• Nenhum resultado encontrado

POLÍTICAS PÚBLICAS E ATUAÇÃO DO ESTADO CONTIGÊNCIA INCOMPLETA

ANTECEDENTES

Art. 11. A pessoa com deficiência tem direito à proteção à vida, mediante

efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

COMPORTAMENTOS

Art. 5º Compete à União, Estados, Distrito Federal e Município, no âmbito de

suas competências, a criação de órgãos próprios, integrantes da Administração Pública Direta e Indireta, direcionados à implementação de políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência.

CONSEQUÊNCIAS

CONTIGÊNCIA INCOMPLETA 2

ANTECEDENTES: Prioridade na aquisição de imóveis

Ar t . 2 4 . A pessoa com deficiência t em direit o à m oradia digna, no seio da fam ília nat ural ou subst it ut a, ou desacom panhado de seus fam iliares, quando assim o desej ar , ou, ainda, em inst it uição pública ou priv ada.

§ 1º . A assist ência int egr al na m odalidade de ent idade de longa per m anência será prest ada quando v erificada a inex ist ência de grupo fam iliar, casa- lar, abandono ou carência de recursos financeiros próprios ou da fam ília.

§ 2º As inst it uições que abr igar em pessoas com deficiência são obr igadas a m ant er padr ões de habit ação com pat íveis com as necessidades delas, bem com o provê- las com alim ent ação regular e higiene indispensáveis às nor m as sanit ár ias e com est as condizent es, sob as penas da lei.

COMPORTAMENTOS

Ar t . 2 5 . Nos pr ogr am as habit acionais públicos ou subsidiados com r ecur sos públicos, a pessoa com deficiência goza de prioridade na aquisição de im óvel para m or adia pr ópr ia, obser vado o seguint e:

I – r eser va de 3% ( t r ês por cent o) das unidades r esidenciais par a at endim ent o das pessoas com deficiência;

I I – im plant ação de equipam ent os ur banos com unit ár ios acessíveis volt ados à pessoa com deficiência;

I I I – elim inação de barreiras ar quit et ônicas e ur baníst icas, par a gar ant ia de acessibilidade à pessoa com deficiência;

I V – crit érios de financiam ent o com pat íveis com os r endim ent os de pensão e aposent ador ia.

CONSEQUÊNCIAS

CONTIGÊNCIA INCOMPLETA 3

ANTECEDENTES COMPORTAMENTOS

Art. 92. A Administração Pública Direta e Indireta, em todos os níveis, deverá

conferir, no âmbito das respectivas competências e finalidades, tratamento prioritário e adequado aos assuntos relativos à pessoa com deficiência, visando assegurar-lhe o exercício de seus direitos e a sua efetiva inclusão social.

Parágrafo único. O Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei

Orçamentária, em todos os níveis, deverão conter programas, metas e recursos orçamentários destinados ao atendimento das pessoas com deficiência.

CONSEQUÊNCIAS

CONTIGÊNCIA INCOMPLETA 4

ANTECEDENTES COMPORTAMENTOS

Art. 93. A Administração Pública, em todos os níveis, quando da elaboração

das políticas sociais públicas voltadas para a pessoa com deficiência ouvirá previamente os órgãos colegiados de direitos das pessoas com deficiência.

Parágrafo único. A Administração Pública, em todos os níveis, encaminhará a

criação, por meio de lei específica de órgãos colegiados, formados por integrantes da Administração Pública e da Sociedade Civil, observada a paridade e a competência de cunho deliberativo.

CONTIGÊNCIA INCOMPLETA 5

ANTECEDENTES COMPORTAMENTOS

Art. 94. À Administração Pública incumbe criar sistema de dados e

informações integrados, em todos os níveis, sobre pessoas com deficiência visando atender a todas as áreas de direitos fundamentais, a formulação de políticas sociais públicas e a pesquisa.

CONSEQUÊNCIAS

CONTIGÊNCIA 1

ANTECEDENTES

Ar t . 5 5 . A assist ência social à pessoa com deficiência ser á pr est ada de for m a art iculada e com base nos princípios e diret rizes pr evist os na Lei Or gânica da Assist ência Social e dem ais nor m as per t inent es.

COMPORTAMENTOS

Ar t . 5 6 . Às pessoas com deficiência que não possuam m eios para prov er sua subsist ência, nem de t ê- la prov ida por sua fam ília, é assegurado o benefício m ensal de 1 ( um ) salário – m ínim o, nos t er m os da Lei Or gânica da Assist ência Social.

§ 1º O benefício assist encial j á concedido a qualquer out r o m em br o da fam ília, sej a pessoa com deficiência ou idosa, não será com put ado para os fins do cálculo da renda fam iliar per capit a a que se r efer e a Lei Or gânica da Assist ência Social.

§ 2º Consider a- se incapaz de pr over a m anut enção da pessoa com deficiência a fam ília cuj a renda m ensal per capit a sej a inferior a ½ ( m eio) salário- m ínim o, assim est abelecido com o crit ério obj et iv o.

§ 3º A cessação do benefício de pr est ação cont inuada concedido à pessoa com deficiência, inclusive em razão de seu ingr esso no m er cado de t r abalho, não im pede seu r est abelecim ent o, desde que at endidos os dem ais requisit os est abelecidos.

CONSEQUÊNCIAS

( Ar t . 1 0 6 ) - Pena – Reclusão de um a quat r o anos e m ult a. CONTIGÊNCIA 2

ANTECEDENTES:

Ar t . 5 5 . A assist ência social à pessoa com deficiência ser á pr est ada de for m a art iculada e com base nos princípios e diret rizes pr evist os na Lei Or gânica da Assist ência Social e dem ais nor m as per t inent es.

COMPORTAMENTOS

Ar t . 1 0 6 . Apr opr iar - se de ou desviar bens, pr ovent os, pensão, benefício assist encial ou qualquer out r o r endim ent o de pessoa com deficiência, dando- lhes aplicação diver sa da sua finalidade:

CONSEQUÊNCIAS

( Ar t . 1 0 6 ) - Pena – Reclusão de um a quat r o anos e m ult a.

TEMA 4: ACESSIBILIDADE