• Nenhum resultado encontrado

Os Estilos de Liderança do Multifactor Leadership Questionnaire de

CAPÍTULO III FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

3.2. A Liderança

3.2.1. Estilos de Liderança

3.2.1.1. Os Estilos de Liderança do Multifactor Leadership Questionnaire de

O Multifactor Leadership Questionnaire (MLQ) de Bass e Avolio (2004), de acordo com a sua génese, pretende identificar os vários tipos de liderança e comportamentos eficazes que estão intimamente ligados à eficiência e ao sucesso das instituições, assim como ao sucesso a nível individual dos líderes. O MLQ foca a sua atenção nos comportamentos individuais dos membros, de qualquer organização, que sejam promotores da transformação organizacional e individual dos seus afiliados. Este questionário identifica e avalia comportamentos de liderança que motivam as pessoas na concretização dos padrões de desempenho definidos, assim como na superação das suas limitações e no desenvolvimento das suas capacidades com vista à persecução dos objetivos. O MLQ (ver apêndice 1 ou 2) é constituído por um conjunto de 45 afirmações que pretendem identificar comportamentos importantes de eficácia e de liderança que se agrupam em 12 fatores, divididos pelos três tipos de liderança, a saber: Liderança Transformacional (5 fatores), Liderança Transacional (2 fatores) e Liderança Laissez-

faire (2 fatores) como elucidado na tabela 6.

Grupos Escalas Questões

T

ipos de L

ider

ança Liderança

transformacional

1. Influência Idealizada (atributos) 10, 18, 21, 25 2. Influência Idealizada (comportamentos) 6, 14, 23, 34 3. Motivação Inspiracional 9, 13, 26, 36 4. Estimulação Intelectual 2, 8, 30, 32 5. Consideração Individual 15, 19, 29, 31 Liderança

Transacional

6. Recompensa pelos objetivos atingidos 1, 11, 16, 35 7. Gestão por Exceção (ativa) 4, 22, 24, 27 Liderança

Laissez-Faire

8. Gestão por Exceção (passiva) 3, 12, 17, 20 9. Laissez-faire 5, 7, 28, 33 Resultados da Liderança Esforço Extra 39, 42, 44 Eficácia 37, 40, 43, 45 Satisfação 38, 41

Este questionário, para além de avaliar os tipos de liderança elencados anteriormente, evidencia os resultados que advêm do tipo de liderança exercido, denominados pelos autores de Esforço Extra, Eficácia e Satisfação.

De acordo com Bass e Avolio (2004) o MLQ apresenta vantagens relativamente a outros questionários de liderança pois a abrangência de comportamentos evidenciados é muito maior. Estes comportamentos estão associados aos três estilos de liderança, sendo que, em extremidades opostas, estão os comportamentos que se enquadram na Liderança Transformacional, promotora de comportamentos a nível superior no sucesso dos indivíduos e da organização e na Liderança Laissez-faire que se caracteriza pela passividade do líder pela sua não liderança pela ausência de responsabilidade. Uma outra vantagem do MLQ reside no facto de poder ser aplicado a vários níveis de liderança nas organizações independentemente da posição que o líder ocupa na instituição.

Este questionário também se destaca de outros instrumentos pelo enfoque atribuído pelo líder ao seu próprio desenvolvimento intelectual, assim como, ao desenvolvimento dos outros e da organização. Por fim, o questionário é claro na identificação dos comportamentos eficazes do líder apontando o caminho a percorrer caso a sua ação não promova os resultados esperados.

O MLQ usa a escala de Likert, com 5 níveis representantes da frequência dos comportamentos dos líderes de acordo com a perceção dos inquiridos e cuja amplitude de estimativa varia entre 0 e 4 como indicado na tabela 7.

0 - Nunca 1 - Raramente 2 – Algumas vezes 3 – Muitas vezes 4 - Frequentemente Tabela 7 – Níveis da escala de Likert do Multifactor Leadership Questionnaire

As respostas dos sujeitos da investigação são distribuídas por 12 categorias e dispostas pelos três tipos de liderança e pelos resultados da liderança, já numa fase posterior ao preenchimento do questionário. Logo a seguir, as médias obtidas em cada uma das categorias são calculadas para se chegar a uma conclusão a respeito do estilo de liderança que os questionados apresentam, traduzido por valores baseados na frequência da observação das atitudes dos líderes e das perceções dos resultados da liderança.

Apresenta-se uma descrição sumária dos fatores do MLQ que segundo Bass e Avolio (2004) identificam aspetos distintos dentro de cada estilo de liderança já referidos anteriormente.

3.2.1.1.1. A Liderança Transformacional

Fator Influência Idealizada – atributos

A influência idealizada refere-se à forma como os líderes são perspetivados pelos outros. Os líderes transformacionais são idealizados pelos colaboradores que se identificam com o líder, pois este é percecionado como um modelo a seguir pelo seu profissionalismo, razão pela qual os seus seguidores demonstram confiança e lealdade para com ele, identificando-se também com a sua missão.

