• Nenhum resultado encontrado

De acordo com o nosso Estatuto Social, os juros sobre o capital próprio poderão ser considerados como dividendos para fins de pagamento do dividendo obrigatório.

15.01 PROBLEMAS AMBIENTAIS

12/08/2008 09:20:42 Pág: 115 Em todos os países em que operamos estamos sujeitos a leis e regulamentações ambientais federais, estaduais e municipais que governam as emissões, as os despejos nas águas e o manuseio e o controle do lixo sólido e tóxico. Acreditamos que nossas unidades têm operado em conformidade com as normas ambientais. As respectivas permissões e licenças exigem o cumprimento de diversos padrões de desempenho, monitorados pelas autoridades regulatórias. Contamos com uma equipe de especialistas para administrar todas as etapas de nossos programas ambientais, além de utilizar especialistas externos quando necessário. Trabalhamos para que nossas instalações de fabricação operem, em todos os aspectos relevantes, de acordo com as normas, permissões e licenças ambientais aplicáveis atualmente em vigor. Quando adquirimos novas instalações, avaliamos a possibilidade de ocorrência de problemas ambientais e preparamos um plano de trabalho com as autoridades locais.

O processo de produção do aço gera emissões no ar e na água, bem como resíduos sólidos, o que pode causar danos ao meio-ambiente. O principal lixo tóxico gerado pelas operações passadas e atuais é a cinza, um resíduo da produção do aço em fornos elétricos a arco. Instalamos sistemas de filtro em todas as instalações onde produzimos o aço, o que garante altos níveis de eficiência sobre a filtragem e retenção das cinzas. Os custos de recolhimento e tratamento das cinzas dos fornos elétricos a arco estão sendo contabilizados, quando incorridos, como custos operacionais. A legislação e a regulamentação ambientais, nos níveis federal e estadual, sobre a cinza dos fornos elétricos a arco em qualquer jurisdição podem sofrer mudanças, o que pode acarretar aumento dos custos de nossa Companhia para atendermos tais normas. Acreditamos que a cinza gerada pelos fornos elétricos a arco em nossos atuais processos de produção esteja sendo recolhida, tratada e descartada, em todos os aspectos relevantes, de acordo com todas as regulamentações ambientais federais, estaduais e municipais.

Na maioria dos países, os governos federal e estadual exercem plenos poderes para promulgar leis de proteção ao meio-ambiente e emitir as respectivas regulamentações de acordo com tais leis. Além dessas normas, leis ambientais municipais e regulamentações podem também ser aplicadas. De acordo com tais leis, as pessoas física e jurídica, cujo comportamento ou atividades venham causar danos ao meio-ambiente, estão normalmente sujeitas a sanções criminais e administrativas, bem como arcar com quaisquer custos necessários para reparar os atuais danos resultantes de tais violações. As pessoas física ou jurídica que venham a cometer um crime contra o meio-ambiente normalmente estão sujeitas a penalizações e sanções, as quais, para pessoa física, variam de multas até a detenção e, para a pessoa jurídica, incluem suspensão ou interrupção das atividades e proibição de contratar com órgãos governamentais. Normalmente, os órgãos governamentais de proteção ao meio-ambiente podem impor sanções administrativas sobre aqueles que não cumprirem com as leis e regulamentações ambientais, incluindo, entre outras:

• multas;

• suspensão total ou parcial das atividades;

• obrigações de reembolsar trabalhos de recuperação e projetos ambientais; • cancelamento ou limitação dos incentivos e benefícios fiscais;

• fechamento de estabelecimentos e empreendimentos; e

CVM - COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

IAN - Informações Anuais Legislação Societária Data-Base - 31/12/2007

Reapresentação Espontânea

00398-0 GERDAU S.A. 33.611.500/0001-19

15.01 - PROBLEMAS AMBIENTAIS

12/08/2008 09:20:42 Pág: 116 Em 2007, reforçamos nosso papel no processo de consolidação da siderurgia mundial e mantivemos nossa trajetória de expansão. O crescimento, assim como tem ocorrido ao longo dos anos, vem sempre acompanhado pelo respeito às pessoas e ao meio ambiente. Por isso, seguiremos investindo no desenvolvimento das comunidades e contribuindo com a preservação da natureza. Também continuaremos reforçando o foco no cliente, a criação de valor aos acionistas, a busca pela qualidade superior de seus produtos e serviços, a segurança no ambiente de trabalho, a ampliação da produtividade e a redução de custos. O quadro de Indicadores Sociais, que acompanha nossas demonstrações financeiras anexas a este Prospecto, apresenta os números de 2007, de acordo com o padrão do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE).

Respeitamos o meio ambiente e, por isso, investimos em pesquisas, em sistemas de proteção atmosférica e de reaproveitamento de água, no desenvolvimento de fontes alternativas de energia e na redução das emissões de CO2. Em 2007, foram destinados US$ 345,7 milhões para a área ambiental, o que representa uma evolução de 105,1% sobre 2006.

A contribuição para a preservação ambiental também ocorre a partir da utilização da sucata, a principal matéria-prima de nosso processo industrial. Com esta iniciativa, reduzimos a necessidade de uso de energia e, conseqüentemente, as emissões de CO2.

Modernos sistemas de despoeiramento instalados em nossas unidades industriais contribuem para proteger a atmosfera. Esses equipamentos absorvem as partículas sólidas geradas no processo produtivo do aço.

O consumo de água, fundamental no processo produtivo, também recebe nossa atenção redobrada. Atualmente, 97,6% da água utilizada durante a produção do aço é tratada e reaproveitada internamente.

Nossas unidades industriais mantêm cinturões verdes em seu entorno com a finalidade de contribuir para a preservação da biodiversidade nos locais onde está presente. Em 2007, de um total de 17,7 mil hectares de nossa propriedade, 2,5 mil hectares são áreas de reserva legal ou preservação permanente e 8,2 mil hectares de matas nativas.

CVM - COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

IAN - Informações Anuais Legislação Societária Data-Base - 31/12/2007

Reapresentação Espontânea

00398-0 GERDAU S.A. 33.611.500/0001-19