• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS PARA REVISÃO DA LITERATURA

3 METODOLOGIA DA PESQUISA

3.2 PROCEDIMENTOS PARA REVISÃO DA LITERATURA

O ProKnow-C, processo estruturado para revisão da literatura, utilizado neste projeto de mestrado, percorre quatro fases, explicitadas na Figura 3.:

i. Seleção do portfólio bibliográfico; ii. Análise bibliométrica;

iii. Análise sistêmica; iv. Pergunta de pesquisa.

Figura 3 – Etapas do ProKnow-C.

Fonte: Tasca et al. (2010), Bortoluzzi et al. (2011) e Lacerda et al. (2011a). As próximas seções têm como objetivo detalhar os procedimentos envolvidos em cada uma das quatro etapas.

3.2.1 Seleção do Portfólio Bibliográfico

Define-se por portfólio bibliográfico um conjunto restrito de publicações com reconhecimento e destaque científico, com título, resumo e conteúdo completo, alinhados com um determinado tema, segundo a percepção e delimitações de um pesquisador (ENSSLIN et

al., 2010). Para isto, o processo de seleção do portfólio bibliográfico tem como objetivo identificar um conjunto de artigos voltados ao tema deste projeto de mestrado.

Para melhor compreensão do processo de seleção do portfólio bibliográfico, pode-se dividi-lo em três etapas:

i. Seleção do banco de artigos brutos; ii. Filtragem do banco de artigos;

iii. Teste da representatividade do portfólio bibliográfico. A seleção do banco de artigos brutos utiliza o desejo do pesquisador em conhecer o estado da arte no tema de pesquisa como entrada para processo e a saída se resume em um banco final, composto por 2 a 10 mil artigos brutos. O processo segue o fluxo detalhado na Figura 181, presente no Anexo A: definição de palavras-chave; definição dos bancos de dados; busca dos artigos nos banco de dados; teste de aderência das palavras-chave.

A filtragem do banco de artigos utiliza o banco final de artigos brutos como entrada para o processo e tem como saída um portfólio bibliográfico composto por menos de 40 artigos primários. O processo de filtragem segue o fluxo mostrado nas Figuras 182, 183 e 184, no Anexo A: filtro do banco de artigos bruto quanto à redundância; filtro do banco de artigos brutos não repetidos quanto ao alinhamento do título; filtro do banco de artigos brutos não repetidos e com título alinhado quanto ao reconhecimento científico; e filtro quanto ao alinhamento do artigo integral.

O teste da representatividade do portfólio bibliográfico, então, utiliza o portfólio bibliográfico composto por menos de 40 artigos primários como entrada do seu processo e tem como saída o portfólio bibliográfico final para o tema. O processo de teste segue o fluxo mostrado na Figura 184, no Anexo A: determinação do número de citações de cada artigo primário do portfólio bibliográfico; ordenação destes artigos decrescentemente pelo número de citações; verificação da consistência dos artigos que contêm 80% das citações com as referências mais citadas; seleção do portfólio bibliográfico final.

Por fim, entende-se que o desejo do pesquisador em conhecer o estado da arte no tema de pesquisa ainda não foi satisfeito, contudo, neste instante, o pesquisador já conhece o portfólio bibliográfico, que representa o estado da arte no tema de pesquisa no meio científico.

3.2.2 Análise Bibliométrica

A análise bibliométrica se trata de um processo de evidenciação quantitativa dos dados estatísticos de um portfólio bibliográfico para a gestão da informação e do conhecimento científico de um dado assunto, realizado por meio da contagem de documentos (TASCA et al., 2010; BORTOLUZZI et al., 2011; LACERDA, ENSSLIN & ENSSLIN, 2011a).

No ProKnow-C, a análise bibliométrica é realizada em três aspectos:

i. Análises dos artigos do portfólio bibliográfico;

ii. Análises das referências bibliográficas dos artigos do portfólio bibliográfico;

iii. Análises dos artigos do portfólio bibliográfico conjuntamente com suas referências bibliográficas. Para os três aspectos de análise, a bibliometria busca revelar as características do portfólio bibliográfico:

• Estimar o grau de relevância de periódicos. • Estimar o reconhecimento científico dos artigos. • Estimar o grau de relevância dos autores.

