• Nenhum resultado encontrado

Na pesquisa-ação a pesquisa acontece em ciclos. Começa com o planejamento, ação e coleta de dados/averiguação. Começou-se na realização do projeto piloto, com duas turmas de 2° ano do Ensino Médio (aproximadamente sessenta alunos – 2°A e 2°B) com a colaboração de um professor (Professor Guido) que ministra Física em outro colégio. E, depois, no segundo ciclo, o projeto foi ajustado pelas observações feitas no piloto, por isso os planejamentos apresentam diferenças.

Os momentos de realização do projeto tiveram suas peculiaridades que precisam ser descritas para melhor entendimento dos tempos e pessoas envolvidos. O final do ano de 2014 foi totalmente normal, não existiam motivos de estresse para estudantes ou professores. Porém, eu estava de licença e precisava começar o ciclo da pesquisa-ação dentro das propostas desta dissertação. Assim sendo, perguntei a um colega de trabalho sobre a possibilidade da realização do primeiro ciclo desta pesquisa com as turmas de 2°ano de Física que possuía. O professor Guido Valmor Buss concordou em participar e, assim, dividimos as tarefas, um interagia com os estudantes em sala de aula e o outro via Edmodo.

O começo de 2015 não foi normal: houve períodos de greve no primeiro semestre e o retorno das atividades “normais” demorou a acontecer. Isso gerou um clima de estresse e descontentamento por parte dos professores e estudantes, neste período. E este foi o momento que eu estava em sala de aula para realizar o

segundo ciclo da pesquisa-ação. Contando os dias efetivos de atividade, os dois projetos utilizaram um mês para sua realização. Contudo, no segundo ciclo houve uma pausa em função da greve. Esta diferença de clima educacional teve suas influências nesta pesquisa.

No segundo ciclo realizou-se este projeto com quatro turmas de 2º ano do Ensino Médio (2°A, 2°B, 2°C e 2°D); o número de participantes foi de aproximadamente cento e trinta e quatro estudantes, que foram divididos em grupos. O tempo de aplicação foi de um mês.

Período Local Professor

Responsável

Total de estudantes 1° ciclo Outubro e Novembro

de 2014 Uberaba, Curitiba – PR Guido/Kelly 60 2°ciclo Abril a Julho de 2015 (com períodos de greve) Jardim Weissópolis, Pinhais – PR Kelly 134

Quadro 1 - Ciclos da pesquisa Fonte: Autoria própria

As atividades foram acompanhadas e foi oferecido feedback na plataforma e na sala de aula. O registro foi realizado por anotações (lista com o nome dos integrantes do grupo e os critérios de avaliação das atividades) no momento das apresentações das fotografias contextualizadas, por meio de fotografias das imagens apresentadas e por uma lista com as participações por escrito que foram copiadas da página do Edmodo para serem analisadas. Posteriormente, as fotografias foram expostas no hall de entrada do colégio (Figura 8).

Figura 8 - Exposição no hall do colégio Fonte: P.D., 2015.

O planejamento seguiu uma sequência para o Projeto Piloto e outra para o Projeto Definitivo. A primeira sequência de atividades, do primeiro ciclo de pesquisa- ação, foi:

1) Aula dialogada com a apresentação do pintor Joseph Wright, contexto histórico e algumas de suas obras. Textos sobre História e referências de links para outras imagens foram disponibilizados por meio do Edmodo.

2) A primeira atividade foi observar e descrever as telas ‘A Caverna’. As observações feitas pelos estudantes foram postadas no Edmodo e serviram para entrar em contato com a linguagem e expressões linguísticas utilizadas pelo estudante para descrever suas percepções. E quais palavras são utilizadas pelo estudante para explicar fenômenos físicos quando consegue percebê-los (Apêndice B).

3) A segunda atividade foi o questionário de História sobre Revolução Industrial e Iluminismo. Apenas cinco questões que foram realizadas em grupo e postadas no Edmodo. Estas questões serviram para colocar o estudante novamente em contato com as ferramentas do Edmodo e, para que o estudante percebesse que foram abordados em sala os aspectos ligados mais diretamente com Física, contudo muitos outros aspectos poderiam ser abordados. Outra intenção foi fazê-los pesquisar utilizando a internet e, na ocasião os alertas

referentes ao que observar nos sites para garantir uma pesquisa confiável foram relembrados.

