• Nenhum resultado encontrado

4.1 Pesquisa Quantitativa

4.1.4 Modelo Estatístico

4.2.2.2 Os grupos focais

Apesar do objetivo de comparação das normas e valores a cerca do universo escolar ser entre as alunas e alunos, a conformação dos GFs seguiu o critério de sexo, idade, turno e status de reprovação. A ideia inicial era realizar os GFs com alunos com idade entre 15 e 16 anos, já que nessa faixa etária se tem pouca distorção idade-série. Na prática, não foi possível porque, apesar de ter sido informado à direção a respeito da conformação dos grupos (faixa etária e 4 integrantes que já tinham tido experiência de reprovação e 4 na situação contrária), foi sempre a diretora quem escolheu os alunos(as). Somente ao analisar as fichas de caracterização é que foi possível verificar alunos fora do grupo de idade pré-estabelecido e não havia proporção igual entre alunas(os) que já haviam sido reprovados alguma vez e os que nunca tinham passado por tal experiência.

Na literatura sobre os GFs, suger-se que os grupos sejam homogêneos com relação à algumas características (Morgan, 1996; Fallon & Brown, 2002) para que não ocorra constrangimentos aos participantes em suas manifestações. Durante a realização do primeiro GF não foi percebido nenhum tipo de intimidamento relativo tanto às diferenças de idade, quanto ao status de reprovação. Nos demais GFs foram sugeridas as conformações dos mesmos, mas como não foi seguida deu-se continuidade ao trabalho. Na realidade não se teve perdas, muito pelo contrário, percebeu-se uma contribuição nas discussões, que possibilitou a percepção das normas e valores de alunos(as) que estavam dentro da faixa etária para o primeira série do EM e daqueles que estavam fora dessa faixa, bem como, os que já haviam sido reprovadados alguma vez e os que nunca foram reprovados.

Na programação preliminar seriam realizados 16 GFs em 6 escolas localizadas nas regiões Veneza, Centro e Justinópolis de RN. Foram efetivamente visitadas 3 escolas nas regiões de Justinópolis e Centro de RN e realizados 8 GFs. Acredita-

se, que não ter realizado os GFs nas três regiões pré-estabelecidas não houve perda para os resultados encontrados, já que os GFs não são representativos e a realização nas escolas da região de Veneza também não seriam.

Os quatro primeiros GFs (G1 a G4) foram realizados nos dias 16 e 21 de julho de 2014 em uma escola localizada na região de Justinópolis. Dois GFs aconteceram no turno da manhã (G1 e G3) e dois no turno da noite (G2 e G4) em cada dia. Nessa escola o local para a realização dos GFs foi uma sala de informática e o ambiente foi tranqüilo (QUAD. 10).

Nos dias 22 e 23 foram realizados mais dois GFs (G5 e G6, respectivamente) em uma escola localizada também na região de Justinópolis, sendo ambos os grupos realizados no turno da manhã. Já nesses GFs foi possível perceber uma certa saturação nas informações, mas para ter certeza foram realizados mais dois GFs nos dias 24 e 25 em uma escola localizada do centro de RN (G7 e G8, respectivamente). No 8º GF o ponto de saturação foi alcançado e deu por encerrado a realização dos GFs. Em ambas escolas, a realização dos GFs foi na biblioteca, que causou, inicialmente, um certo incômodo com a entrada de funcionários. No entanto, tal situação foi contornada e foi possível conduzir os GFs sem a interferência externa. Na escola localizada na região leste de Justinópolis, houve uma certa desorganização, devido à indisciplina dos alunos, que se manifestou em brigas na hora do recreio, que felizmente ocorreu após o término do GF (QUAD.10).

Dos 8 GFs realizados, 4 grupos foram compostos por alunas (3 no turno da manhã e 1 no turno da noite) e 4 grupos compostos por alunos (3 no turno da manhã e 1 no turno da noite). Devido a pouca quantidade de turmas na primeira série do EM no turno noturno o número dos GFs foi inferior ao realizado no turno da manhã (QUAD.10). Em todos os GFs tinha a representação de alunos(as) que nunca haviam passado pela experiência de reprovação escolar e por alunos(as) que já experimentaram tal evento em suas vidas escolares, podendo ser no EF, no EM ou em ambos. Os GFs foram compostos em sua maioria por 8 alunos(as), sendo que um dos GFs teve 7 alunas (G6) e em outro 9 alunos (G5). (QUAD. 8).

QUADRO 8 – Características gerais dos GFs - Alunos na primeira série do

EM, REE, Ribeirão das Neves (MG), 2014.

