• Nenhum resultado encontrado

O projeto político-pedagógico – PPP

No documento ENSINAR E APRENDER NA UNIVERSIDADE (páginas 116-119)

PARTE 3 - A AULA UNIVERSITÁRIA E SUA

6.3 O projeto político-pedagógico – PPP

O planejamento atrelado à construção do projeto político-pedagógico (PPP), num contexto universitário, é relativo aos objetivos e metas traçadas para um curso em particular, em sua maioria em nível de graduação. É na articulação do PPP que são levadas em conta as diretrizes curriculares de que tratamos acima, as quais são decompostas em ações mais específicas, gerando o currículo a ser cumprido no curso à luz do perfil do egresso que se quer formar.

Nesse nível de planejamento parte das reflexões dispostas no PDI também são retomadas, incidindo diretamente sobre a missão do curso de graduação em questão. Isso é dizer que no bojo das reflexões dispostas no PPP são considerados aspectos relativos ao papel do curso no quadro sociocultural que o envolve. Há, por conseguinte, na construção colaborativa desse documento, considerações diversas acerca do que deve ser o curso de graduação, decorrendo em transformações a que deve ser submetido a fim de responder aos desafios que ao longo desse processo de construção vão ficando claros para os atores e autores do projeto:

Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente (GADOTTI, 1994 apud VEIGA, 2004a, p. 14).

É muito importante evitar que o PPP se transforme em ou que seja concebido como um mero conjunto de ementas a serem seguidas pelo corpo docente da instituição. Deve-se estar atento a isso pois a elaboração desse documento é frequentemente encarada como tarefa burocrática a que devem se submeter as instituições de ensino superior.

Nos termos de Freitas (2004 apud MAIA; COSTA, 2013, p. 19),

O projeto pedagógico não é uma peça burocrática e sim um instrumento de gestão e de compromisso político e pedagógico coletivo. Não é feito para ser mandado para alguém ou algum setor, mas sim para ser usado como referência para as lutas da escola. É um resumo das condições e funcionamento da escola e ao mesmo tempo um diagnóstico seguido de compromissos aceitos e firmados pela escola consigo mesma – sob o olhar atento do poder público.

Ademais, ao conceber como tarefas burocráticas o documento e os procedimentos relativos à sua produção, impede-se que esse nível de planejamento exerça sobre os atores educacionais o potencial transformador e norteador que a ele é geralmente atribuído. A isso se deve a adjetivação do projeto como político. É político porque é construído nas bases de um compromisso coletivo com um perfil profissional que se deseja alcançar, numa sociedade com cujo projeto se deseja contribuir. Nos quadros da elaboração do PPP a ação educacional reveste-se, por conseguinte, de uma ação política, de tal maneira que político e pedagógico ganham significação indissociável. Não constitui, por conseguinte, “na simples produção de um documento, mas na consolidação de um processo de ação-reflexão-ação que exige o esforço conjunto e a vontade política do coletivo escolar” (VEIGA, 2004a, p. 22).

Considerando ainda o caráter político do PPP, destaque-se sua função de fazer emergir a reflexão sobre a função social da instituição no contexto sociocultural em que se encontra, vislumbrando transformações nos processos de ensinagem e para a construção da cidadania:

[...] a função do PPP é possibilitar uma reflexão sobre a função social da escola, observando o meio onde ela está inserida na sociedade, buscando a transformação através da melhora do processo de ensino-aprendizagem e pela implementação

coletiva dos diversos sonhos, dos princípios de acesso e permanência do educando e da avaliação do caminho que foi traçado para a realização dos objetivos (MAIA; COSTA, 2013, p. 56).

Assim é que o projeto político-pedagógico torna-se documento essencial para as diversas atividades educacionais nos quadros de um curso de graduação. Essa importância fica mais nítida se se leva em conta que o PPP cumpre as seguintes funções:

- politizadora - pois revela intenções e propósitos de uma formação em relação à sociedade envolvente;

- identitária – reflete uma identidade específica dos envolvidos com a formação;

- inovadora – tem uma dimensão crítica que atenta para as fragilidades, visando à reinvenção e à superação com vistas ao aprimoramento;

- avaliativa – dá visibilidade a acertos e erros; permite vislumbrar problemas, encorajando alternativas para corrigir rumos.

Listo, logo abaixo, três links que compõem o programa Roda de Conversa exibido em 15/10/2012 pelo Canal Minas Saúde. O tema do programa é o projeto político-pedagógico. Muito embora tratem mais especificamente do PPP da escola básica, as reflexões dos Professores Ilma P. A. Veiga (bastante citada neste livro), Celso Vasconcelos e Ana Lúcia Amaral são muito relevantes para compreender o papel do PPP em meio as atividades docentes. Considere a parte 1 como conteúdo complementar dessa nossa reflexão. As partes 2 e 3 ficam como aprofundamento no tema.

Ao assistir a parte 1, dê atenção especial à definição de projeto político-pedagógico, os diversos componentes, bem como o sentido de projeto, movimento, utopia, participação e identidade presentes na ideia do PPP. Perceba, também, as etapas de construção de um PPP. Anote esses aspectos dessa aula dada pelos

político Pedagógico (Parte 1): http://youtu.be/fntnXK-LroY / (Parte 2): http://youtu.be/0LvDIHbOy-g / (parte 3): http://youtu.be/f-dsgBWcdpw.

Proponho agora um exercício: considerando a natureza, componentes e demais sentidos do PPP, bem como suas funções descritas acima, veja, clicando no link abaixo, como um projeto político-pedagógico de um curso de graduação cumpre aquelas funções. Procure identificar nele esses aspectos que estudamos. Sugiro especial atenção para o item “Perfil do Egresso”, que é, ao meu ver, uma das partes que melhor manifesta os elementos constitutivos de um projeto pedagógico de curso, incidindo diretamente no planejamento docente (planos de ensino e planos de aula). O link é este https://direitosp.fgv.br/sites/direitosp.fgv.br/files/arquivos/ppc_2017-2019.pdf, referente ao projeto político-pedagógico do curso de graduação em Direito da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Se preferir, faça esse exercício considerando um projeto político-pedagógico de outro curso, o qual você encontrará facilmente ao pesquisar na internet.

6.4 Planejamento educacional e a importância da democracia e da

No documento ENSINAR E APRENDER NA UNIVERSIDADE (páginas 116-119)