• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICAS EDUCACIONAIS

No documento PANORAMA DOS TERRITÓRIOS CEARÁ (páginas 43-58)

Em pesquisa realizada nas páginas institucionais da Secreta- ria Estadual da Educação do Ceará, entre 2016 e 2017, foram identificados 25 programas e projetos que, neste documento, encontram-se classificados da seguinte forma: de competên- cia federal (desenvolvidas pelo MEC7 ou em parceria com o referido ministério); e de competência da Secretaria da Edu- cação ou em parceria com outras entidades. Dentre os pro- gramas de competência federal, foram levantadas 7 inicia- tivas: Programa Escola que Protege; Pronatec; Programa de Alimentação Escolar; Escolas em Tempo Integral; Mais Edu- cação; Programa de Formação Esportiva – Atleta da Escola; e Plano de Ações Articuladas – PAR.

Os programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado ou em parceria com outras entidades somam 18 iniciativas: Jovem de Futuro; Escola em Tempo Integral; Educação Profissional; Projeto e-Jovem; Projeto Geração da Paz; Programa Aprendiz na Escola; Programa Jovem Senador; Núcleo de Pesquisas; ENEM Eu Chego Junto Eu Chego Bem; Escolas Estaduais de Educação Pro- fissional; Programa Eleitor do Futuro; Programa Aprender pra Valer; Programa Parlamento Jovem Brasileiro; Pro- grama Preparação: Rumo à Universidade; Diversidade e Inclusão Educacional; Eu Curto a Universidade; Prêmio Gestão Escolar; SPAECE(?).

A seguir, quadro com os programas/projetos, foco de atuação e principais características. Cabe destacar que a classificação adotada não é a única possível, podendo as ações apresenta- das serem classificadas em outras tipologias.

7 O MEC disponibiliza uma série de programas voltados à Educação Básica e à Edu-

cação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. A pesquisa realizada no site da Seduc não deixa clara a implementação desses programas. Maiores infor- mações sobre as ações e programas do MEC estão disponíveis em: http://portal. mec.gov.br/acoes-e-programas/

1 | PRONATEC

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pelo MEC ou em parceria com o referido Ministério

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e Trabalho Pedagógico Infraestrutura

http://portal.mec.gov.br/pronatec/o-que-e

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/136-chamadas-publicas/11954-seduc-divulga- resultado-final-da-chamada-publica-para-professor-mediador-do-pronatec

2 | Programa Jovem de Futuro – PJF

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outra entidade

O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) em parceria com o Instituto Unibanco, que oferece às escolas participantes apoio técnico e financeiro para, em um período de 3 anos (duração do Ensino Médio), melhorar substancialmente seu desempenho. As escolas recebem capacitação e assessoria técnica para planejar, executar, acompanhar e avaliar uma proposta de melhoria de seus resultados e R$ 100/aluno/ano para financiar as ações estratégicas previstas neste plano.

O Jovem de Futuro é, portanto, uma proposta que visa mobilizar alunos, professores e famílias em torno de metas pactuadas para um mesmo objetivo: garantir que os jovens entrem, permaneçam, tenham um bom desempenho e terminem o Ensino Médio. Os excelentes resultados que vêm sendo obtidos pelo projeto comprovam sua premissa inicial: se uma escola pública for desafiada a melhorar seus resultados e tiver as condições técnicas e financeiras para definir suas próprias estratégias de superação, ela responde positivamente a esse desafio. Ou seja, com integração de esforços, instrumentos técnicos e financeiros e autonomia com responsabilidade, qualquer escola pública é capaz de dar uma grande virada e superar seus principais pontos críticos.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e trabalho pedagógico

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas/87-pagina-inicial-servicos/desenvolvimento-da- escola/3176-projeto-jovem-de-futuro

3 | Programa Aprendiz na Escola

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

A ação promove a inserção no mercado de trabalho de jovens estudantes do ensino médio da rede estadual. Em 2016, o programa foi desenvolvido em escolas regulares de nove municípios cearenses. Atualmente, são ofertadas 14 turmas para os cursos de Operador de Loja e Varejo e Serviços Administrativos, que compreendem carga horária de 29 horas semanais. O currículo é pensado para proporcionar, além da inserção no mundo do trabalho, uma qualificação profissional.

