• Nenhum resultado encontrado

Procedimentos de Análise dos Dados

4 ESTUDO A: obesidade, práticas e sistemas de representações

4.1 PERCURSO METODOLÓGICO

4.1.3 Procedimentos de Análise dos Dados

Em um primeiro momento, foi realizada a transcrição textual de todas as entrevistas áudio-gravadas. Em seguida, uma leitura de todo o material foi feita, no intuito de se familiarizar com ele, facilitando a percepção de variáveis a serem consideradas. Partindo desse momento, foram realizados dois procedimentos para a análise. Primeiramente, foi utilizado um software gratuito e aberto, o IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires), criado por Pierre Ratinaud, que já conta com dicionários em diversos idiomas, como o português. Ele permite realizar análises estatísticas sobre corpus textuais e tabelas individuais/palavras, ancorado no software R e na linguagem Python, utilizando o mesmo algoritmo de outro software, o ALCESTE (Analyse de Lexémes Coocurrent dans les Ennoncés Simples d’um Texte) (CAMARGO; JUSTO, 2013).

Entre as possibilidades de análise dos dados textuais no IRAMUTEQ, a utilizada pelo estudo foi o método de Classificação Hierárquica Descendente (CHD), proposto por Reinert, em 1990, e também utilizado pelo ALCESTE, no qual os segmentos de texto são classificados por seus respectivos vocabulários, repartindo o seu conjunto em função das frequências das formas reduzidas. Uma classificação estável e definitiva é obtida através do método de CHD, partindo de matrizes e cruzando segmentos textuais e de palavras, em repetidos testes do tipo chi-quadrado. O objetivo é obter classes que, concomitantemente, apresentam vocabulários semelhantes entre si e diferentes das outras classes. Tais classes são apresentadas em um dendrograma, mostrando as relações entre elas. Outra forma de apresentação dos resultados é através de uma análise fatorial de correspondência feita a partir da CHD (Análise Pós- Fatorial), que expõe em um plano cartesiano as diferentes palavras e variáveis articuladas às classes dadas pela CHD (CAMARGO; JUSTO, 2013).

O IRAMUTEQ e seu método de CHD operam com rigor estatístico, com base na coocorrência de palavras em segmentos de texto, pressupondo que o uso de campos léxicos diferentes identifica campos semânticos específicos, assim a utilização de um determinado vocabulário pode apontar para uma maneira de pensar um objeto. Dessa forma, é possível avaliar a relação entre os conteúdos e as características das unidades de significação (NASCIMENTO; MENANDRO, 2006). É necessário que o corpus seja monotemático e tenha uma coerência e que seja volumoso o suficiente para considerar o elemento estatístico (CAMARGO; JUSTO, 2013).

As entrevistas realizadas formaram três corpora distintos, cada um referente a um grupo e contendo todas as entrevistas por grupo. Tais corpora foram preparados como o software instrui e lançados no sistema para análise. É recomendado pelo criador do programa que os dados sejam usados com confiança, é preciso que, em cada corpus, mais de 65% das unidades textuais façam parte das classes que ele propõe. Todos os resultados obtiveram valores significativos, permitindo à autora se debruçar sobre as classes e tentar compreender os conteúdos das entrevistas (ver APÊNDICES D, E e F).

Tendo em vista que a pesquisadora realizou uma leitura prévia de todo o material, percebeu-se, contudo, que existiam ainda mais elementos passíveis de análise que os fornecidos pelo software. Portanto, os dados do IRAMUTEQ foram utilizados como “pano de fundo” para a análise de conteúdo subsequente, possibilitando à autora mais uma gama de informações no processo de reflexão sobre os dados obtidos. As classes fornecidas pelo dendrograma foram tomadas como grandes indicadores de análise, as quais apontavam para possíveis objetos integrantes dos sistemas de representações sociais construídos e os conteúdos das representações sociais a eles articulados.

Assim, subsequentemente, em todo o conteúdo se buscou aprofundar a interpretação dos sentidos, referenciada principalmente na técnica de análise temática de conteúdo, qualitativa, desenvolvida por Bardin (1977/2009). Essa se configura como um conjunto de técnicas que intenta realizar inferências sobre os contextos de produção de mensagens específicas e suas reverberações em determinada realidade. Ela tem duas funções a se destacar, por permitir que se verifiquem hipóteses e/ou questões elaboradas previamente sobre o objeto de estudo; e por possibilitar o acesso ao que não está exposto nas falas dos participantes. É baseada em operações de desmembramento do texto em unidades e posterior categorização, a partir de critérios previamente definidos.

Em respeito a questões éticas que asseguram o anonimato dos sujeitos entrevistados, eles foram identificados como sujeito x.y. O x alude ao grupo de que o sujeito faz parte (1 referente ao Grupo 1, 2 referente ao Grupo 2, e 3, ao Grupo 03; e o y está relacionado a um número que foi dado ao sujeito, por ordem alfabética).

Após a transcrição das entrevistas, a autora identificou no material tudo o que se referia à “obesidade”, que é o centro da investigação, no intuito de apreender qual a representação social construída pelos sujeitos de cada grupo sobre esse objeto. A partir dessas, o esforço se deu em compreender quais outros objetos eram apontados pelos elementos constituintes da RS de obesidade. Essa compreensão não se deu de maneira imediata, exigindo um contínuo movimento de “ida e volta” ao material, para que se pudesse concluir quais objetos comporiam um SRS sobre a obesidade.

Foram considerados também os resultados do IRAMUTEQ e os objetos e conteúdos que ele indicava em seu dendrograma, além da comparação com a hipótese inicial, baseada na literatura sobre o tema, sobre a forma como o SRS estaria composto e organizado. O propósito, em seguida, foi “desenhar” o SRS como um esquema, mostrando quais objetos realmente o formariam e as relações entre eles. Aqui vale ressaltar que, no presente estudo, não foi enfocado quantificar ou dimensionar numericamente tais relações entre os objetos, dado o caráter qualitativo da pesquisa, a quantidade de participantes entrevistados e a abordagem culturalista das representações sociais, a qual se debruça sobre os processos e produtos pelos quais os sujeitos constroem e dão sentido aos fenômenos sociais. Serão apresentados cada objeto integrante dos SRS elaborados pelos grupos estudados, seus elementos constituintes e comuns, seus processos de formação e como eles se articulam entre si.