• Nenhum resultado encontrado

6 ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA 6.1 Coordenação do Curso

6.2 Projeto Pedagógico do Curso

As inovações e a flexibilidade curricular se fizeram presentes nos projetos pedagógicos na organização do fluxo de disciplinas ou núcleos de estudos, de acordo com a orientação das diretrizes curriculares específicas de cada curso, tendo como componente curricular: seminários, oficinas, estudos orientados, prática como componente curricular e atividades complementares (científicas, acadêmicas e culturais) na Instituição e na sociedade.

Na UECE está em curso um projeto experimental da inclusão de 20 horas de ensino à distância nos cursos presenciais, como um importante elemento da flexibilização do currículo. Essa flexibilização enseja diferentes possibilidades de integralização, na medida em que são ofertadas aos estudantes novas formas de cumprimento dos créditos de modo diversificado, utilizando outras instâncias institucionais e de acordo com suas opções. Com base nessas atividades práticas e de estágio, a formação acadêmico-científica do aluno se torna mais adequada às demandas de seu exercício profissional na sociedade.

Para o período 2011-2015, pretende-se consolidar a flexibilização curricular mediante a atualização permanente das ações contidas nos projetos pedagógicos dos cursos sistematizando um projeto de mobilidade acadêmica intra e extrainstitucional.

Tanto nos cursos presenciais como nos cursos com metodologias a distância, o desenvolvimento dos materiais é um dos principais objetivos das coordenações de curso, com o assessoramento da PROGRAD. Entre estes, estão: materiais pedagógicos a distância, produzidos pelos professores, produção de recursos audiovisuais utilizados nas aulas, orientações de consulta à internet, orientações acadêmicas do programa de monitoria e da coordenação dos cursos, folder explicativo das atividades complementares.

Para o período 2011-2015 já foi enviado ao Ministério da Educação um Projeto de Inovação Tecnológica dos Cursos de Graduação da UECE, modernizando a infraestrutura, prevendo a sistematização de materiais pedagógicos, formação de professores e funcionários para o uso de plataforma aberta e softwares livres.

Inserido no plano de incorporação dos avanços tecnológicos ao ensino de graduação, está em curso a implantação de um novo sistema acadêmico que atenda as necessidades de sistematização e registro da vida acadêmica do aluno.

A idéia de formação profissional dos cursos de graduação da UECE, bem como a metodologia do curso, objetivos e perfil do egresso estão contidos nos projetos pedagógicos de cada curso, seguindo as orientações das diretrizes curriculares específicas, sendo sistematizados por uma comissão interna aos cursos, assessorados pela Coordenação Técnico-Pedagógica da PROGRAD, que emite parecer final ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e, se aprovados, são enviados ao Conselho de Educação do Ceará para a realização do processo de reconhecimento dos cursos.

A fundamentação teórico-metodológica é específica a cada curso, sendo o currículo organizado pela lógica das competências de acordo com as orientações legais no plano nacional, o que resulta na utilização de metodologias ativas.

Os planos de ensino das disciplinas são de responsabilidade das coordenações de curso, que arquivam e solicitam sua atualização de forma permanente. As ementas destes planos constam nos catálogos de graduação da Universidade, que serão, no período 2011- 2014, estruturados em novo modelo, conforme orientação legal.

Os projetos pedagógicos de cada curso (arquivados on line na PROGRAD) contêm todos os elementos referentes a ementa das disciplinas, súmula dos conteúdos e

dimensionamento das cargas horárias; metodologia de ensino, atividades discentes, critérios de avaliação e bibliografia básica e complementar, identificando-se as possibilidades de inter-relação, integração e adequação das disciplinas curriculares e bibliografia indicada.

Também fazem parte da estrutura dos projetos pedagógicos: o plano de estágio curricular obrigatório e não obrigatório, seguindo a nova lei do estágio e a regulamentação específica da UECE, as quais preveem atividades que proporcionem a aprendizagem do exercício profissional e a sistematização dos trabalhos de conclusão de curso, os quais são apresentados sob a forma de monografias, artigos, memoriais, dentre outras formas.

Para o período 2011-2015, a CTP-PROGRAD fará o assessoramento aos cursos mediante a criação e o fortalecimento das comissões pedagógicas por curso, fazendo a regulamentação específica destas.

A participação discente nas atividades acadêmicas, ligadas à PROGRAD, envolve o desenvolvimento de programas que fortalecem a formação do aluno em diferentes dimensões. Um destes, o Programa Monitoria de Acadêmica – PROMAC visa à formação do aluno com destaque na docência no ensino superior, ao mesmo tempo em que lhe proporciona a possibilidade de ampliar o conhecimento específico em determinada área, despertando interesse para a docência, desenvolvendo suas habilidades e aptidões no campo do ensino. O PROMAC/UECE conta atualmente com participação de 250 professores orientadores e 365 alunos monitores, entre as modalidades remuneradas (250) e não remuneradas (115). Para o período 2011-2015, pretende-se que todos os monitores sejam remunerados, ampliando a oferta de bolsas em 50%, eliminando com tal ação a condição de monitoria não remunerada.

O Programa de Educação Tutorial é desenvolvido em articulação com o MEC, objetivando preparar o aluno para a docência, com ênfase na dimensão da pesquisa, vinculando-o a um projeto de investigação, em que os bolsistas, no transcorrer do programa, apresentam artigos, participam de encontros científicos e concluem com a elaboração de um projeto de pesquisa a ser submetido em seleção de mestrado. Atualmente, estão em funcionamento sete grupos PET envolvendo os cursos de Serviço Social (Fortaleza – CESA), História (Limoeiro do Norte – FAFIDAM), Enfermagem e Ciências Biológicas (Fortaleza – CCS), Computação e Geografia (Fortaleza – CCT) e Ciências Sociais (CH). Para o período de 2011- 2015, a PROGRAD pretende que, pelo menos, dois cursos sejam contemplados com programas PET.

O Programa de Iniciação à Docência - PIBID é uma ação da CAPES em parceria com a UECE e que pretende proporcionar aos licenciandos as primeiras experiências na vida docente. A UECE, com o projeto A Vida Docente na Escola: aprender e ensinar pela pesquisa tem como foco a aprendizagem da profissão professor mediante o contato direto dos bolsistas de iniciação à docência com os fazeres característicos do trabalho docente no cotidiano escolar e seus dilemas.

Atualmente, existem cinco cursos contemplados com este programa: Pedagogia (Fortaleza – CED), Ciências Sociais e Filosofia (Fortaleza – CH), Matemática e Física (Quixadá – FECLESC) e Ciências Biológicas (Itapipoca – FACEDI), envolvendo um coordenador geral, seis coordenadores de subprojetos, 13 professores supervisores e 124 bolsistas. A PROGRAD projeta ampliação em mais seis subprojetos no período de 2011-2015.

6.3 Práticas Acadêmico-Profissionais