• Nenhum resultado encontrado

2. ISRAEL NO QUADRO POLÍTICO INTERNACIONAL

2.5. Síntese Conclusiva

3.5.2. P&D na Indústria

No sector industrial civil, o seu acelerado crescimento correspondeu a que os gastos com P&D aumentassem cerca de 13 vezes entre 1969 e 1985, e o número de cientistas e engenheiros que se dedicam à P&D quintuplicou. A P&D industrial de Israel caracteriza-se por uma forte concentração em electrónica (67%), assim como pelo facto de que a maior parte das actividades é realizada por um estrito número de grandes empresas. Estudos demonstraram que as empresas que se dedicam inteiramente à P&D são a maior fonte de crescimento de empregos e exportações industriais ao longo dos anos. A promoção do crescimento contínuo de tais empresas é o foco da estratégia de Israel no ramo industrial. A Lei do Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento, implementada pelo Ministério de Comércio e Indústria promove a P&D industrial. Estima-se que os produtos derivados de P&D ultrapassem os 50% das exportações industriais de Israel (excluindo os diamantes)182.

A electrónica, que se limitava até ao final dos anos 60 à produção de bens de consumo, aprofundou-se em ramos tecnológicos mais sofisticados, tanto militares como civis. Nas comunicações, os progressos em P&D aplicam-se à digitalização, processamento, transmissão e intensificação de imagens, sons e dados.

Os ramos industriais da óptica, eletro-óptica e dos lasers têm crescido rapidamente. Israel é líder mundial em fibras ópticas, em sistemas de inspecção baseados em eletro-óptica para placas de circuito impresso, em sistemas térmicos para visão nocturna e em sistemas de manufacturação robótica com base eletro-óptica.183

Os Equipamentos computadorizados, sobretudo nos campos do software e periféricos, têm-se desenvolvido e são amplamente utilizados. Actividades educacionais nas escolas são reforçadas através de uma variedade de sistemas didácticos computadorizados, muitos dos quais foram desenvolvidos para exportação. Embora

182 MFA, Israel Ministry of Foreign Affairs, Ciência e Tecnologia, [Consultado em 02MAI09],

Disponível em:

http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts%20About%20Israel/CIֺNCIA%20E%20TECNOLOGIA, 2002.

alguns dos produtos de software desenvolvidos em Israel sejam projectados para a utilização em computadores do tipo mainframe, a maioria foi desenvolvida para sistemas de pequeno e médio porte, tais como estações de trabalho computadorizadas. A robótica, cuja pesquisa se iniciou no final dos anos 70, é responsável pela produção para desempenhar uma imensa variedade de funções, como a lapidação de diamantes, soldagem, embalagem, construção e outras actividades industriais. A pesquisa focaliza a aplicação de inteligência artificial aos robots.

Os produtos aeronáuticos são orientados para as necessidades de auto-defesa tendo gerado um desenvolvimento tecnológico com reflexos na vida civil. O Aravá foi a primeira aeronave civil produzida em Israel, ao que se seguiu o jacto Westwind para directores de empresas. Recentemente, satélites projectados e construídos no país foram produzidos e lançados pelas Indústrias Aeronáuticas de Israel em cooperação com a Agência Espacial de Israel. Além disso, Israel desenvolve, fabrica e exporta vários artigos neste campo, como painéis, computadores aeronáuticos, sistemas instrumentais e simuladores de voo, sendo líder mundial na tecnologia e produção de planadores teleguiados.184

3.5.3. P&D na Agricultura

O sector agrícola baseia-se quase por inteiro em P&D, graças à cooperação entre agricultores e pesquisadores. Os resultados das pesquisas são rapidamente transmitidos ao campo para experimentação, através de um sistema de extensão rural, sendo que os problemas são endereçados directamente aos cientistas com vista ao seu solucionamento. A P&D agrícola é executada sobretudo pela Organização de Pesquisa Agrícola, órgão do Ministério da Agricultura. A maioria dos institutos de pesquisa agrícola de Israel mantém estreitas relações com a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o que garante o intercâmbio contínuo de informações com outros países.185

As vacas leiteiras de Israel são, em média, as campeãs mundiais de produção de leite. Através da produção de esperma e óvulos de gado de raça, Israel consegue elevar o nível dos seus exemplares animais, assim como compartilhar as suas conquistas neste campo com outros países.

184 Eodem loci.

185 MFA, Israel Ministry of Foreign Affairs, Ciência e Tecnologia, [Consultado em 02MAI09],

Disponível em:

http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts%20About%20Israel/CIֺNCIA%20E%20TECNOLOGIA-%20P- D%20na%20Agricultura, 2002.

