• Nenhum resultado encontrado

LEM I (1980) (2005) 6 2ª inversão de tríades

2.3 Professores presentes na pesquisa

Neste tópico será apresentado a lista de professores da disciplina Composição que tenham sido entrevistados e/ou citados por estudantes entrevistados. Sendo os professores sujeitos importantes do processo de ensino e atores do currículo, torna-se importante conhecer, mesmo que de forma breve, suas formações. Isto também possibilitará maior facilidade de entendimento ao leitor quando eles forem citados. Faz-se importante, também, saber que estes professores

revesam suas atuações em cada seriação da disciplina; assim, por exemplo, o professor de Composição III em um ano pode não ser o mesmo no ano seguinte, e o mesmo acontece com as outras séries da disciplina.

Tabela 8 – Informações sobre os professores da disciplina Composição

Professor Informações

Agnaldo Ribeiro

Agnaldo Ribeiro é licenciado em desenho pela Escola de Belas Artes e em Composição pela Escola de Música, ambas escolas da Universidade Federal da Bahia. Estudou com Ernst Widmer e Jamary Oliveira, e participou de cursos com Peter Maxwell Davies. Fez parte do Grupo de Compositores da Bahia. Tem obras apresentadas em vários estados brasileiros, na Brécia, Alemanha, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai. Agnaldo é citado pelo New Grove Dictionary of Music and Musicians. Leciona Composição e Literatura e Estruturação Musical na UFBA desde 1977.

Fonte: www.mhccufba.ufba.br; http://pt.wikipedia.org/wiki/Agnaldo_Ribeiro

Antônio Fernando Burgos de Lima

Fernando Burgos possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1973), graduação em Composição e mestrado em Música pela mesma universidade. Lecionou composição e Literatura e Estruturação Musical na Universidade Federal da Bahia entre 1990 à 2008, ano de seu falecimento.

Fonte: Plataforma Lattes. Entrevista realizada com o estudante egresso Paulo Rocha.

Marcos da Silva Sampaio

Marcos da Silva Sampaio (Marcos di Silva) é graduado em composição pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Composição pela mesma universidade, com orientação do Profº Drº Pedro Kroger, que também é seu orientador no doutorado. Ele estudou composição, orquestração, harmonia, contraponto, fuga e análise com Agnaldo Ribeiro, Flávio de Queiroz, Fernando Burgos, Ricardo Bordini, Wellington Gomes, Paulo Costa Lima, Jamary Oliveira, e Pedro Kröger. Atuou como professor de composição na Universidade Federal da Bahia entre 2007 e 2009 (professor substituto). Atualmente é professor assistente na mesma universidade. Participou de master classes com Gabriela Frank, Derek Bermel, Bruce Trinkley, e Felipe Lara. Tem interesse em Composição Musical, Teoria Musical, Musicologia Computacional, Contornos musicais e desenvolvimento de software livre.

Professor Informações

Paulo Costa Lima

Paulo Lima estudou com Ernst Widmer, Jamary Oliveira, Lindembergue Cardoso, Walter Smetak, Fernando Cerqueira e Agnaldo Ribeiro. É bacharel em composição pela University of Illinois, USA , onde foi orientado por Herbert Brün e Ben Jhonston. É Mestre em Educação Musical pela mesma universidade, com orientação de Richard Cowell. É Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia, com Tese sobre a Pedagogia da composição de Ernst Widmer. É Doutor em Artes pela Universidade de São Paulo, com Tese sobre a Relação entre superfície e estrutura na música octatônica de Ernst Widmer. É lider do Grupo de pesquisa Composição e Cultura. Atualmente leciona composição em nível de graduação e pós-graduação e tem como interesse de pesquisa Composição e Semântica Cultural, Ensino de Composição, Música e Psicanálise e Gestão da Cultura e da Universidade. Teve obras executadas em mais de quinze países, incluindo apresentações no Carnegie Hall, Lincon Center, Juilliard School, Konzerthaus, Sala Cecília Meireles, Sala Rode Pompe e Sala São Paulo.

Fonte: Plataforma Lattes; Lima, 2005; www.paulocostalima.wordpress.com

Paulo Rios Filho

Paulo Rios é graduado em composição pela Universidade Federal da Bahia, tendo estudado com Agnaldo Ribeiro, Fernando Burgos, Paulo Lima e Wellington Gomes. É mestre em composição pela mesma universidade, tendo sido orientado pelo Profº Drº Paulo Lima. Foi professor substituto da UFBA em 2009 e 2010, onde lecionou composição, improvisação e LEM. Atualmente é doutorando pela UFBA. Teve obras executadas no Brasil, Portugal e Holanda. É membro fundador da Oficina de Composição Agora – OCA. Tem interesse em composição musical; música e hibridação cultual; promoção, criação e difusão de música contemporânea.

Fonte: Plataforma Lattes; www.pauloriosfilho.wordpress.com

Pedro Ribeiro Kroger Júnior

Pedro Kroger é graduado em composição pela Universidade Federal da Bahia, onde estudou composição com Fernando Cerqueira, Wellington Gomes e Ricardo Bordini e Literatura e Estruturação Musical com Flávio de Queiroz. É Doutor em Composição pela mesma universidade, onde teve orientação de Jamary Oliveira. Parte de seu doutorado foi realizado na University of Texas, em Austin, EUA, sob orientação de Russell Pinkston. Fez pós-doutorado na Universidade de Stanford. É líder do grupo de pesquisa em Computação Musical Genos. Teve composições executadas em países como Brasil, Colômbia, Cuba, Áustria, Noruega, Itália, e Estados Unidos. Atualmente leciona composição em nível de graduação e pós- graduação e tem como interesse informática em música e ciência da computação.

Fonte: Plataforma Lattes; http://pedrokroger.net; Entrevista realizada com o professor-compositor

Ricardo Mazzini Bordini

Ricardo Bordini graduou-se em Composicão e em Regência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde estudou com Armando Albuquerque, Bruno Kiefer e Cristina Capparelli. É mestre e Doutor pela Universidade Federal da Bahia, com orientação de Jamary Oliveira. É coordenador do Laboratório de Materiais Didáticos e Hipermídia em Música. Atualmente leciona composição em nível de graduação e pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, orquestração, música vocal, harmonia e arranjo. Tem interesse nos seguintes temas: análise musical, teoria pós-tonal, música brasileira, composição musical, execução musical e informática e hipermídia em música, e composição algorítmica.

Fonte: Plataforma Lattes; Entrevista realizada com o professor-compositor; página do Programa de Pós-Graduação em Música.

Professor Informações

Wellington Gomes

Wellington Gomes estudou composição com Ernst Widmer e Jamary Oliveira, conviveu com Agnaldo Ribeiro e Lindembergue Cardoso, compositores que exerceram influência em sua formação. Formou-se em Composição pela Universidade Federal da Bahia, é doutor pela mesma universidade, sob orientação de Jamary Oliveira. atua como violista da Orquestra Sinfônica da UFBA. Foi Violista da Orquestra Sinfônica da Bahia, professor de música do Seminário de Música de Feira de Santana, Violista do conjunto Bahia Emsemble, e Regente do Madrigal da Universidade Católica do Salvador. Tem obras executadas por diversas orquestras e conjuntos no Brasil, Alemanha, Polônia, Noruega, Dinamarca, Espanha, França, Itália e Estados Unidos. Atualmente leciona composição em nível de graduação e pós-graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: composição, orquestração, música vocal, harmonia e arranjo.

Fonte: www.wellingtongomes.com.br; Plataforma Lattes; Entrevista realizada com o professor-compositor.

Documentos relacionados