• Nenhum resultado encontrado

3.1 Etapa exploratória

3.2.3 Procedimentos estatísticos para a análise dos dados

Os procedimentos estatísticos utilizados para a análise dos dados pesquisados envolveram testes de análise de confiabilidade, estatística descritiva, análise de correlação e análise multivariada, utilizando-se para sua operacionalização o software estatístico SPSS.

14 A primeira onda foi composta por questionários que retornaram no prazo estabelecido e a segunda, por respondentes tardios.

A amostra foi caracterizada através de freqüência absoluta e percentual, apresentando o perfil global dos cursos integrantes da amostra e as ações que adotam junto aos alunos para motivá-los e prepará-los para o Provão.

Respeitando-se a natureza intervalar (ALBAUM, 1997; CHURCHILL, 1999) da escala do tipo Likert, adotada para medir o grau de orientação para o mercado, foram calculadas medidas de tendência central, a média, mediana e desvio-padrão para cada uma das variáveis que compõem as dimensões geração da inteligência, disseminação da inteligência e resposta, que formam o construto maior de orientação para o mercado, apresentados por grupos de conceitos obtidos no Provão (A e B, C, D e E).

O grau de orientação para o mercado foi obtido apurando-se o escore geral resultante da soma das respostas dadas às variáveis que compõem as dimensões e o construto maior de orientação para o mercado. Essa abordagem, que é conhecida como summated scale16, é utilizada em escalas Likert (ALBAUM, 1997 e MALHOTRA, 2001). As vantagens da escala somada relacionam-se à habilidade de representar múltiplos aspectos de um conceito em uma única medida, bem como à sua capacidade de redução do erro de uma medição (HAIR et al., 1998). Ainda em relação ao grau de orientação para o mercado, foi feita a análise de variância de um fator – Anova (MALHOTRA, 2001, p. 388) para verificar a ocorrência de diferenças entre as variáveis de orientação para o mercado das diversas dimensões que compõem a Markor nos três grupos de conceitos obtidos no Provão.

Para testar a hipótese proposta no estudo foi empregada a técnica estatística de correlação, que verificou o grau de relação entre dimensões de orientação para o mercado e o construto maior – Markor, bem como a existência de relação entre orientação para o mercado com performance na amostra estudada. A análise de correlação, segundo Malhotra (2001, p. 454), indica o grau em que a variação de uma variável X está relacionada com a variação de

uma variável Y, ou, ainda, pode-se dizer que as variáveis X e Y estão positivamente correlacionadas quando caminham num mesmo sentido, e negativamente correlacionadas, quando caminham em sentidos opostos (BARBETTA, 1994, p. 243). Foi utilizada no estudo a correlação de Spearman17a qual utiliza classificações, não os valores absolutos das variáveis. O coeficiente de correlação de Spearman varia entre – 1,0 e + 1,0, tendo sido calculado entre os escores somados do construto de orientação para o mercado e suas dimensões e os grupos de conceitos obtidos no Provão.

Como não foi verificada relação entre orientação para o mercado e performance no teste da hipótese, adotou-se o procedimento estatístico da análise multivariada dos dados, a qual permite, segundo Malhotra (2001, p. 388), analisar dados quando há duas ou mais medidas de cada elemento e as variáveis são medidas simultaneamente. O objetivo desta análise foi verificar a ocorrência de relações simultâneas entre dois ou mais fenômenos. Especificamente no estudo, buscou-se a identificação de semelhanças entre os casos utilizando a análise de Clusters (HAIR et al., 1998; MALHOTRA, 2001),o que permitiu a formação de dois grupos (clusters), a partir do conjunto das médias das três dimensões de orientação para o mercado (geração de inteligência, disseminação de inteligência e resposta) e a medida de desempenho (conceito no Provão 2002). Em seguida à formação dos grupos, foram realizadas tabulações cruzadas18 tendo como variável dependente os grupos formados na análise de clusters e, como variáveis independentes, os dados de caracterização da amostra (tipo, origem, status e conceito obtido pelo curso no Provão 2002) e as ações adotadas pelos cursos na motivação e preparação dos alunos para o Provão. Foi aplicado o teste t19 para a nova variável formada (com os clusters) com as variáveis que foram utilizadas na

17 Se as variáveis do estudo são não-métricas ordinais e numéricas, o rho de Spearman serve para determinar a correlação entre duas variáveis (MALHOTRA, 2001, p.458).

18 Combinação, em uma tabela única , das distribuições de freqüência de duas ou mais variáveis (MALHOTRA, 2001, p. 408).

19 Permite verificar o nível de significância entre variáveis de amostras independentes, onde t< 0,05. (MALHOTRA, 2001)

identificação dos mesmos (médias das dimensões de orientação para o mercado e nota do curso no Provão) para validar a análise de clusters.

Finalmente, foi realizada a análise discriminante20 (HAIR et al., 1998; MALHOTRA, 2001) para identificar, entre as 25 variáveis que compõem o construto de orientação para o mercado, quais são as mais importantes na formação dos clusters, ou seja, as que definem o grau orientação para o mercado nos grupos formados (clusters). Para tanto, foram definidas como variáveis dependentes os grupos (clusters) e, como independentes, as vinte cinco variáveis que compõem o construto maior de orientação para o mercado – Markor adaptada.

20 A análise discriminante permite verificar a existência de diferenças significativas entre os grupos em termos das variáveis prognosticadoras a determinar as variáveis preditoras que mais contribuem para as diferenças entre grupos (MALHOTRA, 2001, p. 482)

4 RESULTADOS DA PESQUISA

Neste capítulo, são apresentados os resultados da pesquisa, organizados conforme os procedimentos descritos no capítulo 3, referente ao método de pesquisa. A apresentação dos resultados foi separada em cinco etapas distintas: na primeira etapa é feita uma análise descritiva com o intuito de caracterizar a amostra da população pesquisada; na seguinte, através da mensuração da confiabilidade das medidas relacionadas ao construto de orientação para o mercado e das dimensões que o compõem (geração da inteligência, disseminação da inteligência e resposta), é confirmada sua confiabilidade no contexto pesquisado; na terceira etapa, são apresentadas estatísticas descritivas referentes às variáveis de orientação para o mercado e grupos de conceitos do Provão; na quarta, é realizada a análise com o objetivo de identificar a existência de correlação entre orientação para o mercado e performance, que tem como intuito testar a hipótese do estudo; na seqüência, são relatados os resultados da análise multivariada dos dados (clusters e análise discriminante), quando são verificadas possíveis associações entre as variáveis de orientação para o mercado, características da amostra, conceitos obtidos no Provão 2002 e ações desenvolvidas pelos cursos para motivar e preparar os alunos que realizaram o Provão. Ainda é apresentada a equação preditora de orientação para o mercado, elaborada a partir dos clusters definidos pela análise multivariada dos dados, e, finalmente, expõem-se as conclusões extraídas dos dados analisados.