• Nenhum resultado encontrado

2 CÍRCULO METODOLÓGICO

5. CÍRCULO DA DESCODIFICAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E DO BUEN VIVIR DOS ASSENTAMENTOS RURAIS DA AMAZÔNIA NORTE MATO-GROSSENSE

5.3 Círculo das percepções e narrativas sustentáveis descodificar e atuar no mundo dos sujeitos

5.3.1 Percepções e narrativas sustentáveis do Assentamento São Pedro

O resultado do processo de avaliação qualitativa da sustentabilidade do Assentamento São Pedro, através das percepções e narrativas, está sistematizado no quadro abaixo (quadro 02).

Quadro 02. Percepções e narrativas sustentáveis do Assentamento São Pedro, Paranaíta-MT, 2018. Tema gerador Categoria da sustentabilidade Pilar da sustentabilidade Dimensão da sustentabilidade Avaliação Percepções/ Narrativas da sustentabilidade

Mudanças Terra Produção Cultural/Técnica “Conquistamos a terra, realizamos um sonho. Criamos os nossos filhos na terra, construímos nossas casas, nossas vidas. Hoje a terra precisa de mais atenção, mais cuidado. Boa parte está degradada”.

Acampamento, barraco, conflito, luta

União Organização Social “As instituições, as lideranças, as pessoas do assentamento são unidas; representam suas categorias e se unem por melhorias”.

Assentamento, associação, parcela, terra, gleba, PDS

Plantio, produção Produção Técnica “O plantio e a produção agropecuária ainda são insuficientes no assentamento. Há predominância da produção de leite, mas existe a fruticultura e a produção de café”.

Cooperativa Organização Social “Apesar de estar no início, a cooperativa está se desenvolvendo bem. Conta com uma frota de máquinas e implementos agrícolas, uma sede com ar condicionado, um secretário, atividades de formação, de lazer e a adesão de cooperados”.

Associação Organização Social “As associações estão desanimadas e deixando de desenvolver atividades nas comunidades, está perdendo a força e não há demandas”. Comunidade Religiosidade Social/Cultural “As comunidades realizam

atividades nas datas comemorativas como dia das mães, dos pais, etc. Há jogos de futebol, grupos de reflexão, celebrações, reuniões, encontros das comunidades, festas entre outras”.

Política Permanência da juventude

Preservação Social “A maior parte da juventude, principalmente as mulheres, está deixando o campo em busca de faculdades, de empregos nas cidades e / ou fazendas. Uma minoria permanece no assentamento, se casam e vivem juntos com os pais no sítio”.

Formação Formação Social “A formação é bastante completa no assentamento. Há vários cursos oferecidos por diferentes instituições”.

Boteco, comunidade, escola, igreja, leite, trabalho

Família Organização Social/cultural “Apesar dos problemas, as famílias estão mantendo a união e a estrutura convencional. Há formação de novas famílias com o casamento de jovens”.

Leite Produção Econômica “O ‘carro chefe’ da nossa renda é o leite. É o que mantém as famílias com certa estabilidade econômica. Gera trabalho, emprego e renda. A produção é suficiente, mas teria capacidade para aumentar”.

Liderança Organização Política “As lideranças em geral representam bem os interesses das suas instituições/entidades. É necessária uma melhor participação das lideranças políticas do assentamento: são três vereadores eleitos do assentamento”.

Renda Produção Econômica “A renda é suficiente para o

buen vivir no assentamento. As pessoas se vestem bem, tem moto, carro, energia, etc.” Fé Religiosidade Cultural “A fé é o que faz a vida ter

sentido e esperança para nós. Se não fosse a fé, nós não teríamos chegado até aqui”. Diversidade da

produção

Produção Espacial/ Econômica

“O que predomina é a monocultura de pastagens. A diversidade ainda é baixa.” Estudo Formação Social/Cultural “As escolas municipais do

assentamento estão com ótimas notas no IDEB em Paranaíta. A Escola Estadual São Pedro está entre as cinco melhores escolas do estado de MT”.

Continuidade Preservação Ética/Política “A continuidade do trabalho no campo é ameaçada pelo êxodo da juventude. Apesar de que em muitos sítios, lotes há mais de uma casa, uma vez que os jovens que permanecem no assentamento se casam e constroem suas casas no lote dos pais”. Meio ambiente, SAF Preservação das APPs Preservação Ambiental/ Energética

“Boa parte das APPs está degradada necessitando de recuperação, reflorestamento”. Uso consciente da

natureza

Preservação Ética/Ambiental “Ainda há desmatamento no assentamento. Boa parte das APPs não estão sendo recuperadas. A reserva legal do assentamento foi ocupada de forma irregular”.

Concomitante com a avaliação qualitativa através das percepções/narrativas das categorias da sustentabilidade pelos sujeitos do assentamento, as categorias foram avaliadas de forma quantitativa através de cores que simbolizavam notas de 1 a 3, em um gráfico tipo radar (figura 46).

Figura 46. “Círculo da Sustentabilidade” do Assentamento São Pedro, Paranaíta-MT, com as dezoito categorias avaliadas pelos sujeitos (da esquerda para a direita)

Conforme avaliação dos sujeitos, as categorias que necessitam de atenção são a terra, o plantio/produção, a diversificação da produção, as associações, as lideranças, a permanência da juventude, a continuidade, a preservação das APPs e o uso consciente da natureza. Nesse caso são nove categorias avaliadas como sustentabilidade forte (em verde) e nove, avaliada como sustentabilidade média (em amarelo). No gráfico abaixo quanto mais verde, mais sustentável.

O gráfico a seguir (figura 47) representa a avaliação feita pelos sujeitos da pesquisa, porém construído no Excel. No gráfico, quanto mais próximo à borda (nota três), mais sustentável é o assentamento.

Figura 47. Gráfico tipo radar “Círculo da Sustentabilidade” do Assentamento São Pedro, Paranaíta-MT com as dezoito categorias avaliadas pelos sujeitos

Para os sujeitos deste trabalho, os pilares que possuem a sustentabilidade mais forte são o da formação e da religiosidade. As que precisam de maior atenção são questões ligadas à produção e, principalmente à preservação. O pilar organização está muito próximo à

sustentabilidade (figura 48). A organização, a participação e o envolvimento dos agricultores e agricultoras é uma “condição indispensável para o seu empoderamento como atores protagonistas e decisores dos rumos dos processos de mudança social” (CAPORAL e COSTABEBER, 2004, p. 79) dos assentamentos rurais da Amazônia norte mato-grossense.

Figura 48. “Círculo da Sustentabilidade” com os cinco pilares do Assentamento São Pedro, Paranaíta-MT

De acordo com a avaliação feita pelos sujeitos, observada nos gráficos acima, a sustentabilidade está mais para forte que média. Dessa forma, os agricultores familiares, sujeitos deste trabalho acreditam que o assentamento é sustentável, embora, pensam que esta sustentabilidade é um processo que se dá ao longo do tempo, ora avança, ora regride. Acreditam que o assentamento São Pedro estará mais desenvolvido e sustentável daqui a 20 anos, devido ao processo de formação, organização e pela religiosidade que os anima a continuar na luta.