• Nenhum resultado encontrado

4.2 MARKETING

4.2.2 Promoção

Para divulgar as novas coleções, a empresa irá realizar desfiles no próprio estabelecimento, com a finalidade do público estar cada vez mais próximo do universo da marca, para o público online as coleções serão lançadas através das mídias sociais, com as fotos do catálogo e vídeo conceito, impulsionadas quando necessário. Ademais, a marca conta com a hastag5 #galeriaf para promover, e

conhecer melhor seus clientes, podendo assim envolver a clientela do mundo virtual com os frequentam a casa comercial; esta hastag fará presente também em adesivos colados nos espelhos do estabelecimento, para quando o consumidor fazer sua foto em frete ao mesmo e, postar, instantaneamente irá ganhar no final da compra, descontos pré-estabelecidos pela empresa.

Figura 10- Imagem ilustrativa para promover as redes sociais da marca

Fonte: Da Autora, 2016.

A Galeria Fashion além de ser uma marca preocupada com o bem-estar dos seus clientes, ela também acredita que, com pequenas ações podem-se fazer a diferença no mundo, por isso a marca irá cultivar pequenas mudas de plantas em recipientes recicláveis – de baixo custo, ao menos uma vez a cada três meses para quem se sentir à vontade de levar um agrado para casa, e a planta terá uma tag com a logo da marca e nome da planta. (Figura 11)

Figura 11 - Imagem Ilustrativa para promoção

Fonte: www.hypeness.com.br, 2014

A marca irá se constituir por intermédio de parcerias com digital influencers6

escolhidos conforme observações realizadas através do público alvo. Como objetivo futuro, a marca pretende fazer parcerias com eventos artísticos realizados pelo Brasil, para a instalação do Galeria Fashion Mobile - um veículo, estilo trailer, adaptado para receber clientes que não conseguem encaminhar-se até a sede da marca, de uma maneira diferente, divertida, sem perder o conforto, e ambiente artístico proposto pela marca, e no futuro fashion truck7, além do vestuário, serão

expostos os trabalhos realizados pelo Projeto Social “Expõe, Galeria, Expõe” afim de levar novos conhecimentos artísticos, para novos lugares.

4.2.3 Planejamento Visual

6 Termo que surgiu do inglês, em tradução livre, influenciador digital, aquele que tem influência

sobre pessoas.

A Galeria Fashion preza por englobar o cliente em uma atmosfera artsy8,

sendo assim, o planejamento visual da empresa foi preparado para que as pessoas que frequentem aquele espaço, sintam-se bem acomodados e livres, podendo vivenciar este universo seja pelo vestuário, participação de projetos sociais e culturais ou seja pela cafeteria do espaço.

A empresa conta com estacionamento externo para clientes de carro e também para ciclistas, o qual possui dois pavimentos; o primeiro andar funciona a loja, cafeteria com biblioteca compartilhada, espaço para os projetos culturais, e o segundo andar, dispõe de sala de reuniões, espaço com o maquinário e manequins para o desenvolvimento de peças pilotos e estoque.

A fachada da loja colorida e com peças vazadas, predispõe um ambiente artístico, a qual estas peças criam um jogo de luz e sombra que torna os interiores da loja mais divertido. O espaço em que as roupas ficam expostas é amplo e com boa iluminação, possui som ambiente e objetos de decoração para promover um ambiente mais intimista - é um lugar que une moda, design e arte.

8 Movimento artístico onde as influências artísticas estão presentes em variados setores como:

Figura 12 – Fachada da Loja

Fonte: www.archdaily.com.br, 2016. Figura 13 – Interior da loja

Figura 14 – Objetos de decoração

Fonte: www.archdaily.com.br, 2016. Figura 15 – Área externa do estabelecimento

4.2.4 Embalagem

As embalagens, tags e cartões de visita foram desenvolvidas com o intuito de serem tradicionais, elegantes e básicas, afim de tornarem-se produtos atemporais, conservando a ideia de sustentabilidade e diminuindo custos à empresa e também tomando o devido cuidado para não perder a identidade da marca.

