• Nenhum resultado encontrado

Para a etapa de aplicação das entrevistas contextuais e do mapa de expectativas, foi realizada uma atividade individual com quatro crianças, na faixa etária prevista do pú- blico-alvo. O tempo estimado inicialmente para cada atividade foi de quarenta minutos, mas algumas crianças apresentaram maior dificuldade de comunicação, sendo preciso estabelecer uma relação de confiança antes das perguntas serem feitas. Com isso, as atividades tiveram duração de aproximadamente três horas por criança. A dinâmica foi organizada na casa das crianças e na presença de seus pais, para que se sentissem mais confortáveis em um ambiente conhecido.

Em um primeiro momento foi disponibilizado dois livros-brinquedo para que elas pu- dessem se familiarizar com o formato e apontar os pontos que mais chamaram sua aten- ção em cada um. A leitura foi mediada pela autora do presente trabalho, somente uma criança leu os livros sozinha. O primeiro livro (Figura 35) é sobre dinossauros e tem em suas páginas duplas elementos escondidos e um pop up de dinossauro. O segundo título (Figura 36) narra a história do gato de botas e tem elementos da engenharia do papel, com linguetas e um volante. Após a leitura, foram feitas as perguntas seguindo o roteiro elaborado para a entrevista. Por fim, foi disponibilizado material para que pudessem criar desenhos ou narrativas que elas gostariam que estivessem presentes nos livros.

Figura 35: Capa do livro

Dinossauros - pop up para ler e brincar (2018)

Fonte: Livraria Cultura

Figura 36: Capa do livro

Clássicos animados - O Gato de Botas (2019)

Afim de preservar a identidade das crianças, cada participante foi nomeado da seguinte maneira: André, Ana, Amanda e Alex. O primeiro entrevistado, André, tem 7 anos de idade e maior contato com jogos, sendo o Minecraft seu favorito, o que reflete em sua preferência por livros nessa temática. Ele também gosta de assistir conteúdos sobre o mar e animais aquáticos na televisão. Quando interagiu com os livros que foram mos- trados, prestou maior atenção ao texto escrito e não foi muito receptivo quando viu o pop up, dizendo que achou feio. Ao comparar os dois livros, preferiu os mecanismos da engenharia de papel presentes no segundo.

1. Sexo: Masculino (x) Feminino ( ) 2. Idade: 7 anos

3. Seus pais costumam ler livros para você? Se sim, quais?

Não, lê sozinho. Quando ele não tem nenhuma atividade a ser realizada, lê his- tórias da Mônica.

4. Qual é seu livro favorito? Por que?

Os livros que ele ganha no aniversário. O primeiro é o A batalha da torre, o

segundo é o A batalha contra Herobrine e o terceiro A batalha contra En- der Dragon. Ele gosta por achar as histórias legais.

5. Qual estilo de desenho que você mais gosta nos livros? Animes.

6. Você prefere que tipo de história? Histórias de aventura.

7. O que mais chama sua atenção nos livros?

Ele gosta de ver o título e um pouco da história. 8. Se você pudesse criar um livro, como ele seria?

Ele relata que criou vários. Um dos que ele criou foi sobre o aquário de Natal. Prefere livros sobre o fundo do mar e animais pré-históricos.

Quadro 4: Roteiro sistematizado das perguntas e respostas de André

Ana, 6 anos, demorou mais para se abrir e responder as questões, mas ela foi a que teve maior contato prévio com livros-brinquedo. Sua mãe influencia muito a leitura e é assinante do clube Leiturinha, que entrega mensalmente livros para crianças em sua residência. Foi observado que seus livros preferidos giram em torno da temática da ami- zade e da família. Quando interagiu com os livros mostrados, teve maior interesse pelas imagens e se mostrou receptiva ao pop up e às técnicas de engenharia do papel, demo- rando-se mais na página que tinha a estrutura volante. No momento final, a influência do cotidiano familiar e recente separação dos pais pode ser observada na ilustração feita, na qual ela optou por representar duas residências e a família.