A iniciativa, que começou no ano de 2012 e teve o primeiro ciclo de formação concluído em 2014, já beneficiou mais de 2 mil alunos. O jovem se prepara durante os três anos do ensino médio, e na 3ª série, tem a possibilidade de aderir o programa. Com isso, consegue acesso ao primeiro emprego, aumentando consideravelmente as chances de ingresso no mercado profissional após sair da escola. A ação foi reconhecida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em 2015, representantes de 27 países da América Latina e do Caribe tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia utilizada, em encontro realizado na capital cearense.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e trabalho pedagógico

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/200-noticias-2016/11257-seduc-entrega- certificados-a-300-jovens-concludentes-do-programa-aprendiz-na-escola

4 | Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS)

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará vem discutindo e estruturando propostas de apoio às escolas para promoverem a reorganização curricular do ensino médio. Uma das experiências em andamento é o Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS).

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e trabalho pedagógico

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas/87-pagina-inicial-servicos/desenvolvimento-da- escola/8887-nucleo-trabalho-pesquisa-e-demais-praticas-sociais-ntpps

5 | Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pelo MEC ou em parceria com o referido Ministério

O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE tem princípios e diretrizes determinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE/MEC, órgão responsável pela assistência financeira do PNAE.

O objetivo é contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis.

A Secretaria da Educação – Seduc adotou o modelo de gestão escolarizada que fortalece a autonomia escolar e favorece a participação da comunidade.

FOCO DE ATUAÇÃO

Infraestrutura

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas/87-pagina-inicial-servicos/desenvolvimento-da- escola/1229-programa-nacional-de-alimentacao-escolar-pnae-ce

6 | Programa Eleitor do Futuro

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

O Programa Eleitor do Futuro busca despertar nos jovens o interesse pela política, pela participação ativa na vida pública e pela defesa dos próprios direitos. A iniciativa é do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Secretaria da Educação (Seduc), com apoio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude. A ação envolve 60 alunos e 60 professores, de 30 escolas estaduais localizadas em Fortaleza.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e Trabalho Pedagógico Ações de Integração

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/200-noticias-2016/11068-programa-eleitor-do- futuro-promove-2-encontro-com-jovens-para-debater-sobre-politica-e-cidadania

7 | Escola em Tempo Integral

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

A organização da escola em tempo integral é uma estratégia defendida por todos que querem que a educação formal desenvolvida em estabelecimentos públicos consiga proporcionar aos filhos de trabalhadores uma formação integral e que respeite seus potenciais, direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Visando concretizar a meta do Plano Nacional de Educação que é “oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da educação básica”, o plano de governo intitulado “Os sete Cearás” na área da educação apresenta como um de seus objetivos assegurar a todo cidadão uma sólida formação educacional básica e fundamental, inclusiva e de qualidade, institucionalizando a escola em tempo integral e modernizando a gestão educacional.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e Trabalho Pedagógico

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas?id=10229:escolas-regulares-em-tempo-integral-na- rede-estadual-de-ensino

8 | Escolas Estaduais de Educação Profissional

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

As Escolas Estaduais de Educação Profissional foram instituídas no Ceará em 2008. Essas escolas desenham a possibilidade de um futuro mais justo, mais equânime e com mais oportunidades para os jovens cearenses, acenando para a materialidade da experiência de um maior exercício de cidadania.

Atualmente são 115 Escolas Estaduais de Educação Profissional. Escolas com funcionamento em tempo integral, que organizam e integram o ensino médio à educação profissional, configurando cenários de cidadania que articulam o direito à educação e ao trabalho.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e Trabalho Pedagógico

9 | Projeto e-Jovem

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará por intermédio da Secretaria da Educação (Seduc), que objetiva oferecer formação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com ênfase no protagonismo juvenil, aos educandos do Ensino Fundamental e Médio e egressos da rede pública estadual. Despertando habilidades e valores necessários para que esses jovens em formação se tornem cidadãos conscientes e dispostos a assumir um papel pró-ativo ao longo das suas vidas.

