• Nenhum resultado encontrado

Figura 9- produção textual do estudante E17

Figura 10- Produção textual do estudante E15

Apêndice 5- Produção textual dos alunos na segunda aula

Figura 13- Produção textual do estudante E15

Figura 14- Produção textual do estudante E23

Figura 16- Produção textual do estudante E25

Figura 17- Produção textual do estudante E19

Figura 18- Produção textual do estudante E22

Apêndice 7- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

Você está sendo convidado(a) a participar do projeto de pesquisa O Ensino de

Botânica: a importância do ensino por investigação como estratégia para Alfabetização

Cientifica do pesquisador Alexandre Rodrigues da Conceição, sob orientação da Prof. Elton Casado Fireman, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, responsável por sua execução. A seguir, as informações do projeto de pesquisa com relação a sua participação neste projeto:

1. O estudo se destina a investigar o ensino de Ciências por investigação como estratégia didática para que os estudantes de forma processual sejam alfabetizados cientificamente. A utilização do ensino de Ciências por investigação visa trabalhar o conhecimento cientifico dentro da sala de aula. Proporcionando aos estudantes experiências que nem sempre é possível com a utilização de aulas expositivas

2. A importância deste estudo é a de contribuir para o ensino de Ciências através do desenvolvimento de uma sequência de ensino investigativa (SEI), para que seja trabalhado conteúdos de botânica. Uma vez que, se torna necessário trabalhar desde as series inicias do ensino fundamental a compreensão da relação existente entre o homem e a natureza. Assim como, as consequências oriundas no desequilíbrio dessa relação. Desta forma, contribuindo como uma estratégia didática capaz de auxiliar a prática docente e permitir aos estudantes a construção do conhecimento sobre o reino vegetal.

3. Os resultados que se deseja alcançar são os seguintes: que os estudantes reconheçam as partes de uma planta e como essas estruturas se apresentam de forma diferente; Além das questões adaptativas das plantas para se adequarem ao ambiente na qual estão inseridas; compreender que nem todos os frutos advém da semente. E o desenvolvimento da dissertação do mestrado para subsidiar processos de formação de professores-pesquisadores e, publicações científicas em periódicos, eventos e livros. 4. A coleta de dados será iniciada em agosto de 2019 e concluída em agosto de 2019, e

que não há custo financeiro para a participação, portanto não há previsão alguma de ressarcimento, ou seja, não haverá nenhuma despesa para a minha participação nesta investigação.

5. O estudo será feito da seguinte maneira: Utilização da pesquisa qualitativa e bibliográfica e análise do conteúdo, será utilizado um gravador de voz durante a fala dos estudantes, para que posteriormente sejam transcritas.

6. A sua participação ocorrerá durante a aplicação da Sequência de Ensino Investigativa, durante duas aulas de quarenta minuto cada. O que envolve, resposta a perguntas sobre as plantas, a discussão com os outros estudantes, a leitura de texto, a desenhar as plantas e suas estruturas. E manipular algumas plantas que estarão presentes nas aulas.

7. Os riscos e incômodos da pesquisa podem ser de inibição diante da aplicação da Sequência de Ensino Investigativa, porém este tipo de pesquisa não é invasivo sobre os aspectos físicos e mentais, entretanto é assegurado ao participante escolher ou não participar da pesquisa, esclarecendo que o mesmo não será prejudicado pela não participação. Será informado que os dados coletados nesta pesquisa serão divulgados e discutidos de forma geral na comunidade acadêmica mantendo a identidade dos participantes em sigilo. O sigilo dos dados e das informações dos participantes será assegurado pela codificação dos participantes (A1, A2, A3...). Se diante destas informações o participante não desejar participar da pesquisa, essa ação não irá lhe trazer malefícios.

8. Os benefícios que se deve esperar com a sua participação no projeto de pesquisa, mesmo que não diretamente são: conhecimento teórico mais aprofundado sobre a importância do ensino de Ciências por investigação para promoção da alfabetização cientifica, bem como a análise das suas potencialidades e desafios; e a proposta de uma estratégia didática que possui potencialidade para auxiliar a prática docente nos conteúdos de botânica. Permitindo aos estudantes vivenciarem aprendizagem do reino vegetal de uma forma diferente do habitual

9. Você contará com a seguinte assistência: atendimento e encaminhamento especializado, sendo responsável por ele o pesquisador Alexandre Rodrigues da Conceição.

10. Você será informado(a) sobre o resultado final do projeto, e sempre que desejar receberá esclarecimentos sobre qualquer etapa do estudo.

11. A qualquer momento, você poderá recusar a continuidade do estudo e, também, poderá retirar este consentimento, sem que isso lhe traga qualquer penalidade ou prejuízo. 12. As informações conseguidas através da sua participação não permitirão a identificação

da sua pessoa, exceto para a equipe de pesquisa, e que a divulgação das mencionadas informações só será feita entre os profissionais estudiosos do assunto após a sua autorização.

13. Você deverá ser ressarcido(a) por todas as despesas que venha a ter com a sua participação nesse estudo, sendo garantida a existência de recursos.

14. Você será indenizado(a) por qualquer dano que venha a sofrer com a sua participação na pesquisa (nexo causal).

15. Você receberá uma via do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado por todos.

Eu..., tendo compreendido perfeitamente tudo o que me foi informado sobre a minha participação no mencionado estudo e estando consciente dos meus direitos, das minhas responsabilidades, dos riscos e dos

benefícios que a minha participação implicam, concordo em dele participar e para isso eu DOU O MEU CONSENTIMENTO SEM QUE PARA ISSO EU TENHA SIDO FORÇADO OU OBRIGADO.

Maceió, de de .

________________________________ Assinatura ou impressão datiloscópica d(o, a) voluntário(o, a) ou responsável legal e rubricar

as demais folhas.

_________________________________________ Nome e Assinatura do Pesquisador pelo estudo

(Rubricar as demais páginas)

Endereço d(os,as) responsáve(l,is) pela pesquisa (OBRIGATÓRIO):

Instituição: Universidade Federal de Alagoas

Endereço: Campus A. C. Simões, Cidade Universitária. Cidade/CEP: Maceió-AL

Telefone: (82) 3021-4399

Ponto de referência: Centro de Educação

Contato de urgência: Alexandre Rodrigues da Conceição

Endereço: Loteamento Hélio Jatobá 2 Quadra k3, Nª 42 Cidade/CEP: São Miguel dos Campos-AL / CEP: 57246-396 Telefone: (82) 9 9164-6542

Ponto de referência: Supermercado do Martins

ATENÇÃO: O Comitê de Ética da UFAL analisou e aprovou este projeto de pesquisa. Para

obter mais informações a respeito deste projeto de pesquisa, informar ocorrências irregulares ou danosas durante a sua participação no estudo, dirija-se ao:

Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas

Prédio da Reitoria, 1º Andar, Campos A. C. Simões, Cidade Universitária Telefone: 3214-1041 – Horário de Atendimento: das 8:00 as 12:00hs. E-mail: comitedeeticaufal@gmail.com