• Nenhum resultado encontrado

A Prova Brasil é uma pesquisa realizada em âmbito nacional, cujo objetivo é fornecer um diagnóstico do nível de aprendizagem dos alunos, das escolas do País, dos Estados e Municípios. O diagnóstico educacional é uma avaliação que intenciona ajudar os envolvidos no processo educativo a conhecer os problemas que afetam o ensino e a aprendizagem, oferecendo-lhes meios para que possam planejar intervenções pedagógicas capazes de transformar os problemas detectados (PROGRAMA: MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO, 2003, p. 24). A responsabilidade da avaliação do sistema escolar, ou do conjunto das escolas da rede escolar, é do poder público. A avaliação é algo inerente aos processos cotidianos e de aprendizagem, mas a avaliação do sistema escolar é uma ação de quem sabe que entre o ideal e o real existe um espaço a ser conquistado. A Prova Brasil avalia alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa (com foco em leitura) e Matemática. São avaliadas as habilidades e competências que compõem as Matrizes de Referência de cada área, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Os alunos também respondem a um questionário para coleta sobre o nível sócio-econômico e cultural.

Os resultados da Prova Brasil são apresentados em uma escala de desempenho por disciplina, composta por nove níveis para explicar o desempenho dos alunos:

125, 150, 175 até o nível de 350 em Língua Portuguesa. As escalas de Matemática são compostas por dez níveis que vão de 125 a 375 pontos.

Foram realizadas interpretações pedagógicas dos resultados, descrevendo em cada nível o grupo de habilidades que os alunos demonstraram ter desenvolvido ao responder a prova, atribuindo-se, assim, um significado de dados. O desempenho de cada escola, município e unidade da Federação e do Brasil é apresentado de duas maneiras:- pelas médias de desempenho, posicionadas na escala e comparadas entre si; - pela distribuição dos percentuais de alunos pelos níveis da escola.

Na trajetória de um nível ao outro, a localização da média de desempenho permite saber quais habilidades já foram construídas, as que estão em desenvolvimento e aquelas a serem alcançadas. A Prova Brasil foi realizada em novembro de 2005, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação (INEP/MEC, 2005). A EMEF “Profª Ana Maria Segura” de Cosmorama também participou dessa avaliação, como podemos analisar nos gráficos que seguem:

GRÁFICO 4.6.1 - Alunos Participantes da Prova Brasil – Avaliação do Rendimento Escolar

GRÁFICO 4.6.2 - Apresenta os Indicadores Educacionais de Acordo com o Censo Escolar.

Fonte: Prova Brasil – Avaliação do Rendimento Escolar – INEP/MEC.

Fonte: Prova Brasil – Avaliação do Rendimento Escolar – INEP/MEC.

GRÁFICO 4.6.3 - Apresenta os Resultados da Prova em Língua Portuguesa e Matemática

Os testes permitiram medir conteúdos e habilidades com amplitude, quais habilidades previstas nas matrizes que os alunos já construíram e quais estão desenvolvendo e aquelas a serem alcançadas.

Verifica-se por meio dos gráficos que apresentam o desempenho da EMEF “Profª Ana Maria Segura”, que a média alcançada pelos alunos em Língua Portuguesa foi de 204,51 e que em Matemática a média atingiu 207, 82, portanto, acima do mínimo.

Em relação a Língua Portuguesa na 4ª série do Ensino Fundamental as Escolas Estaduais a média em nível de Brasil obteve uma média de 176, 07, o que representa que a escola municipal obteve uma vantagem de 28, 44 sobre a média das escolas estaduais e de 33,42 sobre as municipais do Brasil participantes. Com relação a Língua Portuguesa as Escolas Municipais do Brasil avaliadas obtiveram uma média de 171, 09 o que se verifica por meio da Tabela 4.6.1 e 4.6.2:

TABELA 4.6.1- Apresenta as Médias Comparadas em Língua Portuguesa das 4ª Séries em Nível de Brasil, nas Escolas Estaduais, Municipais e do Município

4ª série Escolas

Estaduais MunicipaisEscolas do MunicípioEscola Diferençano Estado Diferença noMunicípio

Brasil 176,07 171,09 204,51 28,44 33,42

Fonte: Prova Brasil – Avaliação do Rendimento Escolar – INEP/MEC.

Os dados da Tabela 4.6.1 mostram que o município apresentou uma acentuada diferença em Língua Portuguesa e, com 28,44 em relação às escolas estaduais do Brasil e de 33,42 sobre as escolas municipais do Brasil que participaram do projeto.

TABELA 4.6.2 - Apresenta as Médias Comparadas em Língua Portuguesa em Nível de Estado, nas Escolas Estaduais, Municipais e do Município

4ª série Escolas

Estaduais MunicipaisEscolas do MunicípioEscola Diferençano Estado Diferença noMunicípio

Estado 180,12 176,61 204,51 24,39 27,90

Fonte: Prova Brasil – Avaliação do Rendimento Escolar – INEP/MEC.

Os dados da Tabela 4.6.2 ilustram que a média das 4ª séries em relação à Língua Portuguesa em nível de Estado foi de 180,12 enquanto que as escolas municipais do Estado de São Paulo alcançaram a média de 176,51. Isso representa que a escola municipal de Cosmorama obteve uma vantagem de 24,39 sobre a média das escolas estaduais e de 27,90

sobre as municipais participantes. Como podemos observar, a escola avaliada do município de Cosmorama ficou acima da média geral em Língua Portuguesa das escolas estaduais e municipais do Brasil e do Estado de São Paulo.

As tabelas 4.6.3 e 4.6.4 a seguir representam as médias comparadas de Matemática, em nível de Brasil, Escolas Estaduais e do Município:

TABELA 4.6.3 - Apresenta as Médias Comparadas de Matemática em Nível de Brasil, nas Escolas Estaduais, Municipais e do Município

4ª série Escolas

Estaduais MunicipaisEscolas do MunicípioEscola no EstadoDiferença no MunicípioDiferença

Brasil 182,25 178,66 207,82 25,57 29,16

Fonte: Prova Brasil – Avaliação do Rendimento Escolar – INEP/MEC.

TABELA 4.6.4 - Apresenta as Médias Comparadas em Matemática em Nível de Estado, nas Escolas Estaduais, Municipais e do Município

4ª série Escolas

Estaduais MunicipaisEscolas do MunicípioEscola no EstadoDiferença no MunicípioDiferença

Estado 183,86 183,38 207,82 23,96 24,44

Fonte: Prova Brasil – Avaliação do Rendimento Escolar – INEP/MEC.

Verifica-se que em Matemática o município apresentou uma diferença nos resultados de 25,57 em nível de Estado e de 29,16 em nível de Município no Brasil. Também em nível de Estado o município obteve uma diferença de 23,96 acima das escolas do Estado e 24,44 nos municípios do Estado de São Paulo.

A Prova Brasil expôs à Secretaria Municipal de Educação os resultados gerais de sua avaliação, permitindo uma visão do conhecimento e habilidades desenvolvidas nas escolas municipais e quais ainda não foram atingidas pelos alunos avaliados.

Como podemos observar, a escola avaliada do município de Cosmorama também ficou acima da média geral em Matemática das escolas estaduais e municipais do Brasil e do Estado de São Paulo.

4.7 Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo –