• Nenhum resultado encontrado

PARTE I MARCO TEÓRICO

CAPÍTULO 1. AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

1.3. Ponto de Partida

O presente Projecto de Investigação, tem por base a identificação e descrição da forma como os alunos utilizam, integram e aplicam as novas tecnologias na sua vida enquanto estudantes. Com base nessa análise, partiremos para tentar introduzir alterações no processo de ensino aprendizagem, que será aplicado dando origem a um novo ciclo de nova descrição, análise, reflexão e consequente intervenção.

Este projecto começou com um estudo piloto de investigação, que foi desenvolvido a partir da realização de um inquérito por questionário a 31 alunos da Escola Superior de Educação João de Deus, que tinham terminado a licenciatura de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano de 2005/06. Será contextualizada a nossa escola, como Escola Superior de Educação no panorama das Instituições que ministram esta mesma Licenciatura, no nosso país (tanto públicas, como privadas e cooperativas). Faremos uma análise detalhada sobre o número de horas que cada Instituição reserva para as TIC.

A 1ª fase de recolha de informação, através da aplicação de um questionário (QTICa) que foi aplicado a todos os alunos da ESE João de Deus que no ano de 2006/07 frequentavam a Licenciatura de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, que foi repetida por mais duas vezes, em Maio de 2008 e Novembro de 2008, constituindo assim um estudo longitudinal.

A 2ª fase (Ea) com a realização de uma entrevista a 30% dos alunos que responderam ao questionário na última aplicação.

A 3ª fase de aplicação de um questionário (QTICd) a todos os professores da formação inicial e numa 4ª fase a aplicação de um questionário (QTICp) aos ex- alunos, agora em 1º e 2º anos de docência.

A escolha do tema e dos objectivos deste trabalho, como já foi referido anteriormente, devem-se a dois aspectos da nossa vida profissional, por um lado, as experiências enquanto professora da Formação Inicial de professores do ensino básico – 1º ciclo e como professora e coordenadora de um curso profissional (nível

___________________________________________________________________ 77

III – Ensino Secundário) na área da educação em infância, por ser pertinente colocamos em anexo o Curriculum Vitae (Anexo 2 – Curriculum Vitae).

Por outro lado, a crescente importância que as tecnologias de informação e a comunicação representam no mundo actual, a caminho da globalização. (Anexo 3 - “Universidade Electrónica”)

Assim, durante os últimos anos como professora responsável, pela disciplina de História de Portugal, disciplina que integra o 3º ano do plano curricular da licenciatura de Professores do Ensino Básico – 1º Ciclo, da Escola Superior de Educação João de Deus.

Temos dedicado uma especial atenção a esta temática, chegando mesmo a criar uma página virtual da História de Portugal. (groups.msn.com/hptsb), que esteve operacional desde o ano lectivo de 2003/2004 até ao ano de 2007/2008.

No dia 15 de Março de 2006 e com a intenção de introduzir novas metodologias de aprendizagem, preparámos um projecto de iniciação à História de Portugal com as TIC, para crianças de 5 anos. Este projecto foi depois mostrado e discutido em contexto de sala de aula com os alunos da formação inicial. (Anexo 4 – CD-ROM PowerPoint-No Palácio do Rei Afonso).

Projecto AULA DE HISTÓRIA COM AS TIC ( Bibe Azul).

No dia 15 de Março de 2006 e aproveitando para desenvolver as capacidades e competências dominamos no Power Point , preparámos uma história infantil, escrita propositadamente para o efeito e trabalhada em suporte tecnológico. “ No Palácio do do Rei Afonso” (da autoria de Paula Reis).

Esta história foi apresentada numa classe de 28 meninos de 5 anos do Jardim Escola João de Deus de Alvalade.

Estavam presentes 4 alunas estagiárias e 3 professoras , uma professora orientadora da Prática Pedagógica; outras duas do Jardim Escola.

O balanço foi muito positivo, as crianças durante 90 minutos estiveram atentas, divertidas a ver e ouvir falar de um rei e do seu palácio.

No final todos dançaram,os alunos, as professoras e as alunas estagiárias, ao som de uma música medieval.

___________________________________________________________________ 78

Figuras 4 e 5 . Bibe Azul , Jardim Escola de Alvalade (15.03.2006)

O objectivo principal de iniciação à introdução da temática da História e das TIC foi cumprido com. Na classe deixámos ficar, em suporte papel a História do Rei Afonso e um CD-ROM com a História e fotografias da apresentação, para que a Professora Titular pudesse posteriormente aprofundar este tema. Todas as crianças foram presenteadas com o símbolo real (uma coroa) e um grande coração encarnado.

O segundo aspecto, consequente da nossa função docente, prende-se com a tentativa de aprofundar, pesquisar e investigar de que forma devem ser introduzidas as TIC para que a sua utilização se torne mais tarde efectiva e benéfica.

Os objectivos específicos desta investigação pretendem promover a aquisição, utilização, aplicação de conhecimentos e competências teórico-práticas, no âmbito das novas tecnologias, em áreas diversificadas:

i) Formação inicial (disciplinas consagradas especialmente às TIC);

ii) Formação inicial (disciplinas que utilizam fortemente as TIC ou perspectivam a sua utilização educativa);

iii) Realização de trabalhos de âmbito escolar; iv) Pontos de contacto e comunicação com a escola;

v) Plataformas educativas e institucionais bem como a legislação em vigor; vi) No mundo do trabalho;

vii) Na prática docente do futuro professor; viii) E, diminuir os info excluídos.

___________________________________________________________________ 79

Face à inexistência de instrumentos de avaliação da utilização e/ou integração das TIC por parte dos alunos/professores, partimos do questionário construído e elaborado por María Marta Alarcón Orozco, em 2004, para o seu exame de Suficiência Investigadora com a Universidade de Málaga e adaptámo-lo à particularidade da nossa investigação e à realidade educacional portuguesa. Os questionários foram depois enviados a um gripo piloto, amostra de conveniência que permitiu testar as primeiras versões do mesmo, Hill & Hill (2000).

A recolha de dados realizou-se através da aplicação de diversos instrumentos: questionários, entrevistas semi-estruturadas e análise documental. Uma vez que o nosso projecto remete para as TIC , foi tentada numa 1ª fase aplicação dos questionários via Internet, para o envio e recepção do questionário.

No documento TERESA.SILVEIRA.Tecnologias.Informacao (páginas 76-79)