• Nenhum resultado encontrado

PARTE III – ANÁLISES

CAPÍTULO 5 – ANÁLISE ESTRUTURAL: OS PROTOCOLOS DO AT-9 E

5.4 PROTOCOLO AT-9: DONA VAVA

Identificação: D. Vava; 61 anos; solteira; brasileira (SIC); grau de escolaridade primário; católica; reside com a filha.

IIª PARTE: Você tem 30 minutos para fazer um desenho com os seguintes elementos: uma queda, uma espada, um refúgio, um monstro devorante, alguma coisa cíclica (que gira, que produz, ou que progride), um personagem, água, um animal (pássaro, peixe, réptil ou mamífero), fogo.

IIIª PARTE: Escreva aqui a história do seu desenho.

Quando andei de roda gigante a primeira vez eu era uma garota que morava no sítio. Foi tão impactante; porque até então eu nunca tinha visto roda igual, só estava acostumada a brincar com os bichos e animais domésticos.

Meu maior prazer era nadar no rio, que passava nos fundos do nosso sítio, com meus primos e as crianças da vizinhança.

Então naquela noite do dia que fui no parque e andei de roda gigante, tive sonhos mirabolantes em que apareciam piratas que empunhavam espadas em meio a um lugar com pássaro, fogo e o riacho que passava no fundo do nosso sítio, além de aparecer um monstro que mais parecia uma lacraia.

O susto foi tanto no sonho que acabei caindo da roda gigante.

Quando acordei senti um grande alívio, percebi que estava em minha casa, muito bem protegida em minha cama.

IVª PARTE: Responda de modo preciso às seguintes questões:

A Sobre que idéia você centrou sua composição?

Sobre o meu sonho

B. Você foi eventualmente inspirado?

Sim

C. Entre os nove elementos do teste de sua composição indique:

A roda gigante

2. Os elementos que você teria vontade de eliminar. Por quê?

O fogo. Porque no sonho eu tinha medo dele me queimar.

D. Como acaba a cena que você imaginou?

Acabou de forma tranquila, eu acordando e vendo que estava protegida em minha casa.

E. Se você tivesse que participar da cena composta onde você estaria? O que faria?

Na roda gigante

No quadro seguinte, você deve especificar:

1. Por meio de que você representou os 9 elementos do teste (coluna A).

2. O papel, a função, a razão de ser de cada uma de suas representações (coluna B). 3. O que simboliza, para você, cada um dos 9 elementos do teste (coluna C).

Elemento A. Representado por B. Função/Papel C. Simbolizando

Queda Roda gigante Brinquedo Diversão

Espada Indefinida

Refúgio Minha casa Proteção Alívio

Monstro Indefinido Sem função

Cíclico Roda gigante Diversão Lazer

Personagem Eu Protagonista Sonho

Água Água Lembrança Infância

Animal Centopeia Aparecer no sonho Mais um elemento

Fogo Fogo Queimar Limpeza

Análise:

Vavá tem 61 anos, está na “velhice verde” (GUTTON, 1988, p.17; LOUREIRO, 2000, p.20), é uma brasileira solteira, que vive com uma filha adotiva.

Ela imagina ou relata um sonho que teve depois de andar pela primeira vez em uma roda gigante. Ela representa o elemento queda como a roda gigante, brinquedo e diversão, de onde ela cai no sonho “O susto foi tanto, no sonho, que acabei caindo da roda gigante”, a

roda gigante (diversão e lazer) onde ela brinca apesar dos monstros (o elemento animal do teste está representado por centopéia), que ela não os identifica, mas que deixa ver a constante troca dos companheiros plenos dos defeitos que não deixam ela se completar e assumi-los como companheiros para viver juntos, como pode ser notado em sua fala durante nossa conversa sobre sexualidade:

[...] eu tive casos, tive outros relacionamentos e tal. E de repente sabe o que eu fiz? Eu disse assim pra mim: não quero mais esse tipo de cara sem compromisso! Que ele olha pra minha cara depois de uma noitada e diz assim: ó, me dá seu telefone, depois eu te ligo.

E do fogo (Porque no sonho eu tinha medo dele me queimar), dos quais ele tem medo, mas os supera indo em frente no movimento da sua existência, apesar de considerar a espada indefinida. Ela não apresenta uma imagem do elemento espada nem lhe atribui função ou simbolismo, mas no desenho ela aparece desenhada sobre toda a cena de forma deitada. Ela se diz feliz sozinha em sua cama e no teste responde que a cena Acabou de forma

tranquila, eu acordando e vendo que estava protegida em minha casa. D.Vavá parece ter sua

sexualidade bem resolvida apesar de no início da sua fala colocar os impedimentos culturais, religiosos e familiares para usufruir dela:

A sexualidade eu não posso nem dizer pra você que eu fui uma pessoa reprimida, mas de certa forma houve alguns bloqueios. Porque além de eu ter nascido na roça, onde tudo era proibido, tudo era muito vigiado, né? Depois eu fui estudar em colégio de freiras, um colégio interno. E lá você sabe que a religião, e principalmente há mais de 50 anos, era uma coisa meio repressora. Tudo era pecado, tudo era proibido, você não podia flertar, tudo tinha hora.

Ela não aceita o pré estabelecido. Quando sente que não vai dar certo um namoro, ela deixa para traz e inicia um novo (Então eu fiquei tendo casos, aqueles romances gostosos,

mas nada muito sério). No protocolo do teste a casa aparece desenhada assim como a

centopeia representando o elemento animal, na verdade o monstro está grafado. O elemento personagem imageticamente se encontra desenhado como ela própria (protagonista) caindo da roda gigante (elemento cíclico, o tempo) em sonho. Na sua fala D.Vavá enfatiza bastante a temporalidade, marcando as fases de sua vida relacionadas à sua sexualidade.

Pode-se dizer que temos aqui um imaginário com estrutura DISSEMINATÓRIA DUEX DIACRÔNICA, pois de início se resguarda aceitando o pré estabelecido pelos impedimentos já citados, acomoda-se e depois luta pela felicidade, pelo prazer e volta depois a aconchegar-se em sua cama, na sua casa, como se vê em sua fala e nas respostas do teste.