• Nenhum resultado encontrado

7.9. Outras informações relevantes:

Além da Política de Sustentabilidade, a Companhia possui vários programas sociais que visam o desenvolvimento das áreas onde está localizada, bem como promover a responsabilidade social. Abaixo estão relacionadas algumas atividades promovidas:

Desenvolvimento local

Como suporte ao Polo Madeireiro, foi criada em 2011 a Agência de Desenvolvimento da Cadeia de Madeira do Médio Rio Tabagi. A intenção é promover ações de fomento da cadeia produtiva, atraindo para a região de Telêmaco Borba outras empresas, com estímulo à formação de distritos industriais para a verticalização do processamento da madeira. Atualmente, a Klabin abastece quase integralmente o polo de Telêmaco, cujas empresas – entre serrarias e laminadoras – exportam quase 100% de sua produção. A Agência assume a bem-sucedida parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal, o Serviço Nacional da Indústria (Senai) e o Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (Cetmam), que teve como destaque a capacitação de mão de obra local para atuar na industrialização da madeira e em marcenarias. O projeto da Agência prevê estímulo e apoio para formação de distritos industriais nos municípios, inclusive com suporte de legislação específica e maior divulgação da produção.

Outra iniciativa de desenvolvimento local é o programa Apicultura e Meliponicultura, mantido desde 2007 na região de Telêmaco Borba e realizado em parceria com a Associação de Apicultores de Telêmaco Borba e a Cooperativa Caminhos do Tibagi. Inclui pesquisa e multiplicação de abelhas nativas capazes de promover a preservação do ecossistema, uma vez que são responsáveis por 40% a 90% da polinização de espécies vegetais.

A Klabin cede suas florestas para impulsionar o desenvolvimento das cadeias produtivas que trazem benefícios às comunidades e ao meio ambiente e aproveita o potencial da flora existente em suas áreas. Assim, valoriza os produtos florestais não madeireiros e conserva a biodiversidade regional, além de exercer a responsabilidade social com foco nas comunidades onde atua. Os apicultores ganham qualificação profissional e diversificam suas atividades, com maior geração de renda para suas famílias. A Associação visa à coletividade e a Cooperativa opera uma unidade de beneficiamento que prepara o produto de acordo com as exigências legais e de mercado, além de distribuir o mel e seus derivados. Alcançou produção de 11.270 quilos de mel em 2011, com média de 26 quilos por colméia.

Educação

Algumas iniciativas de ação comunitária são direcionadas aos filhos de colaboradores da região de Telêmaco Borba (PR). São programas socioeducativos e culturais de complementação à educação formal, com o principal objetivo de contribuir com a formação de valores de crianças e adolescentes.

Os programas são elaborados a partir de reuniões com autoridades e representantes das secretarias Municipais de Ação Social e de Educação. Além da equipe de profissionais contratados para planejar, executar e acompanhar o desenvolvimento dos projetos, os voluntários são convidados para participar em determinados momentos. Assim, podem abordar, por meio de oficinas, temas coerentes ao seu dia a dia – como educação no trânsito, saúde, comportamento, meio ambiente, etc. –, permitindo a formação da ética e da cidadania.

Iniciativas socioambientais

Programa Caiubi - Iniciado em 2001 no Paraná e estendido em 2007 para Santa Catarina, essa iniciativa de educação ambiental reúne especialistas com o objetivo de capacitar professores das redes municipal e estadual de ensino para educar as futuras gerações no que diz respeito à preservação ambiental. Em 2012 o Programa Caiubi beneficiou 7.650 alunos.

