• Nenhum resultado encontrado

Preparando-se para Fazer Upgrade ou Substituir o Software Utilizando um Catálogo de Imagens

Você pode utilizar um catálogo de imagem para executar um upgrade do software IBM i, instalar PTFs (correções) ou instalar programas licenciados individuais recebidos na mídia.

Ao utilizar um catálogo de imagens, você pré-carrega todas as mídias para que não seja necessário identificar a mídia física ao executar a instalação. Isso pode ser feito copiando-se as imagens da mídia ótica física ou de arquivos recebidos por meio de entrega de software eletrônico para um arquivo no sistema de arquivo integrado e, em seguida, utilizando-se essas imagens pré-carregadas na instalação. O tópico Armazenamento Virtual no IBM i Information Center descreve outros conceitos e usos da mídia de fita virtual e da mídia ótica virtual. “Catálogo de Imagem para um Dispositivo Virtual” na página 184 descreve os requisitos para a utilização dos catálogos de imagens.

Determinando os Requisitos de Armazenamento para a Instalação do Catálogo de Imagens:

A instalação do catálogo de imagem do IBM i requer espaço de armazenamento adicional para conter as imagens de instalação. A quantidade de armazenamento da unidade de disco do sistema necessária varia com base nos programas que serão instalados.

Para calcular o espaço de armazenamento da mídia de instalação selecionada, faça o seguinte: 1. Carregue a mídia em um dispositivo ótico.

2. Digite o comando Work with Optical Volumes (WRKOPTVOL).

3. Selecione a opção 5. Utilize o valor Capacidade do Volume (Bytes) e inclua 1 MB para obter o tamanho aproximado alocado para a mídia ótica.

Liberando Espaço na Unidade de Disco da Origem de Carregamento para um Catálogo de Imagens:

A instalação do catálogo de imagem do IBM i requer pelo menos 2000 MB de espaço livre na unidade de disco da origem de carregamento do seu sistema.

Se estiver usando um catálogo de imagem para instalar o software, assegure-se de que haja espaço livre suficiente disponível no disco de origem de carregamento seguindo estas etapas.

1. Insira o comando Work with Disk Status (WRKDSKSTS) para determinar se sua unidade de disco de origem de carregamento (unidade 1) tem pelo menos 2000 MB de espaço livre. Se você tiver espaço livre suficiente, não será necessário continuar com esta tarefa.

Se você não tiver espaço livre suficiente, vá para a etapa 2.

2. Digite o comando Start ASP Balance (STRASPBAL) para finalizar a alocação de armazenamento na unidade de disco da origem de carregamento:

STRASPBAL TYPE(*ENDALC) UNIT(1)

3. Utilize o comando Check ASP Balance (CHKASPBAL) para visualizar as alocações finais anteriores e consulte estas mensagens:

v A unidade 1 está selecionada para alocação final. v O balanceamento de ASP não está ativo para ASP 1.

4. Insira o comando STRASPBAL para mover dados da unidade de disco de origem de carregamento:

STRASPBAL TYPE(*MOVDTA) TIMLMT(60)

5. Digite o comando WRKDSKSTS para monitorar quando a unidade de disco terá espaço livre. Se não tiver espaço livre suficiente, use o comando CHKASPBAL (etapa 3) para determinar se a função mover dados ainda está ativa.

Após o upgrade estar concluído, insira o comando Start ASP Balance (STRASPBAL) para retomar a alocação do armazenamento para a unidade de disco de origem de carregamento. (Essa tarefa também está incluída no “Lista de Verificação: Concluindo o Upgrade ou a Substituição do IBM i” na página 85.)

STRASPBAL TYPE(*RSMALC) UNIT(1)

STRASPBAL TYPE(*CAPACITY) ASP(1) TIMLMT(*NOMAX)

Preparando um Catálogo de Imagem Ótica para Instalação do Software:

Estas etapas mostram como criar um catálogo de imagem e uma entrada do catálogo de imagem, incluir uma entrada para ele e carregá-lo na preparação da execução de um upgrade do software IBM i. As etapas utilizam um dispositivo ótico virtual no exemplo. A configuração do servidor requer uma configuração de catálogo de imagem que, então, será compartilhada com a partição de cliente.

Antes de começar estas etapas, assegure-se de revisar a seção Atualizações e PTFs localizada no

websiteIBM i e Software Relacionado do developerWorks (www.ibm.com/developerworks/ibmi/ software).

1. Crie um dispositivo ótico virtual.

Para criar uma descrição de dispositivo, insira o seguinte:

CRTDEVOPT DEVD(virtual-device-name) RSRCNAME(*VRT)+ ONLINE(*YES) TEXT(text-description)

2. Modifique o dispositivo ótico virtual

Insira o seguinte:

VRYCFG CFGOBJ(virtual-device-name) CFGTYPE(*DEV) STATUS(*ON)

3. Crie um catálogo de imagens

| | |

Criar um catálogo de imagens para os programas licenciados que deseja instalar. O comando Create Image Catalog (CRTIMGCLG) associa um catálogo de imagens com um diretório de destino em que os arquivos de imagem ótica são carregados.

