• Nenhum resultado encontrado

Pergunte ao Missionário: São duas questões feitas pelo público para resposta

2.1 – AQUÉM DO CIDADÃO KANE, MAS DO LADO DE JESUS

4- Pergunte ao Missionário: São duas questões feitas pelo público para resposta

imediata do missionário. As perguntas variam entre versículos bíblicos, temas atuais, diferenças de denominações” (fonte:http://ongrace.com/>. Acesso: 22/05/2006).

Vale ressaltar que todos os programas têm o mesmo formato, acrescentando à citação acima três outros quadros, um no início e os outros dois no final do programa. O programa sempre começa com a pregação do missionário RR

Soares ou de um outro pastor que dirija o culto (fato raro de acontecer!) e no final

do programa sempre ocorre a oração de libertação realizada pelo missionário, onde os testemunhos de cura são imediatamente captados, logo após a oração. Ocorre também nos últimos dez minutos de programa o quadro Agenda dos

Pastores, onde os pastores da Igreja Internacional da Graça de Deus divulgam

seus trabalhos e os endereços de suas igrejas.

Ainda, segundo o site, o programa SHOW DA FÉ é traduzido para outros idiomas (inglês e espanhol) e é veiculado nos Estados Unidos e no México. No Brasil ele atinge picos de 09 pontos de audiência, com uma média entre 02 e 03 pontos. Cada ponto representa 54.400 domicílios na Grande São Paulo.

“O SHOW DA FÉ ainda é traduzido para o inglês e espanhol e veiculado na América do Norte, pela PC TV, do México, West Palm Beach e Super Channel dos Estados Unidos”.

(fonte:http://ongrace.com/>. Acesso: 22/05/2006).

O que interessa na tese é analisar alguns depoimentos de dois quadros do programa SHOW DA FÉ, a saber, o quadro da oração de libertação e novela da

vida real. As transcrições que se seguem procuraram ser fiéis às expressões

usadas pelos membros da igreja. Não há, portanto, nenhuma edição das falas. Pode-se perceber principalmente nos testemunhos após a oração de libertação, que as pessoas são muito simples, usando um português com muitos erros.

Em primeiro lugar é necessário dar destaque para o quadro: oração de

libertação. Serão citados dois programas SHOW DA FÉ veiculados em dias e

meses diferentes. Um ocorreu no mês de Julho e outro no mês de Agosto, ambos em 2006. Logo após a transcrição desses quadros acima citados, haverá a transcrição de um programa onde a atenção recairá no quadro: novela da vida

real.

No programa exibido no dia 07/07/06, o missionário deu início ao quadro

oração de libertação, pedindo a salvação das almas dos presentes que ainda não

tivessem aceitado a Jesus e, logo após, começou a orar por libertação. Ele disse:

“Em nome de Jesus, ó Pai, toque nessa pessoa, nesse coração que está fraco. Ó meu Deus, lá na perna junto ao tornozelo parece que tem alguma coisa queimando, ó Pai, destrua em nome de Jesus. Acabe com essa gastrite também, ó Pai; destrua essa bactéria que produz isso. Senhor, eu vou usar a autoridade do Senhor para tua glória. Como ministro da Palavra, eu paraliso toda ação do Diabo.

E eu digo: Espírito imundo, pega tudo o que é seu e sai dessa pessoa, vai embora agora! Eu exijo! Sai com o seu mal em nome de Jesus. E você (referindo-se aos presentes) diz obrigado Jesus. Abra os olhos; olha para mim. (Num tom retórico, RR Soares disse para a platéia). Missionário, eu tava realmente com o tornozelo aqui perto da minha perna queimando, parecia que tinha uma coisa comendo, assim uma sensação como se algo tivesse lixando, ardendo (então num gesto rápido ele aponta para sua própria perna). Tá aqui essa pessoa que Deus usou para eu fazer essa oração. E às vezes é até mais de uma pessoa”.

