• Nenhum resultado encontrado

3.3 COLETA DE DADOS

3.3.2 Procedimento Para Coleta dos Dados

Com o roteiro de entrevista validado e testado, foi iniciado o procedimento de coleta dos dados. Yin (2015) destaca seis fontes de evidências que podem ser utilizadas num estudo de caso: entrevistas, documentação, observações diretas, observação participante, registros em arquivo e artefatos físicos. Neste estudo foram utilizados três procedimentos ou fontes de evidências para coleta dos dados: entrevista semiestruturada, documentação e observações diretas.

18

Antes de coletar os dados, o projeto de pesquisa foi submetido e aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB conforme procedimentos descritos no tópico 3.5.

A entrevista semiestruturada parte de certos questionamentos básicos, e há liberdade de adicionar outras questões que surgem no decorrer da entrevista (TRIVIÑOS, 2010). As entrevistas ocorreram no período de abril/2017 a setembro/2017 e inicialmente, procurou-se identificar as pessoas a serem entrevistadas com base no conhecimento e experiência que possuíam com o compartilhamento de informações e em cadeia de suprimentos, de modo a garantir uma maior confiabilidade aos dados obtidos.

Inicialmente, os contatos foram realizados por telefone, explicando-se tanto o que seria a pesquisa, como também, fez-se algumas perguntas, buscando identificar se havia a prática do compartilhamento das informações. Após a identificação do compartilhamento, logo em seguida foi enviado um e-mail19 convite personalizado com informações da pesquisa para a formalização da participação destes e agendar a entrevista.

Os primeiros contatos com as empresas até a permissão para a realização da entrevista é um processo muitas vezes demorado, uma vez que em uma das cadeias de suprimentos estudada o primeiro contato com a indústria aconteceu em novembro de 2016 e a entrevista só foi autorizada em abril de 2017, sendo assim, após cinco meses.

Em atendimento ao Comitê de Ética, antes de realizar cada uma das entrevistas foi apresentado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido20 (TCLE), para que o entrevistador pudesse reforçar a relevância e objetivos propostos da pesquisa, bem como declarasse o consentimento para que os dados obtidos fossem utilizados para fins científicos. Os entrevistados também foram consultados quanto à permissão para gravação, sendo esta autorizada por todos os envolvidos de cada uma das cadeias de suprimentos pesquisadas.

Todas as entrevistas ocorreram conforme a disponibilidade dos entrevistados e tiveram início com a explicação do termo “compartilhamento”, de modo que ficasse esclarecido o sentido que seria utilizado para se referir às informações financeiras e não financeiras.

O Quadro 8 apresenta um resumo dos estudos de casos múltiplos, com informações sobre as três cadeias de suprimentos pesquisadas (Automotiva, Farmacêutica e Naval), os entrevistados e duração das entrevistas realizadas. Estabeleceu-se um compromisso de manter a confidencialidade das empresas entrevistadas e dos entrevistados, não sendo permitida a exposição de informações que permitam a identificação destes.

19 Apêndice C – E-mail Convite 20

Quadro 8 – Descrição dos Estudos de Casos Múltiplos Estudos de Casos Múltiplos Empresa x Fornecedores Entrevistados Tempo na Empresa Tempo no Cargo Tempo das Entrevistas Cadeia de Suprimentos Automotiva Empresa A Diretor do Parque Fornecedores 5 anos 3 anos 37:18 Supervisor de Controladoria 1 ano e 10 meses 1 ano e 10 meses 22:24 Analista Sênior em Contabilidade 1 ano e 8 meses 1 ano e 8 meses Analista Cadeia de Suprimentos 2 anos 2 anos 9:34 Fornecedor Alfa

Gerente da Planta 30 anos 3 anos

1:48:28 Assistente Administrativo 3 anos 3 anos Subtotal 2:57:44 Cadeia de Suprimentos Farmacêutica Empresa B Diretor de Suprimentos 21 anos 8 meses 3:38:54 Gerente de PCP21 6 anos e 6 meses 6 anos e 6 meses Gerente de Compras 24 anos 2 anos e 5 meses Gerente de Desenvolvimento 7 anos 7 anos Gerente da Garantia da Qualidade 8 anos 2 anos Fornecedor Beta Diretor Financeiro- Administrativo 4 anos 4 anos 1:11:10 Subtotal 4:50:04 Cadeia de Suprimentos Naval Empresa C Gerente de Construção 3 anos e 6 meses 3 anos e 6 meses 1:10:04 Fornecedor Gama Gerente de Compras 4 anos 4 anos 1:13:05 Subtotal 2:23:09 Total Geral 10:10:57

