• Nenhum resultado encontrado

7 RESULTADOS

8.4 PERCEPÇÃO DOS MEMBROS

Objetivo 4: Identificar a percepção dos membros acerca do Conselho Escolar.

Pergunta (questão 5 do Roteiro de entrevista):

5.O que representa para você a expressão “Conselhos Escolares”?

Resultado:

100% dos entrevistados apresentaram uma visão positiva da expressão CE.

Percebe-se que o CE é um colegiado visto como um poderoso mecanismo de gestão compartilhada. Ressalta a professora: ―È um instrumento de fortalecimento da gestão da escola.‖ Representa, para os membros, uma organização importante dentro da escola.

Um dos entrevistados expressa a visão que tinha do CE antes e depois de fazer parte como membro.

Resposta da professora:

Quando eu não participava do CE, eu pensava que o CE servia apenas para julgar os alunos, condenar o aluno. Hoje, como eu participo do CE, vejo que é mais importante, é mais eficaz do que eu imaginava.

Os entrevistados revelaram que há um movimento de colaboração recíproca entre escola e o CE. Para eles, o CE é visto com certa abertura para acolher a comunidade, conquista essa mais recente. Embora seja difícil tal ação, há esforço, por parte de todos, com a finalidade de manter a escola bem gerida e aberta à comunidade.

O CE representa para mim a coletividade, representa todos os segmentos, representa a escola. (Aluno membro do CE).

O papel do CE é muito importante. Eu não sei nem como a escola sobrevivia sem o CE atuando. (Professora)

Olha! Sinceramente, eu vejo os CE como uma ajuda a mais para o desenvolvimento da escola e dos alunos. É um órgão importante, É um chamatório a mais para o desenvolvimento dos jovens e da escola. Para mim, representa muito o CE. Por que o CE reune as mais determinadas atitudes em relação ao aluno. Que tem aluno difícil. O CE é soberano dentro da escola, com as funções de consultar e deliberar. (Orientadora)

CE para mim representa o gestor contar com um grupo que se interessa pela escola e que participa ativamente, junto com ele na gestão. É um órgão que exerce uma função importante na escola. (Gestora da escola)

Muitos dos entrevistados vêem o CE como um órgão fiscalizador dos recursos financeiros enviados pelo poder público. É possível perceber certas dificuldades inerentes a gestão financeira, a que os membros estão submetidos. Como revela a fala da representante dos funcionários da escola:

A expressão CE representa para mim a única coisa que resolve os problemas da escola. Ele fiscaliza e tem um papel importante na escola, devido às verbas. O governo manda as verbas para a escola e a gente fiscaliza. Ajudamos a comunidade e o governo. O dinheiro que é mandado, é fiscalizado. Toda escola deveria ter um CE. Sem o CE acontecem os desvios de dinheiro na escola.

O CE é um órgão, é uma equipe fiscalizadora nas deliberações de questões pedagógicas e administrativas quanto à destinação das verbas. (Supervisor da Escola)

Há entrevistados que apresentam uma visão religiosa, como na percepção da presidente do CE, Tal visão, impede os membros de perceberem a atuação dos CE como uma missão social e cívica, por se tratar de uma ação participativa, evidencia-se que:

O CE representa um trabalho voluntário, fiscalizar, de dirigir e comandar. Representa para você um trabalho a mando de Deus. Você atuar nunca área que você nunca fez. Como é voluntário, você faz com carinho.

A Professora da escola vê com certo otimismo a perspectiva da democracia no interior da escola pela via da participação colegiada. Ela também critica o lento desenvolvimento desse processo, mas mostra-se disposta a contribuir para que ele se faça efetivo.

Hoje o papel do CE na escola é burocrático. Ele não tem um papel efetivo de participação política e pedagógica. Mas eu acho a idéia conceito de CE fundamental e muito importante. Inclusive para a gente tornar a nossa sociedade democrática de fato. Que ela não é democrática de fato. A gente está num processo. A gente já tem eleição direta. As pessoas já fazem debate político. Mas as pessoas participam pouco da vida pública, participam pouco dos espaços públicos. Ele é, e pode ser, um instrumento bom de cidadania, de participação política e de democratização desse espaço público tão importante que é a escola pública.