Figura 16 – Cartão de visita parte da frente

Figura 17 - Cartão de visita, parte de trás.

Fonte: Behance manipulada pela Autora, 2016.

Figura 18 - Embalagem para presente

Figura 19 - Ecobag

Figura 20 - Saco para loja online

Fonte: Behance manipulada pela autora, 2016.

Figura 21 - Tag

4.3 PÚBLICO-ALVO

Figura 22 - Imagem de público alvo

Fonte: Mei Smith, 2016.

As mulheres que consomem os produtos da marca Galeria Fashion, são aquelas que já sentiram na pele o que é ser excluída e inferiorizada em ambientes de trabalho e lazer, e até mesmo de seus relacionamentos, por parentes, amigas e parceiros. Esta mulher que realizou dietas não convencionais, tomou remédios para emagrecer sem prescrição médica, machucou os pés usando salto o dia todo para

ficar mais alta, passou maquiagem para esconder suas sardas, aquela que ficou horas no salão só para ter aqueles cabelos lisos do momento; ou a mulher que por problemas de depressão, alimentação incorreta, acabou engordando e perdendo sua saúde, a qual sua única chance de se manter viva era realizando uma cirurgia bariátrica.

Esta mulher é sinônimo de força e valentia, e hoje, após todos estes sofrimentos, esta mulher não alcançou o seu objetivo de ‘corpo perfeito’, pois observou que a perfeição é algo inalcançável, e esta decidiu abaixar as armas que ela mesma estava apontando para seu corpo e foi ser feliz com o que ela tinha de mais precioso, a vida. A cliente da Galeria Fashion, não quer disfarçar seu corpo, ela quer assumir seu corpo e ocupar o espaço que é seu por direito na sociedade.

A partir deste momento ela pratica esporte por apreciar, vai a galerias de arte, museus e teatros para se redescobrir, frequenta prontos gastronômicos, bares, baladas e cafeterias para se divertir ou relaxar, comparece à clubes de leitura afim de compartilhar e gerar novos conhecimentos, é frequentadora assídua das redes sociais, participa de fóruns - discussões pela internet -, participa de projetos sociais, gosta de sair com as amigas, mas também preza pela sua própria companhia e sempre quando possível vai de encontro à natureza, próxima à região de onde mora ou, faz longas viagens para revitalizar sua alma e pensamentos.

A média de idade varia entre 24 a 34 anos, são sonhadoras, mas possuem o pé no chão, batalham dia a dia para conseguirem o que querem, as quais trabalham na área do design, publicidade, gastronomia, meios de comunicação, comércio, são atrizes, fotógrafas, diretoras de arte e floristas.

Além de realizar entrevistas pessoais para conhecer melhor o público alvo, foi observado alguns comentários no aplicativo Instragran, de perfis de digital influenciers como Ju Romano e Nuta Gonçalves; na Figura 22 encontra-se dois comentários, o primeiro evidência o desejo do indivíduo sobre aquele estilo de vestuário, no caso da “blogueira” ela é conhecida por usar roupas com comprimentos diferentes, cores sóbrias e modelagem mais básica, a segunda opinião na foto revela um novo público que não se delimita como corpo magro e nem gordo.

Figura 23 - Imagem do comentário na foto com Nuta Gonçalves

Fonte: Instagram manipulada pela autora, 2016.

O comentário da Figura 24 aponta uma mulher que está em fase de aceitação corporal no que concerne uma mudança de comportamento.

Figura 24 - Imagem do comentário na foto de Ju Romano

Enquanto na Figura 25 a seguidora revela que tem vontade de usar uma peça, mas que não encontra, advertindo um mercado ainda a ser explorado.

Figura 25 - Imagem do segundo comentário na foto de Ju Romano

Fonte: Instagram manipulada pela autora, 2016.