Logo após a oração e a suposta revelação dos grandes males a serem enfrentados naquela reunião (coração fraco, dor na perna/tornozelo, gastrite), se bem que, entre estes, houve uma valorização da dor na perna/tornozelo, começaram os testemunhos da platéia. Foram sete ao todo, sendo cinco mulheres e dois homens. Abaixo estão elencados os testemunhos do jeito como foram pronunciados:

“1ª Mulher: Eu cheguei aqui, com assim doendo (ela apontou para o tornozelo), bem abaixo assim (apontou de novo), aí eu expulsei, falei em nome de Jesus, pode sair!. Agora na hora da oração acabou de sair.

2ª Mulher: Ontem eu saí da Igreja, quando cheguei em casa, eu tava cozinhando;

parece que tava queimando toda a minha perna. Aí eu peguei e comecei a orar e nada! E quando foi mais tarde amanheceu inchado assim (ela então aponta para o tornozelo inchado). Quando foi agora que o senhor orou saiu toda aquela queimação que estava na minha perna. Acabou, só ta um pouquinho inchado ainda. (quando a câmera focalizou o tornozelo, na verdade, este estava bem inchado!)

3ª Mulher: No meu tornozelo parecia uma faca cortando. Assim bem inconstante

(sic) a dor né! (ela gesticulou com a mão). Agora em nome de Jesus eu sei que foi para mim.

4ª Mulher: Uma dor de cabeça que não passava há dias. Eu acabei de voltar de

viagem de Peruíbe, mas agora graças ao Senhor Jesus, passou!

1º Homem: Me deu um mal nos olhos, que era assim como água escorrendo no

vidro, assim! (ele gesticulou com a mão). Mas graças a Deus, agora Deus curou.

5ª Mulher: Eu sempre tenho dor no tornozelo. Cheguei aqui com dor no tornozelo

e agora sumiu a dor.

2º Homem: No início ele fala algo impossível de traduzir, ele estava muito

missionário), Deus falou para mim, quando é que tava com dor na barriga (ele passa a mão na barriga). Na minha garganta tinha um bicho e eu orei e saiu tudo”.

Num outro programa, exibido no dia 24/08/06, o missionário após orientar a platéia sobre o poder de Jesus, começou a orar da seguinte maneira:

“Olhe assim em suas mãos e diga: Pai, em nome de Cristo, eu te ofereço as minhas mãos e te peço; coloca Senhor nestas mãos o teu poder. Agora põe a mão sobre a dor, sobre o defeito físico, sobre a doença, se não for possível coloque a mão sobre o coração, feche os olhos e diga: Em nome de Jesus eu não aceito, não permito mal algum na minha vida. Meu corpo fique curado para a glória de Deus Pai”. Deixe o missionário orar agora:

Pai, eu venho a ti em nome de Jesus abençoar todo esse povo. Eu venho usar a autoridade que o Senhor tem me dado e eu tenho certeza, meu Deus, que a tua mão vai fazer maravilhas agora. Pai essa pessoa que tem a mente perturbada, que não consegue firmar o pensamento; são tantas coisas que estão atrapalhando, Senhor faça um milagre dentro dessa mente agora e que ela fique normal.

Agora cure o corpo também, de tudo quanto é mal. Eu vou usar o poder que tens me dado para a tua glória. Como ministro da Palavra de Deus, eu me dirijo agora a todo espírito de doença, de enfermidade, a todo mal que se alojou nessa pessoa. Eu digo agora: espírito de sofrimento isso é uma ordem que eu estou passando para você. Eu ordeno agora, saia dessa pessoa. Pega a sua dor, o teu defeito físico, surdez, cegueira, paralisia vai saindo agora, mal que paralisou os rins, que destruiu o pâncreas. Saía dessa pessoa para nunca mais voltar, em nome de Jesus!

Levante as mãos, Oh adore a Deus porque ele está agindo em sua vida. Pai, muito obrigado! Recebemos a bênção em nome de Jesus.

Abra os seus olhos e abaixe as suas mãos. Faça agora o que você não podia fazer. Você não podia levantar a cabeça, levante, abaixe; jogue para a esquerda para a direita. Faz o que você não podia fazer. Não podia dobrar a perna, dobre agora, em nome de Jesus.

Num tom retórico ele diz: Missionário, quem era eu para levantar o joelho? Ó missionário, o meu mal saiu agora.