CRTIMGCLG IMGCLG(catalog-name) DIR(catalog-path) CRTDIR(*YES) TEXT(text-description)

Se tiver transferido por download suas imagens em um diretório de catálogo de imagem, uma forma rápida de incluir todas as imagens de uma vez é criar um catálogo de imagem e ter todos os volumes localizados no diretório incluídos no catálogo de imagem automaticamente.

CRTIMGCLG IMGCLG(catalog-name) DIR(catalog-path) ADDVRTVOL(*DIR) IMGTYPE(*ALL) TEXT(text-description)

4. Inclua uma entrada no catálogo de imagens

Inclua uma entrada no catálogo de imagens para cada mídia física ou arquivo de imagens óticas existente. Será necessário repetir esta etapa para cada volume de mídia. É necessário incluir a mídia física ou os arquivos de imagens óticas na mesma ordem na qual a instalação seria feita. Inicie com a primeira mídia na lista e continue até que todas as mídias estejam carregadas.

Você pode incluir as entradas a partir de um dispositivo ótico ou de um arquivo de imagem ótica existente. Selecione uma das seguintes maneiras:

A partir de um arquivo de imagem:

v (Esta é a forma mais rápida). Para incluir uma entrada de imagem em um catálogo de imagens da partir de um arquivo do sistema integrado de arquivos que já esteja no diretório do catálogo de imagens, insira o seguinte:

ADDIMGCLGE IMGCLG(catalog-name) FROMFILE(file-name) TOFILE(*fromfile) TEXT(text-description)

v Se tiver diversas imagens para incluir, consulte a etapa 3 e use o comando CRTIMGCLG com o parâmetro ADDVRTVOL(*DIR) para incluir todas as imagens ao mesmo tempo em que o catálogo é criado.

v Para incluir uma entrada do catálogo de imagens em um catálogo de imagens a partir de um arquivo de imagem ótica do sistema integrado de arquivos de um diretório diferente do diretório do catálogo de imagens, insira o seguinte:

ADDIMGCLGE IMGCLG(catalog-name)

FROMFILE(/directory-name/directory-name/file-name) TOFILE(file-name or *FROMFILE) TEXT(text-description)

A partir de um dispositivo físico:

v Para incluir uma entrada no catálogo de imagens de uma mídia física ótica utilizando o dispositivo ótico chamado OPT01, digite:

ADDIMGCLGE IMGCLG(catalog-name) FROMDEV(OPT01) TOFILE(file-name or *GEN) TEXT(text-description)

Nota: Para gerar um nome para o parâmetro TOFILE, especifique *GEN. Para gerar uma descrição de texto a partir da mídia, especifique *GEN.

5. Carregue o catálogo de imagens

Esta etapa associa o dispositivo ótico virtual a um catálogo de imagens. Somente um catálogo de imagens por vez pode ser associado a um dispositivo ótico virtual específico. Para carregar o catálogo de imagens, digite o seguinte comando:

LODIMGCLG IMGCLG(catalog-name)

DEV(virtual-device-name) OPTION(*LOAD)

6. Verifique se as imagens estão na ordem correta

Atenção: Se você estiver aqui porque está executando as etapas em “Pré-selecionando Programas Licenciados a Serem Instalados” na página 46, não execute esta etapa neste momento. Você será instruído a executar essa tarefa posteriormente.

Se você estiver preparando-se para fazer um upgrade, será necessário verificar se as mídias exigidas para um upgrade existem e se estão armazenadas na sequência correta. Também é necessário verificar | | | | | | | |

se seus contratos de software foram aceitos, se você tem armazenamento suficiente na sua origem de carregamento e se tem armazenamento reservado suficiente para o Código Interno Licenciado. Consulte “Necessário: Alocando Espaço Adicional para Código Interno Licenciado” na página 53para obter detalhes.

Insira o seguinte comando:

VFYIMGCLG IMGCLG(catalog-name) TYPE(*UPGRADE) SORT(*YES)

Para verificar se as imagens foram incluídas, um método adicional seria inserir o seguinte:

WRKIMGCLGE IMGCLG(catalog-name)

Pressione PF7 para abrir um prompt para o comando VFYIMGCLG. Insira *UPGRADE para o tipo e *YESpara o campo de classificação.

O sistema coloca as imagens na ordem correta. (Se você não obtiver êxito, consulte “Recuperação do Catálogo de Imagens” na página 150.) Por padrão, o volume com o menor índice é montado. Em seguida, todos os volumes adicionais serão carregados. Para visualizar a ordem das imagens, use o comando Work with Image Catalog Entries (WRKIMGCLGE):

WRKIMGCLGE IMGCLG(catalog-name)

Depois de concluir essas etapas, o catálogo de imagens estará pronto para utilização.

Preparando um Catálogo de Imagem de Fita para Instalação do Software:

Estas etapas mostram como criar um catálogo de imagem, incluir uma entrada para ele e carregá-lo na preparação da execução de um upgrade do software IBM i. As etapas utilizam um dispositivo de fita virtual no exemplo.

