• Nenhum resultado encontrado

3 POLÍTICAS INSTITUCIONAIS

AÇÕES METAS QUANTIFICAÇÃO DAS METAS PERÍODO RESPONSÁVEL Desenvolvimento e

3.2 Política de Administração 1 Finalidades

A Pró-Reitoria de Administração – PROAD possui claramente o entendimento do papel que desempenha junto ao sistema FUNECE/UECE, no sentido de propiciar o suporte indispensável ao desenvolvimento de suas atividades precípuas, quais sejam o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Desta maneira, tem por função basilar a interação compulsória com as demais áreas, mediante o planejamento e a realização de ações que visem à racionalização e à otimização do emprego de recursos humanos, materiais, financeiros e de organização, resultando na conquista eficiente e eficaz dos objetivos, metas e da consolidação da missão desta Instituição estadual de ensino superior.

É evidente que a concepção das políticas de administração tem por fulcro as políticas institucionais das áreas fins, pois guardam em si uma relação de interdependência e complementaridade simultâneas, sem as quais não haverá a possibilidade de sistematização e concretização do conjunto de políticas da FUNECE/UECE.

Sem perder a coerência com a política geral da Instituição, a política da área de administração tem ciência de que deverá propor a integração e formalização de um conjunto de medidas a serem realizadas a curto, médio e longo prazos, levando-se em conta as dimensões humana, tecnológica, financeira e técnico-administrativa do todo organizacional.

É preciso, também, a visão de que essas medidas têm por objetivo vencer dificuldades, além de proporcionar as condições necessárias aos agentes institucionais de se articularem e se anteciparem na solução de dificuldades, antes que estas se transformem em problemas, buscando sempre a melhoria dos serviços prestados, funcionando de maneira harmônica e vinculada aos objetivos finalísticos da organização, alicerçadas nas áreas de compras, de contratação de serviços, financeira, contábil, de execução orçamentária, de infraestrutura física, de manutenção das instalações prediais, manutenção das instalações das redes de fornecimento de energia, de água e de esgotamento sanitário, de serviços de limpeza e zeladoria, de serviços gerais, de material e patrimônio, de recursos humanos e de produção de material gráfico.

Assim, é fundamental que cada área tenha domínio pleno de seu papel e importância como peça componente de uma engrenagem que tem por características ser dinâmica e exigir ações proativas positivas.

Há, também, que se lembrar dos requisitos de ordem formal e informal, tais como clima organizacional, racionalização, padronização e simplificação do trabalho, definição de fluxos dos processos, disponibilidade de recursos materiais, financeiros, tecnológicos, de espaço físico adequado e de organização, a fim de que se possa materializar, na qualidade desejada e esperada, a consecução dos objetivos fins da Instituição.

O sistema FUNECE/UECE requer a implantação de uma gestão moderna, a qual envolverá a introdução de um sistema de planejamento, uma estratégia de desenvolvimento de recursos humanos e um novo modelo organizacional, para que a mudança seja realizada de forma bem-sucedida. A proposição dessa política tem o propósito maior de garantir a qualidade na prestação de serviços e habilitar os servidores a se tornarem agentes de transformação dos métodos e processos de trabalho, otimizando os meios para executá-los.

A política de administração do sistema FUNECE/UECE está fundada:

 no planejamento estratégico proposto e aprovado para a Instituição;

 no potencial dos servidores e na sua capacidade de atendimento aos anseios da comunidade;

 na implantação de um programa de desenvolvimento, capacitação e valorização dos servidores;

 na padronização e modernização dos fluxos de processos;

 na disponibilização de espaços físicos adequados às necessidades do trabalho e que conjuguem a um só tempo conforto e satisfação aos usuários;

 na concepção de um bom plano diretor, o qual deverá otimizar a utilização dos espaços físicos, visando a atender às necessidades de expansão das edificações e das vias de acesso, definido por um período não inferior a cinco anos;

 na racionalização e otimização de todos os recursos de natureza material e intangível disponibilizados;

 na proposição de uma gestão que possibilite visibilidade e transparência de suas ações;

 em uma estrutura administrativa flexível e aberta à interação permanente com outros entes, auferindo condições para trocas de conhecimentos, tecnologias e concepção de novas idéias; e

 na seriedade, honestidade, compromisso, profissionalismo, transparência e probidade das ações daqueles que conduzem e exercem suas atividades em um ente público de tal magnitude.

Enfim, à Pró-Reitoria de Administração compete planejar, coordenar e acompanhar as atividades de natureza financeira, administrativa, de recursos humanos e de administração dos campi, assessorando a administração superior e intermediária em assuntos inerentes às áreas de sua competência, além de propor e coordenar todas as ações das células a ela pertinentes, à luz das políticas e planejamento estratégico da FUNECE/UECE.

3.2.2 Ações (2011-2015)

OBJETIVOS AÇÕES METAS QUANTIFICAÇÃO DAS METAS RESPONSÁVEL

Infraestrutura física

Infraestrutura física dos

campi do sistema FUNECE/UECE. Reformar, adequar e ampliar a infraestruturs dos campi do sistema FUNECE/UECE.

Construção do restaurante universitário (complexo alimentar) no Campus do Itaperi.

PROAD/CEINF/DER Urbanização dos blocos de sala de aula da FUNECE/UECE, com construção de passarelas no

Campus do Itaperi.

Construção do Hospital Veterinário no Campus do Itaperi.

Construção do Complexo Poliesportivo da FUNECE/UECE, no Campus do Itaperi.

Elaboração dos projetos arquitetônico e complementares para construção do Biotério da FUNECE/UECE, no Campus do Itaperi.

Reforma geral na rede aérea do sistema elétrico da FUNECE/UECE, no Campus do Itaperi.

Ampliação e reforma do bloco "S" - (Laboratórios de Química) da FUNECE/UECE, no Campus do Itaperi.

Reformas civil e elétrica do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA, no Campus do Itaperi.

Obras de ampliação e reforma da Comissão Executiva do Vestibular – CEV, no Campus do Itaperi.

Obras de reformas, ampliações e construções nos campi da FUNECE/UECE.

Construção de um bloco estrutural com dois pavimentos (12 salas de aula), no Campus do Itaperi.

Reforma do prédio da Editora da Universidade Estadual do Ceará, no Campus do Itaperi.

Elaboração dos projetos arquitetônico e complementares para construção da Secretaria de Apoio a Tecnologias Educacionais - SETE, no Campus do Itaperi.