FOCO DE ATUAÇÃO

Recursos didáticos e tecnológicos

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas/106-educacao-profissional/educacao- profissional3/4880-projeto-e-jovem

10 | Programa Escola que Protege

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pelo MEC ou em parceria com o referido Ministério

Objetivo do programa Escola que Protege do Governo Federal/ Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECADI é prevenir e romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes no Brasil. Pretende-se, portanto, que os profissionais sejam capacitados para uma atuação qualificada em situações de violência identificadas ou vivenciadas no ambiente escolar. São atendidos os municípios que incluírem o tema da promoção e defesa no contexto escolar, dos direitos de crianças e adolescentes e do enfrentamento e prevenção das violências no seu Programa de Ações Articuladas (PAR); apresentem baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) ou fazem parte da Matriz Intersetorial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Também são contemplados aqueles que participam dos seguintes programas: Mais Educação; Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças no Território Brasileiro (PAIR); e Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI).

FOCO DE ATUAÇÃO

Formação

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas/87-pagina-inicial-servicos/desenvolvimento-da- escola/1452-programa-escola-que-protege-comissoes

11 | Programa Mais Educação

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pelo MEC ou em parceria com o referido Ministério

O Mais Educação é um Programa Federal criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, que busca aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos, como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O recurso é enviado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, PDE Educação Integral, às escolas e para a conta da Unidade Executora, de acordo com as atividades e quantitativo de alunos informados pela escola. A escolha das atividades e quantitativo de alunos é de responsabilidade da comunidade escolar.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e Trabalho Pedagógico

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas/87-pagina-inicial-servicos/desenvolvimento-da- escola/978-programa-mais-educacao

12 | Programa Geração da Paz

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

O Programa Geração da Paz foi criado em 22 de setembro de 2010, visando à celebração de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em parceria com organizações governamentais e não-governamentais.

Há 2 níveis de cooperação, projeto e programa. A cooperação internacional Seduc/UNESCO tem o formato de projeto, com instalação prevista em 200 escolas públicas de nível médio no Estado do Ceará, abarcando cerca de 2.000 professores e 100.000 alunos, atuando em todas as 8 macrorregiões da Seduc. No formato de programa, abrange todas as escolas da rede estadual (mais de 670), alunos (quase 500 mil) e respectivas comunidades. Busca dar provimento ao estabelecido no Pensamento Estratégico da Seduc, que preceitua em seu Objetivo Nº 7 “Fortalecer a escola como espaço de inclusão, de respeito à diversidade e da promoção da cultura da paz”, por meio de sua materialização no Projeto Político Pedagógico das escolas envolvidas.

Sua vocação é construir e multiplicar conhecimentos, por meio da criação e integração de redes regionais, locais e intersetoriais.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e Trabalho Pedagógico

13 | Programa Aprender Pra Valer

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

O Programa Aprender Pra Valer tem por finalidade a elevação do desempenho acadêmico dos alunos do ensino médio, com vistas à aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ ano, bem com a articulação deste nível de ensino com a educação profissional e tecnológica.

Se efetiva por meio das seguintes ações:

I – Superintendência Escolar – consiste no desenvolvimento de estratégias de acompanhamento da gestão escolar com foco no aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e na aprendizagem do aluno;

II – Primeiro, Aprender – consiste na consolidação de competências avançadas de leitura e de raciocínio lógico-matemático,

utilizando materiais complementares de ensino-aprendizagem especialmente elaborados para este fim;

III – Professor Aprendiz – consiste em incentivar professores da rede a colaborarem com o Programa, em caráter especial, na produção de material didático-pedagógico, na formação e treinamento de outros professores e na publicação de suas experiências e reflexões.

IV – Avaliação Censitária do Ensino Médio – consiste na ampliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE para operacionalização de avaliações externas anuais, de todos os alunos das três séries do ensino médio, tendo em vista o acompanhamento do progresso acadêmico de cada aluno, de forma a orientar ações de melhoria a serem implementadas pelas escolas, pelos professores e pelos próprios alunos.

V – Pré-Vest – consiste no apoio à continuidade dos estudos com vistas ao ingresso no ensino superior.

