• Nenhum resultado encontrado

Questão Variáveis Originais

5 Liderança Executiva

A interpretação dos resultados da análise fatorial traz contribuições significativas para a temática abordada no projeto de pesquisa acerca dos fatores determinantes para a tradução da estratégia em ações e resultados – a disciplina da execução da estratégia. Para cada um dos fatores extraídos no processo de análise fatorial buscou-se identificar uma palavra-chave capaz de expressar, da melhor forma possível, a natureza, contexto e conteúdo das variáveis originais que compõem os agrupamentos.

Para o Fator 1 a palavra-chave escolhida foi Pessoas. As variáveis originais que formam esse fator possuem, em sua essência, o foco em questões que estão associadas ao desenvolvimento de competências, capacitação, valores, atitudes e comportamentos relevantes para fazer a estratégia acontecer. Dentre as 6 variáveis originais agrupadas nesse fator, somente a variável representada pela questão 23 – Gestão das Parcerias de Negócio e Aliança Estratégica -, não possui um vínculo diretamente associado ao tema Pessoas.

Para o Fator 2 a palavra-chave escolhida foi Estratégia. As variáveis originais que formam esse fator possuem, em sua essência, o foco em questões que estão associadas à formulação da estratégia, desdobramento e alinhamento da estratégia por toda a organização, definição dos objetivos que sinalizam os desafios da estratégia e comunicação da estratégia. Seguindo uma tendência que é claramente identificada na literatura sobre gestão da estratégia, a estrutura organizacional, representada pela questão 3, segue atrelada à temática da estratégia.

Para o Fator 3 a palavra-chave escolhida foi Apoio & Facilitação. As variáveis originais que formam esse fator possuem, em sua essência, o foco em questões que estão associadas a aspectos que atuam como facilitadores e apoiadores para o sucesso da estratégia: processo orçamentário, infra-estrutura de suporte aos processos de negócio e tomada de decisão, estrutura direcionada de forma específica para a gestão da estratégia, mecanismos para apoiar os esforços das pessoas na busca da consecução dos objetivos estratégicos e gestão de projetos e de mudanças.

Para o Fator 4 a palavra-chave escolhida foi Processos. As variáveis originais que formam esse fator possuem, em sua essência, o foco em questões que estão associadas a processos que são fundamentais para uma execução efetiva da estratégia: modelagem dos principais processos de negócio, processo de inteligência estratégica e processo de compartilhamento das informações e gestão do conhecimento.

O Fato 5 é o único que apresenta uma dificuldade maior de escolha de uma palavra-chave específica. Na realidade isso acontece pois esse fator é formado por apenas 2 variáveis originais que, a princípio, não parecem compartilhar uma associação tão direta – Liderança Executiva e Gerenciamento dos Stakeholders. A decisão sobre a escolha da palavra-chave que deve ser selecionada baseou-se na posição que esses 2 fatores obtiveram no ranking geral de pontuação da pesquisa: Liderança Executiva – 1ª posição e Gerenciamento dos Stakeholders – 17ª posição. Dessa forma, a palavra-chave escolhida para o Fator 5 é Liderança. De certa forma, dada essa configuração do grupo e a destacada posição da Liderança Executiva na ranking geral, poder-se-ia dizer que a Liderança Executiva, por si só, já representa um fator determinante para o sucesso na execução da estratégia.

Esse agrupamento de fatores, com as respectivas interpretações apontadas anteriormente, será de importância fundamental para a proposição de um modelo para a execução da estratégia a ser abordado no próximo capítulo do trabalho.

