• Nenhum resultado encontrado

Conforme descrevemos na parte introdutória desta tese, o survey presencial realizado compreende uma amostra (exploratória e não representativa estaticamente) de 13 empresas (nacionais e multinacionais) que atuam ao longo da cadeia produtiva do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos na produção de produtos finais e no fornecimento de produtos intermediários para o setor, com o objetivo de investigar suas trajetórias de inovação tecnológica e o perfil de suas estratégias e práticas de gestão da inovação tecnológica. A seleção da amostra foi de caráter intencional e considerou-se os seguintes requisitos: i) atuação ao longo da cadeia produtiva do setor (na produção de produtos finais e no fornecimento de produtos intermediários); e ii) origem do capital (empresas nacionais e multinacionais).

Entre as empresas produtoras de produtos finais da amostra, figuram entre as nacionais de grande porte22 as empresas Natura, O Boticário e Niasi. As demais empresas nacionais da amostra: Davene, Chamma da Amazônia, Surya, Vitaderm, Multi Vegetal, Grupo Bertin23e Brazilian Fruit caracterizam-se como empresas de pequeno e médio porte. Quanto às empresas multinacionais produtoras de produtos finais, situam-se na amostra as empresas de grande porte Unilever e Avon (Tabela 4.1).

Tabela 4.1

Empresas produtoras de produtos finais

Fonte: Pesquisa de campo.

O esforço de inserir no survey empresas de diferentes portes, que atuassem ao longo da cadeia produtiva, bem como de empresas com origem de capital multinacional teve por objetivo tornar mais completa a análise setorial das trajetórias de inovação tecnológica e do perfil das estratégias e práticas de gestão da inovação tecnológica, além de melhor evidenciar as formas de atuação das empresas nacionais e multinacionais, tendo em vista o contexto competitivo em que elas operam. No que tange as empresas do setor responsáveis pelo fornecimento de produtos intermediários, a amostra previa também a participação das empresas multinacionais Croda do Brasil (fornecedora de ingredientes

22

Para classificar o porte das empresas estudadas nesta tese, levou-se em consideração o critério ‘número de empregados’ da classificação de empresas industriais utilizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dada a indisponibilidade de obtenção de informações relacionadas ao faturamento das empresas objeto de estudo. Nesse contexto, a classificação utilizada pelo IBGE considera: i) microempresa: empresas de até 19 empregados; ii) pequena empresa: empresas de 20 a 99 empregados; iii) média empresa: empresas de 100 a 499 empregados; iv) grande empresa: mais de 500 empregados.

23

Embora o Grupo Bertin congregue nove divisões de negócios com 24 mil funcionários, a divisão de cosméticos opera sob uma lógica bastante distinta das demais divisões da companhia e conta com 320 funcionários. Nesse contexto,

Nacional Niasi Niasi S/A 10 Multinacional Unilever Unilever Ltda. 11 Multinacional Avon

Avon Cosméticos Ltda.

12

Nacional Brazilian Fruit

Gus &Vicki Aroma Ind. Com. Ltda.

9

Nacional Muti Marcas

Grupo Bertin Ltda.

8

Nacional Multi Vegetal

Multi Vegetal Fitocosmético

7

Nacional Vitarderm

Vitaderm Farmácia Ltda.

6 Nacional Surya Surya do Brasil 5 Nacional Chamma da Amazônia Chamma da Amazônia 4 Nacional Davene

Laboratório Sardalina Ltda.

3

Nacional O Boticário

Botica Com. Farmacêutica Ltda.

2

Nacional Natura

Natura Cosméticos S/A

1 Origem do Capital Nome Fantasia Empresa Nacional Niasi Niasi S/A 10 Multinacional Unilever Unilever Ltda. 11 Multinacional Avon

Avon Cosméticos Ltda.

12

Nacional Brazilian Fruit

Gus &Vicki Aroma Ind. Com. Ltda.

9

Nacional Muti Marcas

Grupo Bertin Ltda.

8

Nacional Multi Vegetal

Multi Vegetal Fitocosmético

7

Nacional Vitarderm

Vitaderm Farmácia Ltda.

