• Nenhum resultado encontrado

Um dos grandes desafios dos gestores é a formulação de uma linha de pensamento futuro e quais ações tomar e estratégias traçar frente a isso. Dessa forma Kotler (1979, p. 494) comenta que “planejar é decidir no presente o que fazer no

futuro. O planejamento compreende tanto a determinação de um futuro almejado quanto às etapasnecessárias para realiza-lo.”

Já Drucker (1981) versa que o administrador precisa viver no futuro e no presente, pois a empresa tem necessidade de prosperar e lucrar no presente, visando, crescer ou no mínimo sobreviver no futuro e que sem planejamento não há como fundamentar uma possível sobrevivência.

2.6.1. Processo de Planejamento Estratégico

Para Dornelas (2008), o planejamento estratégico do negócio serve de base para a análise estratégica. O mesmo inicia-se pela definição dos referenciais, como missão e visão da empresa Após isso é necessária uma análise do ambiente interno e externo, através da proposição da Análise SWOT, que será definida no decorrer deste capitulo. Por fim, o estabelecimento de objetivos e metas faz-se necessário após a analise ambiental e as estratégias necessárias para atingi-los.

2.6.2. Análise Swot

A análise swot é utilizada como base para planejamento estratégico em muitas organizações. Conforme Oliveira (2012), ela identifica a posição estratégica da empresa no ambiente em questão, sobre quatro variáveis principais, chamadas FOFA, sigla decorrente das variáveis, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. A sigla FOFA, é tradução do inglês SWOT que se refere a Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats, nesta ordem, forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Oliveira (2012) contempla que os pontos fortes e fracos são as variáveis internas da empresa e passiveis de controle, ao passo que as oportunidades e ameaças são variáveis não controláveis.

Figura 5 - Matriz Swot - Empresa Telefônica

Fonte: Dornelas (2008, p. 147).

2.6.3. Objetivos e Metas

Os objetivos e metas são as principais referencias em um planejamento estratégico, pois é o que a empresa busca atingir. Dessa forma Dornelas (2008, p.148) comenta que “os objetivos são os anseios de ordem macro, aqueles que a empresa define de forma a cumprir sua missão de negócio, em busca de sua visão”. Dornelas (2008) versa ainda que os objetivos são resultados abrangentes e que devem ser ousados e que busquem levar a empresa a um esforço acima do normal.

No que se refere as metas, Dornelas (2008) comenta que são as ações especificas e mensuráveis que virão a constituir os passos para atingir um determinado objetivo. Nesse sentido, Dornelas (2008, p.148) sugere o seguinte esquema para caracterização das metas: “metas devem ser Smart, ou seja:

eSpecíficas; Mensuráveis; Atingíveis Relevantes

Temporais”.

Embasado nesse contexto, o plano estratégico deve ser formatado com vistas a estabelecer ações que a empresa irá tomar que vislumbrem atingir seus objetivos e manter-se no mercado de forma lucrativa agora e no futuro. Assim como os objetivos deverão ser os resultados que a empresa buscará buscar através de suas metas, que são o fundamento necessário para alcança-los.

3. METODOLOGIA

Neste capitulo são apresentados as etapas e os métodos que a pesquisa utilizou para encontrar os objetivos definidos anteriormente. Dessa forma, realizou-se a classificação da pesquisa, seus sujeitos e universo amostral. Traz também a forma de coleta, análise, interpretação e finalmente plano de sistematização dos dados levantados.

3.1. Classificação da Pesquisa

A classificação da pesquisa permite ao pesquisador organizar de forma mais clara os objetos da pesquisa e informações a serem tratadas, possibilitando posteriormente o seu entendimento.

Gil (2010), comenta que a medida que se estabelecem modalidades de pesquisa, fica mais fácil obter os elementos necessários para resolução dos problemas propostos inicialmente. Neste contexto, verificaram-se que o estudo se classifica quanto a sua natureza, abordagens, objetivos e procedimentos técnicos.

3.1.1. Quanto a Natureza

No que concerne a natureza do estudo, o mesmo é do tipo aplicado, uma vez que se destina a solucionar uma necessidade ou problema, gerando conhecimento à prática.

3.1.2. Quanto a Abordagem

Em se tratando da abordagem, a mesma divide-se em quantitativa e qualitativa. Minayo (1994) comenta que a pesquisa quantitativa considera tudo que pode ser quantificado, traduzindo em números opiniões e informações para classifica-las e analisa-las. No que se refere a pesquisa qualitativa, Minayo (1994) fala que a mesma trata de uma atividade da ciência, que visa a construção da realidade, mas que se preocupa com as ciências sociais em um nível de realidade que não pode ser

quantificado. Assim, este estudo pode ser classificado como de ambas as formas, pois é quantitativo no sentido de transformar a pesquisa com o público alvo em números e outras informações através de técnicas de projeção e mensuração e também qualitativo, uma vez que através da interação entre as variáveis do ambiente o qual o estudo insere-se, buscara compreender como os fenômenos ocorreram e também os impactos dos mesmos.

3.1.3. Quanto aos Objetivos

Quanto aos objetivos da pesquisa, a mesma é descritiva e exploratória. Conforme Gil (2010) a pesquisa exploratória permite proporcionar uma maior familiaridade com o problema de estudo, tornando-o mais explicito. Gil (2010) fala ainda que os critérios para classificação de uma pesquisa descritiva se baseiam pelo objetivo primordial de descrever determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relação entre variáveis. Assim a pesquisa tem por objetivo conhecer a organização anteriormente identificada e analisar hipóteses de novas propostas no ambiente a qual está inserida.

3.1.4. Quanto aos Procedimentos Técnicos

Com relação aos procedimentos técnicos adotados a pesquisa foi bibliográfica e documental. Conforme Gil (2010), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em materiais já elaborados, consistindo principalmente em livros e artigos científicos. Já a pesquisa documental é definida por Gil (2010) de forma parecida com a bibliográfica, entretanto, a análise é feita em cima de documentos que ainda não foram objeto de pesquisa, como relatórios de empresa, tabelas.

Documentos relacionados