1. Sexo: Masculino ( ) Feminino (x) 2. Idade: 6 anos

3. Seus pais costumam ler livros para você? Se sim, quais?

Somente a mãe lê para ela. A maior cera de ouvido do mundo; Aventuras na netoland com Luccas Neto; Turma da Mônica; Jogo da memória com obras divertidas – primeiras palavras; Minha mãe tem visão de raio- -x; Para seu Almeida, com abraço; Orion e o escuro; Marcelo, marmelo, martelo (favorito).

4. Qual é seu livro favorito? Por que?

Livro Marcelo, marmelo, martelo, história Teresinha e Gabriela. Porque

acha legal.

5. Qual estilo de desenho que você mais gosta nos livros? Não soube informar.

6. Você prefere que tipo de história? Aventura.

Quadro 5: Roteiro sistematizado das perguntas e respostas de Ana Figura 37: Desenho feito por André

7. O que mais chama sua atenção nos livros? As imagens.

8. Se você pudesse criar um livro, como ele seria?

Já criou um livro, O alienígena cagão. Segundo a criança, o livro era sobre

um homem que estava no trânsito com dor de barriga, não aguentou e fez cocô na rua. Após o ocorrido, uma iguana apareceu e mordeu a bunda dele, que ficou inchada, parecendo um ET. Depois prenderam ele e deram cenoura, que era comida para ETs, fazendo-o melhorar e ser solto. Após sua soltura apareceu uma nave para resgatá-lo, mas ele acabou sendo preso novamente.

Amanda, 6 anos, é filha de dois guias turísticos e viaja com maior frequência, indo muito à praia com os pais. Os livros que ela tem maior contato são sobre as cidades do mundo, contendo fatos sobre os locais e aventuras. Quando interagiu com os livros, preferiu o

pop up. Na última etapa da atividade, optou por um desenho na praia por ser um dos

locais que mais frequenta, e as casas da avó e dos pais. 1. Sexo: Masculino ( ) Feminino (x)

2. Idade: 6 anos

3. Seus pais costumam ler livros para você? Se sim, quais?

Os dois costumam ler para ela. Eles leem um livro sobre um leão que gosta de alface e outros sobre cidades turísticas.

4. Qual é seu livro favorito? Por que?

Prefere os livros sobre as cidades, por achar o conteúdo legal. 5. Qual estilo de desenho que você mais gosta nos livros?

Não soube responder. 6. Você prefere que tipo de história?

Super-heroínas.

Figura 38: Desenhos feitos por Ana

Quadro 6: Roteiro sistematizado das perguntas e respostas de Amanda

7. O que mais chama sua atenção nos livros? A narrativa.

8. Se você pudesse criar um livro, como ele seria?

Segundo ela, o livro seria uma mescla de aventura, princesas, heroínas, bru- xas, aranhas, com conteúdo sobre a vida dela, com a amiga da princesa, no mar, na piscina, no parque, e na casa dela.

Alex, 6 anos, foi o que mais apresentou dificuldade em se comunicar, com isso não foi possível obter muitos dados com a entrevista. Alex se interessou mais em visualizar os livros-brinquedo, por um dos livros apresentar sua temática favorita, dinossauros. Ele ficou muito curioso com o pop up, interagindo com o livro por um período maior que as outras crianças, abrindo as abas diversas vezes e olhando para o elemento tridimensio- nal, tentando entender como ele se erguia. Na etapa do desenho, ele ilustrou seu dinos- sauro predileto, um tricerátops.

1. Sexo: Masculino (x) Feminino ( ) 2. Idade: 6 anos

3. Seus pais costumam ler livros para você? Se sim, quais? Os dois leem livros sobre dinossauros e O Patinho Feio.

4. Qual é seu livro favorito? Por que?

Sobre os dinossauros, por ter o Triceratops, que é seu personagem favorito.

Figura 39: Desenhos feitos por Amanda

Quadro 7: Roteiro sistematizado das perguntas e respostas de Alex

5. Qual estilo de desenho que você mais gosta nos livros? Não soube responder.

6. Você prefere que tipo de história? Animais.

7. O que mais chama sua atenção nos livros? A narrativa.

8. Se você pudesse criar um livro, como ele seria? Seria sobre dinossauros.

Figura 40: Desenho feitos por Alex

Documentos relacionados