• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

3.2 Palavras representativas para o contexto da pesquisa

No processo seletivo das palavras representativas para o contexto desta pesquisa, utilizou-se a ferramenta WordList, disponibilizada pelo programa computacional WordSmith Tools, versão 4.0, que apresenta como função principal a criação de listas de palavras.

No WordList, foram listadas 3.245 (ver arquivo CD-ROM – denominado “Análise WordList”) palavras diferentes (num total de 17.245 palavras). A ordem de apresentação das palavras é irrelevante para este estudo, podendo ser visualizadas por ordem de frequência ou ordem alfabética.

Após a averiguação da lista de palavras, foram entendidos como relevantes para o contexto deste estudo os seguintes vocábulos: leitura e ensino (nódulos- problema), perguntas e texto, aprendizagem e aula, livro e gramática (nódulos- vínculo). Estes últimos foram apresentados em pares, porque representam respectivamente: as representações sobre leitura e os fatores de mediação: estratégias, conceitos e recursos (ver arquivo CD-ROM – denominado “Análise WordList” - lista de ocorrência das palavras selecionadas).

Posterior ao procedimento seletivo das palavras citadas no parágrafo anterior, foi empregada a ferramenta Concord a fim de verificar, em nível frasal, o contexto de utilização dessas palavras. Relembra-se que as palavras foram digitadas no

Concord obedecendo ao critério da lematização (exemplo: ensin*; leitur*).

A classificação das palavras em nódulos-problema e nódulos-vínculo não é resultado da aplicação do Concord, pois conforme já mencionado, esse processo classificatório ocorreu ainda com base nos resultados obtidos por intermédio do

WordList. O Concord, por sua vez, foi utilizado para confirmar se de fato as palavras

selecionadas estavam interligadas aos objetivos desta tese (cotexto relevante).

Conclui-se, portanto, com base nos resultados obtidos pelo Concord (ver resultados no CD-ROM), que as palavras selecionadas são compatíveis com os objetivos da pesquisa e, sobretudo, incorporam somente o material necessário para representar a amostra desejada. O quadro abaixo faz uma síntese dos resultados iniciais obtidos até o presente momento, com a aplicação das ferramentas WordList e Concord.

mediação (THA) problema

Leitura – ensino envolvidos prováveis interpretações (fornecem pistas para das representações dos

acadêmicos sobre o ensino de leitura Recursos Atividade-foco LEITURA ACADÊMICOS EM FI Livro e gramática

Estratégias Perguntas e texto

Conceitos Aprendizagem e aula

Quadro 8 – Resumo das palavras analisadas pelo WordList e Concord

A aplicação das ferramentas WordList e Concord foram, respectivamente, fundamentais na seleção das palavras e no reconhecimento do contexto de aplicação dessas palavras, as quais foram classificadas como nódulos-problema e nódulos-vínculo.

Assim entendido, frisa-se que as ferramentas citadas atuaram de forma criteriosa nesse processo seletivo, sendo as palavras selecionadas, daqui em diante, a estrutura-base para a interpretação intuitiva e probabilística dos dados no que diz respeito às representações de leitura em contexto de formação inicial.

Ressalta-se que a aplicação da ferramenta Concord permitiu que fossem feitas as primeiras inferências acerca do corpus analisado, porém essas inferências restringiram-se ao nível frasal. Dentre elas predominaram as seguintes representações dos acadêmicos acerca dos fatores de mediação na atividade de leitura, assim, resume-se: (1) Recursos: gramática e livro; (2) Estratégias: perguntas e texto; (3) Conceitos: aprendizagem e aula.

A gramática não é concebida como um recurso que tem autonomia de trabalhar sozinho. É entendida como uma parcela que integra o todo no ensino de língua materna tanto que, quando citada, na maioria das vezes faz referência aos pontos gramaticais (conteúdos, exercícios, classes etc.) que devem ser abordados a partir de textos e dentro de um contexto. A figura 11 mostra indícios de que a gramática deve fazer parte do ensino de leitura e não ao contrário a leitura ser pretexto para o ensino de gramática.

