• Nenhum resultado encontrado

Essa atividade pode ser utilizada tanto para o 6º ou 9º ano do ensino fundamental ou 3ª série do ensino médio e permite ser trabalhada com uma vertente interdisciplinar com geografia e/ou química.

PASSO 1

Sugestões de assuntos: maneiras de descartar o lixo; poluição ambiental; responsabilidade ambiental; contaminação do solo; entre outros.

PASSO 2

Sugestões de objetivos: Entender sobre os tipos de lixo e a maneira adequada de se descarta-los; Per- ceber os malefícios ambientais do descarte inadequado desses materiais; Identificar como os elementos que compõem pilhas e baterias poluem o solo; entre outros.

PASSO 3

Num primeiro momento os alunos devem ser introduzidos no assunto e começar a sua motivação. O professor pode apresentar questões problemas ou através de perguntas levá-los a algumas questões foco ou então deixar os alunos livres para encontrar os problemas que queiram responder de acordo com o tema.

Sugestão de texto introdutório:

Atividades investigativas: exemplos

O descarte inadequado de pilhas e baterias representa uma grande ameaça ao meio ambiente nos dias de hoje. Classificados como resíduos perigosos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), estes materiais apresentam em sua composição substâncias químicas que não podem dividir o espaço com os resíduos orgânicos nos lixos domésticos e aterros sanitários. Entretanto, apesar do perigo que representam ao ecossistema e até a saúde humana, muitas pessoas ainda desconhecem o fato de que as pilhas e baterias devem ser descartadas em locais específicos.

De acordo com a resolução n° 257/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que disciplina o descarte e o gerenciamento adequado de pilhas e baterias, alguns destes materiais devem ser devolvidos ao estabelecimento no qual foi comercializado. Estas empresas, por sua vez, deverão repassar os produtos aos fabricantes ou importadores, que deverão adotar os procedimentos de reciclagem ou tratamento final de acordo com a legislação ambiental vigente. Entre os produtos que devem ser devolvidos estão as baterias de níquel-cádmio dos telefones sem fio, as baterias de níquel-cádmio dos telefones celulares, as baterias de chumbo-ácido, utilizadas em automóveis e as pilhas e baterias de óxido de mercúrio. A resolução também especifica quais os tipos de pilhas que já atendem às normas de segurança e que podem ser descartadas normalmente nos lixos domésticos das residências. Entre eles estão as pilhas alcalinas, pilhas de zinco-manganês, e baterias de lítio.

Conforme a Resolução 257/99 do Conama, as empresas que desobedecerem à norma de re- colhimento dos produtos poderão ser enquadradas na Lei de Crimes Ambientais. Anualmente, o Brasil consome cerca de 1,2 bilhão de pilhas e 400 milhões de baterias de telefone celular. Desse total acredita-se que 40% das pilhas comuns vendidas no Brasil sejam falsificadas, e, portanto, fabricadas sem fiscalização. Esses produtos podem conter mais metais pesados do que é permitido pela legislação ambiental.

Em Natal, alguns supermercados e bancos já disponibilizam postos de coletas de pilhas e baterias.

(RAMOS, Débora. Pilhas e baterias devem ser descartadas em locais específicos. 19 jul. 2010. <http://www.nominuto.com/noticias/cidades/pilhas-e- baterias-devem-ser-descartadas-em-locais-especificos/56858/> Acesso em 05 out. 2011.)

Sugestões de problemas: Muitos aparelhos eletrônicos são movidos à bateria, como celulares e notebooks, porém com o tempo a autonomia das mesmas vai diminuindo devido ao desgaste do uso. Pode chegar a um momento que o tempo estimado de função seja tão pequeno que não satisfaça as necessidades e é preciso comprar outra bateria. O que essas pessoas devem fazer com a bateria antiga? O que elas costumam fazer? Que consequência tem seus atos? Por quê?As pessoas sabem das consequências que seus atos podem ter no meio ambiente?

PASSO 4

Com a pergunta escolhida o aluno ou o grupo deverá pensar em hipóteses, ou seja, o que ele espera que seja a resposta do seu problema.

PASSO 5

De acordo com a pergunta escolhida o método de coleta de dados irá variar, podendo ir desde uma pesquisa bibliográfica, no qual você poderá auxiliar indicando fontes confiáveis para que o aluno obtenha respostas diversas e formule sua conclusão, até uma pesquisa de campo na qual ajudará na formulação dos questionários, tabulação de dados e conclusão.

PASSO 6

Os alunos deverão quantificar, encontrar percentuais, tabular e discutir o resultado das perguntas.

PASSO 7

Cada aluno deverá entregar um trabalho escrito expondo seu problema, justificando porque ele foi escolhido, sua hipótese, mostrando seus resultados e explicando as conclusões que obteve a partir da pesquisa.

PASSO 8

Ao final o aluno deve apresentar aos colegas. Dependendo do nível em que se trabalhar pode ser requisitado, que, em grupo, realizem uma campanha de conscientização da destinação adequada das pilhas e baterias.

Atividades investigativas: exemplos

Essa atividade normalmente é utilizada para ilustrar e fundamentar uma explicação, entretanto ela também pode ser investigativa ao fazer o aluno exercer papel ativo e vivenciar situações que podem desencadear discussões.

A demonstração pode se tornar uma atividade experimental a partir do momento que haja material suficiente para que os próprios alunos possam fazer os experimentos e responderem, individualmente ou em grupos, seus problemas da maneira que acreditarem melhor.

A atividade de demonstração em questão foi adaptada do material “ABC na educação científica: mão na massa – Solos” da Estação Ciência da Universidade de São Paulo (HAMBURGER (coord.), 2006) e do trabalho “Experimentoteca de solos: erosão eólica e hídrica do solo” (YOSHIOKA; LIMA, 2005).