VI – Articulação do Ensino Médio à Educação Profissional – consiste na oferta, a estudantes e egressos do ensino médio, de melhores oportunidades de preparação para o trabalho, concebendo as escolas da rede estadual de ensino médio como local privilegiado para a educação de nível técnico e de qualificação profissional.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e Trabalho Pedagógico Recursos Didáticos e Tecnológicos

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas/150-desenvolvimento-da-escola/gestao/5246- programa-aprender-pra-valer

14 | Programa Parlamento Jovem Brasileiro

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

O objetivo do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como Deputados Jovens.

Os estudantes interessados, ao realizarem a inscrição, elaborarão um projeto de lei dentro dos critérios especificados pela Câmara dos Deputados, e os selecionados irão a Brasília para experimentar, por 5 dias, a rotina dos parlamentares brasileiros, em que as propostas de lei apresentadas por eles passarão por um processo semelhante ao que acontece na realidade da Câmara dos Deputados.

FOCO DE ATUAÇÃO

Ações de Integração

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas/131-desenvolvimento-da-escola/superintendencia- escolar/4127-parlamento-jovem-brasileiro

15 | Projeto Rumo à Universidade

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

O projeto Preparação: Rumo à Universidade visa ampliar as oportunidades de acesso dos jovens matriculados na rede pública estadual a ingressar em Universidades públicas. Com esse objetivo são desenvolvidas ações que buscam ofertar aos estudantes o suporte necessário para o ingresso no ensino superior, com foco no Enem, entre elas a elaboração de material didático impresso e audiovisual, e a criação do portal Rumo à Universidade.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e Trabalho Pedagógico

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas/149-desenvolvimento-da-escola/projeto-rumo-a- universidade/5243-projeto-rumo-a-universidade

16 | Diversidade e Inclusão Educacional*

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

Com vistas à formulação e à implementação de políticas públicas voltadas para a valorização das diferenças e da diversidade, a promoção da educação inclusiva, dos direitos humanos e da sustentabilidade socioambiental, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará, por meio do Decreto nº 31.221, de 03 de junho de 2013, instituiu na estrutura organizacional da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem – CODEA, a área da Diversidade e Inclusão Educacional.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e Trabalho Pedagógico

www.seduc.ce.gov.br/index.php/95-desenvolvimento-da-escola/diversidade-e-inclusao-educacional/11234- diversidade-e-inclusao-educacional

*Embora não seja um Programa ou Projeto específico, a área de Diversidade e Inclusão Educacional contempla diversas ações capazes de beneficiar os estudantes do ensino médio regular no estado. Dentre elas, estão as ações de Educação Ambiental e de Gênero e Sexualidade.

17 | Projeto Eu curto a Universidade

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

Eu Curto a Universidade é um projeto inspirado na experiência popular do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE). O projeto tem por objetivo estimular estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual a buscarem o ingresso no ensino superior por meio do estudo em célula e da metodologia da Aprendizagem Cooperativa. A metodologia utiliza a interação como estratégia para desenvolver a aprendizagem de forma participativa e, através da qual, exercitam os princípios da autonomia, cooperação e solidariedade, impactando, além do processo de aprendizagem individual e coletivo, o rendimento escolar e a vida em sociedade.

FOCO DE ATUAÇÃO

Currículo e Trabalho Pedagógico

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/projetos-e-programas/160-desenvolvimento-da-escola/8337-eu-curto-a- universidade

18 | SPAECE - Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará – SPAECE.

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino. O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática.

FOCO DE ATUAÇÃO

Avaliação

http://www.seduc.ce.gov.br/index.php/avaliacao-educacional/62-avaliacao-educacional/spaece/5171-informacoes

19 | Prêmio Gestão Escolar – PGE

ÓRGÃO RESPONSÁVEL RESUMO

Desenvolvido pela Secretaria de Educação ou em parceria com outras entidades

O Prêmio Gestão Escolar (PGE), realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e por seus parceiros, tem por objetivo estimular a melhoria dos processos

No documento PANORAMA DOS TERRITÓRIOS CEARÁ (páginas 43-58)

Documentos relacionados