• Nenhum resultado encontrado

Promoção

No documento Plano de negócios: Real Food (páginas 149-157)

5.3 COMPOSTO MERCADOLÓGICO

5.3.1.3 Promoção

A promoção segundo Urdan e Urdan (2012, p.34) “envolve as comunicações entre a companhia e seus públicos, incluindo o mercado alvo, comunidade e intermediários no canal com o objetivo de informar, persuadir e influenciar.” Para isso, são utilizadas cinco ferramentas promocionais: Promoção de vendas, propaganda, força de vendas, relações públicas, marketing direto. Assim, “cada ferramenta promocional tem aplicações próprias, pontos fortes e pontos fracos. O profissional tira proveito de cada uma e integra todas para obter sinergia no esforço de promoção” (URDAN; URDAN, 2013, p.386).

A comunicação é “a capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre as pessoas” (URDAN; URDAN, 2013, p.378). É essencial que a empresa tenha sempre uma boa comunicação com os seus clientes, compartilhando corretamente as informações para alcançar a resposta pretendida.

Essa comunicação possui um processo, segundo Urdan e Urdan (2013, p.379), “os elementos e atividades que tornam a comunicação possível: emissor, codificação, mensagem, meio, receptor, decodificação, resposta e feedback.” Com isso, o emissor transmite a mensagem ao receptor, em seguida a mensagem é codificada e transmitida por um canal ou meio de comunicação. Depois disso, o

canal para comunicação é selecionado de acordo com o costume de uso do receptor. Assim que o receptor recebe a mensagem, ele tenta decodificá-la e interpretar, chegando então a uma reação a essa mensagem, tomando uma decisão. Essa decisão, resposta gerada pelo receptor diz se a comunicação foi bem sucedida, se houve a resposta pretendida pelo emissor. Por último, é realizado o

feedback do receptor ao emissor, passando então o aprendizado dos acertos e

erros, encerrando o ciclo do processo de comunicação.

5.3.1.3.1 Propaganda

A primeira ferramenta, a propaganda, Urdan e Urdan (2013, p.387) define que “é a comunicação paga, impessoal e transmitida por mídia não interativa de massa ou mídia interativa eletrônica”. Nesse caso, a empresa que está anunciando paga uma empresa terceirizada para fazer uso de seu canal de comunicação e se identifica como responsável pela mensagem. Além disso, atualmente possuem diversas mídias que podem atingir os mais diversos públicos, ainda mais com o uso da internet (URDAN; URDAN, 2013). No caso do aplicativo, o uso da internet e catálogos seriam os meios mais adequados para divulgação, pois como o aplicativo faz a leitura de códigos, esses poderiam ser colocados em posts na internet e catálogos para as pessoas fazerem a leitura em realidade aumentada. Assim, com o uso da internet, é possível ter uma maior interação com o receptor e ter um feedback do usuário (URDAN; URDAN, 2013).

Por ser pioneiro no mercado na apresentação de cardápios através da realidade aumentada, o aplicativo Real Food precisa de uma divulgação em propaganda forte para explorar esse diferencial. Nesse contexto, por se tratar de uma novidade tecnológica, seria interessante ter divulgação na internet sobre o aplicativo, mostrando os diferenciais da realidade aumentada, como ela pode ser utilizada no mercado, tendo um contato mais direto com os usuários. Assim, será usada como divulgação uma página de relacionamento no Facebook, para compartilhar as postagens das páginas dos restaurantes que contratarem o serviço, divulgando o serviço prestado, além de estar sempre atualizando os seguidores. Um

site para formalizar a empresa e os interessados poder entrar em contato e ter

Na Figura 20, está representada a página do Facebook da empresa Real Food. Através dessa página, os clientes e usuários do aplicativo podem ter um contato mais próximo com a empresa. Além disso, é possível acompanhar os trabalhos realizados, as parcerias fechadas, as novidades de mercado, notícias relacionadas com tecnologias da empresa, entre outros.

Figura 20 - Página do Facebook da empresa Real Food Fonte: Autoria própria, 2016

Na Figura 21 e na Figura 22, é possível visualizar o site da empresa Real Food. Através do site, os usuários podem ter acesso a diversas informações. Entre elas, informações sobre o aplicativo, prêmios da empresa, os pratos modelados 3D, as tecnologias disponíveis, o link para baixar o aplicativo e acesso às diversas redes sociais da empresa Real Food. Essa é uma maneira mais formal de ter contato mais próximo com o cliente, apresentando a empresa e mostrando seu serviço prestado.

