: 54 minutos

Sinopse apresentada pelo site:

Com objetivo de capturar em imagens e palavras as raízes da cultura argentina, a equipe de documentaristas percorreu 13 mil quilômetros. Pessoas e paisagens das mais variadas foram registradas: da salina a quatro mil metros à cantina italiana em Buenos Aires. Da aldeia guarani em Misiones às montanhas de Humahuaca. Um mergulho profundo num país complexo, graças à diversidade de suas identidades.

6.4.1.2 Descrição geral:

Os argentinos é o episódio de caráter documental do seriado Os latino-americanos que, contendo imagens sobre o real, procura configurar a formação da identidade argentina, iniciando com um making off, que apresenta imagens dos bastidores da equipe de trabalho e realizando ajustes de câmera e iluminação, em preto e branco e com movimento de câmera na mão. Um narrador, em off, informa que serão percorridos, em um mês, mais de treze mil quilômetros dentro da Argentina para a realização do documentário. Após essa pequena introdução, são exibidas uma vinheta de abertura e as legendas com o título: Os argentinos – 13000 km de diversidade e conflito.

O episódio estrutura-se a partir das localidades que vão sendo visitadas durante a jornada, começando pelo norte do país, passando pelo sul e retornando até a capital, ponto de partida e ponto final do episódio. Em cada localidade pela qual a equipe passa, são captados depoimentos de representantes da região e assinalados traços de sua cultura específica. O texto da narrativa comporta falas, entrevistas, imagens fotográficas, imagens televisuais recuperadas e em travelling, em que a câmera capta o deslocamento da equipe na estrada e nas localidades visitadas. Tais imagens são apresentadas acompanhadas de suas respectivas legendas, informando os nomes dos personagens e das localidades. Essas imagens são intercaladas com a apresentação de um mapa no qual as localidades vão sendo riscadas com uma caneta, na medida em que a narrativa vai se deslocando pelas províncias do país.

A trilha sonora do episódio é composta, em sua maior parte, por ritmos tradicionais da cultura argentina e por músicas executadas ao vivo durante a captação das cenas.

6.4.1.3 Dispositivo discursivo de tematização:

A temática central abordada pelo episódio diz respeito à diversidade da formação étnica argentina. Essa temática desdobra-se e combina-se com outros pares opositivos temáticos, tais como: diversidade vs. unidade, nativo vs. colonizador, resistência vs.

dominação, periferia vs. centro.

6.4.1.4 Dispositivo discursivo de figurativização:

O tema identidade argentina é figurativizado a partir da apresentação de estereótipos de representantes das diferentes etnias que compõem essa população: o gaúcho judeu, o indígena, o descente de europeu, o imigrante. Mas, toda essa diversidade se unifica na configuração do povo argentino, que então se distingue pela classe a que pertence e pelo local onde habita.

6.4.1.5 Dispositivo discursivo de actorialização:

O episódio conta com a participação um grande número de atores, mas não dispõe de um protagonista principal; eles são vários, todos identificados pelo nome, profissão ou atuação, mediante legendas. Ocupam, não obstante, diferentes níveis de relevância na narrativa. Mas, de qualquer forma, todos se caracterizam como personagens tipo: é o líder da tribo ou da comunidade; o historiador; o músico; o trabalhador rural; o líder religioso; a anciã; o torcedor de futebol; o filho do desparecido político. A esses atores cabe iniciar e guiar as narrativas específicas de cada comunidade.

Figura 2 – Cantora de Humahuaca.

Fonte: tal.tv/video/los-argentinos, consultado em dezembro de 2016.

6.4.1.6 Dispositivo discursivo de espacialização:

Os espaços que servem de cenário para a narrativa são, em sua grande maioria, abertos: aldeias, campos, plantações, vales, ruínas, mar, cidades, ruas, avenidas, prédios, calçadas. O episódio recorre a poucos espaços fechados, como por exemplo, os restaurantes e a casa de tango. Os cenários urbanos e rurais em suas dinâmicas acabam por também se tornar protagonistas do relato, pois as tomadas gerais ou de planos detalhe desses lugares complementam as informações fornecidas sobre o povo argentino.

Em todo o episódio, o mapa que aparece sendo riscado não sugere a ideia de espaço aberto ou fechado, mas sim de localização geográfica, precisando o lugar onde, naquele momento, ocorre a narrativa, configurando geograficamente o país e destacando o percurso por entre as províncias.

Figura 3 – Mapa do trajeto.

Fonte: http://tal.tv/video/los-argentinos, consultado em dezembro de 2016.

6.4.1.7 Dispositivo discursivo de temporalização:

O tempo em que se passa a narrativa é o atual. Torna-se, porém, difícil determinar datas precisas: os figurinos, maquiagem, cabelo, automóveis e prédios indicam a contemporaneidade ou marcam alguns traços atemporais, característicos da cultura argentina, como as tribos indígenas, dos guaranis ou mapuches. Convivem nos cenários retratados construções antigas com prédios modernos, largas avenidas e estradas de chão batido. Algumas cenas, não obstante, dão indicações da estação do ano e/ou do horário do dia em que foram captadas.

6.4.1.8 Dispositivo discursivo de tonalização:

A combinatória tonal que perpassa o episódio é de orgulho, nacionalismo,

argentinidade e integração referente às etnias que fazem parte da construção da identidade

argentina, o que se manifesta pela hibridação através do contato e da interação entre as diferentes etnias e culturas. Esses tons se combinam e se mesclam ainda com os de

O tom de superação em relação às adversidades também é recorrente, e aparece principalmente na fala dos imigrantes com relação ao país e ao ambiente que os acolheu.

Figura 4 – Depoimento de representante mapuche.

Fonte: tal.tv/video/los-argentinos, consultado em dezembro de 2016.