• Nenhum resultado encontrado

ho 38 no uso do computador Análise das dificuldades dos alunos 02 Matemática: montagem de gráficos

3. PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL (PAE) PARA A GESTÃO DO LETRAMENTO DIGITAL

3.5 O Plano de Ação Educacional (PAE)

Após realizar a análise documental e da pesquisa de campo, neste capítulo, apresento um plano que possa colaborar com as duas escolas estaduais de educação profissional (EEEPs), no sentido de contribuir para que as lacunas existentes na incorporação das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) possam ser preenchidas, fortalecendo a gestão do letramento digital nas duas EEEPs, a partir da interação de todos os atores que fazem a ação pedagógica se efetivar. Os achados relevantes da pesquisa detalhados no segundo capítulo e

sintetizados neste capítulo, anteriormente, serão referência para a construção do Plano de Ação Educacional.

A orientação teórica e metodológica para o Plano de Ação Educacional (PAE) se baseia nos elementos essenciais citados por Almeida (2005) a serem levados em conta em um programa de formação, cujo foco seja incorporar as TICs já disponíveis na escola no fazer docente: trabalho coletivo; integração das TIC nas práticas educativas fundamentada no projeto político pedagógico; ação colaborativa entre docentes, alunos, pais e comunidade; gestão compartilhada; acesso à rede de informações; atitude cooperativa entre as pessoas com fins diversos.

Retomado o objetivo do PAE, apresento a proposta de intervenção que pretende ser desenvolvida, no período de janeiro a dezembro de 2014, tendo início logo na semana pedagógica preparatória para o ano letivo a qual é realizada nessas duas EEEPs desde o início do seu funcionamento e decorrente da articulação da 11ª CREDE. A coordenadoria prepara essa semana junto com todas as escolas da regional. O modelo do plano de intervenção contempla o alcance de resultados na perspectiva de fortalecer as ações que se voltem aos gestores, aos professores coordenadores do laboratório educacional de informática (LEI), aos professores de sala de aula e, consequente , aos alunos.

O PAE será apresentado à SEDUC/ 11ª CREDE e aos gestores escolares das EEEPs com o propósito de assegurar as condições necessárias para a implantação da proposta nas duas escolas.

É relevante destacar que o PAE não será apresentado como um modelo de formação que se impõe hierarquicamente a essas escolas. Tem tão somente a intenção de induzir à reflexão e à ação no sentido de fortalecer a atuação da gestão, com ênfase no papel do coordenador escolar, para que esse gestor possa assumir de forma mais ativa a gestão pedagógica nas duas EEEPS, contribuindo para uma mudança na ação pedagógica a ser construída por todos e partilhada entre os pares.

O PAE tem como objetivo geral contribuir para a incorporação das TICs no cotidiano das duas EEEPs, visando práticas educativas mais eficazes. E, considerando a pretensão de alcançar todos os atores do processo educativo, são definidos como objetivos específicos:

 Fortalecer a gestão escolar para que a escola se torne espaço de formação continuada com foco no letramento digital através da incorporação das TICs já disponíveis nas duas EEEPs;

 Possibilitar que os professores elaborem práticas educativas diversificadas utilizando as TICs existentes nas duas EEEPs com o auxílio do professor coordenador do LEI e do coordenador escolar;

 Realizar aulas no LEI que possibilitem aos alunos elaborar e reelaborar o conhecimento utilizando as TICs como recursos tecnológicos que podem melhorar o seu desempenho acadêmico e profissional.

A partir da definição dos objetivos, traço algumas metas a serem concretizadas, ao final do ano letivo 2014, nas duas escolas de educação profissional:

 Envolver todos os gestores (coordenador escolar), juntamente com o professor coordenador do LEI, atuando como articuladores do planejamento escolar para garantir o uso de práticas educativas mais eficazes com foco no uso das TICs e do LEI;

 Verificar maior frequência no uso do laboratório educacional de informática, garantindo-se que a grande maioria dos docentes - professores da base nacional comum, professores das disciplinas técnicas - passem a atuar como professores mediadores do conhecimento e posicionando o aluno como sujeito da sua própria aprendizagem;

 Assegurar que a totalidade dos alunos das duas EEEP desenvolvam as competências básicas para o uso das TICs (computador e internet), objetivando que desenvolvam a capacidade criativa no uso das tecnologias a serviço da sua formação técnica de nível médio.

Diante das metas traçadas, defino como ações contínuas para o sucesso da implantação do PAE, com responsabilização partilhada entre gestores, professores e alunos:

 A gestão ofertando ações formativas durante o planejamento escolar para incorporação das TICs a favor do letramento digital nas duas EEEPs;

 A gestão apoiando a atuação docente para o uso dos recursos midiáticos a favor do letramento digital na EEEP;

 A gestão apoiando a atuação docente para o uso dos recursos midiáticos a favor do letramento digital na EEEP;

 Os professores fazendo uso de recursos midiáticos como recursos didático-pedagógicos inseridos na sua rotina;

 Os professores atuando por meio de práticas educativas mais eficazes à aprendizagem dos alunos;

 Alunos desenvolvendo competências e habilidades com o uso das TICS existentes na EEEP;

 Alunos reconhecendo o potencial da escola na utilização de recursos midiáticos pelos educadores, como ferramentas produtivas para o ensino aprendizado.

As ações elencadas a seguir devem responder, sobremaneira, aos objetivos propostos e aos resultados esperados para que a incorporação das TICs nas duas EEEPs possa ser resultado da interlocução entre gestores e professores, sendo as TICs reconhecidas pelos professores e pelos alunos como ferramentas produtivas para o ensino aprendizado.

Na perspectiva de justificar o que motiva cada ação, passo a explicar cada uma delas, considerando a fundamentação teórica que embasa esse trabalho como também a análise dos dados apresentados no capítulo dois e achados pertinentes para identificar o panorama da gestão do letramento digital nas duas EEEPs.

3.5.1 Ações que compõem o Plano de Ação Educacional (PAE)

São propostas 11 ações a serem implantadas durante o período de janeiro a dezembro de 2014. Os tópicos que guiarão o plano estão assim organizados na tabela 04, posteriormente apresentada, registrando em cada coluna, nesta ordem: (1ª) ações que serão executadas; (2ª) prazo para execução da ação prevista; (3ª) indicação dos atores responsáveis pela ação; (4ª) recursos humanos e materiais.

Sobre cada um desses elementos que comporão o Quadro nº 2, alguns esclarecimentos para serem melhor compreendidos:

1) Conjunto de ações que serão executadas: estão voltadas a fortalecer inicialmente a