• Nenhum resultado encontrado

BRIEFING 2 – O CONTEXTO DA PESQUISA

2.2 Fundamentos e procedimentos metodológicos

2.2.5 Os procedimentos de análise dos resultados

7 Assim como as revistas Men’s Health, Placar e Playboy, as informações acerca da revista GQ foram coletadas do site da Editora Globo e em sites de pesquisa em geral.

Assim como as técnicas de pesquisa, a escolha dos procedimentos de análise dos dados está intrinsecamente ligada à abordagem metodológica adotada e ao tipo de pesquisa que nos propomos a realizar.

Para fins de análise, tomamos os anúncios publicitários veiculados nas quatro revistas: Men’s Health, Placar, Playboy e GQ, os quais constituem um corpus significativo para desenvolver uma pesquisa em ADD, levando em consideração que os discursos desses anúncios refletem processos sócio-historicamente situados e nos possibilitam analisar as relações dialógicas e os processos ideológicos e valorativos presentes nesse gênero discursivo. A perspectiva adotada segue a ordem metodológica proposta por Bakhtin para o estudo da língua, a partir de uma perspectiva sócio-histórica-cultural, presente em toda a sua obra e delineada por Bakhtin/Voloschinov especialmente em Marxismo e filosofia da linguagem (1999), relacionando-a com os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2010a, 2010b; ROJO, 2005). Como já posto, as considerações metodológicas de análise do uso da linguagem seguem estas etapas:

1 As formas e os tipos de interação verbal em ligação com as condições concretas em que se realiza.

2 As formas das distintas enunciações, dos atos de fala isolados, em ligação estreita com a interação de que constituem os elementos, isto é, as categorias de atos de fala na vida e na criação ideológica que se presta a uma determinação pela interação verbal.

3 A partir daí, exame das formas da língua na sua interpretação linguística habitual (BAKHTIN, 1999, p. 124-125).

Dessa forma, procuraremos construir resultados de análise do gênero em questão, estruturados partindo da ordem metodológica assumida, sem categorias preestabelecidas. Nesse sentido, sabemos que a concepção de linguagem, de construção e de produção de sentidos apoia-se nas relações discursivas empreendidas por sujeitos historicamente situados.

Daí, inicialmente, a análise se dará no modo de constituição e de funcionamento da comunicação publicitária, especificamente, da mídia impressa, entendendo o contexto histórico no qual foram produzidos os anúncios, o universo sociopolítico do autor e daqueles a que foi destinado: os leitores, mais especificamente, os homens.

Em seguida, nossa observação centrar-se-á no estudo específico do anúncio publicitário como gênero veiculado em revistas direcionadas ao público masculino, com uma orientação valorativa específica a ser descortinada pelas análises, considerando, é claro, que a análise e a descrição do gênero anúncio são de ordem interpretativa. Por esse motivo, o pesquisador, inserindo-se no processo de investigação, é movido e sugestionado por suas

descobertas, trazendo a diversidade de vozes sobre o objeto estudado para sua pesquisa e se permitindo ouvir e ser ouvido, alterando ou não suas respostas.

Outro momento do trabalho deve ter a preocupação de compreender as tomadas de posição que são dadas aos anúncios, se são ou não homogêneas, buscar entender os interesses do discurso instaurado, avaliando melhor a tomada de posição que transparece no dado, e procurar avaliar, a partir daí, como os anúncios publicitários orientam os leitores para a construção das suas próprias identidades no mundo contemporâneo.

Para atingir os objetivos apresentados por nós, inicialmente, a proposta é proceder à análise da dimensão social do anúncio, que tem como resultado todos os dados, reflexões e entendimentos advindos das etapas descritas. Ao pesquisador, cabe a tarefa de interpretar e sintetizar as informações.

Seguindo-se a essa etapa, trataremos do aspecto verbo-visual dos anúncios, que será perscrutado e se constituirá a partir das análises empreendidas pelo olhar do pesquisador. Nesse momento, dar-se-á a análise da identidade no gênero anúncio publicitário direcionado ao público masculino na mídia impressa. Para tanto, levaremos em consideração todo o arcabouço advindo dos trabalhos de Bakhtin e do Círculo e as contribuições de autores que desenvolvem trabalhos na área do texto verbo-visual, na área da cultura e da identidade.

Para melhor detalharmos nosso percurso de estudo, seguimos os passos abaixo descritos:

 Escolha das revistas que seriam motivo de nossa pesquisa, conforme justificativa já explicitada na Introdução deste trabalho.

 Catalogação e escaneamento de todos os anúncios veiculados nas quatro revistas dos meses de janeiro, abril, julho e outubro, totalizando 16 revistas.  Elaboração de pastas com anúncios de cada revista selecionada.

 Seleção de 27 textos do gênero em estudo das 16 revistas impressas. Na escolha dos anúncios, elegemos textos de temáticas diversas.

 Seleção de um conjunto temático diversificado de anúncios que nos possibilitou a análise mais significativa do gênero.

 Construção preliminar de categorias conduzidas pelo olhar do pesquisador para seu objeto.

 Agrupamento por categoria e subcategorias estabelecidas durante o processo de análise.

 Análise dos anúncios com base nas categorias e nos aportes teóricos que amparam a pesquisa.

 Preparação das conclusões com fundamento nos resultados obtidos e nas análises empreendidas.

Queremos realçar que todas as exposições, fases e considerações aqui expostas constituem o roteiro metodológico que procuraremos seguir para atingir o objetivo do nosso estudo. Nesse sentido, inventariamos como se deu o passo a passo da pesquisa, pois julgamos pertinente para compreendermos as opções teórico-metodológicas e epistemológicas utilizadas em nosso caminho de pesquisadora.

Julgamos pertinente o método de construção e os consequentes procedimentos de análises advindos dele, pois nos permitiram responder a nossa questão de pesquisa, a saber: Como o anúncio publicitário, fazendo uso da linguagem verbal e não verbal, atua no mundo contemporâneo sobre os consumidores, informando, argumentando, comparando e utilizando- se da racionalidade e da subjetividade em seus enunciados, a depender da mercadoria a ser negociada, propagada?

Nesse sentido, nosso estudo de doutoramento esquadrinhou, sem ter inicialmente categorias predefinidas, a identidade no gênero anúncio publicitário impresso em revistas masculinas, analisando-o com vistas a uma conclusibilidade sobre a sua dimensão social e verbo-visual. O capítulo que se segue trata do arcabouço teórico que nos possibilitou os resultados aos quais chegamos.