Figura 21 - Site da empresa Real Food Fonte: Autoria própria, 2016

Figura 22 - Site da empresa Real Food Fonte: Autoria própria, 2016

O marketing direto segundo Urdan e Urdan (2013, p.427) “é a ferramenta promocional interativa, com a qual a empresa busca conhecer individualmente os receptores, podendo oferecer apoio a outras ferramentas promocionais”. Essa ferramenta pode ser utilizada para gerar conhecimento para os compradores, através de uma consultoria que explique sobre o produto/serviço oferecido e responda todas as dúvidas que surgirem (URDAN; URDAN, 2013). Nesse caso, seria uma ferramenta importante para o aplicativo Real Food, pois como é uma inovação tecnológica para o mercado, ninguém sabe exatamente como funciona, e é preciso ter conhecimento de algumas técnicas para entender todo o processo. Com isso, é possível apresentar de uma maneira mais clara para o cliente o objetivo do aplicativo, suas funcionalidades e vantagens.

5.3.1.3.3 Venda Pessoal

A venda pessoal, de acordo com Urdan e Urdan (2013, p.439) “é a ferramenta de comunicação de marketing em que o vendedor trabalha um comprador ou alguns compradores para influenciá-los a favor dos produtos da empresa, contribuindo para a satisfação e o valor percebido pelo cliente.” No caso do aplicativo, por não possuir uma loja física para divulgação do serviço prestado e nem vendedores, não será necessário o uso da ferramenta de venda pessoal.

5.3.1.3.4 Relações Públicas

A ferramenta de relações públicas “consiste em monitorar as perspectivas dos públicos da empresa, identificar possíveis questões de interesse e preocupação e desenvolver programas para criar e manter relações positivas com estes públicos” (URDAN; URDAN, 2013,p.389). É preciso informar os públicos sobre as mudanças da empresa que podem afetá-los e atender a demanda e suas variações. Por isso, o aplicativo Real Food vai estar sempre inovando para atender a evolução das tecnologias e demanda do mercado, e aberto para feedback de melhoria pelos usuários. Além disso, estar sempre atualizando seus usuários das mudanças técnicas e novidades no aplicativo.

5.3.1.4 Praça

Urdan e Urdan (2012, p.34) definem praça como “arranjos de agentes independentes que disponibilizam produtos aos clientes. Ainda que um produto excepcional apele ao consumidor, a utilidade dele desaparece sem que ele consiga encontrá-lo no lugar, ocasião e forma certas.” Uma empresa consegue vantagem sobre as outras, quando possui mais locais de opções para os clientes e maior quantidade de produtos disponíveis, além de um bom atendimento (URDAN; URDAN, 2012).

Por ser um aplicativo, a empresa não precisa necessariamente de um grande espaço físico que tenha vendedores oferecendo o serviço prestado. Por isso, a empresa terá um espaço físico para o desenvolvimento das atividades e um espaço intangível que é a internet. No primeiro caso, o local físico da empresa é onde vai ser a sede da empresa Real Food, ou seja, o local onde a empresa vai atuar, desde a administração, reuniões com os clientes que desejam contratar o serviço prestado, até os programadores, os profissionais que vão colaborar com o aperfeiçoamento do aplicativo e funcionalidades. No início, o espaço pode ser um pouco limitado, mas com a evolução e crescimento da empresa, o espaço crescerá junto.

Como informado nos fornecedores, a sede da empresa Real Foodserá a Nexcoworking, um espaço que oferece infraestrutura completa e gestão de escritório integrados a uma variada comunidade de negócios. A sede localiza-se na Rua Francisco Rocha, 198 - Batel - 80420-130, Curitiba - Paraná.

Fonte: Google Maps, 2016

Figura 24 - Sede da empresa Real Food Fonte: Site da Nexcoworking, 2016

Figura 25 - Espaço de trabalho da empresa Real Food Fonte: Site da Nexcoworking, 2016

Figura 26 - Espaço de trabalho da empresa Real Food Fonte: Site da Nexcoworking, 2016

Figura 27 - Espaço de trabalho da empresa Real Food Fonte: Site da Nexcoworking, 2016

Figura 28 - Espaço de trabalho da empresa Real Food Fonte: Site da Nexcoworking, 2016

5.3.2 4 Ps - Moderna Aplicação de Marketing

Analisando os 4 Ps da moderna aplicação de marketing (pessoas, processos, programas e performance), é possível perceber como esse outros 4 Ps são importantes para a análise abranger todas as áreas da empresa. Kotler e Keller (2012) realizaram essa adaptação dos 4Ps e com isso, será apresentado uma introdução de cada elemento e explicar brevemente como ele pode ser aplicado no caso do aplicativo Real Food.

No documento Plano de negócios: Real Food (páginas 149-157)