• Nenhum resultado encontrado

7.9 - Outras informações relevantes

Não há outras informações relevantes além das mencionadas no Formulário de Referência da Rumo, Controladora da Companhia.

Vantagens Competitivas

Acreditamos que, por sermos um prestador de serviços de logística em larga escala com operações integradas bem estabelecidas, proporcionamos aos nossos clientes uma operação eficiente e com custos atrativos, bem como acesso aos principais centros exportadores, tais como o porto de Santos e o porto de Paranaguá. Acreditamos, ainda, estar preparados para capitalizar sobre tendências favoráveis, particularmente em razão das seguintes vantagens competitivas:

Base de Ativos – Malhas Ferroviárias e Terminais

Operamos em três principais corredores de exportação de commodities agrícolas do país que ligam (i) nosso Terminal de Rondonópolis (MT) até o Porto de Santos (SP), (ii) os Terminais de Londrina (PR) e Maringá (PR) ao Porto de Paranaguá (PR) e (iii) nosso Terminal de Cruz Alta (RS) ao Porto de Rio Grande (RS). Os portos que ligam esses corredores aos terminais do interior são os principais responsáveis por 71% das exportações de grãos e 91% das exportações de açúcar brasileiros segundo o MDCI. Os Estados atendidos por nossa malha ferroviária foram responsáveis por 27% da produção de grãos no país (incluindo soja e milho) em 2015, segundo a CONAB, e representam aproximadamente 80% do PIB gerado no país, de acordo com dados do IBGE.

Adicionalmente, nossa malha ferroviária conecta os portos de Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande. Esses portos figuram entre os mais importantes do Brasil e responderam por aproximadamente 73% da exportação total de grãos do país em 2015, segundo o MDIC. Além das exportações de grãos, esses portos são responsáveis por uma significativa atividade de contêineres, segundo o MDIC.

Acreditamos que a extensão, abrangência e importância dos nossos ativos se apresentam como grandes vantagens competitivas por propiciar aos clientes da Companhia conveniência, alcance, acesso, volumes apropriados e custos mais baixos. Para mais informações veja os Fatores de Risco “A rescisão prematura das concessões ferroviárias brasileiras pode ter um

impacto negativo substancial no negócio da Companhia.” e “A Companhia pode não conseguir

renovar antecipadamente os contratos de concessão da Malha Sul e da Malha Paulista, atualmente sob avaliação da ANTT, o que pode impactar de forma relevante e adversa o seu plano de investimento e estratégia de crescimento”.

Potencial de Crescimento dos Volumes e Eficiência das Operações

Nosso plano de investimentos busca aumentar substancialmente a nossa participação no mercado de transporte de carga nos mercados nos quais atuamos. Entendemos que, na medida em que investimos em nossa malha ferroviária, nossas vantagens competitivas se tornam ainda mais relevantes, principalmente em termos de custo e eficiência, especialmente para cargas a granel transportadas em distâncias médias a longas, conjugadas à flexibilidade dos nossos serviços intermodais e deverão atrair mais negócios de clientes no Brasil que atualmente não são capazes de utilizar plenamente serviços ferroviários e intermodais.

7.9 - Outras informações relevantes

Sólida Base de Clientes

Acreditamos manter relacionamentos duradouros com nossos clientes, dentre os quais estão: (a) comerciantes do setor graneleiro, tais como Bunge, Cargill, ADM e Amaggi; (b) empresas do setor petrolífero, tais como Petrobras, Raízen e Ipiranga; e (c) empresas industriais, tais como Votorantim, Eldorado e Camargo Corrêa. O bom relacionamento com esses clientes foi desenvolvido ao longo dos últimos anos, na medida em que, na nossa visão, aumentamos a confiabilidade dos nossos serviços. Acreditamos ter criado uma reputação de empresa de transporte ferroviário eficiente e estratégico, capaz de trabalhar junto com os clientes para desenvolver serviços de logística customizados e altamente específicos para atender às necessidades de cada um. Como exemplo, podemos citar o Terminal XXXIX, que foi criado em parceria entre a ALL Malha Norte e a Caramuru Alimentos, e resultou na criação de uma entidade de propósito específico para instalar e explorar um terminal portuário na margem direita do porto de Santos. Este terminal foi instalado em 2001 e, desde então, é utilizado para o transporte de grãos a granel.

Estratégias

Pretendemos expandir nossa atuação no mercado brasileiro de logística, em termos de volume movimentado, com foco nos princípios básicos do nosso negócio, quais sejam: (1) crescer onde tivermos uma vantagem competitiva destacada; (2) realizar investimentos focados na redução de custos; (3) maximizar a utilização de ativos com consequente aumento do retorno sobre o capital investido; e (4) investir em nossos equipamentos e malhas.

Crescer Onde Tivermos uma Vantagem Competitiva Destacada

O alicerce da nossa estratégia de crescimento é aumentar significativamente os volumes e a participação de mercado por meio da prestação de serviços em rotas em que tivermos uma vantagem competitiva e/ou econômica destacada sobre modalidades alternativas de transporte, geralmente em caminhões. Nossa malha ferroviária no Brasil compreende uma plataforma na qual acreditamos poder movimentar cargas ponto-a-ponto, de forma eficiente em termos de custo. Na nossa visão, os corredores estrategicamente localizados que compõem a nossa malha ferroviária nos proporcionam uma vantagem competitiva sustentável para atrair clientes ferroviários tradicionais, assim como a oportunidade de aumentar nossa participação de mercado em produtos industriais pela combinação do transporte ferroviário de carga em média e em longa distância a baixos custos, com a flexibilidade proporcionada por baldeações e conexões feitas por caminhões. Desta forma, nossos principais alvos são:

Clientes ferroviários tradicionais, para os quais nossos serviços de transporte são a melhor alternativa: Clientes ferroviários tradicionais, como produtores de commodities

agrícolas, são tipicamente os que fazem grandes remessas a granel, que são transportadas de maneira mais eficiente por trens do que por caminhões em rodovias, mas que podem ter utilizado o transporte por caminhões como modalidade principal de transporte no passado em virtude da disponibilidade limitada de serviços ferroviários no mercado brasileiro; e

Clientes de produtos industriais, para quem os serviços intermodais representam uma modalidade de transporte mais eficiente do que o transporte somente por caminhões:

Acreditamos ter capacidade suficiente para aumentar nossa participação em mercados que já atendemos, tais como produtos agrícolas, de siderurgia, combustíveis, papel e celulose, e também para ingressar em novos mercados. Há diversos ramos de mercados industriais, tais

7.9 - Outras informações relevantes

como automóveis e peças automotivas, cargas refrigeradas, LTL, fretes, que contratam volumes significativos no setor brasileiro de transporte de carga e junto aos quais nossa participação de mercado é insignificante. No Brasil, tais indústrias são atendidas em sua maioria por caminhões, ao passo que nos Estados Unidos, os serviços ferroviário e intermodal são as principais modalidades de transporte, segundo o Ministério dos Transportes e EDLP, tendo em vista a eficiência destes serviços para tais mercados.

Investimentos Focados na Redução de Custos

Nossa estratégia está focada em investimentos relacionados à recuperação de ativos, em especial nossa frota de locomotivas e vagões, através de compra de material rodante novo para a substituição de ativos em má condição de uso. Além disso, os investimentos em via permanente tem o objetivo de potencializar a utilização de nossos ativos para a busca de redução de nosso custo operacional e maximização de nossos volumes de transporte.

Maximizar a Utilização de Ativos com Consequente Aumento do Retorno de Capital

Tendo em vista a natureza das nossas atividades, de grande necessidade de ativos, a alta utilização de tais ativos é de vital importância. A ociosidade verificada atualmente nas nossas operações não é relevante, em termos de disponibilidade de capacidade de transporte de carga, mas nossa estratégia é minimizar ainda mais a ociosidade dos equipamentos por meio das seguintes iniciativas:

 maximização da utilização dos nossos equipamentos, com a adoção de vários programas de utilização de ativos que monitoram a localização e o tempo de deslocamento dos equipamentos dentro da nossa malha ferroviária, bem como o investimento em novos equipamentos em substituição de ativos em má condição de uso em via permanente para eliminar gargalos existentes e com isso aumentar a velocidade média;

 celebração de contratos de longo prazo com os nossos principais clientes, para possibilitar a melhor adequação e previsão das nossas capacidades futuras; e

 definição da aquisição de novos equipamentos em função da demanda, pela análise contínua dos níveis de frota versus necessidade.

Como resultado de esforços consistentes para aprimorar a utilização de ativos, em 2015, conseguimos reduzir o tempo de deslocamento em algumas das nossas principais rotas, como, por exemplo, a redução de 7% no tempo de deslocamento entre nosso terminal de transbordo em Rondonópolis e o porto de Santos em São Paulo.

Investir em Nossos Equipamentos e Malha

Nossas concessões ferroviárias conectam os tradicionais centros brasileiros de produção agrícola e industrial aos seus principais portos. Acreditamos que tais concessões compõem uma sólida plataforma a partir da qual podemos capturar as oportunidades apresentadas pelo setor brasileiro de logística. Segundo dados da CNT, as ferrovias representaram 21% do sistema de transportes no Brasil em 2015, todavia possuem potencial para aumentar sua competitividade como um meio alternativo ao modal rodoviário para escoamento da produção do setor do agronegócio. Na nossa visão, acreditamos estar bem posicionados para ter participação relevante no aumento da participação do modal ferroviário e intermodal na matriz logística brasileira.

7.9 - Outras informações relevantes

Neste contexto, pretendemos aumentar substancialmente nossa capacidade de transporte ferroviário ao longo dos próximos 10 anos. Para atingir esse objetivo, planejamos investir ao longo dos próximos cinco anos nas seguintes áreas:

 melhoria da nossa via permanente através:

o da melhoria do acesso a portos estratégicos, tais como Paranaguá, Santos, São Francisco do Sul e Rio Grande;

o do aumento da capacidade do nosso terminal de transbordo em Rondonópolis; e o recuperação de trechos com restrições, extensões de pátios e construção de novos

pátios.

 substituição e na renovação das nossas locomotivas e vagões de carga. Uma das áreas de foco é a expansão da frota de vagões de carga com capacidade de 100 toneladas, o que aumentará nossa capacidade de transporte.

Pretendemos financiar estes investimentos com diversas fontes de recursos, como financiamentos do BNDES, mercado de capitais, operações bilaterais com instituições financeiras, entre outros. Para mais informações veja o risco “Poderemos vir a precisar de capital adicional no futuro, por meio da emissão de valores mobiliários, o que poderá afetar o preço das nossas Ações e resultar em uma diluição da participação do investidor em nosso capital social” na seção “Fatores de Risco Relacionados à Oferta Restrita e às Nossas Ações” e “A Companhia não possui uma situação favorável para o cumprimento dos seus compromissos financeiros, o que pode gerar efeitos adversos à sua condição financeira, reduzir sua capacidade de captação de recursos para financiar seus investimentos e operações ou de se recuperar de mudanças econômicas”, no item 4.1 deste Formulário de Referência.