Fonte: Elaboração Própria

O tempo total para a realização das entrevistas nas três cadeias de suprimentos foi de pouco mais que 10 (dez) horas, distribuídas em cada uma delas de acordo com o Quadro 8. Observa-se que durante as visitas em cada empresa envolvida, tentou-se entrevistar mais de uma pessoa que estivesse comprometida no processo de compartilhamento. Segundo Flick (2009), a opção por entrevistar diferentes pessoas nas empresas, datas e locais diferentes possibilita a triangulação dos dados, permitindo assim, se aproximar da estratégia da

amostragem teórica. Durante as entrevistas cada entrevistado respondeu de acordo com o contexto da sua área, e no transcorrer da entrevista havia estímulos aos aprofundamentos de alguns assuntos que surgiram muitas vezes dos próprios comentários.

No entanto, como se pode observar no Quadro 8, das seis empresas envolvidas no estudo, em três delas apenas uma pessoa foi entrevistada. Contudo, vale ressaltar que em função do cargo ocupado, experiência e conhecimento de cada um deles sobre o compartilhamento das informações, considera-se que as informações obtidas foram suficientes para atingir os objetivos da pesquisa junto a cada um destes gerentes/diretores.

Quanto ao local de realização das entrevistas, a maioria ocorreu nas respectivas empresas, com exceção de duas, o Fornecedor Beta e a Empresa C. A entrevista com o Diretor financeiro-administrativo do Fornecedor Beta foi a única não presencial, sendo realizada por telefone. O Gerente de Construção da Empresa C foi entrevistado nas dependências do Fornecedor Gama devido esta empresa disponibilizar um local em suas instalações, para que haja um acompanhamento de construção do produto pelos funcionários do contratante.

As entrevistas com a Cadeia de Suprimentos Automotiva foram agendadas primeiramente com a Empresa A, representante da indústria, em sua sede, em 20 de abril de 2017, em uma única visita. A duração total das entrevistas nesta empresa foi de pouco mais que uma hora,e ocorreu em três momentos. O primeiro a ser entrevistado foi o Diretor do Parque de Fornecedores, em seguida, o Supervisor de Controladoria, junto com o Analista Sênior em Contabilidade, finalizando com o Analista da Cadeia de Suprimentos. Após a finalização de todas as entrevistas foi permitida uma visita à linha de produção.

Ainda sobre a Cadeia de Suprimentos Automotiva, o representante do fornecedor de pneus, aqui denominado de Fornecedor Alfa foi o segundo elo da cadeia de suprimentos envolvido na pesquisa. A entrevista ocorreu em sua sede, dentro do parque de fornecedores da Empresa A, em 29 de agosto de 2017, também em uma única visita. A entrevista feita em conjunto foi com o Gerente da Planta e uma Assistente Administrativa, com duração de quase duas horas.

Quanto a Cadeia de Suprimentos Farmacêutica, conseguiu-se uma maior abertura com a Empresa B, representando a indústria nesta cadeia. Várias entrevistas aconteceram e a duração total das entrevistas nesta empresa foi de pouco mais que três horas e meia, distribuídas em três datas. A primeira entrevista foi realizada com o Diretor da Cadeia de

Suprimentos, no escritório administrativo instalado na região metropolitana de um Estado Nordestino, em 24 de março de 2017, com duração de 1h10min. Durante a entrevista foi marcado um segundo momento, no local onde funciona a indústria, no interior do estado nordestino, para que pudesse ser possível uma visita a fábrica, e a realização de entrevistas com outras pessoas envolvidas no processo de compartilhamento das informações.

Este segundo momento ocorreu na Empresa B, em 30 de março de 2017, com duração de 01h14min, com cinco pessoas entrevistadas: o Diretor da Cadeia de Suprimentos, o Gerente

de PCP, o Gerente de Compras, o Gerente de Desenvolvimento e o Gerente da Garantia da Qualidade. A visita ao chão de fábrica foi feita, após este momento, sendo conduzida pelo Gerente de PCP. Um terceiro momento foi confirmado para coleta de dados, ocorrida em 10 de abril de 2017, sendo o Diretor da Cadeia de Suprimentos, o entrevistado, com duração de 0h35min.

Durante a entrevista com o Diretor da Cadeia de Suprimentos da Empresa B foi indicado o fornecedor de embalagens, representando o Fornecedor Beta. A entrevista com o Diretor financeiro-administrativo ocorreu em 06 de setembro de 2017, por telefone, e com duração de pouco mais que uma hora.

