• Nenhum resultado encontrado

2.2. Participantes da Pesquisa

2.2.1. Perfil dos participantes

2.2.1.1. Participante A1

Esse participante tem 16 anos, é do gênero masculino, comunica-se em Libras e não realiza leitura labial. Mora com a sua mãe e com o seu padrasto. A família não utiliza a Libras para se comunicarem. É um participante educado, participativo e demonstra muito interesse em aprender, mas apresenta dificuldades no aprendizado de alguns conteúdos matemáticos, como, por exemplo, subtração, divisão, expressões numéricas e porcentagem. Locomove-se desacompanhado, porém, não possui autonomia para realizar compras e nem mantém relacionamentos em outros espaços que não seja o familiar e o escolar.

2.2.1.2. Participante A2

Essa participante tem 16 anos de idade, é do gênero feminino, comunica-se em Libras, é oralizada e realiza leitura labial. A família vive em conflitos, então, por um determinado período de tempo mora com o seu pai e com os seus avós e depois com a sua mãe e o seu

irmão. Apresenta facilidade em aprender os conteúdos de língua portuguesa e matemática, sendo uma aluna participativa e interessada que gosta de ajudar os colegas. Locomove-se sozinha para todos os ambientes. Em 2015, essa aluna participou do Programa de Aprendizagem37, sendo que trabalha como menor aprendiz na rede de fast-food Bob’s.

2.2.1.3. Participante A3

Esse participante tem 18 anos, é do gênero masculino, possui uma deficiência física que dificulta a sua movimentação em sala de aula e na escola, sendo que utiliza o aparelho andador para auxiliar a sua locomoção. É muito tímido e tem dificuldades em se comunicar com os colegas e com o professor. Apresenta dificuldades para escrever e para realizar as operações básicas matemáticas e, frequentemente, afirma que não sabe realizar as atividades propostas em sala de aula. É um aluno educado e bem humorado, mas não responde os questionamentos quando solicitado apesar de se comunicar em Libras.

2.2.1.4. Participante A4

Essa participante tem 17 anos, é do gênero feminino, mora com o seu pai e se comunica em Libras no ambiente familiar, pois o seu pai é fluente em língua de sinais. Às vezes, locomove-se desacompanhada de casa para escola e vice-versa. É participativa, demonstra interesse em aprender, respeita as regras escolares e se interage com os colegas em sala de aula. Devido à sua deficiência motora, apresenta dificuldades para escrever, mas isso não interfere em sua comunicação e em sua aprendizagem, pois se comunica bem com os colegas e os professores. Possui boas notas e apresenta facilidade em aprender os conteúdos ministrados em sala de aula.

2.2.1.5. Participante A5

Esse participante tem 16 anos, é do gênero masculino, comunica-se bem em Libras e mora com a família, contudo, a mãe se comunica em língua de sinais, mas não possui fluência. É pouco estimulado pelos membros familiares e um pouco disperso durante as aulas,

37É um programa técnico-profissional que prevê a execução de atividades teóricas e práticas sob a orientação de

uma entidade qualificada em uma formação técnico-profissional metódica, com especificação do público-alvo, dos conteúdos programáticos a serem ministrados, do período de duração, da carga horária teórica e prática, dos mecanismos de acompanhamento, avaliação e certificação do aprendizado, observando-se os parâmetros estabelecidos pela Portaria MTE nº 615, de 13 de dezembro de 2007 (BRASIL, 2009).

mas é participativo, educado e demonstra muito interesse em aprender. Tem facilidade em aprender os conteúdos matemáticos, mas possui dificuldades com a língua portuguesa.