Quem é que o mal saiu agora? Levante a mão em nome de Jesus. Após olhar para a platéia, ele disse: Nós temos já várias pessoas. Conte para nós.

Enquanto eu vou pegar testemunhos, muita gente vai ser curada. Creia agora! Esse vai ser o seu momento. Diga aqui minha irmã:

1ª Mulher: Olha! eu andava com uma dor muito forte aqui no ombro. O médico

falou que era problema de coração. O missionário a interrompeu e perguntou: Saiu agora? Ela disse: saiu!

2ª Mulher: Estava com muita dor nas juntas dos dedos. Passou agora graças a

Deus. Cheia de dor, nos dez dedos da mão. O missionário a interpelou dizendo: Para abrir e fechar doía. Ela respondeu: Doía! Agora saiu tudo.

3ª Mulher: Missionário, eu ontem à noite tava me programando para vir aqui e

amanheci com as mãos inchadas e os pés também. Quando eu cheguei aqui, eu não conseguia mexer com esse dedo (ela mostrou todos os dedos da mão!), ainda tá um pouco inchado, mas já estou mexendo com as mãos. O missionário então gritou do púlpito: Aleluia! Glória a Deus.

4ª Mulher: Meu joelho estala. Quando eu subo degrau, ele faz ...(então ela fez um

barulho com a boca, que mais parecia com um portão velho rangendo. O missionário e a platéia riram.) Quando eu estou em casa e eu estou vendo o Senhor, eu ponho a mão. O missionário a interrompeu e disse: então pára de doer? Ela respondeu: Graças a Deus, to curada!

5ª Mulher: Problema de astrose (ela provavelmente queria dizer artrose) e coluna.

Tenho muita dor. Cheguei com muita dor e agora saiu tudo.

1º Homem: Dor nas costas. Tava doendo muito, passou! 6ª Mulher: Uma dor muito forte na batata da perna.

7ª Mulher: Forte dor no lado esquerdo, pés inchados, desinchou para a glória do

Senhor.

8ª Mulher: Eu estava com muita dor nos pés, há mais de seis meses. Eu quase

não posso andar quando me levanto. E agora eu levantei e eu não to sentindo mais.

2º Homem: Eu passei mal durante a noite porque eu comi uma pizza ontem à

noite. De madrugada precisei levantar para tomar remédio e por isso não vim na reunião das sete. Mas agora, graças a Deus, passou o mal.

3º Homem: Tava com uma dor nas vistas. Não conseguia abrir as vistas. Agora

passou.

9ª Mulher: Dor na coluna.

10ª Mulher: Pastor depois que eu fui associada agora, eu quase morri com uma

dor. (O missionário olhou para ela com um olhar de reprovação) Então ela disse: É sim pastor! O missionário disse: Veio uma dor para a senhora? Ela respondeu: Sim tomou tudo. O missionário rindo disse: Já mandou embora? Ela então respondeu: Mandei! Vai pros infernos, em nome de Jesus. (ouvem-se risos do missionário e da platéia e assim foi finalizado o quadro).

Pode-se perceber pelos testemunhos acima mencionados que esse quadro do programa SHOW DA FÉ cumpre aquilo que Danièle Hervieu-Léger (2000) chamou de “comunidades emocionais”. Todos os testemunhos são dados com uma emoção muito grande, há uma catarse coletiva e o fato de saberem que estão

sendo filmados e que aparecerão em rede nacional aflora ainda mais essa emoção. A relação com a divindade parece ser passageira e fugaz, de ordem utilitarista mesmo, uma relação baseada nos interesses individuais. A Igreja

Internacional da Graça de Deus é filha do movimento pentecostal, no entanto está

distante do seu fato fundador. Mudou sem reconhecer que mudou. O que importa hoje não é a glossolalia dos tempos primeiros, mas a cura, a libertação e o bem estar individual.

Depois de transcrever essas duas sessões do quadro oração de libertação, é mister agora fazer o mesmo com o quadro: novela da vida real, exibido no dia 22/09/06. O título da novela da vida real exibida nesse dia é esse: Eu sou um

milagre de Deus.