Figura 11 – Resultado do concord – palavra pesquisada: gramática

O outro vocábulo escolhido para representar o fator recurso no processo mediacional de leitura foi “livro”. Este último é visto como uma “mercadoria”, mas que assume uma posição importante e de respeito dentro do contexto escolar. Esse reconhecimento ocorre em função dos sujeitos (autores dos livros) e instituições (MEC) que o livro didático representa. A figura abaixo (ver lista completa – CD-ROM – Arquivo “Concord palavra livro”) ilustra esse posicionamento.

Figura 12 – Resultado do concord – palavra pesquisada: livro

No que diz respeito às estratégias, a palavra “perguntas”, na maioria das vezes, quando empregada no discurso dos acadêmicos, não pode ser interpretada como uma estratégia de tutoramento, e sim como uma tarefa do tipo “responda as perguntas”. Ou seja, as perguntas são utilizadas para compor, juntamente com outras tarefas, as questões interpretativas e gramaticais de um determinado texto. A figura 13 gerada pelo Concord faz um recorte ilustrativo dessa situação (ver lista completa – CD-ROM – Arquivo “Concord palavra perguntas”).

Figura 13 – Resultado do concord – palavra pesquisada: perguntas

A palavra texto, por sua vez, também foi enquadrada como uma estratégia. Percebe-se que não há a preocupação em se escolher um bom texto, mas sim o que fazer com ele, identificando suas inúmeras funções de uso. A figura que segue apresenta o demonstrativo dessas constatações (ver lista completa – CD-ROM – Arquivo “Concord palavra texto”).

Figura 14 – Resultado do concord – palavra pesquisada: texto

O fator conceitos foi representado pelas palavras “aprendizagem” e “aula”. A aula de leitura é vista como uma atividade planejada, que deve (deveria) estar em harmonia com a realidade dos alunos. Uma atividade flexível e “ajustável” aos diferentes contextos. A figura 15 (ver lista completa – CD-ROM – Arquivo “Concord palavra aula”) ilustra essas características.

Figura 15 – Resultado do concord – palavra pesquisada: aula

Conclui-se essa síntese explicativa fazendo menção ao vocábulo “aprendizagem” também representando o fator de mediação “conceitos”. A aprendizagem de leitura é abordada como uma atividade complexa e completa, pois se entende que a prática de leitura pode ser considerada o “ponto de partida” para o desenvolvimento de outras atividades e/ou habilidades. A figura 16 representa (ver lista completa – CD-ROM – Arquivo “Concord palavra aprender”) o contexto em que a palavra em questão foi empregada no discurso dos acadêmicos em formação inicial.

Figura 16 – Resultado do concord – palavra pesquisada: aprendizagem

Percebe-se que a ferramenta Concord dá margens a uma análise superficial, intuitiva e probabilística sendo que, algumas vezes, muitas frases não são passíveis de interpretação, porque não apresentam colocados suficientes (cotexto) para que se possa obter uma interpretação mais precisa dos dados. Dessa forma, esse tipo de ocorrência impede que o pesquisador analise as palavras selecionadas (nódulos- problema e nódulos-vínculo) em rede, isto é, que sejam analisadas considerando o contexto em sua totalidade.

A par dessas dificuldades torna-se imprescindível destacar que o que foi proposto analisar com as ferramentas WordList e Concord transcorreu conforme previsto, pois sabia-se, desde o momento da elaboração do projeto de tese, que a ferramenta Concord apresentava essa limitação. Em síntese, ambas cumpriram com êxito o que coube a elas analisar.

Assim para suprir essa necessidade, foi utilizado o Mapeador Semântico, ferramenta computacional capaz de rastrear a presença de palavras ou colocados em comum de nódulos de interesse selecionados ─ O que tem? Onde tem? Quanto tem? ─ criando, assim, pontos de engate abstratos entre os colocados de modo a dispor os nódulos de interesse em rede.