2.2.1.6. Participante A6

Essa participante tem 26 anos, é do gênero feminino, mora com a família e não utiliza Libras no ambiente familiar. É pouco estimulada pela família, então, depende de terceiros para resolver os problemas pessoais. Tem dificuldade em permanecer nos empregos e trabalhar com projetos. É tímida e locomove-se desacompanhada. Apresenta muita dificuldade nos conteúdos matemáticos e, também, no relacionamento com os colegas. Possui um temperamento forte e não aceita ser corrigida. Utiliza a Libras para se comunicar, mas, às vezes, tem dificuldade para compreender os colegas e os professores. Não consegue resolver operações simples, como, por exemplo, adição e subtração. Quando o professor pergunta a sua opinião sobre alguma atividade, às vezes, argumenta que não sabe resolver os exercícios ou responde os questionamentos formulados fora do contexto proposta em sala de aula. Mesmo com a utilização da calculadora, essa participante não consegue resolver as atividades matemáticas simples, sendo que não aceita auxílio dos professores.

2.2.1.7. Participante A7

Esse participante tem 17 anos, é do gênero masculino, mora com o pai e com os irmãos e se comunica em Libras, sendo que se locomove desacompanhado de casa para escola e vice-versa. Tem facilidade em aprender os conteúdos matemáticos, mas apresenta dificuldades com a língua portuguesa. Conversa durante as aulas, faz brincadeiras inoportunas e, às vezes, é agressivo. Apesar de ser indisciplinado, demonstra interesse em aprender, é frequente e pontual.

2.2.1.8. Participante A9

Esse participante tem 17 anos, é do gênero masculino, é oralizado e, de acordo com a análise de seu PDI, esse aluno também possui déficit de aprendizagem, sendo que utiliza medicamentos para auxiliar em sua concentração. Comunica-se em Libras, mas possui resquício de audição, então utiliza a leitura labial. Mora com os seus pais e o seu irmão. Após a aula, esse participante costuma ajudar os seus familiares por meio do trabalho no mercado da família, realizando as seguintes tarefas: entregas, pedidos e organização do espaço físico. Nas aulas de matemática é bastante agitado, pois gosta de conversar e brincar com os seus colegas de sala de aula. Apresenta dificuldade no entendimento de conteúdos matemáticos e

demora em copiar a matéria do quadro ou resolver as atividades escritas. É lento para realizar qualquer tipo de atividade e esquece com facilidade os conteúdos aprendidos, mas é um aluno educado e interessado em aprender, contudo, é um aluno teimoso e não utiliza o seu aparelho auditivo e nem os seus óculos. A mãe desse participante relatou que quando o aluno está em casa não estuda e joga videogame a maior parte do dia.

2.2.1.9. Participante A11

Esse participante tem 32 anos, é do gênero masculino, sendo que de acordo com as informações constantes em seu PDI, esse aluno viveu na zona rural do Estado do Pará até os 31 anos de idade e está aprendendo a língua de sinais. No ano de 2015, mudou-se para a cidade de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais e, atualmente, mora com o seu irmão. Não se comunica em Libras no ambiente familiar, porém, comunica-se nesse idioma na escola e na igreja. Esse participante se adapta às mudanças, entende as orientações do professor, é frequente às aulas e respeita as regras escolares. Locomove-se para a escola desacompanhado. É organizado, sendo que deseja inserir-se no mercado de trabalho. Contudo, tem dificuldades em Língua Portuguesa, mas é esforçado, prestativo e interage bem com os colegas. O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) elaborado pela professora de Libras mostra que esse aluno consegue se comunicar em língua de sinais, apesar de ainda estar aprendendo a Libras. Os familiares desse participante o estimulam a continuar os seus estudos.

2.2.1.10. Participante A13

Esse participante tem 17 anos, é do gênero masculino, apresenta dificuldades no entendimento dos conteúdos matemáticos, contudo, consegue resolver operações simples de adição, subtração, multiplicação e divisão. Comunica-se em Libras, mas não possui fluência, pois muitas vezes não entende os seus colegas e nem os seus professores. Mora na periferia e não possui outros membros da família surdos, sendo que os seus familiares não empregam a língua de sinais, pois não sabem com utilizá-la. Esse participante utiliza a maior parte de seu tempo acessando a internet, sendo que demonstra entendimento sobre vários jogos eletrônicos e gírias específicas das comunidades virtuais. Durante as aulas, é um aluno interessado e participativo, mas apresenta dificuldades no processo de ensino e aprendizagem devido às dificuldades de comunicação na língua de sinais.