4.2.4 Análise das Perspectivas de Resultado da Pesquisa

A análise da seção de resultados da pesquisa de campo está associada às hipóteses secundárias a serem exploradas pelo projeto. É importante recordar que nessa seção do questionário foram solicitadas as avaliações de percepção sobre a evolução dos resultados em nove perspectivas distintas. Vale ressaltar que a avaliação dos resultados foi feita de forma subjetiva, baseada na opinião e percepção dos respondentes, sem uma efetiva apuração das métricas e indicadores relacionados às perspectivas. A apuração dos resultados é baseada na freqüência da moda das possíveis categorias de evolução para os resultados: piora, manutenção e melhoria.

A tabela 4.17 resgata a apuração das opiniões dos 67 respondentes quanto à evolução dos resultados da organização como fruto do impacto e influência do processo de execução da estratégia.

: E #Q6 & A !

Nota-se que há uma grande concentração das avaliações, para todas as perspectivas de resultado abordadas na pesquisa, nas categorias manutenção e melhoria dos resultados. A hipótese que se deseja testar é se existe ou não uma diferença efetiva entre a freqüência da moda dessas duas principais categorias de avaliação dos resultados.

Nesse sentido, a hipótese nula (Ho) é a de igualdade da freqüência da moda para as categorias manutenção e melhoria, ou seja, não há possibilidade de afirmar com certeza que o resultado da perspectiva seja de manutenção ou de melhoria. A hipótese alternativa (H1), por outro lado, indica que a freqüência da moda das categorias manutenção e melhoria não são iguais, valendo então a categoria de resultado cuja freqüência da moda é maior.

Para esse contexto, o teste de hipóteses recomendado é o teste qui-

quadrado. Em essência, o que esse teste busca fazer é avaliar a dispersão para

duas variáveis de escala nominal – no caso em questão as freqüências das modas para as categorias manutenção e melhoria – entre os valores observados e os valores esperados para as freqüências das duas variáveis envolvidas no teste de hipótese. 7,5% 7,5% 16,5% 16,5% 10,5% 10,5% 6,0% 6,0% 7,5% 7,5% 6,0% 6,0% 3,0% 3,0% 4,5% 4,5% 3,0% 3,0% N.A N.A 3,0% 3,0% 4,5% 4,5% 1,5% 1,5% 1,5% 1,5% 1,5% 1,5% 4,5% 4,5% 3,0% 3,0% 1,5% 1,5% 1,5% 1,5% Piora Piora 45% 45% 37% 37% 48% 48% 54% 54% 42% 42% 39% 39% 28,5% 28,5% 40% 40% 19,5% 19,5% Manuten

Manutenççãoão

76%

76%

Indicadores e Métricas Financeiras (Rentabilidade, Crescimento, Lucratividade)

1 9 8 7 6 5 4 3 2 # # 40% 40%

Indicadores e Métricas relacionados à Gestão dos Stakeholders (Acionistas, Comunidade, Fornecedores, Parceiros da Cadeia de Negócios)

42%

42%

Indicadores e Métricas relacionados à Gestão das Parcerias de Negócio e Alianças Estratégicas (Resultados com Parcerias, Grau de Sucesso, Efetividade das Parcerias)

44,5%

44,5%

Indicadores e Métricas relacionados à Gestão da Inovação e Desenvolvimento de Novos Produtos e/ou Serviços (Resultados das Inovações, Novos Lançamentos)

38,5%

38,5%

Indicadores e Métricas relacionados à Gestão de Projetos (Qualidade das Entregas, Escopo, Prazo e Custo)

49%

49%

Indicadores e Métricas relacionados à Gestão da Tecnologia da Informação (Disponibilidade de Infra-Estrutura, Aplicativos voltados ao Negócio)

50,5%

50,5%

Indicadores e Métricas relacionados à Gestão de Pessoas (Desenvolvimento de Competências, Entrega de Resultados, Nível de Satisfação)

65,5%

65,5%

Indicadores e Métricas de Processos-Chave do Negócio (Produtividade, Qualidade, Lead-Time)

54%

54%

Indicadores e Métricas de Mercado (Vendas, Participação de Mercado, Satisfação dos Clientes) Melhoria Melhoria