• Nenhum resultado encontrado

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 113

1 (FUB – 2015) No que se refere às categorias fundamentais da psicologia so- cial, julgue o item seguinte.

A identidade é a forma como o homem se relaciona com o meio ao transfor- mar ideias em imagens, para estabelecer significados com a realidade social.

( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

AFIRMAÇÃO INCORRETA. A definição apresentada se refere à consciência.

De acordo com Bock, Furtado e Teixeira (2002, p. 143 e 144), a consciência humana expressa:

“o modo de reagir ao mundo objetivo, o qual o homem compreen- de e transforma em ideias e imagens e estabelece relações entre as informações. A consciência, como produto subjetivo, como apropriação pelo homem do mundo objetivo, produz-se em um processo ativo, que tem como base a atividade sobre o mundo, a linguagem e as relações sociais. Produz, assim, uma compreensão sobre o mundo, sobre si mesmo e os outros, compreensão construída no processo de produção da existência, compreensão que tem sua matéria-prima na realidade objetiva e na reali- dade social” (Bock, Furtado e Teixeira, 2002, p. 143 e 144).

Já a identidade “é a denominação dada às representações e sentimentos que o indivíduo desenvolve a respeito de si próprio, a partir do conjunto de suas vi- vências. A identidade é a síntese pessoal sobre o si-mesmo, incluindo dados pessoais (cor, sexo, idade), biografia (trajetória pessoal), atributos que os outros lhe conferem, permitindo uma representação a respeito de si.” (Bock, Furtado e Teixeira, 2002, p. 145).

GABARITO: ERRADO.

2 (FUB – 2015) No que se refere às categorias fundamentais da psicologia so- cial, julgue o item seguinte.

A consciência é a síntese da totalidade das relações sociais e um saber emi- nentemente emocional.

( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

ITEM INCORRETO. Podemos afirmar que a consciência é um modo de o indivíduo reagir ao mundo objetivo, compreendido e transformado pelo homem em ideias, imagens e relações sociais. “A consciência não se limita apenas ao saber lógico. Ela inclui o saber das emoções e sentimentos do homem, o saber dos desejos, o saber do inconsciente” (Bock, Furtado e Teixeira, 2002, p. 144).

GABARITO: ERRADO.

3 (FUB – 2015) No que se refere às categorias fundamentais da psicologia so- cial, julgue o item seguinte.

É por meio da atividade que o homem conhece seu meio social e constrói suas ideias a respeito de si e dos outros.

( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Com base em Bock, Furtado e Teixeira (2002), é por intermédio da atividade que o ho- mem concomitantemente constrói o mundo interno e transforma o mundo externo. A prática humana, ou, como estamos chamando aqui, a atividade hu- mana, é a base do conhecimento e do pensamento do homem. Estamos considerando que os indivíduos apresentam uma necessidade de manter uma relação ativa com o mundo externo. Para existirmos, precisamos atu- ar sobre o mundo, transformando-o de acordo com nossas necessidades. Ao fazer isso, estamos construindo a nós mesmos (grifo nosso, Bock, Furta- do e Teixeira, 2002, p. 143).

Sendo assim, podemos compreender que a afirmação da questão está correta.

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 115

4 (FUB – 2015) No ambiente social, as atitudes, o preconceito e a discrimina- ção permeiam as relações humanas de forma determinante. Acerca desses constructos, julgue o próximo item.

A discriminação usualmente incorporada e acreditada é a mola central e a reprodutora mais eficaz do preconceito.

( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

AFIRMAÇÃO INCORRETA, pois a definição citada na questão se refere ao concei- to de estereótipo, reconhecido como base cognitiva do preconceito. De acordo com Rodrigues, Assmar e Jablonski (2009, p. 135), ”na base do preconceito estão as crenças sabre características pessoais que atribui a pessoas ou grupos, chamadas de estere- ótipos”.

A discriminação pode ser compreendida como a esfera comportamental do precon- ceito (expressões verbais hostis, condutas agressivas e etc.), ou seja, a discriminação é o resultado do preconceito conjuntamente com outras esferas, não a sua principal causa ou reprodução (Rodrigues, Assmar e Jablonski, 2009).

GABARITO: ERRADO.

5 (FUB – 2015) Com relação às características essenciais e históricas da psico- logia social, julgue o item a seguir.

Considerava-se, historicamente, que o início do método objetivo e o retrocesso da psicologia social se explicavam pela introdução dos delineamentos experi- mentais.

( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Afirmação e INCORRETA e confusa. De acordo com Rodrigues, Assmar e Jablonski (2009), o progresso da psicologia social está relacionado ao desenvolvimento da psi- cologia objetiva e experimental.