Os agrónomos israelitas foram os pioneiros em biotecnologia agrícola, pela irrigação gota-a-gota, pela solarização (exposição ao sol) dos solos e reciclagem de águas residuais para uso agrícola. Tais progressos têm sido aplicados na manufacturação de produtos comercializáveis, desde as sementes e biopesticidas, produzidos pela engenharia genética, a plásticos foto-degradáveis e sistemas computadorizados para irrigação e fertilização.

A necessidade de rentabilizar a pouca água existente, a terra árida e a mão-de- obra limitada conduziram a uma verdadeira revolução dos métodos agrícolas. A procura de técnicas de economia de água estimulou o desenvolvimento de sistemas de irrigação controlados por computador, como o sistema gota-a-gota, que concentra o fluxo de água directamente na raiz da planta. Outro resultado da intensa pesquisa é a utilização do enorme reservatório subterrâneo de água salobra do Neguev, para o cultivo de culturas, tais como tomates de primeira qualidade destinadas aos mercados europeus e americano, durante o Inverno. A pesquisa no campo do tratamento electromagnético da água, para melhoramento da saúde dos animais e a qualidade das colheitas também tem alcançado resultados promissores.186

Computadores projectados e construídos em Israel são amplamente utilizados para a coordenação das actividades agrícolas diárias, como o controlo da aplicação de fertilizantes e ao mesmo tempo monitorização de factores ambientais relevantes; a distribuição de rações animais, cumprindo proporções de custo/produtividade; e garantir o controlo de temperatura e humidade do aviário. Para além destes projectos, Israel desenvolve, fabrica e implementa modernos equipamentos agrícolas.

A agricultura também beneficiou do desenvolvimento geral da pesquisa científica e da P&D, como no caso das culturas automatizadas de tecido vegetal, dos insecticidas biológicos, das sementes com alta resistência a doenças e dos fertilizantes biológicos.187

3.5.4. P&D na Medicina

Israel tem contribuído muito significativamente na revolução biotecnológica, onde a pesquisa médica e paramédica é muitíssimo desenvolvida, tal como as instalações de bio-engenharia.

186 Eodem loci. 187 Eodem loci.

A pesquisa científica biomédica e a medicina clínica ultrapassam os 50% das publicações científicas do país. O sector industrial tem vindo a sofrer uma ampliação no sentido de se tirar partido dos vastos conhecimentos existentes.

Das descobertas recentes, destacam-se um grupo de proteínas eficaz contra infecções viróticas e uma hormona de crescimento humano. No campo da engenharia genética, na qual se inclui a clonagem, citam-se conjuntos de diagnóstico baseados em anti-corpos mono-clonais, assim como outros produtos microbiológicos. Os equipamentos médicos são altamente sofisticados, sendo desenvolvidos e comercializados em todo o Mundo. Encontram-se incluídos os scanners para tomografia computadorizada (CT), sistemas de imagens por ressonância magnética, scanners de ultra-som, câmaras médicas nucleares e lasers cirúrgicos188.

3.5.5. P&D em Energia

O grande desenvolvimento em fontes alternativas de energia, tais como a solar, eólica e térmica, é uma alternativa muito positiva para fazer face à escassez de fontes convencionais de energia. Israel é o país que mais explora a energia solar, sendo o maior utilizador mundial per capita de aquecedores solares de água domésticos. Da mesma forma, mas para fins industriais, foi desenvolvido um receptor de alta eficiência que capta a luz solar e por sua vez a amplia.

No sector eólico encontram-se em desenvolvimento projectos de modo a alcançar resultados que permitam num futuro próximo constituírem-se como uma alternativa fiável. Também foi desenvolvida a tecnologia de utilização das águas das barragens, com um certo grau de salinidade e composição mineral, para absorver e rentabilizar a energia solar. Centrais de energia geotérmica, apropriadas para extracção das temperaturas do solo e posteriormente converte-la em vapor com o fim de accionar turbinas, encontram-se em fases de testes. Mais recentemente foi divulgado um projecto que utiliza ar seco e água, inclusive salgada, para produzir energia através de chaminés com 1.000 m de altura189.

188

MFA, Israel Ministry of Foreign Affairs, Ciência e Tecnologia, [Consultado em 02MAI09],

Disponível em:

http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts%20About%20Israel/CIֺNCIA%20E%20TECNOLOGIA-%20P- D%20na%20Medicina, 2002.

