• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV – Comunicação na Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas

5. Apresentação do Projeto de uma Estratégia de Relações Públicas para a Liga

5.7. Públicos-Alvo Mediadores

5.7.1. Parceiros da Associação

As parcerias entre a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e outras instituições são fundamentais para a concretização do presente plano estratégico. Assim, descrevem- se, de seguida, tanto os parceiros atuais da Liga assim como os possíveis parceiros para a implementação do plano de comunicação em 2019. Cada uma destas parcerias irá procurar fomentar relações de win-win entre ambas as partes, contribuindo para que a associação possa dispor de recursos humanos e materiais que a auxiliem a ir ao encontro das necessidades dos seus públicos-alvo centrais.

5.7.1.1. LabMed Saúde

A LabMed Saúde foi escolhida enquanto parceira para o presente plano estratégico por já possuir um Protocolo de Parceria e Colaboração com a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, o qual concede tanto aos associados da Liga assim como aos seus familiares diretos descontos de 10 a 25% em todos os serviços das clínicas do grupo. O Grupo LabMed surgiu em 2011 e possui serviços nas mais variadas áreas da saúde, nomeadamente, nas Análises Clínicas, nas Consultas de Especialidade, na Estética e Bem-Estar, na Fisioterapia, na Medicina Dentária e na Psicologia. Para além disso, a LabMed Saúde é conhecida por se adaptar às necessidades dos pacientes, garantindo uma resposta eficiente e de qualidade, bem como preços competitivos35.

5.7.1.2. Instituto Português de Reumatologia

Também o Instituto Português de Reumatologia possui um Protocolo de Parceria e Colaboração com a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, o qual proporciona aos associados da Liga e aos seus familiares em primeiro grau o acesso à prestação de atos médicos, exames complementares e tratamentos de reabilitação a preços mais baixos.

119

O Instituto Português de Reumatologia é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que se dedica ao estudo, investigação, prevenção e tratamento das doenças reumáticas, desde há 65 anos36, o que constitui uma mais valia para o projeto de comunicação em causa, tanto a nível do eixo estratégico “Prevenindo” assim como do eixo estratégico “E Depois do Diagnóstico?”.

5.7.1.3. Centro Cultural de Carnide

O Centro Cultural de Carnide não possui qualquer Protocolo de Parceria com a Liga. Ainda assim, este cede os seus espaços para aluguer e, como tal, o XXI Fórum da LPCDR irá realizar-se nestas mesmas instalações, em outubro de 2018. Neste sentido, o Centro Cultural parece ser uma boa proposta de parceria para o desenvolvimento do projeto de comunicação em causa, uma vez que dispõe de instalações para a realização de eventos de excelência com infraestruturas e meios de transporte de fácil acesso aos públicos-alvo com dificuldades de locomoção37.

5.7.1.4. Estudantes de Licenciatura e de Mestrado em Relações Públicas, na Escola Superior de Comunicação Social

A Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas não possui parceria com a Escola Superior de Comunicação Social38, o que poderia ser muito útil para o projeto em causa no sentido em que os alunos de Relações Públicas se encontram preparados para desenvolver funções deste âmbito, qualquer que seja a instituição a que se destinem. Por outras palavras, a parceria entre ambas as instituições aparenta ser benéfica para ambos os lados, já que: se, por um lado, os alunos ganham experiência prática na área dos seus estudos, por outro lado, a associação beneficia de ajuda a nível da relação entre a mesma e os meios de comunicação social e parceiros.

36 Para mais informações, consultar http://www.ipr.pt/index.aspx. 37 Para mais informações, consultar https://www.jf-carnide.pt/. 38 Para mais informações, consultar https://www.escs.ipl.pt/.

120

5.7.1.5. Estudantes de Licenciatura e de Mestrado em Audiovisual e Multimédia, na Escola Superior de Comunicação Social

Propõe-se que a relação entre os estudantes da área de Audiovisual e Multimédia e a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas seja mais uma das parcerias a realizar no sentido em que estes ganham experiências de aprendizagem e a Liga obtém ajuda a nível da conceção e desenvolvimento de vídeos e áudio, por exemplo.

5.7.1.6. Estudantes de Licenciatura e de Mestrado em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social

Mais uma vez, propõe-se uma parceria entre os alunos da Escola Superior de Comunicação Social e a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas. Para o presente plano, os alunos da área de Jornalismo constituem recursos humanos essenciais para a divulgação de informação acerca da organização e das ações e eventos a realizar ao longo de todo o ano.

5.7.1.7. Centro Upaya

O Centro Upaya faz parte da Associação Upaya, uma organização sem fins lucrativos que tem como principal finalidade a partilha de metodologias que possibilitem viver de forma a romper os ciclos de ansiedade, stress, desânimo e cansaço, através de práticas de

mindfulness39.

