• Nenhum resultado encontrado

PRESIDÊNCIA DO IP

No documento DIREITO PROCESSUAL PENAL (páginas 11-14)

2. DIREITO PROCESSUAL PENAL: NOÇÕES INTRODUTÓRIAS

2.1. INQUÉRITO POLICIAL

2.2.4. PRESIDÊNCIA DO IP

A atribuição para presidir o inquérito policial fica a cargo da autoridade policial, exercendo as funções de polícia judiciária. Geralmente, a autoridade policial é determinada pelo local da consumação do delito.

Assim, se o crime ocorreu na circunscrição da minha delegacia, eu autoridade policial, devo investigá-lo. Óbvio que essa regra não se aplica às grandes capitais onde há delegacias especializadas para a apuração de crimes específicos (tráfico de drogas, furtos e roubos, defraudações, contra criança e adolescentes, entre outros).

Nesse ponto surge uma distinção interessante feita por alguns doutrinadores e cobradas em concursos públicos. Isso porquer, a maioria da doutrina nacional usa a expressão polícia judiciária (a que investiga os delitos). Porém alguns doutrinadores a diferenciam de polícia investigativa. É a mesma polícia! Ora exercendo funções de polícia judiciária, ora de polícia investigativa.

Polícia Judiciária – é a polícia que auxilia o Poder Judiciário no cumprimento de suas ordens;

Logo, quando um juiz estadual expede um mandado de busca e apreensão, ele vai dar esse mandado de busca e apreensão para a polícia civil cumprir. Quando a polícia está cumprindo essa ordem do Poder Judiciário, estará exercendo a função de polícia judiciária porque age a mando do Judiciário.

Polícia Investigativa – é a polícia quando atua na apuração de infrações penais e de sua autoria.

É importante a distinção, porque a própria Constituição Federal a faz, colocando em incisos diferentes essas duas funções:

Art. 144. § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:

I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras

infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei; (Polícia Federal com função de polícia INVESTIGATIVA).

IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.”

ATRIBUIÇÕES DA POLICIA INVESTIGATIVA:

a) Se o crime for de competência da Justiça Militar Estadual, neste caso, quem investiga o delito é a própria Polícia Militar, através de um IPM e tendo à frente um encarregado.

Há manuais doutrinários que dizem que o IPL só na polícia civil e/ou na federal. Isso está errado.

b) Se o crime for de competência da Justiça Federal, ou também da Justiça Eleitoral, quem investiga? Polícia Federal.

Se o crime for de competência da Justiça Estadual, quem investiga é a Polícia Civil. Só que aí tem um detalhe muito interessante. A Polícia Federal também pode investigar delitos que sejam de competência da Justiça Estadual. É isso que muitos candidatos erram nos concursos públicos. Ele acha que as atribuições da Polícia Federal são idênticas à competência da Justiça Federal. Errado!

Vocês, Concurseiros 24h, não errarão!! As atribuições investigatórias da Polícia Federal são mais amplas do que a competência criminal da Justiça Federal. É o que diz o inciso I,

§ 1º, do art. 144, da CF, segundo o qual compete à Justiça Federal, entre outras atribuições:

I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas (até aqui é competência da Justiça Federal), assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;

À Justiça Federal incumbe o julgamento de crime político e de crimes praticados contra bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas. Pela própria leitura desse inciso vê-se que as atribuições da polícia federal são bem mais amplas. Mas a Lei n. 10.446/02 deixa isso claro:

LEI Nº 10.446, DE 8 DE MAIO DE 2002.

Dispõe sobre infrações penais de repercussão interestadual ou internacional que exigem repressão uniforme, para os fins do disposto no inciso I do § 1o do art. 144 da Constituição.

“O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o Na forma do inciso I do § 1o do art. 144 da Constituição, quando houver repercussão interestadual ou internacional que exija repressão uniforme, poderá o Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça, sem prejuízo da responsabilidade dos órgãos de segurança pública arrolados no art. 144 da Constituição Federal, em especial das Polícias Militares e Civis dos Estados, proceder à investigação, dentre outras, das seguintes infrações penais:

I – seqüestro, cárcere privado e extorsão mediante seqüestro (arts. 148 e 159 do Código Penal), se o agente foi impelido por motivação política ou quando praticado em razão da função pública exercida pela vítima;

II – formação de cartel (incisos I, a, II, III e VII do art. 4o da Lei 8.137, de 27 de dezembro de 1990);

e

III – relativas à violação a direitos humanos, que a República Federativa do Brasil se comprometeu a reprimir em decorrência de tratados internacionais de que seja parte; e

IV – furto, roubo ou receptação de cargas, inclusive bens e valores, transportadas em operação interestadual ou internacional, quando houver indícios da atuação de quadrilha ou bando em mais de um Estado da Federação.

Parágrafo único. Atendidos os pressupostos do caput, o Departamento de Polícia Federal procederá à apuração de outros casos, desde que tal providência seja autorizada ou determinada pelo Ministro de Estado da Justiça.

Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 8 de maio de 2002.

O melhor exemplo são as associações criminosas especializadas em clonagem de cartão crédito/débito. Como elas operam em vários Estados da Federação, a Polícia Federal possui atribuição para investigar. Agora, eu te PERGUNTO: A competência é da Justiça Federal? Não. A competência para julgamento do crime é da Justiça Estadual. Então, as atribuições da Polícia Federal acabam sendo mais amplas do que a competência criminal da Justiça Federal.

COMPETÊNCIA QUEM INVESTIGA PROCEDIMENTO AUTORIDADE

Justiça Militar

Justiça Federal Polícia Federal Inquérito Policial - IPL Delegado

Justiça Eleitoral Polícia Federal Inquérito Policial - IPL Delegado Justiça Estadual Polícia Civil

Polícia Federal Inquérito Policial - IPL Delegado

No documento DIREITO PROCESSUAL PENAL (páginas 11-14)

Documentos relacionados