189 MFA, Israel Ministry of Foreign Affairs, Ciência e Tecnologia, [Consultado em 02MAI09],

Disponível em:

http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts%20About%20Israel/CIֺNCIA%20E%20TECNOLOGIA-%20P- D%20em%20Energia, 2002.

Em resumo, a tecnologia foi determinante para a construção e desenvolvimento do Estado de Israel. Desde logo, as condições adversas do clima e a escassez de água foram umas das principais preocupações dos judeus que encontraram a solução em métodos altamente sofisticados. Os avanços tecnológicos permitiram a expansão dos terrenos para fins agrícolas, com as novas técnicas de irrigação e implementos agro- mecânicos inovadores.

Os “cérebros” israelitas distinguem-se a nível internacional no desenvolvimento tecnológico altamente sofisticado em áreas como a biotecnologia, medicina, a aviação, meios de lançamento espacial, satélites, armamento e também de software. Por sua vez, os grandes pólos de desenvolvimento tecnológicos israelitas arrastaram grandes investimentos estrangeiros para as áreas de investimento e desenvolvimento, desenvolvendo parcerias nesta área com os países mais desenvolvidos e a deslocação de postos de trabalhos de outros países para a Israel. A sua emergência como país exportador de tecnologia, nomeadamente militar, terá implicações estratégicas e comerciais com contornos globais.

No campo científico, Israel estimula o estabelecimento de centros de excelência, em torno de cientistas de projecção e em áreas vitais para o desenvolvimento do sector industrial, simultaneamente tenta manter um padrão mínimo de qualidade internacional em todos os campos científicos. A cooperação internacional continua a desempenhar um papel fundamental, ampliando os recursos científicos e conhecimentos técnicos especializados que o país tem à sua disposição. No campo tecnológico, Israel procura essencialmente a especialização.

3.6. O Factor Estruturas

Israel é um Estado muito peculiar face à sua história, especificamente com a sua criação artificial, e à forma como vive desde então: em Guerra. É o único Estado judeu do Mundo e encontra-se rodeado de países muçulmanos, com quem mantêm relações muito difusas.

3.6.1. Estruturas político-administrativas

Israel é uma democracia parlamentar republicana baseada no sufrágio universal e na representação proporcional. O sistema de Governo de Israel baseia-se em várias leis básicas decretadas pelo seu parlamento, o Knesset. Nesta democracia operaram os poderes legislativo, executivo e judiciário.

O Estado de Israel encontra-se dividido em seis principais distritos administrativos, conhecidos como mehozot (Centro, Haifa, Jerusalém, Norte, Sul e Tel Aviv). Os distritos dividem-se, por sua vez, em quinze sub-distritos, conhecidos como nafot, sendo os mesmos divididos em cinquenta regiões naturais190.

As suas instituições são a Presidência, o Knesset (parlamento), o Governo (gabinete de ministros) e o sistema Judiciário. O sistema baseia-se no princípio da separação de poderes, com controlo recíproco, o poder executivo (o Governo), estando sujeito ao voto de confiança do poder legislativo (o Knesset), e a independência do sistema judiciário garantida por lei191.

3.6.1.1. A Presidência

O nassi (Presidente), como nos tempos antigos, ostenta o antigo título do chefe do Sanhedrin, o supremo órgão legislativo e judiciário do povo judeu na Terra de Israel. O Presidente é o chefe do Estado e a presidência simboliza a unidade da nação, acima de todos os partidos políticos. O Presidente pode desempenhar a sua função por dois períodos consecutivos de cinco anos, sendo eleito pelo Knesset pela maioria simples, entre candidatos escolhidos pelo seu prestígio pessoal e pela sua contribuição ao país192.

Os deveres presidenciais, na sua maioria cerimoniais e formais, são definidos por lei. Entre os mesmos, inclui-se a abertura da primeira sessão de um novo Knesset eleito193.

3.6.1.2. O Legislativo: O Knesset

O Knesset, o parlamento de Israel, é o órgão legislativo do país. O seu nome e o número dos seus deputados - 120 - foram retirados da antiga Knesset Haguedolá (a Grande Assembleia), o órgão representativo judaico convocado em Jerusalém por Esdras e Nehemias no séc. V a.C. O Knesset é eleito por um período de quatro anos, mas pode-se dissolver ou ser dissolvido pelo Primeiro-Ministro em qualquer momento. Até que um novo Knesset seja formalmente constituído, através de eleições, o actual continua com toda a sua autoridade. 194

190

Tabela 18, Anexo I.

191

Tabela 19, Anexo I.

192 MFA, Israel Ministry of Foreign Affairs, [Consultado em 02MAI09], Disponível em:

http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts%20About%20Israel/O%20ESTADO-%20A%20Presidncia, 2002.

