• Nenhum resultado encontrado

5. METODOLOGIA

5.2 DESENHO DA PESQUISA

5.2.4 Procedimentos estatísticos adotados para análise dos

Os procedimentos adotados para análise dos dados foram separados em duas grandes etapas: construção de variáveis (dependentes, independentes e de controle) e, posteriormente, realização de 3 técnicas estatísticas: teste “t” de student, regressão linear múltipla e correlação de pearson.

5.2.4.1 Construção das variáveis 5.2.4.1.1 Variáveis Dependentes

São utilizadas duas variáveis dependentes no modelo de teste:

Grupo ao qual o funcionário faz parte, gerencial ou tático/operacional. Trata-se de uma variável binominal que servirá para as análises de teste “t” e regressão logística

Variáveis ordinais numa escala de um a seis pontos, que serão usadas nos modelos de regressão logística. As respostas coletadas foram transformadas em variáveis discretas, conforme tabela abaixo:

Tabela 10 - Nível de concordância x Variável discreta

1 2 3 4 5 6 Fonte: Adaptação do autor, com base na pesquisa de campo.

5.2.4.1.2 Variáveis Independentes

O BSC é baseado em quatro dimensões/perspectivas de análise: financeira, clientes, processo e aprendizagem/pessoas. Cada perspectiva é formada por quatro variáveis/perguntas que foram apresentadas aos participantes da pesquisa, além de uma seção onde são feitas perguntas gerais em relação à ferramenta, conforme apresentado a seguir:

Perguntas Gerais

a) A implementação do Balanced Scorecard contribuiu para o alinhamento e conhecimento da estratégia da empresa?

b) O Balanced Scorecard contribuiu para direcionar melhor as o foco de atuação e as atividades desempenhadas por todas as áreas da empresa?

c) O Balanced Scorecard levou ao desenvolvimento de novas métricas de avaliação da performance da empresa?

d) O Balanced Scorecard contribuiu para a melhoria da performance da empresa.?

Perspectiva Financeira

a) A implementação do Balanced Scorecard contribuiu para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos financeiros da empresa?

b) O Balanced Scorecard desenvolveu uma consciência maior a respeito da contribuição dos funcionários para os resultados financeiros da empresa?

c) A implementação do Balanced Scorecard estimulou a inclusão de novas métricas para a realização da avaliação financeira da empresa?

d) A implementação do Balanced Scorecard contribuiu para o estabelecimento de uma avaliação financeira mais objetiva da performance da empresa?

A análise de confiabilidade da perspectiva, medida pelo Alpha de Cronbach é de 0,919, demonstrando que sua consistência interna é alta.

Perspectiva Clientes

a) A implementação do Balanced Scorecard contribuiu para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos em relação aos clientes da empresa?

b) O Balanced Scorecard desenvolveu uma consciência maior a respeito da contribuição dos funcionários para os níveis de satisfação e desenvolvimento do potencial dos clientes?

c) A implementação do Balanced Scorecard estimulou a inclusão de novas métricas para a avaliação dos clientes da empresa?

d) A implementação do Balanced Scorecard contribuiu para o estabelecimento de uma avaliação mais objetiva a respeito da maneira como a empresa trabalha seus clientes?

A análise de confiabilidade da perspectiva, medida pelo Alpha de Cronbach é de 0,930, demonstrando que sua consistência interna é alta.

Perspectiva Processos

a) A implementação do Balanced Scorecard contribuiu para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos em relação aos processos da empresa?

b) O Balanced Scorecard desenvolveu uma consciência maior a respeito da contribuição dos funcionários para os níveis controle e desempenho dos processos da empresa?

c) A implementação do Balanced Scorecard estimulou a inclusão de novas métricas para a avaliação dos processos da empresa?

d) A implementação do Balanced Scorecard contribuiu para o estabelecimento de uma avaliação mais objetiva a respeito do desempenho dos processos da empresa?

A análise de confiabilidade da perspectiva, medida pelo Alpha de Cronbach é de 0,948, demonstrando que sua consistência interna é alta.

Perspectiva Aprendizagem/Pessoas

a) A implementação do Balanced Scorecard contribuiu para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos em relação aos funcionários da empresa?

b) O Balanced Scorecard desenvolveu uma consciência maior a respeito da contribuição dos funcionários para o desempenho da empresa?

c) A implementação do Balanced Scorecard estimulou a inclusão de novas métricas para a avaliação dos funcionários da empresa?

d) A implementação do Balanced Scorecard contribuiu para o estabelecimento de uma avaliação mais objetiva a respeito do desempenho dos funcionários da empresa?

A analise de confiabilidade da perspectiva, medida pelo Alpha de Cronbach é de 0,923, demonstrando que sua consistência interna é alta.

5.2.4.1.3 Variáveis de Controle

Foram usadas três variáveis de controle: a variável sexo, formação acadêmica e tempo de trabalho.

5.2.4.2 Técnicas Estatísticas

Os testes estatísticos usados na análise de resultados foram: Teste “t” de student

Regressão linear múltipla Correlação de Pearson.

O pressuposto da normalidade não é respeitado, porém como o “n” é próximo a cem, a violação da normalidade é permitida (Hair et. al. 2005; Gageiro, Pestana, 2001).

Nos resultados utiliza-se uma estatística inferencial do tipo paramétrica denominada “teste t de Student para amostras independentes”, cujo objetivo foi testar a significância da diferença entre as médias da opinião dos funcionários do Grupo 1 e do Grupo 2. Na regressão linear múltipla assume-se que existe uma relação linear entre uma variável Y (a variável dependente, no caso deste trabalho as variáveis de resultado) e k variáveis independentes, xj ( j =1,..., k, no caso as perspectivas das dimensões do BSC). As variáveis independentes são também

chamadas variáveis explicatórias ou regressores, uma vez que são utilizadas para explicar a variação de Y.

As condições para regressão linear múltipla são:

1. As variáveis independentes j x são não aleatórias (fixas);

2. Para cada conjunto de valores de j x há uma subpopulação de valores de Y. 3. As variâncias das subpopulações de Y são iguais;

4. Os valores de Y são estatisticamente independentes.

Logo são realizadas analises de correlações de Pearson para verificar a independência das dimensões.

A correlação verifica como duas variáveis estão correlacionadas independentemente das demais relações às quais estão subjugadas. Os resultados significativos (p <0,05) variam de correlação fraca (até 0,399), moderada (0400 até 0,699) e forte (acima de 0,700) (Gageiro e Pestana, 2001)

Documentos relacionados