6 (FUB – 2015) Com relação às características essenciais e históricas da psico- logia social, julgue o item a seguir.

A teoria das representações sociais propõe o estudo do fenômeno psicológico por meio, fundamentalmente, do uso de experimentos.

( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

AFIRMAÇÃO INCORRETA, haja vista que os estudos das representações sociais – RS não utilizam, fundamentalmente, experimentos.

Moscovici (1981, p. 181) refere que “por Representações Sociais entendemos um conjunto de conceitos, proposições e explicações originado na vida cotidiana no cur- so de comunicações interpessoais. Elas são o equivalente, em nossa sociedade, aos mitos e sistemas de crença das sociedades tradicionais: podem também ser vistas como a versão contemporânea do senso comum”.

GABARITO: ERRADO.

7 (FUB – 2015) Julgue o próximo item, com base na história da psicologia social e suas vertentes psicológica e sociológica.

O racismo e o sexismo contra grupos sociais são atitudes negativas denomina- das, na psicologia social, de estereótipos.

( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

AFIRMAÇÃO INCORRETA. Segundo Rodrigues, Assmar e Jablonski (2009) o racis- mo e sexismo circundam sentimentos negativos em relação a determinados grupos sociais, os quais somados aos aspectos cognitivos (estereótipos) e comportamental (discriminação) constituem o preconceito. Ressalta-se que os estereótipos são defini- dos somente pelo componente cognitivo que envolve as crenças relacionadas a pes- soas ou grupos que podem ser positivas ou negativas.

E-BOOK - 100 QUESTÕES COMENTADAS DE CONCURSOS EM PSICOLOGIA

CLIQUE AQUI EBAIXE O KIT PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS EM PSICOLOGIA 2019 117

8 (FUB – 2015) A partir da evolução dos estudos de psicologia social no Brasil e no mundo, julgue o item consecutivo.

A psicologia social evolucionista opõe-se às áreas tradicionais da psicologia social, pois nela o fator biológico é considerado aspecto central para explicar o comportamento do indivíduo.

( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Referenciado em Ferreira (2010, p. 57):

A Psicologia Social Evolucionista não se opõe às tradicionais te- orias da Psicologia Social, mas, ao contrário, procura explicar alguns resultados controversos obtidos em diferentes áreas psicossociais. Para tanto, apoia-se no pressuposto de que muitos pensamentos, sentimentos e comportamentos sociais encontram-se associados a mecanismos bioló- gicos que interagem de forma dinâmica com processos psicológicos e de aprendizagem, no interior de uma determinada cultura.

Portanto, após breve leitura do texto de referência, podemos identificar que a afirma- ção da questão está incorreta.

9 (FUB – 2015) O movimento de ocupação das ruas, aparentemente, ganhou força por meio da Internet, que ajudou a romper o que os psicólogos sociais chamam de ignorância pluralística. A despeito do nome pomposo, é um estado psicológico corriqueiro manifestado em inúmeras situações sociais, que diz respeito à incapacidade individual de conhecer o que realmente está na cabeça de concidadãos, colegas estudantes ou de trabalho e que constitui um inibi- dor poderoso do comportamento. Exemplificando, é comum que estudantes decidam não externar sua dúvida em sala de aula, por concluírem que, como nenhum outro colega está se manifestando, eles provavelmente não têm dú- vidas! “Por que eu levantaria a mão se ninguém mais parece ter dúvidas?”. O usuário do transporte coletivo quer reclamar, mas, como não observa reações negativas nos outros, acaba se conformando.

Como, nessas situações, a forma de se ter acesso ao que as pessoas acredi- tam é observando seu comportamento, a ausência de reações visíveis faz com que muitos pensem, erroneamente, que não haveria aprovação social de sua queixa. Isso leva a forte ciclo vicioso, que mantém a conformidade da maioria, como naquilo que Noelle-Neuman chamou de espiral de silêncio.

Fabio Iglesias e Ronaldo Pilati. Rompendo a ignorância pluralística: uma aná- lise do “Sai do Facebook e vem pra rua!”. Internet: <www.unb.br> (com adap- tações).

A partir das informações apresentadas no texto, julgue o item seguinte acerca da Psicologia Social.

Fenômeno ligado à psicanálise, a ignorância pluralística ocupa lugar central na psicologia social.

( ) CERTO ( ) ERRADO

COMENTÁRIO

Ignorância Pluralística é um conceito desenvolvido por Floyd Henry Allport e ligado à Psicologia Social (não à psicanálise como afirma a questão). Pode-se compre- ender o termo como um processo que envolve diversos membros de um determinado grupo que acreditam possuir crenças, atitudes e percepções diferentes do restante dos integrantes (Prentice e Miller, 1993).