A Orientadora Educacional da escola não se mostra tão entusiasmada com o modelo de prática democrática vivenciado pela escola. Em seu discurso, ela constata a pequena atuação do CE e a fraca participação no Conselho Escolar, o considera como utopia.

A expressão CE é uma expressão bonita, que tem um fundo de partilha, de trabalhar juntos, de construir juntos, de cada um dá um pouco de si. Mas eu acho que a nossa realidade é muito contraditória. Eu acho que, na verdade, a gente não vive isso. Ninguém quer doar um pouco de tempo. Ninguém quer mais um problema. Quando na verdade, a gente sabe que se agente se junta, a gente pode diminuir os problemas. Então, acontece que ficam uns sobrecarregados. Até a eleição as pessoas não querem participar. Eu acho que o CE ainda é uma coisa utópica. Ainda não é uma coisa real. Ainda não é expressivo, mais atuante.

As respostas comprovam que o CE está instituído e funciona como instrumento capaz de definir as tarefas que permitem a participação, planejamento e busca de resultados eficientes. É o caminho para a democratização. Só falta que os participantes aprimorem atitudes democráticas.

Pergunta (questão 6 do Roteiro de entrevista):

6. Quais as contribuições que os Conselhos Escolares trazem ao processo educativo e ao sucesso da gestão escolar?

Resultado:

88% dos entrevistados afirmaram que os CE trazem benefícios à escola. 12% dos entrevistados afirmaram que os CE não trazem benéficos à escola.

A maioria expressiva dos entrevistados respondeu que o CE contribui para a melhoria do processo educativo. O cruzamento com os dados evidenciados nas entrevistas pode confirmar, ou não, o resultado. De acordo com a fala da Professora: ―Se o CE for ativo mesmo, claro que ele vai contribuir para que realmente o dinheiro seja aplicado como deve ser, e as ações pedagógicas sejam cumpridas também.‖

Resposta da aluna:

Essa é uma escola boa e grande e o CE deveria ser mais ativo. Podia ter uma voz mais ativa. Participar mais das coisas. Promover mais eventos pedagógicos. Para os alunos. Não adianta está no CE e promover eventos para a comunidade que não trazem contribuição ao processo pedagógico. Deveria se preocupar com a parte pedagógica que é muito mais importante para os alunos, que a parte administrativa da escola.

Resposta da Professora:

Contribuições do CE ao processo educativo: No início das minhas aulas, todos os anos eu começo falando da organização estudantil, da organização política dentro da escola e fora. Que a escola será do jeito que a gente constrói. Então, eu incentivo os estudantes a participarem, a ficarem atentos. Ou participarem enquanto membros ou participarem enquanto representados. Então, eu vejo o CE como importante e em alguns momentos ele teve realmente importância, mas em geral, os CE não existem de fato. Acho que vai melhorar, eu tenho esperança de que ele vai melhorar esse ano com a gestão democrática. É claro que a eleição direta para gestores não resolve o problema de uma cultura política extremamente patrimonialista e autoritária. Mas já é o começo. Que dê novo animo ao CE, Que tende a melhorar. Que eles sejam fortalecidos.

Aqui, na fala da aluna podemos perceber a satisfação com a estrutura da escola, porém ela expressa sua insatisfação com a prática do CE no que diz respeito à contribuição ao processo pedagógico.

Na fala da professora, percebe-se sua preocupação com a participação dos alunos na organização política da escola, sobretudo com a prática democrática dentro da escola. Mais uma vez, a fala da professora vem corroborar a inexistência de uma atuação efetiva do CE.

Outro dado que a professora revela é que a escola conta com uma gestão considerada autoritária. Em vista disso, a atuação dos CE fica comprometida, por não conseguirem promover a adesão de todos os segmentos da escola e criar formas que garantam a participação democrática de todos.

Documentos relacionados