Os líderes transformacionais, com forte sentido social, desenvolvem nos seus colaboradores a autonomia, a vontade de concretização e de serem bem-sucedidos assim como o seu desenvolvimento profissional por longos períodos para que contribuam, ao máximo, para a missão do líder e para a concretização dos objetivos definidos.

Fator Influência Idealizada – comportamentos

Este fator está relacionado com os comportamentos evidenciados pelo líder. Através das suas decisões o líder demonstra ter um forte sentido de missão e de estar comprometido com a concretização das metas estabelecidas e com o sucesso da organização. É um líder que inspira confiança e respeito nos seus colaboradores pela sua preocupação com as questões éticas e morais que envolvem o trabalho da organização e é um líder que consegue passar para as pessoas com quem trabalha as mais-valias dos seus ideais como sendo os melhores para a organização e para os seus colaboradores.

Fator Motivação Inspiracional

Os líderes inspiracionais são capazes de demonstrar aos outros, de uma forma simples e percetível por todos, o que é necessário fazer para atingir os objetivos comuns, através da sua capacidade de antever o que é possível concretizar e como concretizá-lo. Estes líderes revestem de significado o que é necessário realizar e promovem expetativas positivas quanto às tarefas que são necessárias desempenhar.

Fator Estimulação Intelectual

O líder transformacional fomenta a estimulação intelectual dos seus seguidores a nível das suas ideias e valores. Através da estimulação intelectual o líder desenvolve nos seus seguidores novas perspetivas sobre problemas antigos e a capacidade de resolução de problemas futuros, tornando os seus seguidores autónomos na resolução de situações

problemáticas de forma criativa e inovadora. Os liderados são encorajados a questionar os seus próprios pontos de vista e valores, incluindo os do líder, sempre que se mostrarem inadequados desenvolvendo, desta forma, a capacidade para antever problemas que não foram detetados pelo líder.

Fator Consideração Individualizada

Este fator está ligado com a capacidade do líder reconhecer os seus seguidores como pessoas individuais, com preocupações e necessidades específicas, e ser capaz de apoiar e encorajá-los a superarem as suas dificuldades de modo a concretizarem-se totalmente. O líder mostra-se preocupado e atento às pessoas e trata-as de forma única e, de acordo com as suas especificidades, atribui-lhes tarefas e objetivos individuais. Este tipo de líder desenvolve uma cultura organizacional que promove e apoia o crescimento profissional a nível individual.

3.2.1.1.2. A Liderança Transacional

Fator Recompensa pelos objetivos atingidos

Este fator define a ação do líder transacional quando este reconhece o trabalho dos seus seguidores em função da concretização das tarefas e dos objetivos definidos e alcançados, premiando-os por isso. O líder especifica com clareza as tarefas que os colaboradores deverão desempenhar e recompensa-os, tanto a nível individual como a nível do grupo, se os resultados esperados forem alcançados.

Fator Gestão por Exceção - ativa

O líder esclarece os seus seguidores quanto aos padrões de desempenho e clarifica o que não devem fazer por resultar em práticas ineficazes punindo-os perante o incumprimento desses padrões de desempenho expectáveis. Esta forma de liderança necessita de monitorização constante dos comportamentos desviantes, erros ou falhas com o intuito de os corrigir de imediato.

3.2.1.1.3. A Liderança Laissez-Faire

Fator Gestão por Exceção - passiva

Nesta forma de liderança, a passividade do líder destaca-se estando interligada negativamente com o desempenho e os resultados da organização. O líder demonstra incapacidade para atuar de forma sistemática perante as situações problemáticas que vão surgindo. Este tipo de líder evita prestar esclarecimentos sobre quais as tarefas e os comportamentos que são expectáveis por parte dos seguidores, ou quais são os objetivos que deverão ser alcançados. Esta liderança tem impacto negativo nos seguidores.

Fator Liderança - Laissez-Faire

Quando este tipo de liderança se evidencia, isto é, quando há praticamente ausência de liderança, apresenta-se-nos um líder que evita tomar decisões, envolver-se ou atuar nos momentos mais críticos. É um líder que está ausente quando é necessária a sua presença ou orientação e que adia a resposta a decisões urgentes.

3.2.1.1.4. Os Resultados da Liderança

No que concerne aos Resultados da Liderança, Bass e Avolio (2004) e apontam três categorias: Esforço Extra, Eficácia e Satisfação.

Fator Esforço Extra

O Líder leva a que os liderados façam mais do que é esperado e desenvolve neles a vontade de se superarem através do seu esforço. Desenvolve-lhes, de igual modo, o desejo para serem bem-sucedidos.

Fator Eficácia

O líder é eficaz na representação dos seus seguidores perante os seus superiores hierárquicos e vai ao encontro das suas necessidades profissionais a nível individual sem deixar de ser capaz de identificar as necessidades da organização a nível global. É um líder que lidera um grupo eficaz.

Fator Satisfação

O líder demonstra usar métodos de liderança satisfatórios trabalhando com os demais de forma cordial e proporcionando um agradável ambiente de trabalho.