1. Crie um dispositivo de fita virtual.

Para criar uma descrição de dispositivo, insira o seguinte:

CRTDEVTAP DEVD(virtual-device-name) RSRCNAME(*VRT)+ ONLINE(*YES) TEXT(texto-descrição)

2. Ative o dispositivo de fita virtual

Insira o seguinte:

VRYCFG CFGOBJ(virtual-device-name) CFGTYPE(*DEV) STATUS(*ON)

3. Crie um catálogo de imagens

Criar um catálogo de imagens para os programas licenciados que deseja instalar. O comando Create Image Catalog (CRTIMGCLG) associa um catálogo de imagens com um diretório de destino em que os arquivos de imagem ótica são carregados.

CRTIMGCLG IMGCLG(catalog-name) DIR(catalog-path) TYPE(*TAP) CRTDIR(*YES) TEXT(descrição_de_texto)

Se tiver armazenado suas imagens de fita em um diretório de catálogo de imagem, uma forma rápida de incluir todas as imagens de uma vez é criar um catálogo de imagem e ter todos os volumes localizados no diretório incluídos no catálogo de imagem automaticamente.

CRTIMGCLG IMGCLG(catalog-name) DIR(catalog-path) TYPE(*TAP) ADDVRTVOL(*DIR) IMGTYPE(*ALL) TEXT(text-description)

4. Inclua uma entrada no catálogo de imagens

Inclua uma entrada do catálogo de imagem para cada arquivo de imagem de fita existente. É

necessário repetir esta etapa para cada arquivo de imagem. Você deve incluir os arquivos de imagem de fita na mesma ordem, como se fosse instalar a partir delas.

Você pode incluir as entradas a partir de um arquivo de imagem de fita existente ou utilizando uma destas maneiras:

v (Esta é a forma mais rápida.) Para incluir uma entrada de imagem em um catálogo de imagens da partir de um arquivo do sistema integrado de arquivos que já esteja no diretório do catálogo de imagens, insira o seguinte:

ADDIMGCLGE IMGCLG(catalog-name) FROMFILE(file-name) TOFILE(*fromfile) TEXT(text-description) | | | | | | | |

v Se tiver diversas imagens para incluir, consulte a etapa 3 e use o comando CRTIMGCLG com o parâmetro ADDVRTVOL(*DIR) para incluir todas as imagens ao mesmo tempo em que o catálogo é criado.

v Para incluir uma entrada do catálogo de imagem em um catálogo de imagem a partir de um arquivo de imagem de fita do sistema de arquivo integrado de um diretório diferente do diretório do catálogo de imagem, digite o seguinte:

ADDIMGCLGE IMGCLG(catalog-name)

FROMFILE(/directory-name/directory-name/file-name) TOFILE(file-name or *FROMFILE) TEXT(text-description)

5. Carregue o catálogo de imagens

Esta etapa associa o dispositivo de fita virtual ao catálogo de imagem. É possível associar apenas um catálogo de imagem a um dispositivo de fita virtual específico de cada vez. Para carregar o catálogo de imagens, digite o seguinte comando:

LODIMGCLG IMGCLG(catalog-name)

DEV(virtual-device-name) OPTION(*LOAD)

6. Verifique se as imagens estão na ordem correta

Atenção: Se você estiver aqui porque está executando as etapas em “Pré-selecionando Programas Licenciados a Serem Instalados” na página 46, não execute esta etapa neste momento. Você será instruído a executar essa tarefa posteriormente.

Se você estiver preparando-se para fazer um upgrade, será necessário verificar se as mídias exigidas para um upgrade existem e se estão armazenadas na sequência correta. Também é necessário verificar se possui armazenamento suficiente na origem de carregamento e se possui armazenamento reservado suficiente para o Licensed Internal Code. Consulte “Necessário: Alocando Espaço Adicional para Código Interno Licenciado” na página 53para obter detalhes.

Insira o seguinte comando:

VFYIMGCLG IMGCLG(catalog-name) TYPE(*UPGRADE) SORT(*YES)

Para verificar se as imagens foram incluídas, um método adicional seria inserir o seguinte:

WRKIMGCLGE IMGCLG(catalog-name)

Pressione PF7 para abrir um prompt para o comando VFYIMGCLG. Insira *UPGRADE para o tipo e *YESpara o campo de classificação.

O sistema coloca as imagens na ordem correta. (Se você não obtiver êxito, consulte “Recuperação do Catálogo de Imagens” na página 150.) Por padrão, o volume com o menor índice é montado. Em seguida, todos os volumes adicionais serão carregados. Para visualizar a ordem das imagens, use o comando Work with Image Catalog Entries (WRKIMGCLGE):

WRKIMGCLGE IMGCLG(catalog-name)

Depois de concluir essas etapas, o catálogo de imagens estará pronto para utilização.

Preparando para Fazer Upgrade ou Substituir Software com Armazenamento Ótico