2.2.1.11. Participante B8

Essa participante tem 54 anos, é do gênero feminino, mora com uma irmã que também é surda e comunica-se em Libras. Trabalha como costureira na Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS) e estuda à noite. Acorda muito cedo e trabalha durante o dia todo e, por isso, sempre reclama de cansaço e, frequentemente, dorme durante as aulas. É tímida, calada e apresenta muita dificuldade em várias disciplinas. Às vezes, tem dificuldades na comunicação, mas relaciona-se bem com os seus colegas e com os seus professores.

2.2.1.12. Participante B10

Essa participante tem 42 anos, é do gênero feminino, mora sozinha, mas no mesmo terreno em que a sua família reside. Comunica-se bem em Libras, é um pouco oralizada e tem um bom relacionamento com os seus filhos e com os seus colegas da escola. Trabalha como empregada doméstica e gosta de passear e estuda à noite. É muito esforçada, educada e demonstra muito interesse em aprender. Contudo, apresenta muita dificuldade em matemática e em português. Administra o próprio salário, mas sempre pede auxílio para a filha que é ouvinte.

2.2.1.13. Participante B15

Esse participante tem 37 anos, é do gênero masculino, comunica-se em Libras, é oralizado e realiza leitura labial. Mora com a sua mãe e os seus irmãos, sendo que tem um bom relacionamento com a sua família. Tem filhos, mas não moram juntos, contudo, possuem uma boa relação. Tem uma vida social ativa, muitos amigos, sendo que gosta de passear e jogar futebol. É esforçado, mas possui pouco vocabulário em português. Apesar de faltar muito às aulas é participativo e consegue resolver os problemas matemáticos com a utilização de calculadora, pois tem dificuldades com a utilização da tabuada.

2.2.1.14. Participante B17

Esse participante tem 56 anos, é do gênero masculino, comunica-se em Libras e com sinais caseiros. Mora com a sua esposa e com os seus filhos e possui um bom relacionamento familiar. Começou a frequentar a escola com 47 anos de idade e, por isso, apresenta muita dificuldade em diversas disciplinas. Trabalha com reciclagem de latas que encontra na rua. É frequente na escola, mas durante as aulas não costuma dar respostas aos professores e não

aceita ser corrigido. Apresenta muita dificuldade nas operações básicas da matemática, inclusive nas somas e subtrações.

2.2.1.15. Participante B19

Esse participante tem 21 anos, é do gênero masculino, se comunica em Libras, mora com a sua família e ajuda a cuidar dos irmãos mais novos. Além disso, trabalha em uma empresa de elevadores, faz academia e estuda à noite, porém, devido à sua rotina agitada é muito infrequente na escola. Contudo, é muito participativo, educado e interessado em aprender. Apresenta facilidade em compreender os conteúdos matemáticos e demonstra saber administrar o próprio salário.

2.2.1.16. Participante B21

Esse participante tem 31 anos, é do gênero masculino, mora com o seu pai e os seus irmãos e possui uma boa relação familiar. Apesar de comunicar-se em Libras, possui dificuldades em sua comunicação com os colegas e professores, sendo necessária uma sinalização pausada para que esse aluno possa compreender as explicações referentes aos conteúdos apresentados em sala de aula. É muito tímido, mas relaciona-se bem com os colegas e com os professores. Começou a frequentar a escola aos 22 anos de idade e apresenta muita dificuldade em várias disciplinas, principalmente, português e matemática. Geralmente, não costuma responder os questionamentos quando é solicitado e, muitas vezes, não compreende os professores e nem os seus colegas.

2.2.1.17. Participante B23

Esse participante tem 19 anos, é do gênero masculino, mora com a sua mãe e com os seus irmãos, sendo a única pessoa Surda em sua família. Possui ótima comunicação em Libras e a mãe também se comunica em língua de sinais. Tem uma filha e trabalha como jovem aprendiz. Na escola é muito participativo, educado e muito interessado em aprender, além disso, apresenta facilidade em todas as disciplinas, principalmente, matemática. Gosta de ajudar os seus colegas e tem um bom relacionamento com os demais alunos e professores.