Grupos (G) Data Sexo Tamanho GF Idade Média Status Turno Região de RN

G1 16/07/2014 Feminio 8 14,9 Rep/Apr Manhã Justinópolis

G2 16/07/2014 Masculino 8 16,1 Rep/Apr Noite Justinópolis

G3 21/07/2014 Masculino 8 15,3 Rep/Apr Manhã Justinópolis

G4 21/07/2014 Feminino 8 16,8 Rep/Apr Noite Justinópolis

G5 22/072014 Masculino 9 15,9 Rep/Apr Manhã Justinópolis

G6 23/07/2014 Feminino 7 15,7 Rep/Apr Manhã Justinópolis

G7 24/07/2014 Masculino 8 15,8 Rep/Apr Manhã Centro

G8 25/07/2014 Feminino 8 15,4 Rep/Apr Manhã Centro

Fonte: Elaboração Própria.

Inicialmente, para deixar os participantes dos GFs mais descontraídos, foi sugerida a apresentação dos mesmos, podendo ser através de apelidos e também que se definissem através de uma única palavra. Em todos os GFs, foi preservado o direito de expressão dos mesmos, refletindo sobre as questões colocadas pelas moderadoras. Os grupos tiveram duração entre 1h e 1:30 h. Durante os GFs, as moderadoras/pesquisadoras assumiram o papel de encorajar os participantes a interagir entre si.

Apesar da experiência de moderação de GFs ter ocorrido durante o pré-teste, ficou a meu cargo a moderação dos GFs, justamente pela proximidade com o objeto de estudo o que poderia não acontecer com uma pessoa contratada. Dos 8 GFs, eu moderei 7, nos quais em 6 deles o papel de relatora ficou a cargo da orientadora da pesquisa e um deles por uma aluna do curso de métodos qualitativos ministrado pela orientadora da pesquisa. A orientadora da pesquisa moderou 1 GF, no qual a relatora foi eu mesma. Em todos os GFs, as anotações foram realizadas priorizando o posicionamento dos participantes em volta da mesa, sendo os mesmos devidamente enumerados e suas falas correlacionadas.

4.2.2.2.1 Perfil dos participantes

O total de participantes dos GFs foram 64 alunos(as), sendo 31 do sexo feminino e 33 do sexo masculino (TAB.4). A idade mediana para o sexo feminino foi 15,70 anos e do sexo masculino foi de 15,78 anos. Dentre os participantes, foi possível observar que as alunas, em sua maioria, se consideraram pardas, ao passo que, os alunos pretos. Com relação ao trabalho, o número alunos que trabalhavam foi cerca de cinco vezes maior em relação ao número de alunas.

TABELA 4 – Perfil dos participantes - Alunas e alunos na primeira série do EM, REE, Ribeirão das Neves (MG), 2014.

Variáveis Feminino Masculino

Turno Manhã 23 25 Noite 8 8 Raça/cor Branca 8 5 Preta 4 13 Parda 19 11 Amarela 0 2 Indígena 0 1 BNNS 1 Status conjugal Solteiro ou namorando/ficando 30 28

União consensual (morando junto) 1 5

Trabalha

Sim 2 10

Não 24 14

Não, mas já trabalhei 2 5

De vez em quando 2 3

BNNS 1 1

Frequentou pré-escola/escolinha entre 4 e 6 anos de idade Sim 27 26 Não 3 6 BNNS 1 1 Já foi reprovado Sim, no EF 13 10 Sim, no EM 0 6 Não 17 16 Sim, no EF e EM 1 1 Já abandonou a escola Sim, no EF 3 0 Sim, no EM 1 0 Não 26 31 Sim, no EF e no EM 1 1 BNNS 0 1

Já evadiu da escola - ficou mais de um anos sem frequentar a escola

Sim 1 0

Não 30 33

Total 31 33

Fonte: GFs realizados entre 16 e 25 de julho de 2014. Elaboração Própria.

BNNS: informações em branco, nulas ou quando o aluno(a) não sabia.

Para aqueles que não trabalhavam, a quantidade de alunas foi bem maior que a de alunos. No que tange a relação dos(as) alunos(as) com a escola na primeira

infância, a quantidade de alunos que não tiveram contato com a pré- escola/escolinha foi quase o dobro das alunas. Já com relação à experiência de reprovação, os alunos se distribuíram de forma igual entre aqueles que já haviam sido reprovados e os que nunca tinham sido reprovados. No caso das alunas, a maioria nunca havia sido reprovada. Por outro lado, a experiência de ter abandonado a escola foi bem maior para as alunas, sendo quatro vezes maior em relação aos alunos. E no caso da evasão escolar, os alunos nunca tiveram tal experiência e uma aluna já havia passado por tal experiência.