4) A terceira atividade foi realizar fotografias, em grupo, na escola buscando utilizar o que o estudante observou e descreveu com a primeira atividade. O objetivo foi preparar o estudante para a realização da fotografia contextualizada e tirar dúvidas quanto à realização destas imagens e, compartilhar as fotografias no Edmodo. 5) Aula dialogada utilizando as fotografias da terceira atividade para

introduzir formalmente os conceitos de Óptica. Esta sequência de atividades não começa com aula introdutória a Óptica. O objetivo aqui foi introduzir Óptica a partir da produção imagética dos estudantes, utilizando esta produção para explicitar e exemplificar os conceitos introdutórios de Óptica que seriam: : a) a luz como uma forma de energia radiante que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas; b) corpos luminosos e iluminados; c) raio de luz - linha orientada que representa a trajetória seguida pela luz; d) meios ópticos - opacos, transparentes, translúcidos e a propagação da luz nestes meios; e) Princípios da Óptica Geométrica - Princípio da propagação retilínea da luz, Princípio da independência dos raios luminosos e Princípio da reversibilidade dos raios de luz; f) reflexão – regular e irregular.

6) A atividade final foi a realização em grupo de uma fotografia ou par de fotografias contextualizadas (Apêndice A). O estudante poderia escolher entre um objeto ou um lugar. A escolha deveria representar algo dentro de Ciência, Tecnologia ou História local. Mas, o que exatamente o estudante deveria fazer? Ele deveria encontrar algo que quisesse fotografar, buscar sua história e fazer um registro fotográfico tentando utilizar os conceitos de Óptica trabalhados, para evidenciar na sua produção o objeto/lugar escolhido. Uma atividade complexa, que demanda criatividade e cooperação dos integrantes do grupo para encontrar a um objeto/lugar que todos queiram estudar e apresentar. As produções seriam compartilhadas com os colegas por meio do Edmodo e em apresentação oral em sala de aula.

Durante este percurso o Edmodo funcionaria como uma extensão da sala de aula proporcionando um espaço para esclarecimentos sobre a realização das atividades, postagem de links de apoio, postagem das próprias atividades por parte dos estudantes e, potencialmente, como um ambiente de cooperação entre os grupos durante a realização das atividades.

No segundo ciclo da pesquisa, a sequência de atividades sofreu algumas modificações. A segunda sequência de atividades da pesquisa-ação foi:

1) Iniciação á Óptica, utilizando mapas conceituais, reprodução de experimento pelos estudantes em grupo (câmara escura) e fotografias realizadas pelos estudantes contendo exemplos de reflexão regular e difusa. Esta primeira sequência de ações promoveu a iniciação do estudante nas dinâmicas de pesquisa e de representação da Física por meio de fotografias, necessárias nas atividades seguintes.

2) Aula dialogada com a apresentação do pintor Joseph Wright, contexto histórico e algumas de suas obras. Textos sobre História e referências de links para outras imagens foram disponibilizados por meio do Edmodo. Entretanto, o estudante já estava fazendo uso do Edmodo com as atividades de introdução à Óptica citadas. A sua ambientação no Edmodo aconteceu antes da apresentação da sequência de atividades exclusivas da pesquisa.

3) A primeira atividade foi observação e descrição das telas ‘A Caverna’. As observações feitas pelos estudantes foram postadas no Edmodo e serviram para entrar em contato com a linguagem e expressões linguísticas utilizadas pelo estudante para descrever suas percepções, bem como, com as palavras utilizadas pelo estudante para explicar fenômenos físicos quando consegue percebê-los (Apêndice F).

4) A segunda atividade foi o questionário de História sobre Revolução Industrial e Iluminismo. Com os mesmos objetivos do primeiro ciclo de pesquisa: colocar o estudante novamente em contato com as

ferramentas do Edmodo para compartilhar suas pesquisas e fazê-los pesquisar utilizando a internet.

5) A terceira e última atividade foi a realização em grupo de uma fotografia ou par de fotografias contextualizadas (Apêndices D e E). O estudante poderia escolher entre um objeto ou um lugar que tivesse representação dentro de Ciência, Tecnologia ou História local. E, novamente, as produções seriam compartilhadas com os colegas por meio do Edmodo, em apresentação oral em sala de aula e acrescentou-se a exposição dos trabalhos no hall do colégio. Estes trabalhos ficaram expostos durante duas semanas.

As modificações aconteceram pela percepção que os estudantes deveriam entrar em contato com o Edmodo antes das atividades específicas desta pesquisa. Considerou-se que no primeiro ciclo o contato foi prematuro e mais tempo de ambientação seria necessário.

Entendeu-se que, com estas sequências descritas acima, as categorias atividades, participação e relacionamentos, como definidas por Triviños (1987), poderiam ser analisadas numa coleta de dados por observação.