193 Tabela 20, Anexo I.

194 MFA, Israel Ministry of Foreign Affairs, [Consultado em 02MAI09], Disponível em:

http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts%20About%20Israel/O%20ESTADO-%20O%20Legislativo- %20O%20Knesset, 2002.

O Knesset trabalha em sessões plenárias através das suas 12 comissões permanentes: a parlamentar; a das relações exteriores e de segurança nacional; a fazenda; a económica; a dos assuntos interiores e do meio ambiente; a da educação e cultura; a do trabalho e bem-estar social; a constituinte, de lei e justiça; a de imigração e absorção; a de controlo do Estado; a de luta contra as drogas; a comissão pelo progresso do papel da mulher195.

3.6.1.3. O Executivo: O Governo

A autoridade executiva do Estado é exercida pelo Governo (gabinete de ministros), encarregue pela administração dos negócios internos e externos, inclusive os assuntos de segurança nacional. Os seus poderes políticos são muito amplos, sendo o Governo autorizado a agir em qualquer assunto que não seja delegado por lei a outro poder. Todos os Governos de Israel, foram constituídos por coligações de vários partidos, pois nenhum partido conseguiu o número suficiente de assentos no Knesset para poder constituir o Governo de forma isolada.196

O Primeiro-Ministro recém-eleito deve apresentar, dentro de um prazo máximo de 45 dias, após a publicação do resultado das eleições, a lista de ministros por ele nomeado, a serem aprovados pelo Knesset, assim como as linhas orientadoras do seu Governo. Após terem sido aprovados, os ministros são responsáveis diante do Primeiro- Ministro pelo cumprimento dos seus deveres, devendo justificar as suas acções ao Knesset. A maioria dos ministros é responsável por uma pasta e pela chefia de um ministério. Contudo, há também ministros sem pasta, que podem ser nomeados como responsáveis por projectos especiais. Além disso, o Primeiro-Ministro pode acumular outras pastas. Semelhantemente ao Knesset, a cadência governamental é de quatro anos, mas esse período pode ser reduzido pela renúncia ou morte do Primeiro-Ministro ou por voto de desconfiança do parlamento. Até que um novo Primeiro-Ministro e os ministros de um novo Governo comecem a sua cadência, o Primeiro-Ministro e os ministros do Governo anterior permanecem nos seus postos. Se o Primeiro-Ministro estiver impossibilitado de exercer as suas funções por morte, renúncia, impugnação ou por ter recebido voto de desconfiança do Knesset, o Governo nomeará um dos seus membros (neste caso obrigatoriamente um deputado) para o cargo. Este goza de todas as

195 Eodem loci.

196 MFA, Israel Ministry of Foreign Affairs, [Consultado em 02MAI09], Disponível em:

http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts%20About%20Israel/O%20ESTADO-%20O%20Executivo- %20O%20Governo, 2002.

prerrogativas concedidas aos Primeiros-Ministros, excepto o direito de dissolver o parlamento. Os outros ministros continuam a desempenhar as suas funções até que um novo Primeiro-Ministro seja eleito e inicie o seu mandato197.

3.6.1.4. O Judiciário: Os Tribunais198

Tribunal de magistrados

(1 juiz) Delitos civis e criminais menores. Tribunal Distrital

(1 ou 3 juízes)

Jurisdição de apelação sobre os tribunais de magistrados; jurisdição original em casos civis e

criminais mais importantes.

Supremo Tribunal (1, 3, ou 5 juízes)

Jurisdição de apelação ultimativa nacional; direito de interferir em assuntos quando necessário a bem de

justiça; autoridade de libertar pessoas presas ou detidas ilegalmente; O seu papel de Suprema Corte de Justiça, atende a petições contra qualquer órgão ou

agente governamental e é o tribunal de primeira e última instância.

Tribunais Especiais (1 juiz)

Tribunais de trânsito, de trabalho, juvenis, militares, municipais, com jurisdição claramente definida;

tribunais administrativos.

Tribunais religiosos (1 ou 3 juízes)

Jurisdição em assuntos de carácter pessoal (casamento, divórcio, manutenção, guarda e adopção), investidos como instituição judiciária das

respectivas comunidades religiosas: tribunais rabínicos judaicos, tribunais muçulmanos Sharia, tribunais religiosos drusos e tribunais eclesiásticos das dez comunidades cristãs reconhecidas de Israel.