A entrevista relativa à Cadeia de Suprimentos Naval aconteceu primeiramente com o Fornecedor Gama, em sua sede, em 06 de abril de 2017, e a reunião foi realizada com o Gerente de Compras. Neste momento foi realizada uma entrevista preliminar, apenas para explicar os objetivos da pesquisa e identificar se havia o compartilhamento das informações, com duração de 0h34min. O Gerente de Compras do Fornecedor Gama indicou, durante a entrevista, a Empresa C como sendo uma das empresas que pudesse realizar o estudo, sendo enviado na primeira oportunidade um e-mail para o Gerente de Construção da Empresa C, explicando sobre a pesquisa. A entrevista ocorreu com a Empresa C, em 04 de maio de 2017, na sede do Fornecedor Gama. Em sequência, a entrevista com o Fornecedor Gama foi realizada em 13 de julho de 2017, com o Gerente de Compras como entrevistado, com duração de aproximadamente 0h39min.

A segunda fonte de evidência na coleta dos dados foi a documentação, que segundo Yin (2015), pode se apresentar de várias formas, tais como, textos publicados na mídia, documentos administrativos, elementos iconográficos (fotografias, filmes, etc), entre outros, e servirá para corroborar e aumentar a evidência de outras fontes.

Antes de iniciar a entrevista foi explicada a necessidade de acesso a documentos internos, tais como relatórios gerenciais das empresas, e percebeu-se que este foi um fator limitante para a autorização dos estudos. Logo, para que fosse possível a realização desta atividade, durante a realização da entrevista alguns entrevistados mostraram documentos administrativos internos trocados durante o processo de compartilhamento das informações, tais como: planejamento da demanda anual e seu acompanhamento mensal (Cadeia de Suprimentos Farmacêutica), adicional de contrato de algum item que deverá ser adquirido e que não constava do projeto inicial do produto (Cadeia de Suprimentos Naval), e-mails trocados sobre reuniões (Cadeia de Suprimentos Automotiva).

Utilizou-se também de informações públicas das empresas estudadas, como sites das empresas estudadas, revista corporativa relatando sobre o momento histórico da instalação da indústria automotiva para o grupo, bem como revistas e jornais eletrônicos das empresas com o objetivo de buscar informações que pudessem contextualizar e complementar as entrevistas; ou corroborar com as evidências encontradas.

A terceira fonte de evidências consiste na observação, que segundo Flick (2009), procura compreender as atividades, eventos, bem como as interações que ocorrem em um contexto específico a partir de dentro, como participante, ou de fora, como mero observador. Neste estudo, a oportunidade concedida foi como observador em todos os casos envolvidos no estudo, portanto ocorreram durante as visitas às empresas e locais de trabalho.

Durante a visita ao parque fabril da Empresa A foi possível observar que a linha de produção trabalha de forma sequencial, o parque de fornecedores é integrado e funciona dentro do perímetro da montadora de veículos, sendo uma evidência que confirma o relato do Diretor do Parque de Fornecedores. Na visita ao fornecedor de pneus, Fornecedor Alfa, segundo elo da cadeia de suprimentos, também se pode confirmar a instalação desta no perímetro da Empresa A.

Outra observação ocorreu no Fornecedor Gama, o que permite confirmar o pleno e efetivo acompanhamento do desenvolvimento do produto até sua entrega pela Empresa C, uma vez que os funcionários desta empresa estão instalados no mesmo ambiente de trabalho do Fornecedor Gama.

As fontes de evidências colhidas durante o estudo contribuem para o julgamento da qualidade da pesquisa qualitativa. Yin (2015) aponta como critérios de validade e confiabilidade da pesquisa qualitativa: a validade do constructo e a confiabilidade. A

primeira corresponde ao uso de múltiplas fontes de evidências. Enquanto a segunda garante outra pessoa aplicar o mesmo procedimento ao mesmo caso e obter os mesmos achados e conclusões. Segundo Marques, Camacho e Alcantara (2015), como normalmente é difícil a replicação de um caso, sua confiabilidade será demonstrada pela triangulação de dados. Flick (2009) se refere a este tipo de triangulação como sendo o uso de diferentes fontes de dados.

Sendo assim, este estudo se utiliza de três fontes de evidências (entrevista, documentação e observação), contribuindo, desta forma, para alcançar a validade do constructo e a confiabilidade nos estudos de casos múltiplos abordados nesta pesquisa. Após descrever o procedimento para coleta dos dados, o assunto a seguir se refere ao tratamento dado após a sua coleta.