Portanto, a análise bibliométrica do ProKnow-C permite ao pesquisador com seu desejo em conhecer o estado da arte no tema de pesquisa, visualizar as características do portfólio bibliográfico selecionado ao resumir como saída de seu processo os mais destacados periódicos, artigos e autores no tema da pesquisa.

3.2.3 Análise Sistêmica

A análise sistêmica é definida como um processo científico utilizado para, a partir de uma visão de mundo (filiação teórica) definida e explicitada por suas lentes, analisar uma amostra de artigos representativa de um dado tema de pesquisa, visando evidenciar os destaques e as oportunidades (carências) de conhecimentos encontrados na amostra (TASCA et al., 2010; BORTOLUZZI et al., 2011; LACERDA, ENSSLIN & ENSSLIN, 2011a).

O ProKnow-C adota como visão de mundo o conceito de Avaliação de Desempenho como ferramenta do processo de Apoio à Decisão, como discutido na seção “2.3.1 Avaliação de Desempenho para Apoio à Decisão”. Portanto, conceitua-se Avaliação de Desempenho como o processo para construir conhecimento no decisor, a respeito do contexto específico que se propõe avaliar, a partir da percepção do

próprio decisor, por meio de atividades que identificam, organizam, mensuram ordinalmente e cardinalmente, integram e permitem visualizar o impacto das ações e seu gerenciamento (TASCA et al., 2010; BORTOLUZZI et al., 2011; LACERDA, ENSSLIN & ENSSLIN, 2011a). A partir deste conceito, constroem-se seis lentes, apresentadas na Tabela 3, utilizadas para análise dos artigos do portfólio bibliográfico.

Tabela 3- Lentes da análise sistêmica sob a visão de mundo adotada.

# Lente O que busca?

1 Abordagem Harmoniza modelo construído (abordagem e dados) com sua aplicação?

2 Singularidade Reconhece que o problema é único (atores e contexto)?

3 Processo para identificar

Utiliza processo para identificar os objetivos segundo a percepção do decisor?

4 Mensuração As escalas (Descritivas, Nominais, Ordinais e Cardinais) utilizadas atendem à Teoria da Mensuração e suas propriedades

(Mensurabilidade, Operacionalidade; Homogeneidade, Inteligibilidade, Permitir distinguir os desempenhos melhor e pior)? 5 Integração Quando da determinação das constantes de

integração como são apresentadas as questões ao decisor?

6 Gestão O conhecimento gerado permite conhecer o perfil atual, sua monitoração e

aperfeiçoamento?

FONTE: Adaptado de Tasca et al. (2010), Bortoluzzi et al. (2011) e Lacerda et al. (2011a).

Portanto, a análise sistêmica utiliza o portfólio bibliográfico final como entrada do seu processo e submete cada artigo do portfólio às seis lentes de análise, apresentadas na Tabela 3, a fim de se obter como saída os destaques e oportunidades (carências) de conhecimentos de cada artigo, bem como do portfólio bibliográfico como todo. Assim, o pesquisador satisfaz o seu desejo de conhecer o estado da arte sobre um

tema de pesquisa e se torna capaz de elaborar uma pergunta de pesquisa sobre o assunto.

3.2.4 Pergunta de Pesquisa

A pergunta de pesquisa emerge a partir das oportunidades encontradas no portfólio bibliográfico com a análise sistêmica, sendo que sua função é transformá-las em objetivos de pesquisa.

No caso deste projeto de mestrado, o pesquisador, a partir do desejo inicial de conhecer o estado da arte sobre o tema de pesquisa fundado pelos eixos Gestão de P&D e Avaliação de Desempenho, possui a sua disposição um consistente propósito de pesquisa, que considera potenciais contribuições para o meio científico.