Protetores Ambientais – Realizado em parceria com a Polícia Ambiental de Santa Catarina desde 2005, o programa incentiva o respeito às pessoas e ao meio ambiente e o desenvolvimento social, resgatando a cidadania. Em 2012, foram realizadas ações de preservação da natureza, legislação ambiental, aspectos da

7.9 - Outras informações relevantes

fauna e flora locais, primeiros socorros, civismo, moral e ética, que contaram com a participação de 220 jovens, sendo 195, já formados nos municípios de Otacílio Costa (55), Correia Pinto (30) e Lages (55), Palmeira (30), Ponte Alta (25) e 25 em processo de formação no município de Correia Pinto em 2013. Guardiões da Natureza – Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental do estado do Paraná e Secretaria Municipal de Educação de Telêmaco Borba, o Programa Guardiões da Natureza oferece, desde 2007, aos alunos participantes treinamentos teóricos e práticos sobre preservação da natureza, legislação ambiental, aspectos da fauna e da flora locais, primeiros socorros, civismo, moral e ética, ministrados pelos integrantes do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, no Parque Ecológico da Klabin e em visitas em instituições externas, como Corpo de Bombeiros e Usina de Reciclagem do município. No ano, envolveu diversas atividades culturais, com capacitação de 39 agentes.

Consórcio Intermunicipal para a Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati) - A KLABIN através de parceira com o COPATI – Consórcio Para a Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi, entidade sem fins lucrativos com 24 anos de atuação, está ajudando a preservar uma das mais importantes Bacias Hidrográficas do Brasil. São inúmeros serviços prestados ao meio ambiente da Bacia do Rio Tibagi, entre eles temos o Mapeamento da fauna e da flora existentes na bacia; monitoramento da qualidade da água; Projetos de Educação Ambiental para diversos seguimentos da sociedade em 36 municípios. A KLABIN desenvolve com sucesso em parceria com o COPATI o Programa de Educação Ambiental Pingo D`Água.

O Programa é dirigido a professores e alunos do quarto ano do ensino fundamental. O Pingo D`Água preconiza a capacitação dos professores para trabalharem a temática ambiental e conta com material didático especifico - Manual do Professor, Cartilha do Aluno e Caderneta de Campo. Em 2012 o Programa de Educação Ambiental Pingo D’Água desenvolveu mais de 150 atividades e atingiu 35 mil alunos e 2.700 professores de 36 municípios.

Meninas Cantoras – Mantido desde 2004 na Unidade Monte Alegre, em Telêmaco Borba (PR), o Coral proporciona o estudo de teoria musical, ritmo e técnica vocal e, sobretudo, contribui com a formação de crianças e adolescentes, filhas de colaboradores da Empresa e jovens da comunidade.

O projeto também proporciona o desenvolvimento do companheirismo e da percepção auditiva, expressão, criatividade, autocrítica, disciplina, responsabilidade através da interpretação de um repertório que pode ser erudito, popular, folclórico ou natalino.

O grupo é composto por cerca de 65 meninas entre 7 e 17 anos. Em 2012, o mote foi o aniversário de 70 anos do cantor Milton Nascimento, e foram realizadas 15 apresentações, nas cidades de Telêmaco Borba (PR) e Lages (SC). Ao longo do desenvolvimento do projeto, as Meninas Cantoras já se apresentaram em cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina para um público de mais de 15 mil pessoas. Passo Certo – O programa, desenvolvido no Espaço Cultural Vera Lafer, da Unidade Monte Alegre, tem como objetivo principal a manifestação artística e a valorização da cultura. Ao todo, 125 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, filhos de colaboradores da Unidade Monte Alegre (PR), participaram das atividades de dança contemporânea e capoeira em 2012.

O contato com a música, interpretação, instrumentos, noção de tempo e espaço, figurinos e cenários colaboram com o processo de desenvolvimento da percepção, reflexão, expressão, senso crítico e criatividade. Além dos conteúdos técnicos, valores como respeito e companheirismo são inseridos no dia a dia dos participantes, fortalecendo o exercício da cidadania, promovendo a superação das dificuldades e dos desafios.

Durante seus anos de desenvolvimento, o Programa Passo Certo teve a oportunidade de se apresentar em cidades dos estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina para um público de mais de 18 mil pessoas. Nossa Língua Digital – Implantado no primeiro semestre de 2009, o programa vem sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Jaborandi, organização não governamental, com sede em São Paulo (SP), voltada à melhoria da educação formal e informal de adolescentes.

