• Nenhum resultado encontrado

Fgura 2 Porto de Fortaleza

4.5 TUP do Pecém

De acordo com Dias (2012), o porto do Pecém é o porto com menor trajeto entre Brasil, Estados Unidos e Europa. Foi inaugurado em 2002, e é o destinatário de investimentos públicos e privados que irão consolidar sua posição de grande polo de desenvolvimento do Ceará.

Localizado no município de São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza, o terminal do Pecém (figura 6) constitui-se um complexo portuário e industrial pertencente ao Governo do Estado do Ceará, porém administrado pela empresa CEARÁPORTOS (Companhia de Integração Portuária do Ceará). Foi construído e aparelhado para atender as necessidades da navegação e da movimentação e armazenagem de carga própria e de terceiros, mediante condições e características específicas definidas no Contrato de Adesão N° 097/2001, firmado com o Ministério dos Transportes na modelagem de terminal de uso privativo misto (CEARÁPORTOS, 2013).

Figura 6 - Porto do Pecém

Fonte: Superintendência do Patrimônio da União no Ceará (2013)

Sua área de influência abrange os estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. Movimenta a navegação por cabotagem e cargas de importação e exportação. É também o primeiro porto com instalações para importação de gás GNL, instalado pela Petrobras. Além disto, o porto do Pecém é líder na exportação de frutas e calçados, além de manter a importação de produtos siderúrgicos e a movimentação de algodão (DIAS, 2012).

De acordo com a CEARÁPORTOS (2013), o porto possui acessos rodoviários pela: BR-222, principal via de acesso às instalações portuárias do Pecém, interliga Fortaleza à região norte do estado e aos estados do Piauí e Maranhão; BR-116 , que interliga Fortaleza aos estados do Sul do Brasil e CE-422 também conhecida por Via Portuária, interligando a BR-222 às instalações portuárias. Já o acesso ferroviário é feito por um ramal derivado da linha norte da Companhia Ferroviária do Nordeste, com 22 km de extensão a qual atravessa a zona industrial do complexo portuário, paralelo à Via Portuária (CE - 422) e atende tanto ao Terminal do Pecém quanto às indústrias localizadas no Complexo.

Em 2011, segundo a CEARAPORTOS (2007) foi movimentada 3,36 milhões de toneladas, enquanto que em 2010 a movimentação foi de 3,21 toneladas, significando um crescimento de 5%. Em relação ao sentido da movimentação da carga 989,66 mil toneladas foram desembarcadas e 2,37 milhões de toneladas foram embarcadas. Houve aumento de 2 % no transporte de longo curso e de 15 % no de cabotagem. Devido a ausência de maiores informações não será apresentado o gráfico de movimentação de carga do porto do Pecém.

Ainda conforme a CEARAPORTOS (2007), o funcionamento do porto do Pecém é contínuo, 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados. O terminal foi projetado como um porto off shore, ou seja, permite a atracação de navios a certa distância da costa, dando por isso acesso a navios de maior calado, com capacidade para transportar grandes cargas. A acostagem às instalações se dá, portanto, de forma direta, não havendo canal de acesso, nem bacia de evolução. Seu arranjo geral consta de uma ponte de acesso, dois píers de atracação e um quebra-mar de proteção tipo “berma” na forma de L. A ponte de acesso tem 2.160 m de comprimento, com pista dupla de rolamento, passeio para pedestres e apoio lateral para correias transportadoras de minérios e tubulação de derivados de petróleo.

Dos dois píers marítimos para atracação de navios, um movimenta insumos siderúrgicos e carga geral e o outro para granéis líquidos, em especial óleo bruto e derivados de petróleo, conforme detalhado a seguir:

 Píer 1 – com 350m de comprimento movimenta principalmente granéis sólidos e carga geral. Possui dois berços para atracação, um interno com calado máximo de 14 m e equipado com descarregador de minério, e um berço externo cujo calado máximo é de 15m e é equipado com guindaste de múltiplo uso de 45ton;

 Píer 2 - 450m de comprimento, movimenta granéis líquidos e gás liquefeito. Possui dois berços para atracação os quais possuem calado máximo de 15,5m. Os berços são equipados com: braços de carga / descarga de granéis líquidos para produtos como, gasolina e álcool, óleo diesel e querosene, óleo combustível e GLP.

O terminal possui ainda um píer de rebocadores com 76,55 m o qual possui dois berços. Construído Junto à ponte de acesso do píer 2, para os rebocadores que deverão auxiliar os navios nas manobras de atracação, tanto no píer 1 quanto no píer 2 (CEARÁPORTOS, 2013).

A armazenagem de produtos no Terminal do Pecém, pode ser feita no pátio, que compreende uma área de 380.000m², ou nos dois armazéns cobertos onde um deles possui área de 6.250m² e o outro 10.000m² (CEARÁPORTOS, 2013).

Com relação aos equipamentos, o terminal possui um guindaste de múltiplo uso, com capacidade de até 45 toneladas e um descarregador de navio, com capacidade de até 1.250 toneladas (CEARÁPORTOS, 2013).

De acordo com Dias (2012), afirma que estão previstas obras que darão plena capacidade de atendimento aos futuros empreendimentos do complexo, como a Refinaria Premium II, da Petrobras, e a Companhia Siderúrgica do Pecém. A Petrobras prevê a entrega da Refinaria para 2017.

Serão implantados também dois berços para granéis sólidos com o objetivo de atender às necessidades da Ferrovia Transnordestina, que está em fase de conclusão, para assim embarcar parte significativa da produção de grãos da região e um volume maior de frutas do Vale do São Francisco. Além desta, outras obras também estão previstas as quais tornarão o Pecém mais competitivo em relação aos demais portos brasileiros, deixando-o mais moderno, melhorando a operação de cargas e potencializando uma de suas grandes vantagens, que é a proximidade com a Europa e os Estados Unidos (DIAS, 2012).

Quadro 7 - Resumo das características gerais do porto do Pecém

Área total do porto Não disponível

Administração Companhia de Integração Portuária do Ceará- CEARÁPORTOS

Movimentação de cargas – 2011 3,36 milhões de toneladas

Acessos Rodoviário: BR-222, BR-116 e a CE-422 que interliga aBR-222

às instalações portuárias.

Ferroviário: Transnordestina Logística S.A

Extensão do cais Não disponível

Área de influência primária Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba

Principais cargas movimentadas Frutas, calçados, produtos siderúrgicos e algodão.

Número de berços 4 berços além de 2 berços para os rebocadores

Profundidade do canal de acesso Não possui pois se trata de um porto off shore

Profundidade dos berços Píer 1 –

Berço interno: 14m Berço externo: 15m Píer 2 –

Berços interno e externo: 15,5m

Horário de funcionamento 24 horas

Capacidade de armazenamento 2 armazéns com área coberta total de 16.250m²

Área de pátio Pátio a céu aberto com área total de 380.000m²

Equipamentos Guindaste de múltiplo uso, com capacidade de até 45 toneladas.

Descarregador de navio, com capacidade de até 1.250 toneladas. Fonte: CEARÁPORTOS (2013)

Documentos relacionados