3.6.1.5. Constituição

Por influência histórica do Common Law199 britânico, Israel não possui Texto Constitucional escrito num documento único, estando as suas normas constitucionais dispersas em onze Leis Básicas. Estas protegem os direitos humanos e definem a estrutura essencial do Estado, assim como as suas atribuições principais. Também, decorrente do Common Law, herdado dos tempos em que o actual território israelita se encontrava sob o controlo britânico, a Suprema Corte exerce um importante papel no aperfeiçoamento de construções teóricas do Direito Constitucional.

197 Tabela 21, Anexo I. Eodem loci.

198 MFA, Israel Ministry of Foreign Affairs, [Consultado em 02MAI09], Disponível em:

http://www.mfa.gov.il/MFAPR/Facts%20About%20Israel/O%20ESTADO-%20O%20Judicirio- %20Os%20Tribunais, 2002.

199 Direito que se desenvolveu em certos países por meio das decisões dos tribunais, e não mediante actos

3.6.2. Estruturas Económicas

"O que lavra a sua terra se fartará de pão..."

(Provérbios 12:11) Em 2010, Israel ocupava a 17ª posição nos países mais desenvolvidos do Mundo a nível económico, de acordo com o IMD World Competitiveness Yearbook de rankings200. A economia israelita foi classificada como a mais duradoura no contexto global diante da crise, tendo também obtido o primeiro lugar nas pesquisas, taxa de investimentos e centro de desenvolvimento. De igual modo, o Banco de Israel ficou em primeiro lugar entre os bancos centrais para o seu funcionamento eficiente, posição que alcançou após o 8 º lugar em 2009. Israel obteve de igual forma a primeira posição na sua oferta de mão-de-obra qualificada.

As empresas israelitas, particularmente na área de alta tecnologia, têm tido um sucesso considerável em Wall Street e noutros mercados financeiros do Mundo. Em 2010, Israel ocupou o segundo lugar entre os países estrangeiros com maior número de empresas listadas nas bolsas de valores dos EUA201. Na década de 90, Israel obteve o maior índice de crescimento a nível de PIB de todo o mundo ocidental (OCDE)202. Actualmente com um PIB per capita na ordem dos 28,400 dólares, Israel é o 48º entre 227 países do mundo. Embora seja um pequeno país, com uma população superior a 7,3 milhões de habitantes, Israel ocupa uma posição respeitável no cenário mundial pela sua capacidade de produção e exportação em vários sectores agrícolas e industriais203.

Israel tem uma economia de mercado avançada tecnologicamente, dependendo das importações de petróleo bruto, cereais, matérias-primas e equipamentos militares. Apesar de limitados recursos naturais, Israel desenvolveu intensamente os seus sectores agrícola e industrial ao longo das últimas duas décadas. A lapidação de diamantes, equipamentos de alta tecnologia e os produtos agrícolas (frutos e produtos hortícolas) são as exportações de referência. Israel geralmente apresenta deficits comerciais consideráveis, que são cobertos pelas grandes transferências do exterior e pelos empréstimos externos. Metade da sua dívida externa é com os EUA, o seu principal parceiro económico e militar. O PIB de Israel, após uma ligeira quebra em 2001 e 2002

200

Olga Viniar, Israel's economy most durable in face of crises, In ynetnews [Consultado em 12AGO10], Disponível em: http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-3891801,00.html, 2010.

201 Ishitech, Israel high-tech & Investment report, [Consultado em 15AGO10], Disponível em:

http://www.ishitech.co.il/stock_page.htm

202 Uma média de 5,6% entre 1990 e 1993, e 6,8% em 1994-95.

203 CIA, Central Intelligence Agency, [Consultado em 16AGO10]. Disponível em:

devido ao conflito entre palestinianos e aos problemas no sector de alta tecnologia, cresceu cerca de 5% entre 2004-07. A crise financeira mundial de 2008-09 estimulou uma recessão em Israel, na qual o país entrou na crise com os fundamentos sólidos, depois de anos de política fiscal prudente e uma série de reformas de liberalização, e um sector bancário consistente, a economia tem mostrado sinais de recuperação. O crescimento do PIB em 2008 foi de 4%, em 2009 de 0.2% e em 2010 atingiu 3,4%.204 O abrandamento económico mundial afectou a economia israelita, principalmente através de redução da procura das exportações de Israel por parte dos Estados Unidos e da UE, os seus principais parceiros comerciais. As exportações correspondem a aproximadamente 45% do PIB nacional.205 O Governo israelita respondeu à recessão através da aplicação de um pacote de estímulo fiscal modesto e uma política agressiva de expansão monetária (incluindo compra de títulos do Governo), e intervir no mercado cambial. O Banco de Israel aumentou as taxas de juro no verão de 2009, quando a