A Liga não possui um Protocolo de Parceria com este centro, porém, as mais valias de constituir tal acordo são várias e refletem-se a nível da saúde global dos doentes. Isto é, as pessoas que sofrem de doenças reumáticas sofrem, igualmente, de dor crónica, o que as impossibilita de desempenhar inúmeras tarefas diárias, fazendo-as sentir-se limitadas. Neste sentido, o Centro Upaya poderá fazer uma grande diferença na contribuição para o bem-estar dos indivíduos, tendo em conta o eixo estratégico “E Depois do Diagnóstico?”.

121

5.7.1.8. Associação de Jardins-Escolas João de Deus

A Associação de Jardins-Escolas João de Deus, ainda que fundada em 1882, continua a servir os mesmos ideais dessa altura, os quais têm por base o apoio aos mais carenciados e excluídos, no âmbito da educação e da cultura40.

Enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social que procura integrar os indivíduos na sociedade, a Associação dispõe de ludotecas móveis, as quais irão constituir o foco de interesse para a sua possível parceria com a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas. Ou seja, pretende-se que, para além de dar reforço à integração dos grupos excluídos na sociedade, o que, no caso concreto, corresponderá à integração dos doentes reumáticos na sociedade, esta parceria ajude a Liga em termos de espaço para a realização de eventos.

5.7.1.9. Ludobiblioteca da Junta de Freguesia de Campo de Ourique

A Ludobiblioteca da Junta de Freguesia de Campo de Ourique constitui um espaço que procura envolver tanto o conceito de ludoteca assim como o conceito de biblioteca. Este espaço surgiu em 2005 e encontra-se, gratuitamente, aberto a todas as faixas etárias, procurando sensibilizar a comunidade para o papel pedagógico do jogo41.

A Junta de Freguesia de Campo de Ourique também não possui qualquer Protocolo de Parceria com a Liga. Ainda assim, verifica-se um claro benefício do desenvolvimento deste, uma vez que, ao aliarem-se, as duas instituições podem procurar aumentar a taxa de literacia dos indivíduos nas mais variadas vertentes, nomeadamente, na saúde. Neste sentido, propõe-se que a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas utilize o espaço da ludobiblioteca para alguns dos eventos a realizar no sentido do presente plano estratégico.

40 Para mais informações, consultar http://www.joaodeus.com/associacao/associacao.asp. 41 Para mais informações, consultar http://www.jf-campodeourique.pt/.

122 5.7.1.10. Clínica Bessa

A Clínica Bessa surgiu em 2008, no Porto, dedicando-se, unicamente, à medicina dentária. Porém, ao longo do tempo, foi-se dando um alargamento do seu espaço e do número de especialidades médicas e técnicas à disposição dos pacientes. Como resultado, a Clínica dispõe, atualmente, de serviços de medicina dentária, medicina geral e familiar, ortopedia, fisioterapia, pediatria, podologia, terapia da fala, psicologia, nutricionismo e estética avançada, entre outros42.

Já existe uma parceria entre a Clínica Bessa e a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e, como tal, pretende fazer-se uso da mesma para o presente plano de comunicação, essencialmente ao nível do nutricionismo. Resultante do acordo entre ambas as instituições, os associados da Liga beneficiam, então, de 10% de desconto sobre os vários serviços acima descritos.

5.7.1.11. Publirep – Publicidade e Representações Lda

A Publirep – Publicidade e Representações Lda encontra-se em Lisboa, mais precisamente, em Carnaxide e dedica-se às atividades de preparação da impressão e de produtos de media43.

Ainda que não exista uma parceria entre esta e a Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas, a Publirep tem vindo a fazer as impressões do boletim trimestral da Liga e, como tal, pretende-se que o trabalho desenvolvido continue e se alargue a outro tipo de impressões, se possível, através de um Protocolo de Parceria benéfico para ambas as instituições.

42 Para mais informações, consultar http://www.clinicabessa.pt/clinica/.

123

5.7.1.12. RH Positivo – Comunicação e Design

A RH Positivo – Comunicação e Design é uma empresa com 11 anos de existência que possui como objetivo prestar serviços de comunicação, principalmente a nível da produção de conteúdos redatoriais44.

Esta constitui mais uma das instituições que já colabora com a Liga, ainda que sem a existência de um Protocolo de Parceria, o qual seria essencial para o desenvolvimento de algumas das táticas do plano de comunicação em causa. Neste sentido, propõe-se que se proceda a tal acordo e que este vise a relação win-win de ambas as partes.

5.7.1.13. Camaloon

A Camaloon é uma empresa jovem de Barcelona que dispõe de uma plataforma online onde é possível criar e comprar produtos personalizados, tais como t-shirts, bonés, crachás, autocolantes, chávenas, entre muitos outros45.

Ainda que, até ao momento, não tenha existido qualquer relação entre a Camaloon e a Liga, julgo que uma possível parceria entre ambas fosse de total interesse, já que, para o plano de comunicação em causa, será necessário criar produtos de merchandising.

Documentos relacionados