4.4 TENDÊNCIAS

Tendências são especulações e previsões de moda, criadas a partir de pesquisas feitas por pessoas influentes, que possuem interesses econômicos sobre as vontade e necessidades de consumidores. (JOBIM; NEVES, 2008)

O fenômeno define-se sempre em função de um objetivo ou de uma finalidade, que exerce força de atração sobre aquele que sofre a tendência; ela expressa movimento e abrangência; é algo finito (no sentido de que se dirige para um fim) e, ao mesmo tempo, não é 100% certo que atinja o seu objetivo; é uma pulsão que procura satisfazer necessidades (originadas por desejos) e, finalmente, trata-se de algo que pode assumir ares parciais e pejorativos (CALDAS, 2004, p. 26).

A Macrotendência é uma disseminação de comportamentos socioculturais, o qual tenta indicar, anseios e desejos que a sociedade possui de uma maneira global; para iniciar o processo de criação da coleção, realizaram-se algumas pesquisas, observações e estudos no mercado.

A referência escolhida procedeu do Caderno de tendência do Verão 2016/2017, chamado de Movimento, corporizado pelas instituições SEBRAE E SANAI CETIQ, Rio de Janeiro. A macrotendência utilizada para a construção desse projeto, é dado por:

4.4.1.1 Viagens

Figura 26 – Macrotendência: Viagens

Fonte: Campanha Louis Vuitton, 2016.

Viajar é preciso,

Que tipo de viajem as pessoas tem buscado? Viajem de pé na estrada? Ou viajem de coração? Não importa o estilo escolhido, primordial é saber para onde quer ir, ou evoluir; muitas vezes as pessoas deparam-se com destinos não tão agradáveis, porém a via, que é precisa e preciosa, e que se mostra a verdadeira transformação.

Que bela viagem é a vida, permitindo pessoas mudarem, construírem e destruírem conceitos que até tempos atrás eram ditos, perfeitos e irretocáveis. Hoje as pessoas sentem mais, navegam mais, indagam muito mais, e o motivo? Para poder construir algo que realmente valha a pena voltar depois de tanto tempo na ‘estrada’ e encostar a bagagem e relaxar - passeios estes, que exploram velhos e novos mundos, que interferem no corpo e na alma.

4.4.1.1.1 Primeira Estética: corpo

O corpo é uma ferramenta mutável, basta estar pronto e querer mudar para se alcançar novos horizontes; as viagens nos proporcionam entrar em contato com novas fontes estéticas e de energias - basta deixar-se transformar.

Figura 27 - Representação: estética corpo

Fonte: Vogue Itália, 2016.

Com fronteiras do mundo cada vez mais flexíveis passamos a compreender, experimentar e absorver diversas culturas de forma facilitadas. O corpo aqui

representado, se refere ao meio físico que recebe e transforma em saberes os elementos sentidos, em constante troca sinestésica, com o meio em que vivemos e que transcreve, numa visão internamente contemporânea, novas propostas estéticas das suas tradições, por meio de ressignificação da realidade que o permeia (MOVIMENTOS,2015, p.11).

4.4.1.1.2 Segunda Estética: alma

A sociedade nos cobra trabalhos, projetos, vida social, mas com tanta pressão no dia a dia, como é possível saber o que realmente se quer ou gosta? Pois bem, é preciso entender que em algum momento é preciso parar, inspirar e expirar, e deixar-se perceber que a fonte para todas as questões que permeiam o ser humano, encontra-se dentro dele mesmo; então, pare e encontre a paz interior.

Figura 28 - Representação: estética corpo

Fonte: Parker Fitzgerald Overgrowth, 2016.

A cada dia que passa, temos a sensação de que não há mais tempo para respirar ou simplesmente viver. Em resposta aos nossos medos e desconfortos perante as crises iminentes, a obsessão pelas imagens processadas e nossa fixação pelo cultivo do estilo pessoal, surge hiato no tempo que nos conduz ao que realmente importa – a verdade e a essência que “cura”, ou o resgate da serenidade mágica que deixamos para trás (MOVIMENTOS,2015, p.27).

Documentos relacionados