6 Nacional Surya Surya do Brasil 5 Nacional Chamma da Amazônia Chamma da Amazônia 4 Nacional Davene

Laboratório Sardalina Ltda.

3

Nacional O Boticário

Botica Com. Farmacêutica Ltda.

2

Nacional Natura

Natura Cosméticos S/A

1

Origem do Capital Nome Fantasia

naturais e outras especialidades) e Givaudan do Brasil (fornecedora de fragrâncias), além da empresa nacional Beraca Ingredients (fornecedora de ingredientes naturais e outras especialidades). Entretanto, não foi possível ter acesso às empresas Croda do Brasil e Beraca Ingredients. Diante do exposto, exploraremos os resultados coletados em entrevista realizada na empresa multinacional Givaudan, caracterizando-se como a única empresa fornecedora de produtos intermediários do setor aqui analisada (Tabela 4.2). O detalhamento do perfil das empresas participantes do survey é descrito no Anexo 1 desta tese.

Tabela 4.2

Empresa fornecedora de produtos intermediários para o setor

Fonte: Elaboração própria.

As entrevistas (que tiveram duração média de 2 horas e 30 minutos) com gerentes e diretores da área de P&D e de áreas correlatas a essa das empresas da amostra ocorreram em 2006, 2007 e 2008 e a maior parte delas foi gravada, após autorização dos entrevistados. Embora tenhamos adotado o survey presencial junto às empresas da amostra como elemento central de obtenção dos dados empíricos para atendimento do objetivo da tese, à medida que avançamos na análise dos dados coletados junto à empresa Natura, observamos que a mesma representava, entre as empresas da amostra, o caso mais diferenciado no que tange a experiência e a trajetória de inovação tecnológica baseada em produtos sustentáveis. Por essa razão, esta tese também apresenta um estudo de caso em profundidade da Natura, com o objetivo de realizar um mapeamento qualificado acerca de suas estratégias e gestão do processo de inovação tecnológica baseada em produtos sustentáveis – que será apresentado no capítulo 5. A relação dos profissionais entrevistados na pesquisa de campo encontra-se no Anexo 2 desta tese.

Com a finalidade de atender o objetivo proposto nesta tese, que se concentra em investigar as implicações que a busca de uma trajetória de inovação tecnológica baseada em produtos sustentáveis traz para a complexidade e diversidade da gestão do processo de inovação tecnológica e para o acúmulo de competências a ela associada; para a realização do survey elaboramos um instrumento de pesquisa estruturado, com questões abertas e fechadas (Anexo 3 desta tese), inspirado nos modelos de

Estratégia de Inovação Alinhada (2005) e de Processos e Ferramentas que Integram o Gerenciamento Multinacional

Origem do Capital Givaudan

Givaudan do Brasil Ltda. 13 Nome Fantasia Empresa Multinacional Origem do Capital Givaudan

Givaudan do Brasil Ltda. 13

Nome Fantasia Empresa

do Processo de Inovação (2008), desenvolvidos por Quadros, onde se estruturou cinco grandes eixos

de investigação (que serão examinados nas seções seguintes deste capítulo) e compreendem:

Estratégia e objetivos de negócio da empresa, compreendendo a interface das questões

relacionadas à sustentabilidade com os objetivos e competências de negócio da empresa no período de 1999 até 2006; bem como com os objetivos de negócio futuros da empresa.

Estratégia de inovação no nível do desenvolvimento de produtos da empresa, analisando a

natureza e as características dos produtos desenvolvidos, bem como identificando a natureza de fornecimento de matérias-primas utilizadas; e avaliando o alinhamento desses elementos com a estratégia de negócio.

Estratégia de inovação no nível tecnológico da empresa, avaliando aspectos como perfil da

estratégia tecnológica e a intensidade das atividades tecnológicas.

Indicadores de P&D da empresa, como a presença e o perfil da área/departamento dedicado às

atividades de P&D, dispêndios da área, e perfil dos recursos humanos para essas atividades.

Práticas de gestão da inovação tecnológica da empresa, com a detecção de processos e

ferramentas de: mapeamento/prospecção de oportunidades e ameaças para inovação; seleção de oportunidades para inovação; mobilização de fontes internas e externas para inovação; implementação dos projetos de inovação; e avaliação do processo de inovação.