7.9 - Outras informações relevantes

O programa lança mão das novas tecnologias da informação e comunicação em iniciativas de educação, tendo como objetivo principal o aprimoramento das habilidades de comunicação oral e escrita, tratando de temas como Identidade, Sexualidade, Meio Ambiente, Cidadania, Drogas, entre outros.

Essa iniciativa é direcionada a jovens entre 13 e 18 anos, filhos de colaboradores da Unidade Monte Alegre (PR) e jovens da comunidade de Telêmaco Borba. Mais de 1000 adolescentes já foram beneficiados e, em 2012, 136 alunos foram certificados pelo programa, que possui o selo de qualidade do Ministério da Educação.

Nosso Planeta Nossa Casa - Realizada pela Klabin em parceria com a Junior Achievement, a iniciativa tem como foco principal a conscientização de crianças e adolescentes a respeito da importância do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente. Aplicado nos meses de agosto e setembro de 2012, o programa-piloto abrangeu as cidades de Angatuba (SP), Correia Pinto (SC), Otacílio Costa (SC) e Telêmaco Borba (PR). Durante o horário de trabalho, funcionários da Klabin, capacitados e preparados pela Junior Achievement, ministraram aulas a alunos de 5º, 6º e 7º anos da rede pública de ensino. A atividade beneficiou aproximadamente 450 jovens e envolveu 45 colaboradores da Klabin.

Projeto Oficina Escola de Lutheria – A Universidade Livre da Cultura, com o apoio do Instituto Federal do Paraná, desenvolveu o projeto Oficina Escola de Lutheria, tendo a Klabin como uma de suas patrocinadoras. O projeto consiste na oferta do curso de lutheria nas dependências da IFPR, sendo caracterizado através do seu plano de curso pelas normas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no sistema educacional brasileiro, como Técnico em Fabricação de Instrumentos Musicais. O projeto é destinado a jovens de regiões em vulnerabilidade social de Telêmaco Borba atendidos por programas públicos CRAS/CREAS e oriundos de projetos relacionados à dependência química. Além do aproveitamento do potencial do pólo madeireiro da cidade, o Projeto Oficina Escola de Lutheria visa a formação de profissionais, atendendo a carência do mercado promissor, que se encontra em grande expansão no Brasil e proporcionando a oferta de instrumentos de qualidade para a demanda do retorno do ensino da música dentro das escolas públicas. O início das aulas da oficina está previsto para 2013. Programa de visitas monitoradas – Em Santa Catarina, o programa de visitas na Trilha Araucária localiza-se no município de Correia Pinto, nas proximidades da empresa, possui 1.260m de extensão e é entremeada pela mata nativa das áreas florestais da Klabin. Tem como objetivo receber professores e alunos que participam do Programa Caiubi, bem como visitantes em geral. Desde 2007 a Trilha Araucária recebeu várias visitas, entre alunos, professores e comunidade dos municípios da região. As pessoas que tiveram a oportunidade de conhecer o local, receberam informações de cunho ambiental e social. Passaram pela Trilha Araucária, até o final de 2012, 2.957 pessoas.

Voluntariado

A Terra Viva Associação de Voluntários da Klabin, entidade sem fins lucrativos, foi criada em 2003 e desde então organiza e promove ações de cidadania e solidariedade com o apoio de colaboradores e seus familiares. Os projetos podem ser pontuais, como arrecadações de agasalhos, alimentos, leite, doação de sangue, e outras ações relacionadas a datas comemorativas; ou educacionais, a exemplo de orientação na busca do primeiro emprego e aulas técnicas e criativas, como cursos de violão, idiomas, informática, etc. Os públicos atendidos são diversos: crianças e jovens em situação de risco social ou com deficiência física e idosos.

A associação conta com a participação de aproximadamente 278 voluntários na maior parte de suas Unidades e beneficia cerca de 12 mil pessoas, em mais de 50 organizações atendidas. O apoio à iniciativa mostra que a Klabin estimula e valoriza a prática do voluntariado entre seus colaboradores para melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde está presente.